CAPA
[Se estiver
matriculado em uma única universidade você deverá incluir no Modelo Oficial da
Memória de Pesquisa a capa correspondente a esta universidade.
Se estiver
matriculado em várias universidades, ao enviar o Avanço 1 e o Avanço 2, você
deverá anexar um arquivo previamente zipado (em formato ZIP ou RAR) que
contenha os documentos abaixo:
·
Desenvolvimento
do Avanço 1 ou 2 em formato Word, conforme o caso.
·
As capas
correspondentes às universidades onde você estiver matriculado. Cada uma delas deve ser um documento separado.
Por exemplo, se
seu título for emitido pela Universidad Europea del Atlántico e pela
Universidad Internacional Iberoamericana do México, você deverá enviar os
seguintes documentos em um arquivo zipado:
1.
Desenvolvimento
do Avanço correspondente.
2.
Capa da
Universidad Europea del Atlántico.
3.
Capa da
Universidad International Iberoamericana do México.]
DEDICATÓRIA
AGRADECIMENTOS
TERMO
DE COMPROMISSO
Eu, [Nome e Sobrenomes do aluno],
declaro que:
O conteúdo do presente documento é original e constitui um reflexo de
meu trabalho pessoal. Manifesto que, perante qualquer notificação de plágio,
autoplágio, cópia ou falta da fonte original, sou responsável direto legal, econômico
e administrativo, sem afetar ao Diretor do trabalho, à Universidade e as demais
instituições que tenham colaborado em tal trabalho, assumindo as consequências
derivadas de tais práticas.
Assinatura: ___________________________
[Autorização
voluntária]
[Cidade e data]
Att: Direção Acadêmica
Venho por este meio autorizar a publicação eletrônica
da versão aprovada de meu Projeto Final com título [Título
sugerido para o PF aprovado no documento D1], no Campus Virtual e em
outras mídias de divulgação eletrônica desta Instituição.
Informo abaixo os dados
para descrição do trabalho:
Título |
Título do trabalho. |
Autor |
Nome completo do autor e orientador (se
houver). |
Resumo |
Máximo 60 palavras. |
Programa |
- Especificar se
é um programa de mestrado ou especialização. - Citar o nome
completo do programa. |
Palavras-chave |
No mínimo três, no máximo cinco. |
Contato |
E-mail para contato (pode ser mais de um). |
Atenciosamente,
Assinatura: ___________________________
ÍNDICE GERAL
[O índice é aquele que foi aprovado no D1 e que mostra a estrutura do
trabalho. Este índice é modificável até a finalização do PF segundo as
necessidades do curso da pesquisa e sempre em acordo com o Diretor do PF.]
INTRODUÇÃO
MARCO TEÓRICO
CAPÍTULO 1: TÍTULO DO CAPÍTULO
1.1. Título do subcapítulo
1.1.1. Título
1.1.1.1. Título da subseção
1.2. Título do subcapítulo
1.2.1. Título da seção
1.2.1.1. Título da subseção
1.X. Título do subcapítulo
CAPÍTULO 2: TÍTULO DO CAPÍTULO
2.1. Título do subcapítulo
2.2. Título do subcapítulo
2.X. Título do subcapítulo
CAPÍTULO N: TÍTULO DO CAPÍTULO
MARCO EMPÍRICO
CAPÍTULO X: CONTEXTUALIZAÇÃO (quando for necessária)
CAPÍTULO X: DESENHO METODOLÓGICO
X.1. Introdução
X.2. Variáveis
X.3. Mostra
X.4.
Instrumentos de medição e técnicas
X.5. Procedimentos
X.6. Hipótese
de trabalho
CAPÍTULO
CAPÍTULO
CAPÍTULO
CAPÍTULO
BIBLIOGRAFIA
GLOSSÁRIO (opcional)
ÍNDICE DE FIGURAS
Figura 1.1.
Título da Figura 1.1
Figura 2.1.
Título da Figura 2.1
ÍNDICE DE TABELAS
Tabela 1.1.
Título da Tabela 1.1
Tabela 2.1.
Título da Tabela 2.1
ÍNDICE DE ANEXOS ou APÊNDICES
[Inserir aqui o índice dos anexos se houver]
RESUMO
[O resumo é uma breve síntese da Memória do PF. Embora se encontre no
início do relatório, a versão definitiva deve ser feita após a conclusão da Memória do PF. Este tópico não deve
exceder 300 palavras ou 25 linhas. Este resumo deve incluir informações sobre
os enfoques teóricos trabalhados, aspectos metodológicos, assim como os
resultados mais importantes e as conclusões mais gerais.
As seguintes recomendações podem ajudar a orientar a
elaboração do resumo e a estruturação de seu conteúdo:
1. Tema ou
problema pesquisado.
2. Objetivo
geral.
3. Principais
enfoques teóricos que norteiam a abordagem do problema ou tema de pesquisa.
4. Metodologia
utilizada.
5. Resultados
e conclusões principais].
Palavras-chave
[Referem-se
às palavras-chave relacionadas à temática do trabalho (máximo 5). Serve para
posicionar o trabalho em contextos específicos e saber quais aspectos são
abordados].
ABSTRACT
[Tradução do Resumo apresentado no tópico anterior].
Keywords
[Tradução das Palavras-chave apresentadas no tópico
anterior].
INTRODUÇÃO
[A introdução é a primeira oportunidade
para situar o leitor em relação ao trabalho que será lido. Deverá incluir os
seguintes conteúdos:
·
Apresentação ou contextualização breve do problema de pesquisa: explica-se a natureza e
o alcance do estudo. São explicitados os antecedentes, e se apresenta o problema
de pesquisa e as hipóteses (possíveis respostas ao problema de pesquisa). O pesquisador,
diante de um tema mais geral, avalia os diferentes elementos ou aspectos que
compõem este tema e, desta forma, opta por um destes aspectos, aquele que apresente
um problema que valha a pena ser pesquisado. Depois de definir e delimitar o
problema de pesquisa, este deverá ser apresentado de forma interrogativa. A pergunta
deve ser clara e objetiva, indicando os aspectos e/ou variáveis que o pesquisador
pretende trabalhar. As hipóteses são formulações de soluções provisórias em
relação a determinado problema em estudo. Portanto, são formulações que serão
confirmadas ou não, considerando a pesquisa realizada.
·
Motivação para este trabalho: (motivo de escolha do tema), qual a
experiência que possui na área e o que se espera conseguir com sua realização.
Qual a relevância do tema e a importância de abordá-lo no momento atual.
Explicar se está contribuindo com algo inovador.
·
Justificativa (qual o propósito da pesquisa): deve se referir a questões como:
conveniência, relevância social, implicações práticas, valor teórico, utilidade
metodológica; em função da influência deste estudo em alguns ou em todos estes
critérios.
·
Objetivos (quais caminhos seguir): depois de considerar os elementos anteriores, torna-se
mais fácil determinar os objetivos a ser alcançados com a pesquisa. Deve-se
formular um objetivo mais amplo ou geral, articulando-o com os objetivos mais
específicos. Os objetivos devem ser centrados na busca de respostas para as questões
relevantes identificadas no problema de pesquisa e que ainda não foram respondidas
por outras pesquisas. Devem ser bem definidos, claros e realistas, mantendo
coerência com o problema que deu origem ao projeto. O objetivo geral deve ser único
e tem 4 partes:
1) Um verbo em modo
infinitivo.
2) Um “o quê?”.
3) Um “como?”.
4) Um “para quê?”.
Exemplo:
- Determinar (um verbo em
infinitivo).
- O número de erros na
elaboração do objetivo geral (o quê?).
- Através da revisão dos
perfis de dissertação dos estudantes (como?).
- Para corrigir seus
erros (para quê?).
·
Os objetivos específicos definem as etapas que devem ser cumpridas para
alcançar o objetivo geral, ou seja, são as ações que devem ser desenvolvidas. Em
outras palavras, são os “pequenos passos” que o pesquisador dará para alcançar
o objetivo geral. Os objetivos específicos sempre devem estar alinhados com o
objetivo geral, de forma que a leitura dos objetivos específicos permita
visualizar a consecução do objetivo geral. Deve haver no máximo 5 objetivos
específicos.
·
Os objetivos do trabalho são, possivelmente, os elementos mais
importantes na elaboração de um trabalho acadêmico. Os objetivos são o “norte”
da pesquisa. Indicarão os caminhos que o pesquisador seguirá. É muito
importante que os objetivos estejam bem definidos. Além disso, é dos objetivos
que se derivam outros elementos de um trabalho de pesquisa científica. Os
objetivos dialogam com outros capítulos. O Objetivo geral pretende responder à
pergunta de pesquisa ou problema. Também é do objetivo geral que se pode
extrair o título do trabalho. Os objetivos específicos possuem comunicação
direta com os capítulos “Metodologia” e “Resultados”. Em “Metodologia”, o
pesquisador precisa apresentar com detalhes todas as ferramentas e processos
utilizados para realizar cada objetivo específico. E em “Resultados”, o
pesquisador precisa apresentar os resultados de sua pesquisa, ou seja,
comprovar que todos os objetivos específicos foram cumpridos. E se ao longo da
pesquisa algum objetivo específico não pode ser alcançado? Nesse caso, o
pesquisador deve explicar os motivos no capítulo “Discussões”.
A introdução finalizará com a estrutura do
trabalho. Deve-se apresentar cada um dos capítulos fazendo uma breve referência
ao conteúdo destes. Também se deve esclarecer a relação existente entre os
diferentes capítulos desenvolvidos no trabalho, de forma que se explique por
que se optou por este enfoque desenvolvendo estes tópicos específicos].
MARCO TEÓRICO
[O Marco Teórico se estrutura a partir de diferentes
capítulos centrados em abordar enfoques teóricos, metodológicos e pesquisas
prévias referentes aos temas centrais do problema de pesquisa. É necessário
analisar e sintetizar a informação disponível sobre o problema de pesquisa,
previamente descrito na Introdução. Este processo permite construir um marco de
referência, com um enfoque próprio, para interpretar os resultados ou
conclusões da pesquisa.
O Marco Teórico tem o objetivo de oferecer ao leitor
do trabalho um panorama geral sobre o tema central da pesquisa. Por exemplo, o
pesquisador definiu como problema de pesquisa a gestão de resíduos sólidos em
sua comunidade. Quais temas esse pesquisador deveria apresentar em seu Marco
Teórico? Os problemas ambientais/sociais que podem ser causados pela má gestão
dos resíduos; Estimativa mundial e local do volume de resíduos sólidos gerados;
Os principais resíduos (mundial e local) gerados; As diferentes classificações
existentes para os resíduos; Exemplos de excelentes planos de gestão de
resíduos sólidos urbanos; Exemplos reais de impactos causados pela má gestão
dos resíduos sólidos urbanos; Principais destinos existentes que podem ser
dados aos resíduos sólidos urbanos; Planos de gestão de resíduos sólidos
aplicados com sucesso em pequenas comunidades; Legislação nacional vigente
sobre o tema].
CAPÍTULO 1. [INDIQUE O TÍTULO DO CAPÍTULO]
[Realizar uma breve introdução em relação aos conteúdos que serão
desenvolvidos no presente capítulo]
1.1. [Título deste ponto]
[Desenvolver o conteúdo do ponto]
1.2. [Título deste ponto]
[Desenvolver o conteúdo do ponto]
1.N. [Título deste ponto]
[Desenvolver o conteúdo do ponto]
CAPÍTULO N. [INDIQUE O
TÍTULO DO CAPÍTULO]
[Realizar uma breve introdução em
relação aos conteúdos que serão desenvolvidos no presente capítulo]
2.1. [Título deste ponto]
[Desenvolver o conteúdo do ponto]
2.2. [Título deste ponto]
[Desenvolver o conteúdo do ponto]
2.N. [Título deste ponto]
[Desenvolver o conteúdo do ponto]
MARCO EMPÍRICO
[No Marco Empírico especifica-se todo o trabalho de campo que será desenvolvido
para alcançar aqueles objetivos expostos em relação às variáveis a serem
medidas. Esta seção inclui uma justificativa do trabalho de campo, uma
explicação do quadro metodológico empregado e uma exposição dos resultados
obtidos]
CAPÍTULO N: CONTEXTUALIZAÇÃO (quando for
necessária)
[Descrever o contexto do objeto de estudo ajuda na compreensão do mesmo.
Poder entender e interpretar as circunstâncias nas quais se emoldura o objeto
de estudo ajuda o pesquisador a entender os condicionantes do comportamento
humano nessa situação específica, assim como a compreender por que as situações
ocorrem de determinada maneira. Por contexto entendemos um entorno físico -
temporal de uma situação ou processo que estamos estudando. Por exemplo, se o
objeto de estudo é um colégio, será útil contextualizar o leitor sobre a
situação educativa no país, zona geográfica em que se encontra o colégio, o
tipo de estudantes que atende, etc.]
CAPÍTULO
N: QUADRO METODOLÓGICO
N.1. Introdução
[Realizar uma breve introdução dos conteúdos que serão
desenvolvidos no presente capítulo relacionados com o trabalho de campo.
Exponha o problema de pesquisa e aqueles objetivos específicos relacionados com
o trabalho de campo].
N.2. Variáveis
[A partir das definições conceituais do marco teórico
se estabelece uma definição operacional, o que será medido e estudado através
das técnicas e instrumentos de pesquisa].
N.3. Amostra
[Faz referência ao subconjunto da população em que se
centra a abordagem empírica. Deve-se descrever o entorno específico em que se
encontra essa população, o tamanho da amostra e suas características
sociodemográficas principais (idade e sexo) e outras secundárias que possam ser
de interesse para o trabalho (nível de estudos, etc.). Também deve ser descrito
o tipo de amostragem ou processo de seleção da amostra estudada.
Quando o trabalho prevê coletas de amostras em campo,
descrever a área de entorno, localizá-la em um mapa, apresentar as principais
características sociogeográficas da área estudada. Se for um estudo de caso em
uma empresa, apresentar a área de atuação da empresa, quantidade estimada de
trabalhadores ou empregados, área física ocupada pela empresa e tempo de
existência, por exemplo.
Atenção: por questões éticas, nunca se apresentam
nomes de pessoas e empresas envolvidas nas pesquisas. Deixar sempre de forma
genérica, como, por exemplo, "em uma empresa do ramo automobilístico"].
N.4. Instrumentos de Medição e Técnicas
[Justificar os instrumentos de medição que serão utilizados
no trabalho de campo. Explicar detalhadamente as principais características dos
meios materiais utilizados para a coleta de dados. Explicar detalhadamente as
técnicas de coleta de dados ou as formas com as quais serão obtidos os dados,
seja de fontes primárias e/ou secundárias. Nesta seção também deve-se indicar
as técnicas de processamento e análise desses dados (tipo de processamento
estatístico utilizado, enfoque de análise de conteúdo, etc…)].
N.5. Procedimentos
[Nesta seção deve-se descrever todo o processo geral
que será seguido desde a seleção da amostra até a obtenção de dados. Por
exemplo: forma de contato com a amostra, lógica seguida para a aplicação dos
instrumentos, etc]
N.6. Hipótese de trabalho
[São possíveis respostas ao problema de pesquisa em
que são estabelecidas relações entre as variáveis. Por exemplo: diante do
objetivo específico “detalhar as características essenciais do empreendedor
bem-sucedido” poderia ser exposta a
hipótese de trabalho “os empreendedores bem-sucedidos obterão uma maior
pontuação no item criatividade”].
CAPÍTULO N: RESULTADOS
[Neste tópico se apresenta o fruto da pesquisa. Este tópico também tem
comunicação direta com os objetivos específicos, abrangendo todos os resultados
obtidos pelo cumprimento dos objetivos específicos traçados. Os Resultados
comprovam ao leitor do trabalho que o objetivo geral foi atendido e que o
trabalho atingiu sua meta. É conveniente que os resultados para cada objetivo
específico se mostrem de forma ordenada. Todos os resultados de ordem
qualitativa e quantitativa obtidos durante o trabalho de campo se expõem de
maneira descritiva e objetiva. É conveniente que esta exposição seja
acompanhada de tabelas ou figuras com o fim de facilitar a compreensão destes
resultados].
CAPÍTULO N: DISCUSSÃO
[No tópico de discussão se realiza a interpretação dos resultados, o que
permite uma visão subjetiva e ponderada destes. Além disso, devem ser discutidos
os resultados obtidos com as descobertas de pesquisas já publicadas. Neste
ponto, o pesquisador deverá realizar propostas concretas à solução do problema
exposto, que deverão ser justificadas por aspectos desenvolvidos no marco
teórico e nos resultados obtidos com a abordagem empírica].
CAPÍTULO N: CONCLUSÕES GERAIS
[Retomar os objetivos e avaliar se foram cumpridos, plasmar os
resultados mais significativos que derivam deste estudo e estabelecer as
limitações e linhas de melhoria de ordem teórica, prática e metodológica dentro
do desenvolvimento do presente trabalho. Também é possível indicar futuras linhas
de pesquisa]
CAPÍTULO
N: RECOMENDAÇÕES
[Refere-se a sugestões para continuar a linha de
pesquisa e/ou sugestões de aplicação prática dos resultados a distintos atores
ou entornos vinculados à temática trabalhada]
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