PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI CURSO: Ciências Econômicas PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Curso: Ciências Econômicas Semestre: 4º / 5º Professores do semestre: • Clévia Israel França; • Magno Rogério Gomes; • Diego Fogaça Carvalho; • Patrícia Graziela Gonçalves; • Magno Rogério Gomes. Competências: • Compreender e aplicar conceitos teóricos do Pensamento Político Econômico. • Analisar a viabilidade econômica do empreendimento em âmbito qualitativo e quantitativo. • Entender a partir da dimensão do negócio quais as questões tributárias envolvidas. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes habilidades: • Leitura e compreensão de textos econômicos. • Elaboração de estudos no âmbito econômico. • Predição da estrutura e conjuntura atual da economia. Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: • Favorecer a aprendizagem. • Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. • Promover o estudo dirigido a distância. • Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado. • Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. • Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia do Ministério da Educação. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Prezado aluno (a), Seja bem-vindo a este semestre! Para atingir os objetivos desta produção textual individual, você deverá seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A sua participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá ser considerado a temática “Globalização e Cenários para a Economia em 2021”, apresentado na sequência. Escolhemos esta temática diante das incertezas e efeitos econômicos observados pela pandemia do Covid-19 as quais geraram um movimento de revisão de projeções em relação ao desempenho da economia mundial, dessa forma a produção textual possibilita a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nesse semestre. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Leitura e interpretação da SGA a) Na Produção Textual você deverá, em um primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) que descreve o cenário atual com as mudanças ocorridas com a pandemia. b) Em um segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e nas fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por você). PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA) De acordo com José Ronaldo et al (2020) em reportagem ao site do IPEA, a situação mundial passou por mudanças de perspectivas desde que a epidemia do novo coronavírus, inicialmente circunscrita a uma região da China, adquiriu caráter global, transformando-se numa pandemia. O impacto econômico inicial, até meados de fevereiro, ocorreu principalmente no país de origem, no entanto espalhou-se aos mercados financeiros mundiais. Portanto, medidas de isolamento social tornaram-se realidade em quase todos os países. Diante de tal situação, projetar cenários econômicos com confiança, tornou-se uma tarefa difícil. Diante de tal cenário, os países desenvolvidos mobilizaram um poderoso arsenal para amortecer o impacto negativo da crise sobre o emprego e a renda, no sentido de que bancos centrais reduziram juros e voltaram à política de expansão quantitativa de modo a garantir a liquidez dos mercados e a oferta de crédito; em relação à política fiscal destaca-se o pacote norte-americano de US$ 2 trilhões, que buscou recursos para a saúde, transferindo renda para as famílias e apoiando as empresas. No contexto do cenário atual, a globalização tem grande influência sobre os negócios e cenários econômicos, neste sentido, é real a necessidade de conhecimento das empresas em relação às mudanças de comportamento dos consumidores, economia, governo e à concorrência, no sentido de prever e prevenir fatores negativos que as influenciam. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cartadeconjuntura/wpcontent/uploads/2020/03/CC46_Vis%C3%A3o-Geral.pdf. Acesso em: 10, dez. 2020. 2. Agora, é com você! Diante do cenário apresentado na SGA, é possível refletir acerca de diversos aspectos interrelacionados: questões econômicas históricas e atuais, tributárias e relacionadas com consumo, produção, inflação, taxa de juros, dentre outras. Nesse sentido, o desafio é responder as questões a seguir acerca da temática Globalização e Cenários para a Economia em 2021. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Passo 1: Você deverá pesquisar e realizar a leitura de materiais referentes ao Cenário Econômico Brasileiro para 2021 e responder por meio do texto, o seguinte questionamento: Como o Cenário Econômico projetado para 2021 poderá influenciar consumidores e ofertantes, no que diz respeito à inflação, taxa de juros, emprego, renda e consumo? Leituras sugeridas: a) Cenários para a Economia em 2021 e as premissas nas projeções. Disponível em: https://www.safra.com.br/central-de-conteudo/analisar/economia/cenarios-para-aeconomia-em-2021-e-as-premissas-nas-projecoes.htm . Acesso em: 10, Dez.2020. b) Visão geral da Conjuntura. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/conjuntura/200630_cc_47_visao_ge ral.pdf . Acesso 10, Dez.2020. Passo 2: Se o século XIX alterou as perspectivas políticas e econômicas, o século XX cristalizou várias práticas que estavam em transformação. Dessa forma, as práticas liberais de Adam Smith foram postas à prova no início do século XX, com a famosa Crise de 1929 que se abateu nos Estados Unidos e se espalhou pelo restante do mundo. O que fazer contra a liberdade comercial? Qual era o papel do Estado diante dos problemas econômicos? Inúmeras foram as respostas para buscar mediar, ou ao menos limitar os problemas causados pelo liberalismo. No cenário econômico atual governos de todo mundo atuam no sentido de amenizar os impactos nas economias com políticas públicas de renda, fiscal e monetária na tentativa de garantia de empregos e conter a queda no Produto Interno Bruto. Assim, qual vertente econômica é possível observar nas políticas feitas pelo atual governo federal? Justifique sua resposta apresentando as ideias do principal autor dessa escola de pensamento econômico. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Passo 3: Muitos fenômenos inerentes às ciências econômicas podem ser traduzidos em linguagem matemática via modelos, utilizados em períodos específicos, bem como no período de pandemia, para mensurar à relação entre consumo e produção, taxa de juros e investimento privado, inflação e ganho de valor de compra em ajustes salariais, entre outros. Os fatores que caracterizam esses fenômenos são compreendidos como variáveis que podem estabelecer entre si uma relação de dependência e independência. Nesse sentido, os conceitos referentes às funções de uma ou mais variáveis reais e suas propriedades, possibilitam uma compreensão matemática dos fenômenos de modo a fundamentar tomadas de decisão, bem como o estabelecimento de inferências sobre o comportamento de cenários econômicos. Com o intuito de estabelecer um modelo matemático, deve-se levar em consideração alguns apontamentos: levantamento de hipóteses, análise da realidade e delimitação dos fatores que podem ser caracterizados por variáveis, coleta de informações, realização de simplificações. Em suma, o modelo estabelecido deve ser o mais próximo possível da realidade a ser retratada. Dessa forma, um exemplo de modelo que pode ser estabelecido na produção de um produto, por uma determinada empresa, em relação à receita semanal é: R(x)=10,5x Sendo R(x) a receita; R$10,50 o preço de venda de cada produto; e x a quantidade de produtos vendidos na semana. Note que nesse caso, a receita R(x) é estabelecida em função da quantidade de produtos vendidos na semana, não considerando outros fatores que podem influenciar na determinação da receita. 1. Levando em considerações os conceitos relacionados ao estudo de funções de uma ou várias variáveis reais, apresente pelo menos uma situação da economia que pode ser modelada matematicamente, destacando as variáveis que a compõe, classificando-as em variáveis dependentes ou independentes. Reflita, também, sobre a importância dos modelos matemáticos na prática profissional do economista, enfatizando a maneira como esses modelos devem ser utilizados, bem como as consequências do uso não crítico na tomada de decisão. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Para contribuir com esse passo, estude os artigos apresentados a seguir: a. “Modelos Matemáticos e Economia Política – algumas reflexões”. Disponível em:
TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...
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