Pular para o conteúdo principal

TRABALHO PRONTO TCC DOC PDF WORD PPT

 

 


 

 

 

 

CAPA

[Se estiver matriculado em uma única universidade você deverá incluir no Modelo Oficial da Memória de Pesquisa a capa correspondente a esta universidade.

 Se estiver matriculado em várias universidades, ao enviar o Avanço 1 e o Avanço 2, você deverá anexar um arquivo previamente zipado (em formato ZIP ou RAR) que contenha os documentos abaixo:

·        Desenvolvimento do Avanço 1 ou 2 em formato Word, conforme o caso.

·        As capas correspondentes às universidades onde você estiver matriculado. Cada uma delas deve ser um documento separado.

Por exemplo, se seu título for emitido pela Universidad Europea del Atlántico e pela Universidad Internacional Iberoamericana do México, você deverá enviar os seguintes documentos em um arquivo zipado:

1.        Desenvolvimento do Avanço correspondente.

2.        Capa da Universidad Europea del Atlántico.

3.        Capa da Universidad International Iberoamericana do México.]

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

DEDICATÓRIA

 


 

 

 

 

 

 

AGRADECIMENTOS

 


 

 

TERMO DE COMPROMISSO

 

 

Eu, [Nome e Sobrenomes do aluno], declaro que:

 

O conteúdo do presente documento é original e constitui um reflexo de meu trabalho pessoal. Manifesto que, perante qualquer notificação de plágio, autoplágio, cópia ou falta da fonte original, sou responsável direto legal, econômico e administrativo, sem afetar ao Diretor do trabalho, à Universidade e as demais instituições que tenham colaborado em tal trabalho, assumindo as consequências derivadas de tais práticas.

 

 

 

 

Assinatura: ___________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 [Autorização voluntária]

 

[Cidade e data]

 

Att: Direção Acadêmica

                                   

 

Venho por este meio autorizar a publicação eletrônica da versão aprovada de meu Projeto Final com título [Título sugerido para o PF aprovado no documento D1], no Campus Virtual e em outras mídias de divulgação eletrônica desta Instituição.

 

Informo abaixo os dados para descrição do trabalho:

 

Título

Título do trabalho.

Autor

Nome completo do autor e orientador (se houver).

Resumo

Máximo 60 palavras.

Programa

-   Especificar se é um programa de mestrado ou especialização.

-   Citar o nome completo do programa.

Palavras-chave

No mínimo três, no máximo cinco.

Contato

E-mail para contato (pode ser mais de um).

 

 

Atenciosamente,

 

Assinatura: ___________________________


ÍNDICE GERAL

[O índice é aquele que foi aprovado no D1 e que mostra a estrutura do trabalho. Este índice é modificável até a finalização do PF segundo as necessidades do curso da pesquisa e sempre em acordo com o Diretor do PF.]

INTRODUÇÃO

MARCO TEÓRICO

CAPÍTULO 1: TÍTULO DO CAPÍTULO

1.1. Título do subcapítulo

1.1.1. Título

1.1.1.1. Título da subseção

1.2. Título do subcapítulo

1.2.1. Título da seção

1.2.1.1. Título da subseção

1.X. Título do subcapítulo

CAPÍTULO 2: TÍTULO DO CAPÍTULO

2.1. Título do subcapítulo

2.2. Título do subcapítulo

2.X. Título do subcapítulo

CAPÍTULO N: TÍTULO DO CAPÍTULO

MARCO EMPÍRICO

CAPÍTULO X: CONTEXTUALIZAÇÃO (quando for necessária)

CAPÍTULO X: DESENHO METODOLÓGICO

X.1. Introdução

X.2. Variáveis

X.3. Mostra

X.4. Instrumentos de medição e técnicas

X.5. Procedimentos

X.6. Hipótese de trabalho

CAPÍTULO Escriba el número: RESULTADOS

CAPÍTULO Escriba el número: DISCUSSÃO

CAPÍTULO Escriba el número: CONCLUSÕES GERAIS

CAPÍTULO Escriba el número: RECOMENDAÇÕES

BIBLIOGRAFIA

GLOSSÁRIO (opcional)                                       

 

 

 


 

ÍNDICE DE FIGURAS

Figura 1.1. Título da Figura 1.1

Figura 2.1. Título da Figura 2.1


 

ÍNDICE DE TABELAS

Tabela 1.1. Título da Tabela 1.1

Tabela 2.1. Título da Tabela 2.1


 

ÍNDICE DE ANEXOS ou APÊNDICES

[Inserir aqui o índice dos anexos se houver]

 


 

RESUMO

[O resumo é uma breve síntese da Memória do PF. Embora se encontre no início do relatório, a versão definitiva deve ser feita após a conclusão da Memória do PF. Este tópico não deve exceder 300 palavras ou 25 linhas. Este resumo deve incluir informações sobre os enfoques teóricos trabalhados, aspectos metodológicos, assim como os resultados mais importantes e as conclusões mais gerais.

As seguintes recomendações podem ajudar a orientar a elaboração do resumo e a estruturação de seu conteúdo:

1.   Tema ou problema pesquisado.

2.   Objetivo geral.

3.   Principais enfoques teóricos que norteiam a abordagem do problema ou tema de pesquisa.

4.   Metodologia utilizada.

5.   Resultados e conclusões principais].

 

Palavras-chave

[Referem-se às palavras-chave relacionadas à temática do trabalho (máximo 5). Serve para posicionar o trabalho em contextos específicos e saber quais aspectos são abordados].

 

 

 

 


 

ABSTRACT

[Tradução do Resumo apresentado no tópico anterior].

 

 

 

 

Keywords

[Tradução das Palavras-chave apresentadas no tópico anterior].


 

INTRODUÇÃO

[A introdução é a primeira oportunidade para situar o leitor em relação ao trabalho que será lido. Deverá incluir os seguintes conteúdos:

 

·       Apresentação ou contextualização breve do problema de pesquisa: explica-se a natureza e o alcance do estudo. São explicitados os antecedentes, e se apresenta o problema de pesquisa e as hipóteses (possíveis respostas ao problema de pesquisa). O pesquisador, diante de um tema mais geral, avalia os diferentes elementos ou aspectos que compõem este tema e, desta forma, opta por um destes aspectos, aquele que apresente um problema que valha a pena ser pesquisado. Depois de definir e delimitar o problema de pesquisa, este deverá ser apresentado de forma interrogativa. A pergunta deve ser clara e objetiva, indicando os aspectos e/ou variáveis que o pesquisador pretende trabalhar. As hipóteses são formulações de soluções provisórias em relação a determinado problema em estudo. Portanto, são formulações que serão confirmadas ou não, considerando a pesquisa realizada.

 

·       Motivação para este trabalho: (motivo de escolha do tema), qual a experiência que possui na área e o que se espera conseguir com sua realização. Qual a relevância do tema e a importância de abordá-lo no momento atual. Explicar se está contribuindo com algo inovador.

 

·       Justificativa (qual o propósito da pesquisa): deve se referir a questões como: conveniência, relevância social, implicações práticas, valor teórico, utilidade metodológica; em função da influência deste estudo em alguns ou em todos estes critérios.

 

·       Objetivos (quais caminhos seguir): depois de considerar os elementos anteriores, torna-se mais fácil determinar os objetivos a ser alcançados com a pesquisa. Deve-se formular um objetivo mais amplo ou geral, articulando-o com os objetivos mais específicos. Os objetivos devem ser centrados na busca de respostas para as questões relevantes identificadas no problema de pesquisa e que ainda não foram respondidas por outras pesquisas. Devem ser bem definidos, claros e realistas, mantendo coerência com o problema que deu origem ao projeto. O objetivo geral deve ser único e tem 4 partes:

 

1) Um verbo em modo infinitivo.

2) Um “o quê?”.

3) Um “como?”.

4) Um “para quê?”.

 

Exemplo:

 

- Determinar (um verbo em infinitivo).

- O número de erros na elaboração do objetivo geral (o quê?).

- Através da revisão dos perfis de dissertação dos estudantes (como?).

- Para corrigir seus erros (para quê?).

 

·       Os objetivos específicos definem as etapas que devem ser cumpridas para alcançar o objetivo geral, ou seja, são as ações que devem ser desenvolvidas. Em outras palavras, são os “pequenos passos” que o pesquisador dará para alcançar o objetivo geral. Os objetivos específicos sempre devem estar alinhados com o objetivo geral, de forma que a leitura dos objetivos específicos permita visualizar a consecução do objetivo geral. Deve haver no máximo 5 objetivos específicos.

·       Os objetivos do trabalho são, possivelmente, os elementos mais importantes na elaboração de um trabalho acadêmico. Os objetivos são o “norte” da pesquisa. Indicarão os caminhos que o pesquisador seguirá. É muito importante que os objetivos estejam bem definidos. Além disso, é dos objetivos que se derivam outros elementos de um trabalho de pesquisa científica. Os objetivos dialogam com outros capítulos. O Objetivo geral pretende responder à pergunta de pesquisa ou problema. Também é do objetivo geral que se pode extrair o título do trabalho. Os objetivos específicos possuem comunicação direta com os capítulos “Metodologia” e “Resultados”. Em “Metodologia”, o pesquisador precisa apresentar com detalhes todas as ferramentas e processos utilizados para realizar cada objetivo específico. E em “Resultados”, o pesquisador precisa apresentar os resultados de sua pesquisa, ou seja, comprovar que todos os objetivos específicos foram cumpridos. E se ao longo da pesquisa algum objetivo específico não pode ser alcançado? Nesse caso, o pesquisador deve explicar os motivos no capítulo “Discussões”.

 

A introdução finalizará com a estrutura do trabalho. Deve-se apresentar cada um dos capítulos fazendo uma breve referência ao conteúdo destes. Também se deve esclarecer a relação existente entre os diferentes capítulos desenvolvidos no trabalho, de forma que se explique por que se optou por este enfoque desenvolvendo estes tópicos específicos].


 

MARCO TEÓRICO

[O Marco Teórico se estrutura a partir de diferentes capítulos centrados em abordar enfoques teóricos, metodológicos e pesquisas prévias referentes aos temas centrais do problema de pesquisa. É necessário analisar e sintetizar a informação disponível sobre o problema de pesquisa, previamente descrito na Introdução. Este processo permite construir um marco de referência, com um enfoque próprio, para interpretar os resultados ou conclusões da pesquisa.

O Marco Teórico tem o objetivo de oferecer ao leitor do trabalho um panorama geral sobre o tema central da pesquisa. Por exemplo, o pesquisador definiu como problema de pesquisa a gestão de resíduos sólidos em sua comunidade. Quais temas esse pesquisador deveria apresentar em seu Marco Teórico? Os problemas ambientais/sociais que podem ser causados pela má gestão dos resíduos; Estimativa mundial e local do volume de resíduos sólidos gerados; Os principais resíduos (mundial e local) gerados; As diferentes classificações existentes para os resíduos; Exemplos de excelentes planos de gestão de resíduos sólidos urbanos; Exemplos reais de impactos causados pela má gestão dos resíduos sólidos urbanos; Principais destinos existentes que podem ser dados aos resíduos sólidos urbanos; Planos de gestão de resíduos sólidos aplicados com sucesso em pequenas comunidades; Legislação nacional vigente sobre o tema].


 

CAPÍTULO 1. [INDIQUE O TÍTULO DO CAPÍTULO]

[Realizar uma breve introdução em relação aos conteúdos que serão desenvolvidos no presente capítulo]

1.1. [Título deste ponto]

[Desenvolver o conteúdo do ponto]

1.2. [Título deste ponto]

[Desenvolver o conteúdo do ponto]

1.N. [Título deste ponto]

[Desenvolver o conteúdo do ponto]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPÍTULO N. [INDIQUE O TÍTULO DO CAPÍTULO]

 [Realizar uma breve introdução em relação aos conteúdos que serão desenvolvidos no presente capítulo]

2.1. [Título deste ponto]

[Desenvolver o conteúdo do ponto]

2.2. [Título deste ponto]

[Desenvolver o conteúdo do ponto]

2.N. [Título deste ponto]

[Desenvolver o conteúdo do ponto]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MARCO EMPÍRICO

[No Marco Empírico especifica-se todo o trabalho de campo que será desenvolvido para alcançar aqueles objetivos expostos em relação às variáveis a serem medidas. Esta seção inclui uma justificativa do trabalho de campo, uma explicação do quadro metodológico empregado e uma exposição dos resultados obtidos]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPÍTULO N: CONTEXTUALIZAÇÃO (quando for necessária)

[Descrever o contexto do objeto de estudo ajuda na compreensão do mesmo. Poder entender e interpretar as circunstâncias nas quais se emoldura o objeto de estudo ajuda o pesquisador a entender os condicionantes do comportamento humano nessa situação específica, assim como a compreender por que as situações ocorrem de determinada maneira. Por contexto entendemos um entorno físico - temporal de uma situação ou processo que estamos estudando. Por exemplo, se o objeto de estudo é um colégio, será útil contextualizar o leitor sobre a situação educativa no país, zona geográfica em que se encontra o colégio, o tipo de estudantes que atende, etc.]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPÍTULO N: QUADRO METODOLÓGICO

N.1. Introdução

[Realizar uma breve introdução dos conteúdos que serão desenvolvidos no presente capítulo relacionados com o trabalho de campo. Exponha o problema de pesquisa e aqueles objetivos específicos relacionados com o trabalho de campo].

N.2. Variáveis

[A partir das definições conceituais do marco teórico se estabelece uma definição operacional, o que será medido e estudado através das técnicas e instrumentos de pesquisa].

N.3. Amostra

[Faz referência ao subconjunto da população em que se centra a abordagem empírica. Deve-se descrever o entorno específico em que se encontra essa população, o tamanho da amostra e suas características sociodemográficas principais (idade e sexo) e outras secundárias que possam ser de interesse para o trabalho (nível de estudos, etc.). Também deve ser descrito o tipo de amostragem ou processo de seleção da amostra estudada.

Quando o trabalho prevê coletas de amostras em campo, descrever a área de entorno, localizá-la em um mapa, apresentar as principais características sociogeográficas da área estudada. Se for um estudo de caso em uma empresa, apresentar a área de atuação da empresa, quantidade estimada de trabalhadores ou empregados, área física ocupada pela empresa e tempo de existência, por exemplo.

Atenção: por questões éticas, nunca se apresentam nomes de pessoas e empresas envolvidas nas pesquisas. Deixar sempre de forma genérica, como, por exemplo, "em uma empresa do ramo automobilístico"].

N.4. Instrumentos de Medição e Técnicas

[Justificar os instrumentos de medição que serão utilizados no trabalho de campo. Explicar detalhadamente as principais características dos meios materiais utilizados para a coleta de dados. Explicar detalhadamente as técnicas de coleta de dados ou as formas com as quais serão obtidos os dados, seja de fontes primárias e/ou secundárias. Nesta seção também deve-se indicar as técnicas de processamento e análise desses dados (tipo de processamento estatístico utilizado, enfoque de análise de conteúdo, etc…)].

N.5. Procedimentos

[Nesta seção deve-se descrever todo o processo geral que será seguido desde a seleção da amostra até a obtenção de dados. Por exemplo: forma de contato com a amostra, lógica seguida para a aplicação dos instrumentos, etc]

N.6. Hipótese de trabalho

[São possíveis respostas ao problema de pesquisa em que são estabelecidas relações entre as variáveis. Por exemplo: diante do objetivo específico “detalhar as características essenciais do empreendedor bem-sucedido” poderia ser exposta a  hipótese de trabalho “os empreendedores bem-sucedidos obterão uma maior pontuação no item criatividade”].

CAPÍTULO N: RESULTADOS

[Neste tópico se apresenta o fruto da pesquisa. Este tópico também tem comunicação direta com os objetivos específicos, abrangendo todos os resultados obtidos pelo cumprimento dos objetivos específicos traçados. Os Resultados comprovam ao leitor do trabalho que o objetivo geral foi atendido e que o trabalho atingiu sua meta. É conveniente que os resultados para cada objetivo específico se mostrem de forma ordenada. Todos os resultados de ordem qualitativa e quantitativa obtidos durante o trabalho de campo se expõem de maneira descritiva e objetiva. É conveniente que esta exposição seja acompanhada de tabelas ou figuras com o fim de facilitar a compreensão destes resultados].


 

CAPÍTULO N: DISCUSSÃO

[No tópico de discussão se realiza a interpretação dos resultados, o que permite uma visão subjetiva e ponderada destes. Além disso, devem ser discutidos os resultados obtidos com as descobertas de pesquisas já publicadas. Neste ponto, o pesquisador deverá realizar propostas concretas à solução do problema exposto, que deverão ser justificadas por aspectos desenvolvidos no marco teórico e nos resultados obtidos com a abordagem empírica].

 


 

CAPÍTULO N: CONCLUSÕES GERAIS

[Retomar os objetivos e avaliar se foram cumpridos, plasmar os resultados mais significativos que derivam deste estudo e estabelecer as limitações e linhas de melhoria de ordem teórica, prática e metodológica dentro do desenvolvimento do presente trabalho. Também é possível indicar futuras linhas de pesquisa]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAPÍTULO N: RECOMENDAÇÕES

[Refere-se a sugestões para continuar a linha de pesquisa e/ou sugestões de aplicação prática dos resultados a distintos atores ou entornos vinculados à temática trabalhada]


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

AP – Unidade 1, 2, 3 e 4

  AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...