ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA
ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO, EJA e PROJETOS
1. IDENTIFICAÇÃO
Disciplina:
Ano/série:
2. CONTEÚDO DA AULA ou PROJETO DE ENSINO
Apresente o conteúdo (componente curricular) que será abordado na aula.
3. OBJETIVOS
Indique 3 objetivos do plano de aula ou do projeto que indiquem de maneira clara o que se
pretende atingir. Os objetivos devem iniciar com um verbo no infinitivo
4. SÍNTESE DO ASSUNTO (pressupostos teóricos do conteúdo)
Apresente aqui os principais conceitos e autores que embasam seu plano de aula ou projeto
de ensino. Cite dois ou três autores do campo de conhecimento do seu curso de licenciatura
que fundamentam o seu plano de aula.
Ou seja, o conteúdo a ser desenvolvido na aula toma quais autores como base? Cite esses
autores e suas ideias principais. Não esqueça de, ao citá-los, colocar o ano da obra
pesquisada. Essas obras deverão constar no item Referências do relatório.
5. DESENVOLVIMENTO DA AULA OU DO PROJETO (introdução, desenvolvimento e
encerramento, em formato texto detalhado).
Descreva detalhadamente as ações, atividades e/ou exercícios que serão desenvolvidos para
atingir os objetivos propostos.
6. RECURSOS
Descreva os recursos tecnológicos educacionais que serão utilizados para desenvolver o plano
de aula ou o projeto de ensino (por exemplo: projetor, rádio, televisão, quadro de giz, entre
outros).
7. ASSINATURA DO COORDENADOR DO CURSO (assinatura digital)
Validação do plano de aula.
AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...
Comentários
Postar um comentário