RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PROJETO PRÁTICO
PERÍODO PANDEMIA COVID - 19
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Prezados Acadêmicos,
O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que
tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a
realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural,
científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de preparálo para o exercício da profissão e da cidadania.
Durante o período da pandemia o IPEMIG adotará esse modelo de
projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados
com relação ao término de seu curso.
O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no
conhecimento curricular do acadêmico fundamentado em pesquisas e
práticas. A coleta de dados e o querer fazer e realizar um trabalho de
excelência é algo fundamental na carreira de um Docente.
Para o envio do relatório, segue instruções:
O Relatório de Estágio, deverá ser em formato word e encaminhado da
seguinte forma:
- Clicar em Protocolos de Atendimento;
- Novo Protocolo;
- Selecionar o curso para o qual deseja atendimento;
- Coloque o Assunto: Envio de Relatório de Estágio;
- Selecione o Setor: Orientações TCC e Estágio;
- Solicitação: Estágio.
Atenção: Na aba AVALIAÇÃO aparecerá uma avaliação para fins de
registro, você NÃO conseguirá acessá-la, pois servirá à lançamentos internos!
Atenciosamente,
Coordenação Pedagógica de Estágio IPEMIG
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ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (PERÍODO DE
PANDEMIA)
I. Para elaboração do projeto de estágio o aluno deverá escolher 03 áreas
pertinentes a seu curso e descrever sobre maneiras práticas de
intervenções que possam ser utilizadas dentro da sala de aula.
Exemplo de áreas que podem ser trabalhadas no curso de 2º
Licenciatura Educação Especial:
Descrever como atuar com portadores de Autismo, Asperger e
síndrome de Down.
Para realizar o projeto, é importante que o aluno assista algumas
videoaulas complementares, com o intuito de observar o professor e
algumas técnicas que podem ser utilizadas para promover
aprendizagem em sala de aula.
Segue os links referentes aos vídeos complementares:
Autismo: https://www.youtube.com/watch?v=wFrJkBi_3FY
https://www.youtube.com/watch?v=UpaSQdKadPc
Atividades: https://www.youtube.com/watch?v=jcXybEOpAxE
Educação inclusiva prática:
https://www.youtube.com/watch?v=OtU8P4bnPg0
Atividades Sensoriais: https://www.youtube.com/watch?v=qy0hfmQiEkc
Brincadeiras: https://www.youtube.com/watch?v=yZBP5mXmXLk
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II. Ressaltamos que o item I contém exemplos, porém, o aluno poderá
escolher outros temas que poderão ser trabalhados no projeto,
desde que sejam pertinentes ao curso.
III. O projeto deverá conter propostas de formas de intervenções na
prática em sala de aula, onde o professor poderá trabalhar a
aprendizagem dentro das áreas escolhidas.
IV. Após a realização do projeto de estágio, o mesmo deverá ser
encaminhado para a correção, através do campo de envio disponível
dentro da disciplina estágio no portal. O arquivo deverá ser anexado
para a correção em formato word (doc/docx).
V. A correção do projeto de estágio será realizada em até 30 dias que
serão contados a partir da data de envio.
VI. Trata-se de uma disciplina com o valor de 10 pontos. A média
necessária para aprovação é 8 pontos.
VII. O Acadêmico deverá respeitar os direitos autorais sobre artigos,
trabalhos, textos de livros, evitando todas as formas de plágios.
VIII. Segue abaixo um modelo de projeto que contém a formatação que
deverá ser seguida.
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ANEXO I
MODELO DO PROJETO DE ESTÁGIO
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IPEMIG/INSTITUTO PEDAGÓGICO DE MINAS GERAIS
NOME SOBRENOME (Arial fonte 12)
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PROJETO PRÁTICO
(Arial, fonte 12)
CIDADE
8
ANO
IPEMIG/INSTITUTO PEDAGÓGICO DE MINAS GERAIS
NOME SOBRENOME (Arial fonte 12)
PROJETO PRÁTICO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
(Arial, fonte 12)
Relatório de estágio apresentado à disciplina
Estágio Supervisionado, do IPEMIG, no Curso de -
-------------, como pré-requisito para aprovação.
CIDADE (Arial, fonte 12)
ANO
9
PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (TÍTULO DO PROJETO EM
QUESTÃO)
RESUMO- O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as
conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo
(informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original. O
resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de
enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único. A primeira frase deve ser
significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a
informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação
etc.). Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. As palavras-chave
devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave: separadas
entre si por ponto e finalizadas também por ponto de acordo com a NBR 6028. Este modelo
apresenta as instruções para a preparação de artigo. Os autores devem segui-lo para a
preparação de artigos originais em formato Word. O artigo poderá ser pesquisa bibliográfica
ou pesquisa de campo. O tema é de livre escolha devendo estar relacionado ao curso. O
resumo deve ter entre 100 a 250 palavras em espaçamento simples com fonte Arial, tamanho
10, cor preta. O texto será composto pelos elementos: O trabalho deverá ter no mínimo 08
e máximo 18 páginas.
PALAVRAS-CHAVE: Primeira Palavra. Segunda Palavra. Terceira
Palavra (3 a 5 palavras, separadas e terminadas por ponto).
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Sumário
1. INTRODUÇÃO .....................................................................................................11
2. DESENVOLVIMENTO.......................................................................................12
Ilustrações ............................................................................................................12
Sigla .....................................................................................................................13
Tabelas.................................................................................................................13
Paginação ............................................................................................................14
Citações ...............................................................................................................14
Citação direta....................................................................................................14
Citações diretas de até três linhas ....................................................................14
Citações diretas com mais de três linhas ..........................................................15
Citação de texto traduzido pelo autor................................................................16
Citações indiretas..............................................................................................16
3. RELATO DE ESTUDO......................................................................................17
4. CONCLUSÃO ...................................................................................................17
5. REFERÊNCIAS ................................................................................................17
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1. INTRODUÇÃO
O Projeto de estágio deverá conter no mínimo 08 e máximo 18
páginas, a contar do Resumo até as referências. O Projeto fora do limite de
páginas serão recusados. As páginas deverão ser de tamanho A4, com
ambas margens 2,5cm ou 3cm margem superior e esquerda, e 2cm para
margens direita e inferior. O corpo do artigo deverá ser formatado em coluna
única, os parágrafos iniciam com recuo de 1,25 cm da margem com fonte
Arial, tamanho 12, cor preta. Todo texto do desenvolvimento deve ser
digitado com espaçamento de 1,5 entre as linhas. Usar um espaço após cada
título e subtítulo, figuras, quadros e tabelas, quando houver.
A introdução é basicamente seu Projeto resumido e escrito de uma
forma corrida. Por isso, tenha em mãos o seu Projeto finalizado, pois usará
quase todos os elementos que você fez aqui na introdução.
1º e 2º parágrafo: apresentação do tema dentro de um contexto.
3º parágrafo: delimitação do tema, apresentado através do problema
de pesquisa do seu Projeto.
4º parágrafo: apresente possíveis respostas para o problema de
pesquisa levantado, ou seja, as hipóteses.
5º parágrafo: em poucas palavras, fale sobre o objetivo geral do
trabalho e também dos específicos. Eles são ingredientes fundamentais para
o trabalho.
6º parágrafo: apresente a relevância do seu trabalho acadêmico,
identificando a importância dele para a sociedade ou comunidade científica.
Isso é o que chamamos de justificativa.
7º parágrafo: descreva, em poucas palavras, qual metodologia foi
utilizada.
8º parágrafo: apresente a estrutura do trabalho, ou seja, como ele
está dividido em capítulos. Lembre-se de falar, resumidamente, sobre o que
se trata.
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2. DESENVOLVIMENTO
O elemento textual chamado desenvolvimento é a parte principal do
trabalho, caracterizado pelo aprofundamento e análise pormenorizada dos
aspectos conceituais mais importantes do assunto. É onde são amplamente
debatidas as ideias e teorias que sustentam o tema (fundamentação teórica),
apresentados os procedimentos metodológicos e análise dos resultados em
pesquisas de campo, relatos de casos, dentre outros. Divide-se em seções e
subseções, conforme a ABNT NBR 6024.
Deve-se conter no mínimo 06 citações (Todas as obras citadas no
artigo acadêmico devem estar referenciadas na bibliografia). Em caso de
artigo utilizados como referências, deve-se escolher trabalhos recentes,
dos últimos 10 anos. Autores clássicos podem ser citados, sem restrição de
ano da obra. Demais referências como livros e outros, não é exigido serem
dos últimos 10 anos.
1. Descrever sucintamente o tipo de pesquisa a ser abordada
(bibliográfica, documental, de campo, etc.)
2. Delimitação e descrição (se necessário) dos instrumentos e fontes
escolhidos para a coleta de dados: entrevistas, formulários,
questionários, legislação doutrina, jurisprudência, etc.
3. Indicar o procedimento para a coleta de dados, que deverá
acompanhar o tipo de pesquisa selecionado, isto é:
a) para pesquisa bibliográfica: indicar proposta de
seleção das leituras (seletiva, crítica ou reflexiva, analítica);
b) para a pesquisa de campo (original): indicar o
procedimento da
observação: entrevista, questionário, análise documental, entre outros.
Ilustrações
É opcional. Qualquer que seja o tipo de ilustração, esta deve ser
precedida de sua palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma,
fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura,
imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no
texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título.
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Imediatamente após a ilustração, deve-se indicar a fonte consultada
(elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor) conforme
a ABNT
NBR 10520, legenda, notas e outras informações necessárias à sua
compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o
mais próximo possível do trecho a que se refere.
Tipo, número de ordem, título, fonte, legenda e notas devem
acompanhar as margens da ilustração.
Exemplo:
Mapa 1 - Fronteiras do Brasil
Fonte: IBGE (2016)
Sigla
A sigla, quando mencionada pela primeira vez no texto, deve ser
indicada entre parênteses, precedida do nome completo.
EXEMPLO: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
Tabelas
São opcionais. Devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo
possível do trecho a que se referem, e padronizadas conforme as Normas de
apresentação tabular do IBGE. Deve-se indicar a fonte consultada (elemento
obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), de acordo com a
ABNT NBR 10520.
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Paginação
Não é obrigatória. Se for enumerar, deve-se começar a partir do
RESUMO, contando-se a partir da folha de rosto na margem superior direta.
Citações
Citação direta
Quando se transcreve textualmente parte da obra do autor consultado.
O texto deverá vir entre aspas duplas. Além do autor e data também deverá
ser indicada a página da consulta.
Especificar no texto a(s) página(s), volume(s), tomo(s) ou
seção(ões) da fonte consultada, nas citações diretas. Este(s) deve(m)
seguir a data, separado(s) por vírgula e precedido(s) pelo termo, que o(s)
caracteriza, de forma abreviada.
Exemplos:
1. Oliveira e Leonardos (1943, p. 146) dizem que a "[...] relação
da série
São Roque com os granitos porfiróides pequenos é muito
clara."
2. Meyer parte de uma passagem da crônica de “14 de maio”,
de A Semana: “Houve sol, e grande sol, naquele domingo de
1888, em que o Senado votou a lei, que a regente sancionou
[...] (ASSIS, 1994, v. 3, p. 583).
Citações diretas de até três linhas
Devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são
utilizadas para indicar citação no interior da citação.
Exemplos:
15
i. Barbour (1971, p. 35) descreve: “O estudo da
morfologia dos terrenos [...] ativos [...]” ou “Não se
mova, faça de conta que está morta.” (CLARAC;
BONNIN, 1985, p. 72).
ii. Segundo Sá (1995, p. 27): “[...] por meio da mesma
‘arte de conversação’ que abrange tão extensa e
significativa parte da nossa existência cotidiana [...]”
Citações diretas com mais de três linhas
Devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda,
com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas (fonte 10)
espaçamento simples. No caso de documentos datilografados, deve-se
observar apenas o recuo.
Exemplo:
A teleconferência permite ao indivíduo participar de
um encontro nacional ou regional sem a necessidade de
deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência
incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através
de áudio-conferência, utilizando a companhia local de
telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de
qualquer dimensão. (NICHOLS, 1993, p. 181).
Devem ser indicadas as supressões, interpolações, comentários,
ênfase ou destaques, do seguinte modo:
a) supressões: [...]
b) interpolações, acréscimos ou comentários: [ ]
c) ênfase ou destaque: grifo ou negrito ou itálico.
Quando se tratar de dados obtidos por informação verbal
(palestras, debates, comunicações etc.), indicar, entre parênteses, a
expressão informação verbal, mencionando-se os dados disponíveis, em
nota de rodapé.
16
Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando
esta alteração com a expressão grifo nosso entre parênteses, após a
chamada da citação, ou grifo do autor, caso o destaque já faça parte da
obra consultada.
Exemplos:
1. “[...] para que não tenha lugar a produção de degenerados, quer
physicos quer moraes, misérias, verdadeiras ameaças à sociedade.”
(SOUTO, 1916, p. 46, grifo nosso).
2. “[...] b) desejo de criar uma literatura independente, diversa, de vez que,
aparecendo o classicismo como manifestação de passado colonial [...]”
(CANDIDO, 1993, v. 2, p. 12, grifo do autor).
Citação de texto traduzido pelo autor
Quando a citação incluir texto traduzido pelo autor, deve-se incluir,
após a chamada da citação, a expressão tradução nossa, entre parênteses.
Exemplo:
“Ao fazê-lo pode estar envolto em culpa, perversão, ódio
de si mesmo [...] pode julgar-se pecador e identificar-se com seu
pecado.” (RAHNER, 1962, v. 4, p. 463, tradução nossa).
Citações indiretas
O autor faz uma descrição usando suas próprias palavras se
baseando na informação de um autor consultado interpretando o que foi
lido, sem alterar em profundidade o que foi lido. Não é obrigatório indicar
o número da página onde foi lida a citação, mas o autor e ano de
publicação, sim. Citações de diversos documentos da mesma autoria,
publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, têm as
suas datas separadas por vírgula.
Exemplo:
17
- Duas análises, a de Lemos (1978) e a de Yahn (1983), apontam para
o baixo impacto dos periódicos de radiologia e agricultura respectivamente,
[…]
3. RELATO DE ESTUDO
9.5.1 Intervenção Na Prática (Projeto de Intervenção que poderá ser realizada na Prática
dentro da sala de aula)
4. CONCLUSÃO
A conclusão é um fechamento do projeto de estágio, respondendo às
hipóteses enunciadas e aos objetivos do estudo, não é permitido outras
citações, fechamento do trabalho.
5. REFERÊNCIAS
O aluno pode utilizar nas referências as normas a ABNT NBR 6023.
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