CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
RELÁTORIO DE ESTÁGIO
SUPERVISIONADO
PROJETO PRÁTICO
PERÍODO PANDEMIA COVID
- 19
GUARULHOS
2020
Prezados
Acadêmicos!
O estágio é
um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo
principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional,
com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua
formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da
cidadania.
Durante o
período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de
projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com
relação ao término de seu curso.
O projeto
de estágio tem como finalidade acrescentar no conhecimento curricular do
acadêmico fundamentado em pesquisas e práticas. A coleta de dados e o querer
fazer e realizar um trabalho de excelência é algo fundamental na carreira de um
Docente.
Atenciosamente,
Coordenação
Pedagógica de Estágio
Centro
Universitário FAVENI
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ESTÁGIO
SUPERVISIONADO (PERÍODO DE PANDEMIA)
I.
Para
elaboração do projeto de estágio o aluno deverá escolher 03 áreas pertinentes a
seu curso e descrever sobre maneiras práticas de intervenções que possam ser
utilizadas dentro da sala de aula.
Exemplo de áreas que podem ser trabalhadas no curso de 2º Licenciatura Sociologia:
Introdução a Sociologia, utilizando debates, textos discursivos e
pesquisas expositivas.
Introdução a sociologia:
https://www.youtube.com/watch?v=EHnMYR23nCI
https://www.youtube.com/watch?v=EsVjnTHq82s
Positivismo de Augusto
Comte: https://www.youtube.com/watch?v=aKIc3KPRauA
https://www.youtube.com/watch?v=wvkslsfuY4c&list=PLMra4G0-Z7pMnBecUK6b8VpwDceBI7xcE&index=2
Sala de
aula:
https://www.youtube.com/watch?v=dAPMabWkRnc
https://www.youtube.com/watch?v=rziNjQX6tbw
Durkhein:
https://www.youtube.com/watch?v=2rVhmTzVzZA
Para realizar o projeto, é
importante que o aluno assista algumas videoaulas complementares, com o intuito
de observar o professor e algumas técnicas que podem ser utilizadas para
promover aprendizagem em sala de aula.
Segue os links referentes aos
vídeos complementares:
II.
Ressaltamos que o item I contém exemplos, porém,
o aluno poderá escolher outros temas que poderão ser trabalhados no projeto,
desde que sejam pertinentes ao curso.
III.
O projeto deverá conter propostas de formas de
intervenções na prática em sala de aula, onde o professor poderá trabalhar a
aprendizagem dentro das áreas escolhidas.
IV.
Após a realização do projeto de estágio, o mesmo
deverá ser encaminhado para a correção, através do campo de envio disponível
dentro da disciplina estágio no portal. O arquivo deverá ser anexado para a
correção em formato word (doc/docx).
V.
A correção do projeto de estágio será realizada
em até 30 dias que serão contados a partir da data de envio.
VI.
Trata-se de uma disciplina com o valor de 100
pontos. A média necessária para aprovação é 70 pontos.
VII.
O Acadêmico deverá respeitar os direitos
autorais sobre artigos, trabalhos, textos de livros, evitando todas as formas
de plágios.
VIII.
Segue abaixo um modelo de projeto que contém a
formatação que deverá ser seguida.
ANEXO I
MODELO DO PROJETO DE ESTÁGIO
NOME SOBRENOME (Arial fonte 12)
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PROJETO PRÁTICO
(Arial, fonte 12)
CIDADE
2020
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
NOME SOBRENOME (Arial fonte 12)
PROJETO PRÁTICO
DE ESTÁGIO
SUPERVISIONADO
(Arial, fonte 12)
Relatório de estágio
apresentado à disciplina Estágio Supervisionado, do Centro Universitário
FAVENI, no Curso de -------------------, como pré-requisito para aprovação.
CIDADE (Arial, fonte 12)
ANO
PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (TÍTULO DO PROJETO EM QUESTÃO)
RESUMO- O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as
conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de
resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no
documento original. O resumo deve ser composto de uma sequência de frases
concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de
parágrafo único. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema
principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a
categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.).
Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. As
palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão
Palavras-chave: separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto de
acordo com a NBR 6028. Este modelo apresenta as
instruções para a preparação de artigo. Os autores devem segui-lo para a
preparação de artigos originais em formato Word. O artigo poderá ser pesquisa
bibliográfica ou pesquisa de campo. O tema é de livre escolha devendo estar
relacionado ao curso. O resumo deve ter entre 100 a 250 palavras em espaçamento
simples com fonte Arial, tamanho 10, cor preta. O texto
será composto pelos elementos: O trabalho deverá ter no mínimo 08 e máximo 18
páginas.
PALAVRAS-CHAVE: Primeira Palavra. Segunda Palavra. Terceira Palavra (3 a 5 palavras, separadas e
terminadas por ponto).
SUMÁRIO
O Projeto
de estágio deverá conter no mínimo 08 e
máximo 18 páginas, a contar do Resumo até as referências. O Projeto fora do limite de páginas serão recusados. As
páginas deverão ser de tamanho A4, com ambas margens 2,5cm ou 3cm margem
superior e esquerda, e 2cm para margens direita e inferior. O corpo do artigo
deverá ser formatado em coluna
única, os parágrafos iniciam com recuo
de 1,25 cm da margem
com fonte Arial, tamanho 12, cor preta. Todo texto do desenvolvimento deve
ser digitado com espaçamento de 1,5 entre as linhas. Usar um espaço após cada
título e subtítulo, figuras, quadros e tabelas, quando houver.
A introdução é basicamente seu
Projeto resumido e escrito de uma forma corrida. Por isso, tenha em mãos o seu
Projeto finalizado, pois usará quase todos os elementos que você fez aqui na
introdução.
1º e 2º
parágrafo: apresentação
do tema dentro de um contexto.
3º
parágrafo: delimitação
do tema, apresentado através do problema de pesquisa do seu Projeto.
4º
parágrafo: apresente
possíveis respostas para o problema de pesquisa levantado, ou seja, as
hipóteses.
5º
parágrafo: em
poucas palavras, fale sobre o objetivo geral do trabalho e também dos
específicos. Eles são ingredientes fundamentais para o trabalho.
6º
parágrafo: apresente
a relevância do seu trabalho acadêmico, identificando a importância dele para a
sociedade ou comunidade científica. Isso é o que chamamos de justificativa.
7º
parágrafo: descreva,
em poucas palavras, qual metodologia foi utilizada.
8º
parágrafo: apresente
a estrutura do trabalho, ou seja, como ele está dividido em capítulos.
Lembre-se de falar, resumidamente, sobre o que se trata.
2. DESENVOLVIMENTO
O elemento
textual chamado desenvolvimento é a parte principal do trabalho, caracterizado
pelo aprofundamento e análise pormenorizada dos aspectos conceituais mais
importantes do assunto. É onde são amplamente debatidas as ideias e teorias que
sustentam o tema (fundamentação teórica), apresentados os procedimentos
metodológicos e análise dos resultados em pesquisas de campo, relatos de casos,
dentre outros. Divide-se em seções e subseções, conforme a ABNT NBR 6024.
Deve-se conter no mínimo 06 citações (Todas
as obras citadas no artigo acadêmico devem estar referenciadas na
bibliografia). Em caso de artigo
utilizados como referências, deve-se escolher trabalhos recentes, dos
últimos 10 anos. Autores clássicos podem ser citados, sem restrição de ano da
obra. Demais referências como livros e outros, não é exigido serem dos últimos
10 anos.
1. Descrever sucintamente o tipo de
pesquisa a ser abordada (bibliográfica, documental, de campo, etc.)
2. Delimitação e descrição (se
necessário) dos instrumentos e fontes escolhidos para a coleta de dados:
entrevistas, formulários, questionários, legislação doutrina, jurisprudência,
etc.
3. Indicar o procedimento para a coleta
de dados, que deverá acompanhar o tipo de pesquisa selecionado, isto é:
a) para pesquisa bibliográfica: indicar proposta
de seleção das leituras (seletiva, crítica ou reflexiva, analítica);
b) para a pesquisa de campo (original): indicar o
procedimento da observação: entrevista, questionário, análise documental, entre
outros.
1.1
Ilustrações
É opcional.
Qualquer que seja o tipo de ilustração, esta deve ser precedida de sua palavra
designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa,
organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de
seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de
travessão e do respectivo título.
Imediatamente após a ilustração,
deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja
produção do próprio autor) conforme a ABNT NBR 10520, legenda, notas e outras
informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser
citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.
Tipo, número de ordem, título, fonte,
legenda e notas devem acompanhar as
margens da ilustração.
Exemplo:
Mapa 1 -
Fronteiras do Brasil
Fonte: IBGE (2016)
1.2
Sigla
A sigla,
quando mencionada pela primeira vez no texto, deve ser indicada entre
parênteses, precedida do nome completo.
EXEMPLO: Associação Brasileira de
Normas Técnicas (ABNT)
1.3
Tabelas
São
opcionais. Devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do
trecho a que se referem, e padronizadas conforme as Normas de apresentação
tabular do IBGE. Deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório,
mesmo que seja produção do próprio autor), de acordo com a ABNT NBR 10520.
1.4
Paginação
Não é
obrigatória. Se for enumerar, deve-se começar a partir do RESUMO, contando-se a
partir da folha de rosto na margem superior direta.
1.5
Citações
1.1.1 Citação direta
Quando se
transcreve textualmente parte da obra do autor consultado. O texto deverá vir
entre aspas duplas. Além do autor e data também deverá ser indicada a página da
consulta.
Especificar no texto a(s) página(s), volume(s), tomo(s) ou seção(ões) da
fonte consultada, nas citações diretas. Este(s) deve(m) seguir a data,
separado(s) por vírgula e precedido(s) pelo termo, que o(s) caracteriza, de
forma abreviada.
Exemplos:
1.
Oliveira
e Leonardos (1943, p. 146) dizem que a "[...] relação da série
São Roque com os granitos porfiróides
pequenos é muito clara."
2.
Meyer
parte de uma passagem da crônica de “14 de maio”, de A Semana: “Houve sol, e
grande sol, naquele domingo de 1888, em que o Senado votou a lei, que a regente
sancionou [...] (ASSIS, 1994, v. 3, p. 583).
1.1.2
Citações diretas de até três
linhas
Devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas
simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.
Exemplos:
i. Barbour (1971, p. 35) descreve: “O
estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos [...]” ou “Não se mova, faça de
conta que está morta.” (CLARAC; BONNIN, 1985, p. 72).
ii. Segundo Sá (1995, p. 27): “[...] por
meio da mesma ‘arte de conversação’ que abrange tão extensa e significativa
parte da nossa existência cotidiana [...]”
1.1.3
Citações
diretas com mais de três linhas
Devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra
menor que a do texto utilizado e sem as aspas (fonte 10) espaçamento simples. No caso de documentos
datilografados, deve-se observar apenas o recuo.
Exemplo:
A teleconferência permite ao indivíduo participar de um
encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem.
Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e
computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de
telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão.
(NICHOLS, 1993, p. 181).
Devem ser indicadas as
supressões, interpolações, comentários, ênfase ou destaques, do seguinte modo:
a) supressões: [...]
b) interpolações, acréscimos ou
comentários: [ ]
c) ênfase ou destaque: grifo ou negrito
ou itálico.
Quando se tratar de dados obtidos por informação verbal (palestras,
debates, comunicações etc.), indicar, entre parênteses, a expressão informação verbal,
mencionando-se os dados disponíveis, em nota de rodapé.
Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando esta
alteração com a expressão grifo nosso entre parênteses, após a chamada da
citação, ou grifo do autor, caso o destaque já faça parte da obra consultada.
Exemplos:
1.
“[...]
para que não tenha lugar a produção de
degenerados, quer physicos quer moraes, misérias, verdadeiras ameaças à
sociedade.” (SOUTO, 1916, p. 46, grifo nosso).
2.
“[...]
b) desejo de criar uma literatura independente,
diversa, de vez que, aparecendo o classicismo como manifestação de passado
colonial [...]” (CANDIDO, 1993, v. 2, p. 12, grifo do autor).
1.1.4 Citação de texto traduzido pelo autor
Quando a citação incluir texto traduzido pelo autor,
deve-se incluir, após a chamada da citação, a expressão tradução nossa, entre
parênteses.
Exemplo:
“Ao fazê-lo pode estar envolto em
culpa, perversão, ódio de si mesmo [...] pode julgar-se pecador e
identificar-se com seu pecado.” (RAHNER, 1962, v. 4, p. 463, tradução nossa).
O autor faz uma descrição usando suas próprias palavras se baseando na
informação de um autor consultado interpretando o que foi lido, sem alterar em
profundidade o que foi lido. Não é obrigatório indicar o número da página onde
foi lida a citação, mas o autor e ano de publicação, sim. Citações de diversos
documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados
simultaneamente, têm as suas datas separadas por vírgula.
Exemplo:
- Duas análises, a de Lemos (1978) e a de Yahn (1983), apontam para o
baixo impacto dos periódicos de radiologia e agricultura respectivamente, […]
2
RELATO DE ESTUDO
9.5.1 Intervenção
Na Prática (Projeto de Intervenção que poderá ser realizada na Prática dentro
da sala de aula)
3
CONCLUSÃO
A conclusão
é um fechamento do projeto de estágio, respondendo às hipóteses enunciadas e
aos objetivos do estudo, não é permitido outras citações, fechamento do
trabalho.
REFERÊNCIAS
O aluno pode
utilizar nas referências as normas a ABNT NBR 6023.
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