Pular para o conteúdo principal

trabalho pronto Ciências Econômicas PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

 

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI CURSO: Ciências Econômicas PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Curso: Ciências Econômicas Semestre: 4º / 5º Professores do semestre: • Clévia Israel França; • Magno Rogério Gomes; • Diego Fogaça Carvalho; • Patrícia Graziela Gonçalves; • Magno Rogério Gomes. Competências: • Compreender e aplicar conceitos teóricos do Pensamento Político Econômico. • Analisar a viabilidade econômica do empreendimento em âmbito qualitativo e quantitativo. • Entender a partir da dimensão do negócio quais as questões tributárias envolvidas. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes habilidades: • Leitura e compreensão de textos econômicos. • Elaboração de estudos no âmbito econômico. • Predição da estrutura e conjuntura atual da economia. Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: • Favorecer a aprendizagem. • Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. • Promover o estudo dirigido a distância. • Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado. • Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. • Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia do Ministério da Educação. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Prezado aluno (a), Seja bem-vindo a este semestre! Para atingir os objetivos desta produção textual individual, você deverá seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A sua participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá ser considerado a temática “Globalização e Cenários para a Economia em 2021”, apresentado na sequência. Escolhemos esta temática diante das incertezas e efeitos econômicos observados pela pandemia do Covid-19 as quais geraram um movimento de revisão de projeções em relação ao desempenho da economia mundial, dessa forma a produção textual possibilita a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nesse semestre. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Leitura e interpretação da SGA a) Na Produção Textual você deverá, em um primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) que descreve o cenário atual com as mudanças ocorridas com a pandemia. b) Em um segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e nas fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por você). PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA) De acordo com José Ronaldo et al (2020) em reportagem ao site do IPEA, a situação mundial passou por mudanças de perspectivas desde que a epidemia do novo coronavírus, inicialmente circunscrita a uma região da China, adquiriu caráter global, transformando-se numa pandemia. O impacto econômico inicial, até meados de fevereiro, ocorreu principalmente no país de origem, no entanto espalhou-se aos mercados financeiros mundiais. Portanto, medidas de isolamento social tornaram-se realidade em quase todos os países. Diante de tal situação, projetar cenários econômicos com confiança, tornou-se uma tarefa difícil. Diante de tal cenário, os países desenvolvidos mobilizaram um poderoso arsenal para amortecer o impacto negativo da crise sobre o emprego e a renda, no sentido de que bancos centrais reduziram juros e voltaram à política de expansão quantitativa de modo a garantir a liquidez dos mercados e a oferta de crédito; em relação à política fiscal destaca-se o pacote norte-americano de US$ 2 trilhões, que buscou recursos para a saúde, transferindo renda para as famílias e apoiando as empresas. No contexto do cenário atual, a globalização tem grande influência sobre os negócios e cenários econômicos, neste sentido, é real a necessidade de conhecimento das empresas em relação às mudanças de comportamento dos consumidores, economia, governo e à concorrência, no sentido de prever e prevenir fatores negativos que as influenciam. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cartadeconjuntura/wpcontent/uploads/2020/03/CC46_Vis%C3%A3o-Geral.pdf. Acesso em: 10, dez. 2020. 2. Agora, é com você! Diante do cenário apresentado na SGA, é possível refletir acerca de diversos aspectos interrelacionados: questões econômicas históricas e atuais, tributárias e relacionadas com consumo, produção, inflação, taxa de juros, dentre outras. Nesse sentido, o desafio é responder as questões a seguir acerca da temática Globalização e Cenários para a Economia em 2021. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Passo 1: Você deverá pesquisar e realizar a leitura de materiais referentes ao Cenário Econômico Brasileiro para 2021 e responder por meio do texto, o seguinte questionamento: Como o Cenário Econômico projetado para 2021 poderá influenciar consumidores e ofertantes, no que diz respeito à inflação, taxa de juros, emprego, renda e consumo? Leituras sugeridas: a) Cenários para a Economia em 2021 e as premissas nas projeções. Disponível em: https://www.safra.com.br/central-de-conteudo/analisar/economia/cenarios-para-aeconomia-em-2021-e-as-premissas-nas-projecoes.htm . Acesso em: 10, Dez.2020. b) Visão geral da Conjuntura. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/conjuntura/200630_cc_47_visao_ge ral.pdf . Acesso 10, Dez.2020. Passo 2: Se o século XIX alterou as perspectivas políticas e econômicas, o século XX cristalizou várias práticas que estavam em transformação. Dessa forma, as práticas liberais de Adam Smith foram postas à prova no início do século XX, com a famosa Crise de 1929 que se abateu nos Estados Unidos e se espalhou pelo restante do mundo. O que fazer contra a liberdade comercial? Qual era o papel do Estado diante dos problemas econômicos? Inúmeras foram as respostas para buscar mediar, ou ao menos limitar os problemas causados pelo liberalismo. No cenário econômico atual governos de todo mundo atuam no sentido de amenizar os impactos nas economias com políticas públicas de renda, fiscal e monetária na tentativa de garantia de empregos e conter a queda no Produto Interno Bruto. Assim, qual vertente econômica é possível observar nas políticas feitas pelo atual governo federal? Justifique sua resposta apresentando as ideias do principal autor dessa escola de pensamento econômico. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Passo 3: Muitos fenômenos inerentes às ciências econômicas podem ser traduzidos em linguagem matemática via modelos, utilizados em períodos específicos, bem como no período de pandemia, para mensurar à relação entre consumo e produção, taxa de juros e investimento privado, inflação e ganho de valor de compra em ajustes salariais, entre outros. Os fatores que caracterizam esses fenômenos são compreendidos como variáveis que podem estabelecer entre si uma relação de dependência e independência. Nesse sentido, os conceitos referentes às funções de uma ou mais variáveis reais e suas propriedades, possibilitam uma compreensão matemática dos fenômenos de modo a fundamentar tomadas de decisão, bem como o estabelecimento de inferências sobre o comportamento de cenários econômicos. Com o intuito de estabelecer um modelo matemático, deve-se levar em consideração alguns apontamentos: levantamento de hipóteses, análise da realidade e delimitação dos fatores que podem ser caracterizados por variáveis, coleta de informações, realização de simplificações. Em suma, o modelo estabelecido deve ser o mais próximo possível da realidade a ser retratada. Dessa forma, um exemplo de modelo que pode ser estabelecido na produção de um produto, por uma determinada empresa, em relação à receita semanal é: R(x)=10,5x Sendo R(x) a receita; R$10,50 o preço de venda de cada produto; e x a quantidade de produtos vendidos na semana. Note que nesse caso, a receita R(x) é estabelecida em função da quantidade de produtos vendidos na semana, não considerando outros fatores que podem influenciar na determinação da receita. 1. Levando em considerações os conceitos relacionados ao estudo de funções de uma ou várias variáveis reais, apresente pelo menos uma situação da economia que pode ser modelada matematicamente, destacando as variáveis que a compõe, classificando-as em variáveis dependentes ou independentes. Reflita, também, sobre a importância dos modelos matemáticos na prática profissional do economista, enfatizando a maneira como esses modelos devem ser utilizados, bem como as consequências do uso não crítico na tomada de decisão. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Para contribuir com esse passo, estude os artigos apresentados a seguir: a. “Modelos Matemáticos e Economia Política – algumas reflexões”. Disponível em: (acesso em 13 dez. 2020). b. “Entenda como analistas fazem projeções para a economia”. Disponível em: (acesso em 13 dez. 2020) Passo 4: Em junho de 2020, a Câmara dos Deputados emitiu um estudo técnico sobre a Tributação em tempos de pandemia. Nesse estudo, além das medidas tributárias adotadas durante a pandemia, também se projetam as medidas a serem tomadas no contexto posterior ao fim da pandemia. Segue um trecho apenas ilustrativo: “Encerrado o isolamento social, retomadas as condições médico-sanitárias para o retorno à normalidade das atividades empresariais, recolocada a economia em rumos minimamente sustentáveis, os aspectos arrecadatórios ganharão relevância. O sistema tributário nacional deverá retomar sua higidez, de modo a recuperar a capacidade de gerar receitas, parcialmente sacrificada durante a crise.” (CORREIA NETO et al, 2020, p. 50-51) Sua tarefa é pesquisar sobre as medidas projetadas e escrever um pequeno texto apresentando-as e analisando-as criticamente, diante do Cenário Econômico Brasileiro para 2021. Leituras sugeridas: a) CORREIA NETO, Celso de Barros et al. Tributação em tempos de pandemia. Estudo Técnico. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2020. Disponível em: https://bd.camara.leg.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/40012/tributa%C3%A7%C3%A3o _pandemia_CorreiaNeto.pdf?sequence=4&isAllowed=y Acesso em 11 dez. 2020. b) Pandemia levanta debate sobre tributação. https://www.istoedinheiro.com.br/pandemialevanta-debate-sobre-tributacao/ Acesso em 11 dez. 2020. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Passo 5: Em cenários de incertezas ter ferramentas para tentar prever o comportamento futuro é de suma importância. Os dados contidos na tabela abaixo, corresponde ao consumo da famílias (Y) e a renda das famílias (X). Com base nas informações estime o seguinte modelo de regressão e intérprete seus parâmetros. Obs. Você poderá fazer uso do Excel ou fazer manualmente a estimação do modelo 0 1 ˆ ˆ y x ˆ = +   (1) Amostra Consumo (Y) Renda (x) 1 65 80 2 120 150 3 210 298 4 260 320 5 380 420 6 450 600 7 510 850 8 555 750 9 615 980 10 660 780 Fórmulas: ( ) 1 2 2 ˆ n xy x y n x x  − = −      0 1 ˆ ˆ   = −y x PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO Para nortear o desenvolvimento do que está sendo proposto, indicamos que sejam apresentados no relatório um conjunto de tópicos a serem informados na seguinte sequência, segundo as normas da ABNT: Capa Folha de Rosto Sumário 1. Introdução: Façam uma introdução envolvendo uma fundamentação teórica com os itens mais importantes referentes ao tema do trabalho (mínimo uma página) 2. Desenvolvimento: Nesta seção deve-se realizar as tarefas descritas acima, com detalhamento dos cálculos (sempre indique as equações utilizadas), gráficos, etc. Cada Tarefa será um tópico do desenvolvimento, podendo ser nomeada através do passo (1, 2 etc.). Como exemplo: – Passo 1; Passo 2. 3. Conclusões: Nesta seção você fará a ligação entre os objetivos e os resultados alcançados, fazendo uma discussão dos resultados, dos métodos de medida utilizados, tendo em vista o objetivo do trabalho. De um modo geral, a conclusão deve ser redigida de tal modo que a ideia central do relatório se revele e se fixe claramente ao leitor. 4. Referências bibliográficas: Toda a bibliografia utilizada para elaborar o relatório deverá ser citada. Utilize a norma ABNT para a colocação das referências. 5. Anexos (se necessário): Os anexos são utilizados para colocar alguma dedução que seja importante e tenha sido utilizada nos cálculos das grandezas físicas da experiência, fotos do experimento, etc. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI ORIENTAÇÕES PARA EXECUÇÃO DO TRABALHO ✓ O trabalho deve ser postado na pasta específica (na pasta atividades interdisciplinares) obedecendo o prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade; ✓ O trabalho deverá ser postado em um único arquivo, pois o tutor a distância terá acesso somente ao último arquivo postado. ✓ Em caso de postagens múltiplas, será considerado o último trabalho postado. ✓ A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos/similares ao de outros alunos ou grupos; ✓ É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre; ✓ Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se de que a Biblioteca Digital tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho); ✓ A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas da ABNT (Capa, Folha de rosto, Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências, etc). Lembre-se que seu tutor a distância está à disposição na sala do tutor para lhe atender em suas dúvidas e também repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida de um trabalho acadêmico de nível universitário. Bom trabalho a todos! PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS PELO TUTOR A DISTÂNCIA Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e a pontuação a ser dados pelo tutor a distância. Critério Significado Coerência, clareza e coesão A produção textual apresenta uma linguagem de fácil compreensão, apresentando os argumentos de modo claro e coeso. Aplicação dos conteúdos interdisciplinares no texto argumentativo No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam conteúdos trabalhados em TODAS as disciplinas do semestre. Riqueza de argumentação O conteúdo tem relação direta com o tema, traduz uma reflexão crítica e contempla os pontos estabelecidos no roteiro. Organização dos conteúdos O desenvolvimento do trabalho deve seguir uma sequência que incorpore os conteúdos apresentados de forma condizente. Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito à escrita ortográfica e estrutura solicitada. Ótimo trabalho a todos! Equipe de professores

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

AP – Unidade 1, 2, 3 e 4

  AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...