Pular para o conteúdo principal

TCC PRONTO

 

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ SIBi – Sistema Integrado de Bibliotecas GUIA PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: ÁREA DE BIOLÓGICAS E SAÚDE, EXATAS E HUMANAS Taubaté 2019 Organização: Ana Beatriz Ramos Claudia Regina Santiago Luciene Lopes da Costa Rêgo Shirlei de Moura Righeti Coordenação: Marcia Maria de Moura Ribeiro GUIA PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: ÁREA DE BIOLÓGICAS E SAÚDE, EXATAS E HUMANAS Taubaté 2019 3 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO ............................................................................................................................... 5 2 NORMAS PARA FORMATAÇÃO ...................................................................... 6 2.1 ABNT ................................................................................................................ 6 3 ESTRUTURA FÍSICA DO TRABALHO ............................................................ ..7 3.1 Elementos Pré-textuais .................................................................................. ..8 3.1.1 Capa ............................................................................................................ ..8 3.1.2 Folha de rosto ............................................................................................. ..9 3.1.2.1 Ficha catalográfica ................................................................................... 10 3.1.3 Errata ........................................................................................................... 11 3.1.4 Folha de aprovação ..................................................................................... 12 3.1.5 Dedicatória .................................................................................................. 13 3.1.6 Agradecimento ............................................................................................ 13 3.1.7 Epígrafe ....................................................................................................... 14 3.1.8 Resumo na língua original ........................................................................... 14 3.1.9 Resumo em outro idioma – ABSTRACT ..................................................... 15 3.1.10 Listas ......................................................................................................... 16 3.1.11 Sumário ..................................................................................................... 16 3.2 Elementos Textuais ........................................................................................ 17 3.3 Elementos Pós-textuais .................................................................................. 18 4 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS (FORMATAÇÃO) ............................... 19 4.1 ENTREGA DO TRABALHO ........................................................................... 21 4.1.1 Mídia ............................................................................................................ 21 5 REFERÊNCIAS ................................................................................................. 22 5.1 ABNT – Descrições exemplo dos principais documento ................................ 22 5.1.1 Livro no todo ................................................................................................ 23 5.1.2 Partes do livro ............................................................................................. 23 5.1.3 Monografia, Dissertação e Tese .................................................................. 24 5.1.4 Eventos ....................................................................................................... 24 5.1.5 Artigos de periódicos ................................................................................... 25 5.1.6 Documentos eletrônicos .............................................................................. 26 5.1.7 Documentos jurídicos .................................................................................. 27 5.2 Estilo Vancouver ............................................................................................ 29 5.2.1 Livro no todo ................................................................................................ 29 5.2.2 Partes do livro ............................................................................................. 29 5.2.3 Monografia, Dissertação e Tese .................................................................. 29 5.2.4 Eventos ....................................................................................................... 29 5.2.5 Artigos de periódicos ................................................................................... 30 5.2.6 Leis e decretos ............................................................................................ 30 5.2.7 Documentos eletrônicos .............................................................................. 30 6 CITAÇÕES ABNT ............................................................................................. 31 6.1 Sistemas de chamada da citação ................................................................... 31 6.2 Sistema Autor-data ......................................................................................... 31 6.3 Sistema Numérico .......................................................................................... 31 6.4 Tipos de citação ............................................................................................. 32 6.4.1 Citação Direta .............................................................................................. 32 6.4.2 Citação Indireta ........................................................................................... 32 4 6.4.3 Citação da citação ou Apud ......................................................................... 32 6.4.4 Citação longa e direta .................................................................................. 34 6.4.5 Citação curta e direta .................................................................................. 34 6.5 Citações Jurídicas ......................................................................................... 34 6.5.1 Citação de legislação .................................................................................. 34 6.5.2 Citação de Jurisprudência ........................................................................... 35 7 CITAÇÕES ESTILO VANCOUVER .................................................................. 37 7.1 Sistema numérico ........................................................................................... 37 8 NOTAS DE RODAPÉ ....................................................................................... 38 9 PROJETO DE PESQUISA ................................................................................ 39 9.1 Componentes de um Projeto de Pesquisa ..................................................... 39 9.1.1 Formatação ................................................................................................. 40 9.1.2 Elementos Pré-textuais ............................................................................... 40 9.1.3 Elementos Textuais ..................................................................................... 41 9.1.3.1 Introdução ................................................................................................ 41 9.1.3.2 Objetivos .................................................................................................. 41 9.1.3.3 Justificativa ............................................................................................... 42 9.1.3.4 Referencial Teórico .................................................................................. 42 9.1.3.5 Metodologia .............................................................................................. 43 9.1.3.6 Cronograma ............................................................................................. 43 9.1.4 Elementos pós-textuais ............................................................................... 44 10 ARTIGOS ........................................................................................................ 45 10.1 Estrutura do artigo ........................................................................................ 45 10.1.1 Elementos Pré-textuais ............................................................................. 46 10.1.2 Elementos textuais .................................................................................... 48 10.1.3 Elementos pós-textuais ............................................................................. 48 REFERÊNCIAS .................................................................................................... 50 5 1. APRESENTAÇÃO Este guia tem por objetivo estabelecer uma padronização baseada nas normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e no estilo Vancouver (para os trabalhos da área da Saúde que o adotam) visando orientar a elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos, produzidos no âmbito da Universidade de Taubaté (Unitau). Consideram-se trabalhos acadêmicos: Projetos de Pesquisa, Trabalhos de Graduação, Trabalhos de Iniciação Científica, Monografias de Especialização, Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado e Artigos Científicos. As normas originais da ABNT estão disponíveis nas bibliotecas da Unitau e as bases das normas do estilo Vancouver podem ser consultadas no site (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/). Em caso de dúvidas o aluno deve procurar pelo bibliotecário do seu departamento ou seu orientador. Lembramos que para o desenvolvimento do trabalho acadêmico a Unitau disponibilizará ao aluno uma equipe de apoio, onde cada membro tem sua função definida conforme as descrições a seguir: Coordenação - O Departamento tem um Coordenador geral dos trabalhos, que entre outras funções, controla o calendário didático e orienta a formação das bancas de qualificação. Orientação – O aluno escolherá um Professor Orientador que acompanhará o desenvolvimento do trabalho, indicando leituras, fazendo revisões, bem como fará o controle dos prazos estabelecidos. Bibliotecário – Cada Departamento tem um profissional capacitado a orientar o aluno em suas dúvidas seguindo as normas deste guia e na elaboração da Ficha Catalográfica na conclusão do trabalho. O trabalho será considerado finalizado após cumpridas todas as etapas e ser entregue na secretária do curso em mídia digital (CD-R, pen-drive, ou outros), gravados em arquivo único no formato PDF, de acordo com os prazos e regras estabelecidos pela coordenação do curso. 6 2. NORMAS DE FORMATAÇÃO O padrão de formatação de trabalhos acadêmicos utilizado pela Unitau é baseado nas normas definidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e também pelo estilo Vancouver utilizada para padronizar referências de trabalhos da área de saúde. 2.1 ABNT Quadro de descrição das normas referente a trabalhos acadêmicos: NORMA DESCRIÇÃO NBR 14724 / 2011 - Trabalho Esta Norma especifica os princípios gerais para a Acadêmico elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros) NBR 10520 / 2002 - Citações Esta Norma especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos. NBR 6022 / 2018 - Artigos científicos Informação e documentação - Artigo em publicação Impressos Periódico científica impressa - Apresentação NBR 6023 / 2018 – Referências Esta norma estabelece os elementos a serem Incluídos em referências. Esta norma fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação Originada do documento e/ou outras fontes de informação. NBR 6027 – Sumário / 2012 Esta norma estabelece a apresentação do Sumário NBR 6028 / 2003 – Resumo e Abstract Esta norma estabelece a apresentação do RESUMO e do ABSTRACT. Figura 1: Descrição Normas ABNT 2.2 Estilo Vancouver Em janeiro de 1978, um grupo de editores das principais revistas médicas dos EUA, Canadá e Grã-Bretanha reuniu-se em Vancouver (British Columbia), Canadá e elaborou um conjunto de requisitos uniformes para manuscritos da área da saúde. Essas normas ficaram conhecidas como Estilo Vancouver (British Medical Journal, 2018) Essa norma é uma das mais adotadas pelas revistas da área da saúde, pois tem como responsável a NLM (National Library of Medicine) e está disponível no seguinte endereço eletrônico: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/. 7 3. ESTRUTURA DOS TRABALHOS Ficha catalográfica no verso Figura 2: Estrutura do trabalho 8 3.1 Elementos Pré-Textuais: São elementos preliminares que antecedem o texto, nesta seqüência de ordenação: 3.1.1 Capa (Elemento obrigatório) Proteção externa do documento. Utilizar os tipos Times New Roman ou Arial, e obedecer à ordem do exemplo mostrado. Os elementos devem ser centralizados. Observe-se que não se usa ponto final após o título do trabalho e o subtítulo somente em letra minúscula. EXEMPLO , Fonte 14 a 16, UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ negrito Nome do Autor Fonte 14 a 16, TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo (se houver) negrito Fonte 14 a 16, Taubaté negrito 2019 Figura 3: Modelo de capa 9 3.1.2 Folha de rosto (Elemento obrigatório) De acordo com a ABNT (NBR 14724, 2011), esta é a página que deverá conter os elementos essenciais que possam identificar obra. Como nome dos autores, título do trabalho, nota de apresentação, local e data. EXEMPLO Nome do Autor TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo (se houver) Trabalho/Monografia/Dissertação/ Tese apresentada para obtenção do Certificado de Especialização/ Título de Mestre/Doutor pelo Curso ____________ do Departamento de __________ da Universidade de Taubaté, Área de Concentração: ________ Orientador: Prof._____________ Taubaté – SP 2019 Figura 4: Modelo de Folha de rosto Fonte 14 a 16, negrito Fonte 14 a 20, negrito Fonte menor, espaçamento simples Fonte 14 a 16 negrito 10 3.1.2.1 Ficha catalográfica A Ficha catalográfica deverá estar na sequência da folha de rosto, ficha esta que traz as informações fundamentais do trabalho. Para obte-la, o autor deve entrar no site da Unitau (www.unitau.br) => biblioteca on line => ficha catalográfica, preencher o formulário e enviar, para que o bibliotecário responsável pelo seu departamento execute conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano – AACR2 e devolva a ficha pronta para o email indicado no formulário. 3.1.2.1.1 Inserção da ficha catalográfica no documento Como inserir a ficha catalográfica salva no formato PDF no trabalho acadêmico? Caso o aluno não possua o software original de conversão, há sites disponíveis e gratuitos para essa função de modo legal. Como sugestão segue o exemplo do site ilovepdf: Passo 1 Abra no link: https://www.ilovepdf.com/pt Clicar no ícone juntar PDF 11 Passo 2 1) Clicar em SELECIONAR OS DOCUMENTOS EM PDF 2) Salve em arquivo separado. Coloque em um arquivo a capa e a folha de rosto e em outro o corpo do trabalho. 3) Clicar em JUNTAR PDF 3.1.3 Errata A lista de erros com as devidas correções, indicando-se as folhas e/ou linhas que aparecem, serão impressas sempre em papel avulso ou encartado, e acrescida ao volume depois de impresso. A errata, se houver, será inserida logo após a folha de rosto, obrigatoriamente no volume de capa dura. Exemplo: ERRATA Folha Linha Onde se lê Leia-se 8 3 tratato tratado Arquivo em pdf da capa e folha de rosto Arquivo em pdf corpo Arquivo em pdf Ficha catalográfica enviada pela(o) Biblitecário(a) Arquivo em pdf da capa e folha de rosto Arquivo em pdf corpo 12 3.1.4 Folha de Aprovação Esta folha deverá conter o nome do autor, título e subtítulo (se houver) por extenso; titulação do trabalho, e dados da graduação; local, data da aprovação e o conceito obtido, e para finalizar os dados dos membros da banca examinadora (nome, assinatura e instituição). A banca é constituída de acordo com os procedimentos de cada curso. A data de aprovação e as assinaturas dos membros da banca são colocadas após a aprovação do trabalho. EXEMPLO Autor Titulo TCC/Monografia/Dissertação/Tese apresentada para obtenção do Certificado de Graduação /Especialização/ Título de Mestre/Doutor pelo Curso____________ do Departamento de _________ da Universidade de Taubaté, Área de Concentração: _____ Data:_____________ Resultado_________ BANCA EXAMINADORA Prof .Dr._____________________ Universidade de Taubaté Assinatura___________________ Prof. Dr._____________________ __________________ Assinatura___________________ Prof. Dr._____________________ __________________ Assinatura___________________ Prof. Dr._____________________ __________________ Assinatura___________________ Prof. Dr._____________________ __________________ Figura 5: Modelo Folha de aprovação Fo Fonte 12, maiúsculas, negrito Locais para inserir a instituição a que pertence o membro da banca 13 3.1.5 Dedicatória (elemento opcional) Folha onde o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho. EXEMPLO Minha família pela compreensão e incentivo Figura 6: Modelo de Folha de dedicatória 3.1.6 Agradecimento (elemento opcional) Palavras de reconhecimento a pessoas e/ou instituições que contribuíram para realização do trabalho. EXEMPLO AGRADECIMENTOS Fonte 12 Ao Prof. Dr. José Roberto, pela habilidade com que orientou nosso trabalho. A bibliotecária Ana Paula, pela correção das referências bibliográficas. Ao Prof. João dos Santos na elaboração da análise estatística dos resultados. Aos pacientes que possibilitaram a coleta de dados necessários. A Instituição Y , que cedeu os laboratórios e os materiais para os testes. Figura 7: Modelo Folha de agradecimento Fonte 12 14 3.1.7 Epígrafe (elemento opcional) É a citação de um pensamento, música ou poema, devendo estar entre aspas com a indicação de autoria. EXEMPLO Fonte 12 Metade do conhecimento consiste em saber onde encontrá-lo” Grogan Figura 8: Modelo de Epígrafe 3.1.8 Resumo na língua original (elemento obrigatório) Deverá ser apresentado um resumo informativo dos pontos relevantes do trabalho (objetivos, metodologia, resultados e conclusão) em um único parágrafo com espaçamento simples, sem abertura de parágrafo, com no mínimo 150 e no máximo 500 palavras. Devem-se evitar citações, fórmulas, equações, etc e ao final colocar em média três palavras-chave/descritores (assuntos representativos do tema), em ordem alfabética, separadas por ponto, com letra inicial maiúscula (NBR 6028, 2003). 15 EXEMPLO RESUMO Fonte 12 As normas da ABNT são consideradas, para a grande maioria dos estudantes universitários, um grande desafio na hora de se planejar, executar e divulgar suas pesquisas Acadêmicas. Visando ajudar os acadêmicos,a IES teve a iniciativa de elaborar um Guia prático daprópria instituição, baseando-se nas Normas originais da ABNT. Aelaboração deste material foi necessária, pois se percebeu que o acessoàs Normas da ABNT nem sempre é fácil; que as normas se atualizam constantemente, mas sem uma periodicidade definida; e também porque a grande maioria dos estudantes universitários tem dificuldades em consultar a ABNT na íntegra. O objetivo deste manual é facilitar o acesso às Normas numa linguagem simples, com exemplificações que ilustrem a forma física e os conteúdos dos trabalhos acadêmicos, de modo que a comunidade acadêmica possa utilizar as regras em suas produções. Para se construir este material didático foram estudadas e utilizadas asPrincipais Normas da ABNT. Palavras-chave: ABNT - normas. Guia prático. Trabalhos acadêmicos. Apresentação Figura 9: Modelo de Resumo 3.1.9 Resumo em outro idioma - ABSTRACT (elemento obrigatório) É o resumo traduzido para outro idioma, de preferência o inglês com as palavras-chave (keywords) traduzidas. EXEMPLO ABSTRACT Fonte 12 ABNT standards are considered, for the vast majority of college students, a challenging when they have to plan, execute, and disseminate their Academic research. Aimed at helping the academic, the IES had the initiative to develop a Standards Manual of the institution, based on original ABNT standards. The preparation of this material was necessary because it was realized that the access to ABNT standards is not always easy, that standards are updated constantly, but without a defined periodicity, and also why the vast majority of college students have difficulty to consult ABNT infull. The purpose of this manual is to facilitate the access to standards in a plain language, with examples that illustrate the physical form and content of academic papers, so that the academic community can use the rules in their productions. To build this educational material were studied and used the main ABNT. Keywords: ABNT norms. Manual of Standards. Academic work – presentation Figura 10: Modelo de Abstract 16 3.1.10 Listas (elemento opcional) Correspondem a um rol de elementos ilustrativos ou explicativos. Podem ser incluídas as seguintes listas (que devem ser separadas para cada tipo de ilustração): tabelas, quadros, gráficos, fórmulas, lâminas, figuras (desenhos, gravuras, mapas, fotografias), na mesma ordem em que são citadas no texto, com indicação da folha onde estão localizadas. EXEMPLO Fonte 12 LISTA DE ILUSTRAÇÕES FIGURA 01: Capa .........................................5 FIGURA 02: Folha de Rosto..........................6 FIGURA 03: Folha de Aprovação...................6 FIGURA 04: Dedicatória.................................6 FIGURA 05: Agradecimento...........................6 FIGURA 06: Epígrafe....................................10 FIGURA 07: Sumário....................................11 FIGURA 08: Margem....................................12 FIGURA 09: Rotulo do DVD.........................12 Figura 11: Modelo de Lista de ilustrações 3.1.11 Sumário (elemento obrigatório) É a enumeração das partes, seções ou capítulos da obra, seguidos de suas respectivas páginas, na mesma ordem e grafia em que aparecem no texto. A palavra sumário deve ficar centralizada em negrito, toda em maiúscula e suas seções alinhadas à esquerda (NBR 6027, 2012). 17 EXEMPLO Fonte 12 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 6 1.1 Elementos Pré-Textuais 8 1.2 Elementos Textuais 18 1.3 Elementos Pós-Textuais 18 2 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS 19 3 COMO FAZER REFERÊNCIAS 23 3.1 Regras Gerais para a Construção da Referência 23 3.2 Referência dos Principais Documentos 24 3.2.1 Livro no todo 24 3.2.2 Partes do livro 24 3.2.3 Monografia, Dissertação e Tese 25 3.2.4 Eventos (Congressos, seminários, encontros etc.) 26 3.2.5 Artigos de periódicos (revistas, jornais etc...). 26 3.2.6 Documentos eletrônicos 27 3.2.7 Documentos jurídicos 29 3.2.7.1 Doutrina 29 3.2.7.2 Jurisprudência 29 3.7.7.3 Legislação 30 4 CITAÇÕES 32 4.1 Sistemas de Chamada da Citação 32 4.1.1 Sistema autor-data 32 5 CONCLUSÃO 39 REFERÊNCIAS 40 Figura 12: Modelo de Sumário 3.2 Elementos Textuais São elementos do trabalho em que são expostas as matérias. (NBR 14724, 2002). A construção do texto deve mostrar o objetivo das ideias, argumentos, justificativas e comprovações. Essa etapa do trabalho é constituída de três partes fundamentais: a) Introdução: exposição do trabalho, argumentos, objetivos, alcance da pesquisa, justificativa para a temática escolhida materiais e métodos utilizados na pesquisa. b) Desenvolvimento: é a parte mais extensa do texto científico, pois apresenta o desenvolvimento da idéia principal, analisando-a, discutindo hipóteses e realizando demonstração. Pode ser dividida em partes ou capítulos, com os principais tópicos: material e método, resultados e discussão para os trabalhos de pesquisa de campo. Para as pesquisas bibliográficas sugere-se a utilização dos objetivos específicos para nortear 18 a produção textual, lembrando que na pesquisa bibliográfica cabe uma breve discussão das obras lidas. c) Conclusão ou Considerações Finais: síntese final, decorrência lógica e natural de tudo o que foi pesquisado. 3.3 Elementos Pós-Textuais São os elementos que aparecem ao final do trabalho científico, como complementação ou fundamentação do texto. Citam-se como exemplos os elementos opcionais que podem aparecer depois da lista de referência, nesta sequência: glossário, apêndice, anexos, índice, suplementos ou adendo e folha de autorização para reprodução total ou parcial. Autorizo a reprodução e divulgação total ou parcial desta obra, por qualquer meio convencional ou eletrônico, para fins de estudo e pesquisa, desde que citada a fonte. Rosangela da Costa Taubaté, dezembro de 2017. Figura 13: Modelo de autorização O único elemento obrigatório no pós-texto é a lista de Referências. Trabalho sem lista de referências, não são considerados de cunho científico. 19 4 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS (FORMATAÇÃO)  Fonte 12 para o texto e 10 para citações longas, notas de rodapé e nota de apresentação da folha de rosto, paginação, legendas e fonte das ilustrações. Recomenda-se letra Arial.  Margem (das páginas), aplicar em todo o trabalho: margem superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2cm. EXEMPLO 3 CM 3 CM 2 CM 2 CM Figura 14: Modelo de Margens  Espaçamento: O texto deverá utilizar o espaço 1,5 entre linhas; as citações, notas e rodapé, referências, resumos devem ser digitados em espaço simples. Entre o título do capítulo/seções e seu texto, deve-se deixar dois espaços de 1,5, ou seja, dois “enter”.  Alinhamento: Todo o texto deve ser justificado, apenas a lista de referências deverá ficar alinhada a esquerda.(menos seu título que deverá ser centralizado). 20  Parágrafo: Utilize parágrafo recuado a 1,25 da margem esquerda, sem espaço entre parágrafos.  Paginação: Iniciar a paginação do trabalho a partir da primeira página do texto (Introdução), no canto direito superior, contando-se as páginas preliminares desde a folha de rosto, utilizado algarismos arábicos. Enumerar todo o texto, inclusive os elementos pós-textuais, glossário, anexos etc.  Ilustrações: (Desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos,  mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros): inseri-las o mais próximo do texto, acompanhadas da legenda e fonte na parte inferior. Colocar apenas 2 (duas) ilustrações por página. Ao utilizar fotografias, essas deverão ser o mesmo tamanho. A ABNT não oferece normas para confecção de tabelas, mas recomenda as normas do IBGE.  Tabelas: Segundo o IBGE (1993) os conceitos e procedimentos abaixo são aplicáveis na elaboração de tabelas, de modo a garantire a clareza das informações apresentadas. • Inseri-las o mais próximo do texto, acompanhadas da legenda na parte superior; • Devem ser delimitadas no alto e em baixo por traços horizontais; • Não devem ser delimitadas por traços verticais externos; • São divididas em três partes principais: topo (numeração e título), centro (cabeçalho e dados) e rodapé; EXEMPLO Tabela1 - Alunos matriculados no curso de Psicologia UNITAU, por sexo e turno–2012. _____________________________________________________________________ Turno Mulheres Homens Total ______________________________________________________________________ Manhã 492 115 607 Noite 283 87 370 Total 775 202 977 ______________________________________________________________________ 21 4.1 ENTREGA DO TRABALHO Após a defesa, aprovação e correção do trabalho, o aluno deverá entregar uma cópia do trabalho em mídia eletrônica, gravado em arquivo único, no formato PDF para o orientador, e este após revisão final deverá encaminhar à secretaria do curso juntamente com o Termo de Autorização de Publicação (fornecido pela secretaria do curso), que repassará à biblioteca a fim de compor o acervo da Instituição. 4.1.1 Mídia - entrega em CD-R Recomendações para gravação do trabalho em CD: • Gravar apenas o trabalho final, corrigido e formatado de acordo com as normas da UNITAU; • O documento deverá ser gravado em PDF e em arquivo único, para que não haja alterações no texto. • Utilize CD-R, NÃO utilize o CD-RW (regravável) e nem o DVD;  CD deverá ter uma capa, no formato de estojo protetor do CD, com as seguintes informações: nome da instituição, nome do curso, departamento, nome do aluno, nome do professor orientador, local e data. No CD deve ser registrado somente o nome da instituição, o nome do aluno e ano de apresentação do trabalho, sempre com caneta especial ou impresso no próprio CD, pois não poderá utilizar etiqueta de papel. Figura 15: Modelo de impressão no estojo e no CD Observação: Os avanços da tecnologia apontam para a supressão de mídias físicas de arquivos. Nesse sentido o SIBi buscará acompanhar esta evolução utilizando as tecnologias atuais e vigentes no decorrer de suas atualizações, podendo ser substituídos por pen-drive ou arquivos em nuvem............................................................. 22 5 REFERÊNCIAS É o conjunto de elementos descritivos destinados à identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de material. Essa seção será elaborada baseada no disposto na NBR 6023:2018. As Referências deverão ser apresentadas em lista ordenada alfabeticamente por autor (sistema autor-data). Em hipótese alguma devem figurar nessa lista documentos que não tenham sido citados no texto. Não deve haver separação por tipo de publicação. Nesta seção o título “Referências” deve ser centralizado e sem indicativo numérico. Não usar o termo “Bibliografia” nem “Referências bibliográficas”. As referências devem ser digitadas em espaços simples, alinhadas a margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples. 5.1 ABNT - Descrições e exemplos dos principais documentos 1. Entrar com o último sobrenome do autor em caixa alta (letra maiúscula); 2. Convém indicar todos os autores, porém permite-se qua acima de quatro autores indique apenas o primeiro, seguido da expressão et al; 3. O título da obra (livro, revista), deve estar em destaque (use o negrito); 4. Quando se tratar de uma obra que esteja sendo editada pela primeira vez (primeira edição), não se deve colocar a edição na referência. Citam-se somente obras a partir da segunda edição. Exemplo: 2.ed.; 5. Partes de livros, artigo ou conteúdos da Internet devem ser referenciados com todos os dados exigidos para documentos impressos, acrescentando ainda o endereço eletrônico (http) e a data de acesso. Caso a publicação não ofereça todas as informações necessárias, faça a referência com os elementos visíveis e o endereço eletrônico; 6. Havendo mais de um local (cidade) na folha de rosto, indica-se o que aparecer em destaque. Se não aparecer o local, utilize a sigla [S.I.], que significa Sine Loco; 23 7 Quando houver mais de uma editora, indica-se a que aparecer em destaque. Se não aparecer a editora responsável, utilize a sigla [s.n.], que significa Sine Nomine; 8 Obra de autoria desconhecida, a entrada da referência é pelo título da obra; 9 Autores entidade pode ter a entrada pela forma conhecida (sigla) ou como está grafado no documento, por extenso ou abreviatura. 10 Para compor cada referência, deve-se obedecer à sequência dos elementos, conforme os modelos a seguir: 5.1.1 Livro no todo (autor pessoal ou autor entidade): AUTOR. Título da obra. Edição. Local: Editora, data. Páginas. EXEMPLOS: TESTA, Edimárcio. Hermenêutica filosófica e história. Passo Fundo: UFP, 2004. 115p. BRASIL. Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado. Plano do diretor da reforma do aparelho do Estado. Brasília,DF, 1995. ABNT. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002. 5.1.2 Partes do livro: a) O Autor do capítulo é o mesmo do livro AUTOR DO CAPÍTULO. Título do capítulo. In: AUTOR DA OBRA. Título da obra. Edição. Local: Editora, data. Capítulo, página inicial-final. EXEMPLO: CHIAVENATO, Idalberto. Teoria clássica da administração. In: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000. cap.4, p.82-102. 24 b) Capítulo com autoria própria AUTOR DO CAPÍTULO. Título do capítulo. In: AUTOR DA OBRA. Título da obra. Edição. Local: Editora, data. cap., página inicial-final. EXEMPLO: ABREU, Rone Antônio Alves; SPERANZINI, Manlio Basílio. Fístulas biliares. In: SPERANZINI, Manlio Basílio; DEUTSCH, Claudio Roberto; YAGI, Osmar Kenji. Manual de diagnóstico e tratamento para o residente de cirurgia. São Paulo: Atheneu, 2009. cap. 74, p.957-969, v. 2. 5.1.3 Monografia, Dissertação e Tese AUTOR. Título de obra: subtítulo (se houver). Ano de depósito. Número de folhas. Tipo de trabalho (Grau e nome do curso) - Vinculação acadêmica, Local, ano da apresentação ou defesa. EXEMPLOS: AGOSTINHO, Lujan de Cássia. Gestão de empreendimentos sociais no terceiro setor. 2009. 114 f. Monografia (Especialização em Gerência de Recursos Humanos) - UNITAU, Taubaté, 2009. ESTEVES, Nicolau Carvalho. Avaliação preliminar dos resultados parciais obtidos por empresas que implantaram o Balanced Scorecard. 2007. 98 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Estratégica das Organizações) - FEAD, Belo Horizonte, 2007. SILVEIRA, Maria Librada Godoy. Comparação cefalométrica entre crianças com e sem hábitos de sucção. 2002. 116 f. Tese (Doutorado em Odontopediatria) - Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Araçatuba, 2002. 5.1.4 Eventos (Congressos, seminários, encontros, etc.): a) Como um todo NOME DO EVENTO, numeração (se houver)., ano da realização, local. Título da publicação (anais, atas etc...)...dados da publicação: Cidade: Editora, ano. EXEMPLO: CONGRESSO DE SAÚDE PÚBLICA ARAGUAIA – TOCANTINS, 2003, Araguaína. Anais [...]. Araguaína: Fundação de Medicina Tropical, 2003. 55p. 25 b) Parte de um evento (trabalho apresentado em evento) AUTOR, Título do trabalho apresentado. In: Nome do evento, numeração do evento, ano e local (cidade) de realização. Título do documento (anais, atas, resumos, etc..), local, editora, data de publicação e página inicial e final da parte referenciada. EXEMPLO: PEREIRA, Karina e Silva; SENNA, André Machado de; SENA, Rosa Maria Machado de. Ocorrência de Cândida sp. na cavidade oral de adultos. In: Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq/ PIBIC, 16., 2010, São Paulo. Anais[...]. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, 2010. 5.1.5 Artigos de periódicos (revistas, jornais, etc.): a) Revistas AUTOR. Título do artigo. Título da revista. Local, volume, número, página inicial-final, mês. ano. EXEMPLO: GARCIA, Patrícia Petromilli Nordi Sasso et al. Avaliação clínica do comportamento de higiene bucal em adultos. Revista de Odontologia da UNESP, São Paulo, v. 30, n. 2, p.161-171. jul./dez. 2001. b) Jornais AUTOR. Título: subtítulo do artigo. Título do Jornal, Local da publicação, data de publicação, caderno e páginas. EXEMPLO MARQUES, Jairo. Ciclone raro se aproxima da costa de SC. Jornal Folha de São Paulo, São Paulo, 28/03/2004, Caderno Brasil, p. A16 26 5.1.6 Documentos eletrônicos: É o documento processado por meio eletrônico, em formato digital como por exemplo e-mail, e-book, CD ROM, DVD, documentos apresentados on line e acessíveis por computador. A referência de um documento eletrônico deve seguir a mesma formatação do documento impresso, seja artigo científico, capítulo de livro, monografia, teses etc., seguido do endereço eletrônico e da data de acesso ao material utilizado (se online), ou no final da referência, colocar o meio no qual o documento está registrado, tipo CD ROM, DVD, gravação sonora, etc... a) Artigo de Revista Eletrônica AUTOR. Título do artigo. Título da revista. Local, volume, número, página inicial-final, mês. ano. Disponível em: http://........ Acesso em: data do acesso. EXEMPLO: OLIVEIRA, José Antonio de. Análise do programa bolsa família e de sua eficácia administrativa. Revista Científica do IPEA. Rio de Janeiro. v. 3, n. 4, out./ 2010. Disponível em: http://www.ipea.br/revista. Acesso em: 01 jan. 2011. b) Monografia, Dissertações e Teses em meio eletrônico AUTOR. Título de obra: subtítulo (se houver). Ano de depósito. Número de folhas. Tipo de trabalho (Grau e nome do curso) - Vinculação acadêmica, Local, ano da apresentação ou defesa. Disponível em: http: //... Acesso em: data do acesso. (ou meio no qual está registrado, tipo CD ROM, DVD, GRAVAÇÃO etc...) EXEMPLOS: LOES, Otávio Costa de. Qualidade de vida no trabalho: estudo de caso. 2011. 63f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional) - Unitau, Taubaté, 2011. Disponível em: http://tede.biblioteca.unitau.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=701. Acesso em: 02 Fev. 2013. 27 SOUZA, Carlos Ricardo. Educação Física e Filosofia: método de formação social em escolas públicas de ensino médio. 2013. Monografia (Especialização em Educação Física) - Universidade de Taubaté, 2013. CD ROM. 5.1.7 Documento jurídico 5.1.7.1 Jurisprudência: Inclui acórdão, decisão interlocutória, despacho, sentença, súmula, entre outros (ABNT, 2018). Segue abaixo os exemplos da NBR 6023 (2018): BRASIL. Supremo Tribunal Federal (2. Turma). Recurso Extraordinário 313060/SP e 11.262 do município de São Paulo. Seguro obrigatório contra furto e roubo de automóveis. Shopping centers, lojas de departamento, supermercados e empresas com estacionamento para mais de cinquenta veículos. Inconstitucionalidade. Recorrente: Banco do estado de São Paulo S/A - BANESPA. Recorrido: Município de São Paulo. Relatora:Min. Ellen Gracie, 29 de novembro de 2005. Lex: jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, São Paulo, v. 28, n. 327, p. 226-230, 2006. BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Súmula nº 333. Cabe mandado de segurança contra ato praticado em licitação promovida por sociedade de economia mista ou empresa pública. Diário da Justiça: seção 1, Brasília, DF, ano 82, p. 246, 14 fev. 2007. BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Súmula nº 333. Cabe mandado de segurança contra ato praticado em licitação promovida por sociedade de economia mista ou empresa pública. Brasília, DF: Superior Tribunal Federal de Justiça, [2007]. Disponível em: http://www.stj.jus.br/SCON/sumanot?toc.jsp?&b=TEMA&p=true&t=&l=10&i=340#TIT3 33TEMA0. Acesso em: 19 ago. 2011. 5.1.7.2 Legislação: Inclui Constituição, Decreto, Decreto-Lei, Emenda Constitucional, Emenda à Lei Orgânica, Lei Complementar, Lei Delegada, Lei Ordinária, Lei Orgânica e Medida Provisória, entre outros (ABNT, 2018). Segue os exemplos da NBR 6023 (2018): BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Organizado por Cláudio Brandão de Oliveira. Rio de Janeiro: Roma Victor, 2002. 320p. 28 BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 139, n. 8, p. 1-74, 11 jan. 2002. PL 634/1975. BRASIL. Decreto-Lei nº 891, de 25 de Novembro de 1938. Aprova a lei de fiscalização de entorpecentes. Diário Oficial da Uniâo: seção 1, Brasília, DF, p. 23843, 28 nov. 1938. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 1 jan. 2017. 5.1.7.3 Atos administrativos normativos: inclui ato normativo, aviso, circular, contrato, decreto, deliberação, despacho, edital, estatuto, instrução normativa, ofício, ordem de serviço, parecer, parecer normativo, parecer técnico, portaria, regimento, regimento e resolução, entre outros (ABNT, 2018). Exemplo: GUARIBA (SP). Edital de licitação. Pregão presencial nº 011/2019. [contratação de empresa especializada na prestação de serviços médicos na área de oftalmologia, para realização de procedimentos oftalmológicos, para atendimento à demanda dos pacientes da Secretaria de Saúde]. Diário Oficial do Estado de São Paulo: seção 1: Poder Executivo, São Paulo, ano 129, n. 24, p. 146, 5 fev. 2019. 5.1.7.4 Documentos civis e de cartórios: os elementos essenciais são: jurisdição; nome do cartório ou órgão expedidor; tipo de documento com identificação em destaque; data de registro, precedida pela expressão Registro em.: Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento (ABNT, 2018). Exemplo TAUBATÉ (SP). 2° Cartório de Registro Civil de Taubaté. Certidão de nascimento [de] Maria Benedita dos Reis. Registro em: 7 set. 1945. Certidão registrada às fls. 78 do livro n. 100 de assentimento de nascimento n. 1598. Data de nascimento: 7 set. 1945. *Os exemplos de documento jurídico na NBR 6023 (2018) fica no item 7.11. 29 5.2 Estilo Vancouver - Descrições e exemplos dos principais documentos 1. A entrada de uma referência sempre deve ser feita pelo autor (pessoa ou entidade coletiva), na ausência do mesmo utiliza-se o título; 2. O sobrenome é em letras minúsculas exceto as iniciais e não são usados pontos nas iniciais dos nomes; em caso de mais de um autor os nomes são separados por vírgula (,); 3. Títulos de periódicos usados no trabalho devem ser abreviados. Consulte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog; 4. Mais de seis autores permite o uso da expressão et. al ou "e outros"; 5. O título da obra (livro, revista e trabalhos acadêmicos) não destacar nem negrito e/ou grifo; 6 Quando se tratar de uma obra que esteja sendo editada pela primeira vez (primeira edição), não se deve colocar a edição na referência. Citam-se somente obras a partir da segunda edição. Exemplo: 2ª. ed.; 7 Ibidem ABNT. 5.2.1 Livro no todo Nettina SM. Prática de enfermagem. 9ª. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2011. 5.2.2 Parte do livro Nettina SM. Avaliação física de adultos. In: Nettina SM. Prática de enfermagem. 9ª. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2011. p. 48-80. 5.2.3 Monografia ou Dissertação ou Tese Brasil LA. Uso da metilprednisolona como inibidor da resposta inflamatória sistêmica induzida pela circulação extracorpórea [tese]. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo; 1999. 5.2.4 Eventos Silva JH. Preparo intestinal transoperatório. In: 45º Congresso Brasileiro de Atualização em Coloproctologia; 1995; São Paulo. Anais. São Paulo: Sociedade Brasileira de Coloproctologia; 1995. p. 27-9. 30 5.2.5 Artigos de periódicos (revistas) Jaques CS, Gouvêa LMM, Batista Jr JL, Jacob Jr C, Cardoso IM, Fonseca AN et al. Análise comparativa da avaliação da lordose lombar aferida na radiografia em ortostase e na ressonância magnética. Arq Bras Neurocir. 2014; 33(4): 275-8. 5.2.6 Leis e decretos Brasil. Lei n. 8080 de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília (DF); 1990 Set 20; Seção 1: 18055-9. 5.2.7 Documentos eletrônicos 5.2.7.1 Livro no todo Martin W, Scardino PT. My prostate and me: dealing with prostate cancer [monograph on the Internet]. Houston: Addison Books; 1994 [cited 1999 Jan 29]. Available from: http://www.wmartin.com/prostate. 5.2.7.2 Artigos de periódicos (Revistas) Cezare DG, Schons J, Lau D. Análise da resistência/tolerância da cultivar de trigo BRS Timbaúva ao Barley yellow dwarf virus – PAV [periódico na Internet].TropPlan Pathol. 2011 [citado 2015 Jun 22]; 36(4): 249-55. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tpp/v36n4/a06v36n4.pdf. 5.2.7.3 TCC, Monografia, Dissertação e Tese Abad CCC. Efeitos do treinamento físico contínuo ou intervalado em um modelo experimental de dislipidemia e isquemia miocárdia [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2013 [citado 2015 Jun 22]. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5131/tde-16092013-161614/pt-br.php. 5.2.7.4 Eventos 3º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde. Interligações da tecnologia da informação: o elo futuro [texto na Internet]; 1996; Rio de Janeiro [citado 1999 Jan 26]. Disponível: http://www.bireme.br/crcs3/index.htm. 31 6 CITAÇÕES ABNT De acordo com a ABNT (NBR 10520, 2002) as Citações são informações utilizadas em seu trabalho (artigo, tese, monografia etc...), que são extraídas de outras fontes. A utilização de vários textos e autores possibilita a contraposição de ideias, dando um referencial teórico e subsidiando a construção de um novo texto. 6.1 Sistemas de Chamada da Citação: são os sistemas que irão indicar de que forma as citações estarão referenciadas e organizadas no texto. Existem dois sistemas: 6.2 Sistema Autor-Data: indica-se o sobrenome do autor pessoal ou institucional em letra maiúscula, seguido da data de publicação da obra e o número da página (caso seja citação direta; na indireta é opcional), separados por vírgula e entre parênteses. A obra da citação tem que constar em lista de referência em ordem alfabética no final do trabalho. EXEMPLO: “A associação da água com a extremidade polar é, também, muito importante. Ela confere às membranas biológicas uma permeabilidade à água relativamente grande.”(VIEIRA, 1999, p. 27). 6.3 Sistema numérico: trata-se de um sistema cuja ordem é dada a cada citação feita. Através de uma seqüência numeral arábica, única e consecutiva e que remete a uma lista de referências ao final do trabalho. EXEMPLO: “[...]nomes que só poderiam ter sido atribuídos por visitantes terrestres, visto que aquela costa não permitia aproximação suficiente de navios[...]¹ Obs.: O Sistema numérico não deve ser utilizado quando há notas de rodapé explicativas. 32 6.4 Tipos de Citação 6.4.1 Citação Direta (Textual): É a transcrição textual de parte da obra de um autor consultado. Cita-se as palavras do autor tal qual é escrita, literalmente, sem nenhuma alteração. EXEMPLO: “[...] têm por o homem enquanto ser inteligente, livre e social, considerado não somente em si, mas em seus atos e em certos fatos exteriores que são a manifestação de sua vida moral e social.” ( HERMANN JR., 1996 ). 6.4.2 Citação Indireta (Livre): É o texto baseado na obra de um autor consultado. Neste caso está se citando os conceitos extraídos da obra do autor, sem que tenhamos que transcrever suas palavras. EXEMPLO: Segundo Fernandes (2000), a amamentação oferece inúmeros benefícios ao lactante, incluindo proteção contra morbidade e mortalidade associadas a doenças infecciosas, ótima fonte nutricional e fortalecimento do vínculo materno-infantil. A citação indireta de diversos autores, simultaneamente, deve ser separada por ponto-e-vírgula em ordem alfabética. EXEMPLO: Ela polariza e encaminha, sob forma de “demanda coletiva”, as necessidades de todos (FONSECA, 1997; PAIVA, 1997; SILVA, 1997). 6.4.3 Citação de Citação ou Apud: Trata-se da citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original. O apud só deve ser utilizado na total impossibilidade de acesso direto à fonte original. 33 Deve-se citar o sobrenome do autor do documento não consultado, seguido da expressão “citado por” ou “Apud” e o sobrenome do autor do documento efetivamente consultado. Existem duas formas de fazer as citações de citações: a) Citação de Citação no texto - Faz se a citação e posterior coloca-se a bibliografia consultada ao final do trabalho na lista de referências. EXEMPLO Como deve ficar no texto: Branham (Citado por (ou apud) DEMO, 2010), baseado em estudos com várias organizações validou a tese de que a retenção de colaboradores talentosos é o que gera a manutenção de clientes. Como deve ficar na lista de referências ao final do trabalho: DEMO, Gisele. Política de Gestão de pessoas nas Organizações. São Paulo: Atlas, 2010. b) Citação de Citação no rodapé (de acordo com o sistema numérico de citações) EXEMPLO: Como deve ficar no texto: Branham¹(Citado por (ou apud) DEMO, 2010), baseado em estudos com várias organizações validou a tese de que a retenção de colaboradores talentosos é o que gera a manutenção de clientes. Como deve ficar na nota de rodapé: _____________________________________ ¹ BRANHAM, L. Motivando as pessoas que fazem a diferença. Rio de Janeiro: Campus, 2002. Obs.: Como já foi dito anteriormente, o sistema numérico não deve ser utilizado quando há notas de rodapé explicativas. 34 6.4.4 Citações longa e direta: Citações com mais de 3 (três) linhas devem constituir um parágrafo independente, recuado a 4 cm da margem esquerda, com fonte tamanho 10, e digitado em espaço simples, sem aspas. EXEMPLO A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone e computador. Através de áudioconferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão (NICHOLS, 1993, p. 181). 6.4.5 Citações curta e direta: (textual) até 3 (três) linhas, deverão estar inseridas no texto, entre aspas. Observações: 1. Quando o autor da citação estiver inserido no texto, este deverá estar em letra minúscula acompanhado da data entre parênteses. 2. Ao final do texto citado o autor deverá estar entre parênteses em letra maiúscula, acompanhado da data. 6.5 Citações Jurídicas As Citações jurídicas não são contempladas na ABNT, mas de maneira analógica, baseada na norma de citações da ABNT (NBR 10520, 2002), recomendamos a seguinte convenção: 6.5.1 Citação de Legislação: utiliza-se o nome da legislação (jurisdição, ano). a) Sistema autor-data EXEMPLO: Como deve ficar no texto: Conforme a Emenda Constitucional nº 6 ..................(BRASIL, 1994) 35 Na lista de referências ao final do trabalho: BRASIL. [Constituição (1988)]. Emenda constitucional n º 6 de, 7 de setembro de 1994. Lex: Legislação Federal e marginalia, São Paulo, v. 55, p. 7, set. 1995 b) Sistema numérico EXEMPLO: Como deve ficar no texto: Conforme a Emenda Constitucional nº 6¹... Na nota de rodapé: _________________________________ ¹ BRASIL. [Constituição (1988)]. Emenda constitucional n º 6 de, 7 de setembro de 1994. Lex: Legislação Federal e Marginalia, São Paulo, v. 55, p. 7, set. 1995 6.5.2 Citação de Jurisprudência: utiliza-se a jurisdição, o órgão judiciário competente, nome e número do documento, relator e data. a) Sistema autor-data: EXEMPLO: Como deve ficar no texto: [...] Valor da indenização. a reparação por danos morais deve ser suficiente para diminuir a angústia experimentada pelo lesado, bem como para reprimir que o causador do dano volte a praticar atos atentatórios à moral de outrem, devendo guardar estrita proporcionalidade com a ofensa, sem dar motivo ao enriquecimento sem causa do apelante [...]”. (DISTRITO FEDERAL, Tribunal de Justiça, APC nº 2002.01.1.008023-6, Relator: Jeronymo de Souza). Na lista de referências ao final do trabalho: BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Apelação Civil n º2002 01 1 008023-6-DF. Amaro Miguel Leite e José Mateus. Relator:: Jeronymo de Souza. 05 de novembro de 2003. Diário de Justiça da União: seção 1, Brasília, DF, p. 44, nov. 2003. 36 b) Sistema numérico: EXEMPLO: Como deve ficar no texto: [...] Valor da indenização. a reparação por danos morais deve ser suficiente para diminuir a angústia experimentada pelo lesado, bem como para reprimir que o causador do dano volte a praticar atos atentatórios à moral de outrem, devendo guardar estrita proporcionalidade com a ofensa, sem dar motivo ao enriquecimento sem causa do apelante [...]” ¹ Na nota de rodapé: _________________________________ ¹ BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Apelação Civil n º2002 01 1 008023-6-DF. Amaro Miguel Leite e José Mateus. Relator:: Jeronymo de Souza. 05 de novembro de 2003. Diário de Justiça da União: seção 1, Brasília, DF, p. 44. nov. 2003. 37 7 CITAÇÕES ESTILO VANCOUVER 7.1 Sistema numérico • As citações devem ser indicadas no texto com numeração arábica. No decorrer do texto podem ser reutilizadas quantas vezes forem necessárias, desde que seja mantido o mesmo número atribuído na primeira vez que foi citado. Exemplo: As glândulas externas ou prostáticas propriamente ditas definem a zona periférica, e as internas ou periuretrais definem a zona central1,2 • A citação no texto é feita pelo nome do autor original, a data de publicação do trabalho, seguido da expressão citado por. • Trabalhos com até dois autores, tem ambos os sobrenomes mencionados no texto, separados por “&”. • Trabalhos com três ou mais autores, terão longo do texto mencionado apenas o primeiro seguido da expressão “et al.”, grafada com o mesmo estilo, tipo e tamanho de fonte. 38 8 NOTAS DE RODAPÉ É uma anotação colocada ao pé da página do trabalho, livro ou documento, adicionando comentário de referência e/ou fonte, prestando esclarecimentos ou considerações, que não devam ser incluídas no texto, para não interromper a sequência lógica da leitura. Existem 2 ( dois ) tipos de Notas de Rodapé: 1) Notas de Referência: indicam as fontes literárias, que permitem a comprovação das informações transmitidas no texto. 2) Notas Explicativas: são comentários e/ou observações pessoais do autor. 39 9 PROJETO DE PESQUISA Projeto de pesquisa é um documento elaborado pelo pesquisador, no qual este apresenta as ideias centrais da pesquisa. No projeto de pesquisa devem ser abordadas áreas como o tema, formulação do problema, objetivos, metodologia adotada na pesquisa, os recursos necessários para execução do projeto e o cronograma para efetivação da pesquisa. 9.1 COMPONENTES DE UM PROJETO DE PESQUISA FORMATAÇÃO Para o desenvolvimento do projeto de pesquisa será utilizada a Norma Brasileira Regulamentador (NBR) 14724 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que mostra os elementos que compõem a estrutura do trabalho acadêmico, bem como sobre qual a obrigatoriedade de cada um deles e forma de apresentação (formato). ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS • Capa (opcional) • Folha de Rosto • Listas de ilustrações, tabelas, abreviaturas e siglas/símbolos (opcionais) • Sumário ELEMENTOS TEXTUAIS • Introdução • Objetivos • Justificativa • Referencial Teórico • Metodologia • Cronograma 40 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS • Referências bibliográficas (ABNT – NBR 6023) • Apêndice ou anexos 9.1.1 FORMATAÇÃO Aqui serão dadas algumas indicações para apresentação gráfica de seu projeto. • Utilizar papel branco, A4. • Fonte ARIAL, estilo normal, tamanho 12, na cor preta. • Citações com mais de três linhas, fonte tamanho 11, espaçamento simples e recuo de 4cm da margem esquerda. • Notas de rodapé, fonte tamanho 10. • Todas as letras dos títulos dos capítulos devem ser escritas no canto esquerdo de cada página, em negrito e maiúsculas. • Cada capítulo deve começar em folha nova. • O espaçamento entre linhas deve ser 1,5. • O início de cada parágrafo deve ser recuado de 2cm. da margem esquerda. • As margens das páginas devem ser: superior e esquerda de 3cm; inferior e direita de 2cm. • O número da página deve aparecer na borda superior direita, em algarismos arábicos, inclusive das Referências e Anexos, somente a partir da introdução, embora todas sejam contadas a partir da folha de rosto. Não contar a capa para efeito de numeração. 9.1.2 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS Os elementos pré-textuais seguem o mesmo padrão de formatação dos descritos para os trabalhos acadêmicos. 41 9.1.3 ELEMENTOS TEXTUAIS 9.1.3.1 Introdução Na introdução o pesquisador deverá explicar o assunto que deseja desenvolver. • Desenvolver genericamente o tema; • Anunciar a idéia básica; • Delimitar o foco da pesquisa; • Situar o tema dentro do contexto geral da sua área de trabalho • Descrever as motivações que levaram à escolha do tema • Definir o objeto de análise: O QUÊ SERÁ ESTUDADO? 9.1.3.2 Objetivos Aqui o pesquisador deverá descrever o objetivo concreto da pesquisa que irá desenvolver: o que se vai procurar. A apresentação dos objetivos varia em função da natureza do projeto. Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente o problema e apresentar sua delimitação. Apresentam-se os objetivos de forma geral e específica. O objetivo geral define o que o pesquisador pretende atingir com sua investigação. Os objetivos específicos definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral. Podem ser: exploratórios, descritivos e explicativos. Utilizar verbos para iniciar os objetivos: • Exploratórios (conhecer, identificar, levantar, descobrir). • Descritivos (caracterizar, descrever, traçar, determinar). • Explicativos (analisar, avaliar, verificar, explicar). 42 9.1.3.3 Justificativa Consiste na apresentação, de forma clara, objetiva e rica em detalhes, das razões de ordem teórica ou prática que justificam a realização da pesquisa ou o tema proposto para avaliação inicial. No caso de pesquisa de natureza científica ou acadêmica, a justificativa deve indicar: • A relevância social do problema a ser investigado. • As contribuições que a pesquisa pode trazer, no sentido de proporcionar respostas aos problemas propostos ou ampliaras formulações teóricas a esse respeito. • O estágio de desenvolvimento dos conhecimentos referentes ao tema. • A possibilidade de sugerir modificações no âmbito da realidade proposta pelo tema. 9.1.3.4 Referencial Teórico Pesquisa alguma parte hoje da estaca zero. Mesmo que exploratória, isto é, de avaliação de uma situação concreta desconhecida em um dado local, alguém ou um grupo, em algum lugar, já deve ter feito pesquisas iguais ou semelhantes, ou mesmo complementares de certos aspectos da pesquisa pretendida. Uma procura de tais fontes, documentais ou bibliográficas, torna-se imprescindível para que não haja duplicação de esforços. A citação das principais conclusões a que outros autores chegaram permite salientar a contribuição da pesquisa realizada, demonstrar contradições ou reafirmar comportamentos e atitudes. • A literatura indicada deverá ser condizente com o problema em estudo. • Citar literatura relevante e atual sobre o assunto a ser estudado. • Apontar alguns dos autores que serão consultados. • Demonstrar entendimento da literatura existente sobre o tema. • As citações literais deverão aparecer sempre entre aspas ou caracteres em itálico, indicando a obra consultada. CUIDADO COM O PLÁGIO! • As citações devem especificar a fonte (AUTOR, ANO, PÁGINA) • As citações e paráfrases deverão ser feitas de acordo com as regras da ABNT 6023, de 2002. 43 9.1.3.5 Metodologia • Descrever sucintamente o tipo de pesquisa a ser abordada (bibliográfica, documental, de campo, etc. ) • Delimitação e descrição (se necessário) dos instrumentos e fontes escolhidos para a coleta de dados: entrevistas, formulários, questionários, legislação doutrina, jurisprudência, etc. • Indicar o procedimento para a coleta de dados, que deverá acompanhar o tipo de pesquisa selecionado, isto é: a) para pesquisa bibliográfica: indicar proposta de seleção das leituras (seletiva, crítica ou reflexiva, analítica); b) para pesquisa experimental; indicar o procedimento de testagem; c) para a pesquisa descritiva: indicar o procedimento da observação: entrevista, questionário, análise documental, entre outros. • Listar bibliotecas visitadas até o momento do projeto e outras a serem visitadas durante a elaboração do trabalho final. • Indicar outros recursos: jornais, periódicos, Internet. 9.1.3.6 Cronograma A elaboração do cronograma responde à pergunta quando? A pesquisa deve ser dividida em partes, fazendo-se a previsão do tempo necessário para passar de uma fase a outra. Não esquecer que há determinadas partes que podem ser executadas simultaneamente enquanto outras dependem das fases anteriores. Distribuir o tempo total disponível para a realização da pesquisa, incluindo nesta divisão a sua apresentação gráfica. 44 MES/ETAPAS Mês/ano Mês Mês Mês Mês Mês Mês Mês MêsMês Mês Escolha do X tema Levantamento X X X bibliográfico Elaboração do X anteprojeto Apresentação X do projeto Coleta de dados X X X X Análise dos X X X dados Organização do X roteiro/partes Redação do X X trabalho Revisão e X redação final Entrega da X monografia Defesa da X monografia 9.1.4 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS Os elementos pós-textuais também seguem o mesmo padrão de formatação dos descritos para os trabalhos acadêmicos. 45 10 ARTIGOS O artigo pode ser original ou de revisão. Artigo original é “parte de uma pesquisa com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento” (ABNT NBR 6022, 2018). Pode-se dizer também que o artigo de revisão é resultado sintetizado de uma pesquisa científica, publicado em um periódico especializado e que antes foi previamente aprovado pelo comitê científico da revista, que avalia sua relevância de acordo com suas normas e aprova sua publicação. Baseadas na norma da ABNT 6022 serão apresentadas algumas orientações sobre como elaborar um artigo científico. No entanto ao submeter um artigo científico para publicação em uma revista, o autor deve seguir as normas editoriais adotadas pela mesma. 10.1 Estrutura do artigo Tem a finalidade de orientar alunos de Graduação e Pós-Graduação sobre a publicação de artigos científicos procurando estabelecer, de forma sintética, os principais cuidados a ter na escrita do texto. 46 No quadro abaixo os itens em negrito são considerados obrigatórios. ELEMENTOS COMPONENTES Primeira folha (folha de apresentação) Pré-textuais Título e subtítulo (quando for o caso) em português Autor(es) (ARTIGOS DE PESQUISA DE Resumo em português CAMPO E REVISÃO DE Palavras-chave em português LITERATURA) Em rodapé: credenciais dos autores Parte inicial da introdução Textuais Introdução (ARTIGO DE REVISÃO DA Revisão da literatura Conclusão LITERATURA) Textuais Introdução (ARTIGO DE PESQUISA DE Métodos Resultados e discussão CAMPO) Conclusão Título e subtítulo em inglês Pós-textuais Abstract (Resumo em inglês) (ARTIGOS DE PESQUISA DE Keywords (Palavras-chave em inglês) Referências CAMPO E REVISÃO DE Glossário (Opcional) LITERATURA) Apêndices (Opcional) Anexos (Opcional) Figura 16 – Estrutura básica de artigo 10.1.1 Elementos pré-textuais Os elementos pré-textuais também chamados de parte preliminar compõem-se das informações iniciais necessárias para uma melhor caracterização e reconhecimento da origem e autoria do trabalho. 10.1.1.1 Titulo O título e subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do artigo na língua do texto. Não se deve sobrecarregá-lo com informações expressas em forma de abreviatura (exceto quando universalmente conhecidas ou nomes de projetos) e evitar informações entre parênteses. 47 10.1.1.2 Autor(es) O nome do autor deverá vir acompanhado de um breve currículo que o qualifique na área de conhecimento do artigo, caso haja mais de um autor, os mesmos deverão vir em ordem alfabética. O currículo, bem como os endereços postal e eletrônico devem aparecer no rodapé indicado por asterisco na primeira folha de apresentação do artigo. Exemplo: No cabeçalho: Carla Rizzi Antunes da Silva Bafini*, Maria Teresa de Moura Ribeiro** No rodapé da página: ______________________ * Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté - UNITAU, Rua Visconde do Rio Branco, 210, Taubaté, SP, BR (carizzi1@hotmail.com) ** Professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté - UNITAU, Rua Visconde do Rio Branco, 210, Taubaté, SP, BR (mterib@hotmail.com) 10.1.1.3 Resumo Texto em parágrafo único, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas onde se expõe o objetivo do artigo e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 250 palavras. (ABNT 6028, 2003) 10.1.1.4 Palavras-chave As palavras-chave devem configurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Essa seção constitui-se das palavras mais importantes do texto científico e são utilizadas na indexação dos trabalhos em bases de dados científicas visando tornar as pesquisas mais práticas e o acesso à informação desejada com mais rapidez. Deverá ser composta de no mínimo três e no máximo cinco palavras com a finalidade de indicar claramente os pontos fundamentais do trabalho. 48 10.1.2 Elementos textuais São os elementos que compõem o texto do artigo. 10.1.2.1 Introdução Parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo. Trata-se do elemento explicativo do autor para o leitor e não é aconselhável a inclusão de ilustrações, tabelas e gráficos na introdução. 10.1.2.2 Desenvolvimento Parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e detalhada do assunto tratado, que pode ser através de uma revisão de literatura ou métodos e discussões dependendo da estrutura escolhida para texto. 10.1.2.3 Conclusão É a parte final dos elementos textuais do artigo, neste tópico destacam-se os resultados obtidos na pesquisa ou estudo, apresentando as conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses. 10.1.3 Elementos pós-textuais Fazem parte também dos elementos pós-textuais o título do artigo em inglês, abstract (resumo do trabalho na língua inglesa) e as keywords (palavraschave na língua inglesa). 10.1.3.1 Nota(s) explicativa(s) A numeração da notas explicativas é feita em algarismos arábicos, devendo ser única e consecutiva para cada artigo. Não se inicia a numeração a cada página. Exemplos: No texto Em âmbito internacional, o PISA¹ (INEP, 2014) é o programa... Na nota explicativa __________________________ ¹ O Programme for International Student Assessment (Pisa) - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - é uma iniciativa internacional de avaliação comparada, aplicada a estudantes na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. 49 10.1.3.2 Referências É um conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diferentes tipos de materiais. As publicações devem ter sido mencionadas no texto do trabalho e devem obedecer as Normas da ABNT 6023 (2018). Trata-se de uma listagem de livros, artigos e outros elementos de autores efetivamente utilizados e referenciados ao longo do artigo. 10.1.3.3 Glossário (opcional) Relação da terminologia técnica e de palavras estrangeiras adotadas no artigo, seguidas da respectiva definição ou tradução. 10.1.3.4 Apêndice (opcional) Documento complementar e/ou comprobatório, elaborado pelo autor. 10.1.3.5 Anexos (opcional) Documento não elaborado pelo autor, serve de comprovação, ilustração. 50 REFERÊNCIAS ABNT. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002. ABNT. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro, 2011. ABNT. NBR 6022 : informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa - apresentação. Rio de Janeiro, 2018. ABNT. NBR 6023: informação e documentação: referências - elaboração. Rio de Janeiro, 2018. ABNT. NBR 6027: informação e documentação: sumário – apresentação. Rio de Janeiro, 2012. ABNT. NBR 6028: informação e documentação: resumos. Rio de Janeiro, 2003. IBGE. Centro de documentação e disseminação de informações. Normas brasileiras de apresentação tabular. 3. ed. Rio de janeiro, 1993. 60p. BMJ. The Vancouver Style. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1412541/. Acesso em: 5 fev. 2019.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

AP – Unidade 1, 2, 3 e 4

  AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...