Pular para o conteúdo principal

Globalização e a Saúde: Reflexões sobre a Pandemia COVID-19 e Vacinação

 


Globalização e a Saúde: Reflexões sobre a Pandemia COVID-19 e Vacinação.

por Maria Gisele de Alencar 2 weeks ago


Prezado(a), seja bem-vindo(a) ao Fórum.

A proposta é promover uma análise sobre o fenômeno da Globalização e articular estes debates teóricos com as contradições e desafios enfrentados pela humanidade nos últimos doze meses, meio a Pandemia do COVID-19. Deste modo, o objetivo consiste em conduzi-lo(a) à compreensão acerca dos impactos nocivos e positivos da Globalização pois, podem ser interpretados como chaves importantes no entendimento do alcance da doença, assim como, dos diálogos entre as nações que buscam medidas objetivas de redução das contaminações, óbitos e a erradicação do vírus. Ao tomar como referência o conceito de Globalização, entendendo que o campo econômico não está dissociado dos aspectos políticos, culturais, informacionais e comunicativos, o assunto sobre Saúde vem à tona como urgência não somente em território nacional, mas em todos os países. Considerando os indicativos acima, os textos de apoio (em anexo) e os conteúdos programáticos da disciplina, responda:

A) O que é Globalização? Argumente sobre os aspectos nocivos e positivos deste fenômeno. B) Existem quaisquer relações entre a proliferação do vírus em escala global e o processo de Globalização? C) É possível afirmar que o desenvolvimento das tecnologias da comunicação e da informação contribuíram com a produção e distribuição das Vacinas contra a doença da Covid-19?

Importante: As perguntas podem ser respondidas de forma unificada em um texto argumentativo. Você deve responder a postagem da professora, para que sua resposta possa ser considerada para a avaliação. Ao responder a postagem de colegas, sua resposta não será considerada para pontuação. A resposta deve ter no mínimo 5 e no máximo 10 linhas.

Os textos em anexos:

BERLINGUER, Giovanni Globalização e saúde global. ESTUDOS AVANÇADOS 13 (35), 1999. Disponível em: http://docs.fct.unesp.br/docentes/geo/raul/biogeografia_saude_publica/globalizacao_saude.pdf Acesso em 29 mar 2021 (Páginas indicadas para leitura: 21-30).

Portal FIOCRUZ: Editor científico da revista HCSM aborda o Covid-19 e as epidemias da globalização. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/editor-cientifico-da-revista-hcsm-aborda-o-covid-19-e-epidemias-da-globalizacao Acesso em 29 mar 2021.

Desejo um ótimo trabalho.

Professora Maria Gisele de Alencar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

TRABALHO PRONTO - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Roteiro Aula Prática 2 ROTEIRO DE AULA PRÁTICA NOME DA DISCIPLINA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Unidade: 1 – O que uma criança aprende quando brinca? Aula: 2 – Os aspectos lúdicos e as experiências no desenvolvimento cognitivo, intelectual, emocional, social e motor. OBJETIVO Para promover a reflexão crítica e prática sobre o papel do professor na Educação Infantil com ênfase no cuidado, na escuta e na atitude responsiva, compreendendo como esses gestos contribuem para o desenvolvimento integral da criança, realize as etapas desta atividade. PROCEDIMENTO/ATIVIDADE ATIVIDADE PROPOSTA: ATIVIDADE 1 – Roteiro Reflexivo e Interativo: Cuidar, Ouvir e Responder 1. Leitura e Roda de Conversa Inicial (presencial ou virtual síncrona) Organize um momento de leitura e debate a partir de um texto-base (indicação do professor) que aborde o cuidado como dimensão constitutiva do ato educativo na primeira infância. Após a leitura, oriente os ...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...