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TRABALHO PRONTO


 


AULA ATIVIDADE ALUNO AULA ATIVIDADE ALUNO AULA ATIVIDADE ALUNO Disciplina: Comportamento Organizacional Teleaula: 02 Título: Liderança e Motivação. Prezado(a) aluno(a), Segue a Aula Atividade proposta: A aula atividade tem a finalidade de promover o autoestudo das competências e conteúdos relacionados à Aula 02 da Disciplina de Comportamento Organizacional. O objetivo da atividade é proporcionar um momento de reflexão acerca do exercício da liderança em tempos de crise, levando-o(a) a relacionar liderança com motivação e a pensar nas principais competências requeridas ao líder nos dias atuais. Atividade Orientações: Caro(a) Aluno(a), Você poderá realizar essa atividade individualmente ou reunir-se com seus colegas, formando grupos de, no máximo, 4 pessoas. Leia atentamente o texto proposto abaixo, refletindo sobre seus principais pontos para, posteriormente, discutir a compreensão de seu conteúdo. Após a leitura, haverá uma lista de perguntas que irá ajudá-lo(a) na reflexão e discussão do texto. Se a atividade for realizada em grupo, compartilhe com seus colegas sua opinião e impressões. Liderança em tempos de crise Em momentos de profunda transformação no mercado, os líderes se reinventam, criam novos formatos de gestão, aumentam a produtividade de sua equipe e podem até salvar uma empresa. AULA ATIVIDADE ALUNO Na atual conjuntura, não somente o profissional deve buscar constante atualização frente às mudanças, mas as próprias corporações e seus líderes precisam enfrentar a obsolescência rápida dos modelos de negócios e gerir esses profissionais que fazem parte da geração do conhecimento e da criatividade. Segundo Gilberto Guimarães (professor da Business School São Paulo - BSP, e CEO da GG Consulting), neste mundo, o papel da liderança não se baseia mais no gerenciamento de pessoal por meio de controle de processos. “Hoje, o líder tem um papel muito mais importante. Ele é imprescindível nos momentos de crise, porque precisa reinventar um conjunto organizado de pessoas”. Métodos de liderança Gilberto Guimarães também acumula em seu currículo experiências como engenheiro, executivo, acadêmico e psicanalista. A psicanálise veio depois, após cometer algumas falhas como líder. “Para liderar equipe, eu descobri que precisava, antes de tudo, conhecer a mim mesmo”. Em seu trabalho na consultoria GG Consulting, ele segue o método positivista, em que o líder não usa mais o medo como tática de controle. “Ao longo da humanidade, fomos treinados a controlar as pessoas com base em conceito do erro-pecado-culpa, ou seja, do medo. Com receio, não sou criativo, nem inteligente. Este é um péssimo parceiro da produtividade”, afirma. Allan Kajimoto, da Kekanto, diz que segue uma estratégia mista de chefia, mas que respeita a individualidade de cada um. “Tem aquele padrão preferido de profissional e automaticamente se tenta colocar todos os colaboradores neste modelo. No entanto, é preciso adaptar o estilo de coordenar para cada perfil de funcionário”, observa. Outra técnica tradicional de gestão é a recompensa pela performance. Porém, foi comprovado que este meio não funciona bem na execução de tarefas intelectuais. O renomado economista Dan Ariely realizou um estudo com alunos do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em 2005. No teste, os estudantes recebiam jogos e precisavam resolver problemas que envolviam AULA ATIVIDADE ALUNO criatividade, habilidade motora e concentração. Todos os jogos tinham três níveis de recompensa. Os bônus funcionaram como o esperado em tarefas que exigiam somente habilidades mecânicas. Mas quando a tarefa era cognitiva, a recompensa maior levou estes estudantes a uma pior performance. Em uma palestra no TED (Technology, Entertainment, Design – série de conferências para disseminar novas ideias), o analista de carreiras Dan Pink, ao analisar o estudo, conclui que “o segredo da alta performance não é recompensa e punições, mas aquele desejo invisível intrínseco, a vontade de fazer as coisas por si, de fazer as coisas porque importam”. O novo líder O novo líder não é uma pessoa que usa o poder, como o antigo chefe soberano, mas a autoridade, liderando pelo próprio exemplo profissional, dialogando com sua equipe e inspirando cada profissional a entregar o melhor. “Este novo líder não é um coronel, é um maestro. Isso não quer dizer que execute melhor do que os músicos contratados, mas é ele quem tem visão e faz as escolhas”, afirma Guimarães. Aprenda a liderar Muito mais que dom, liderança é aprendizado. Líderes podem ser bons chefes, mas não significa que chefes sejam bons líderes. E quando uma pessoa alia ambas as características? É o caso de Marcio Fernandes, CEO da distribuidora de energia elétrica Elektro, que no ano passado foi o gestor mais bem avaliado da história na pesquisa da “Você S.A – As Melhores Empresas para Você Trabalhar 2014”, com 98,26% de aprovação por parte dos funcionários. Existe uma fórmula para tamanho sucesso? “Um chefe pode se tornar um bom líder quando decidir parar de mandar e começar a exercer o interesse genuíno pelas pessoas. Tem de ser humilde e permitir que outros também sejam protagonistas, autônomos e felizes”, afirmou Fernandes na ocasião. Ao assumir a presidência em 2011, adotou a filosofia de que “felicidade gera resultado” e conseguiu elevar o patamar de produtividade da empresa. AULA ATIVIDADE ALUNO A Elektro também oferece programas de reconhecimento e de desenvolvimento de líderes. Entre as ações focadas nos líderes, há atividades que envolvem desde a identificação de jovens talentos, treinamento a curto e longo prazos, até a Escola de Líderes, focando na evolução de chefias e sucessores de empresas. “As pessoas são exatamente como as corporarações. Buscam perenidade, crescimento, respeito, sustentabilidade e também gostam de lucrar. Estamos sempre focados em convergir nossos sonhos, e assim transformar nossas possibilidades”, conclui Marcio. Materiais sobre liderança estão disponíveis em larga escala na web, livrarias, revistas especializadas, além dos incontáveis cursos de coaching e formação de líderes. A dica é estudar, conversar com outros líderes, mas, acima de tudo, ser autocrítico. Para Kajimoto, da Kekanto, todo líder vai passar por erros, tentativas e acertos. “No início, você vai cometer muitos erros, mas precisa passar por esta fase de errar, identificar o problema e, finalmente, evoluir”. Adaptação do texto de Sheila Calgaro Capital Humano: o papel do líder na adversidade Outubro/ Novembro 2015 Texto na íntegra através do link: https://www.fecomercio.com.br/upload/_v1/2015-11-11/14041.pdf acessado em dezembro/ 2020. Questões para reflexão 1. De acordo com o texto, como poderia ser definida a liderança diante do cenário de crises que estamos atravessando? 2. Utilizando como base o texto, qual a relação entre liderança e motivação? 3. Você concorda com a afirmação que está no texto: “muito mais que dom, liderança é aprendizado”? Justifique sua resposta. 4. Cite, ao menos, duas competências comportamentais que, na sua opinião, são imprescindíveis e precisam ser desenvolvidas pelo líder, em especial em tempos de crise. Comente sobre elas. AULA ATIVIDADE ALUNO Bom trabalho a todos!

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