Pular para o conteúdo principal

PROJETO INTEGRADO I

PROJETO INTEGRADO I Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas CURSO: TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO INTEGRADO I PROJETO INTEGRADO I Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Curso: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Semestre: 2º flex / 3º reg Disciplinas: • Engenharia de Software; • Redes e Sistemas Distribuídos • Programação WEB • Desenvolvimento Mobile Professores • Adriane Aparecida Loper • Gilberto Fernandes Junior; • Vanessa Matias Leite. Competências: • Compreender e aplicar conceitos teóricos em situações práticas de engenharia de software; • Compreender o conceito e encontrar soluções referentes a redes e sistemas distribuídos; • Compreender e aplicar as linguagens de programação web e mobile. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades: • Conhecer conceitos que embasam a engenharia e projeto de software e aplicar no ambiente laboral. • Abstração e aplicação de projetos de sistemas orientados à objetos. • Capacitar para que os indivíduos possam aplicar os conceitos de programação web em um sistema web real. Objetivos da Aprendizagem: O projeto integrado é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: • Favorecer a aprendizagem. PROJETO INTEGRADO I Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas • Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. • Promover o estudo dirigido a distância. • Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado. • Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. • Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão de um Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. • Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico. Prezado aluno, Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Projeto Integrado que terá como temática a Fake News. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Desenvolvimento do trabalho O Projeto Integrado é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos ao de outros alunos. PROJETO INTEGRADO I Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas • Você deve postar o trabalho na pasta específica (na pasta atividades interdisciplinares) obedecendo o prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.  • É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre;   • Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se de que a Biblioteca Digital tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho);   • O projeto integrado deverá ser desenvolvido inteiramente dentro das Normas da ABNT (Capa, Folha de rosto, Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências, etc).   2. Leitura proposta Para atingir os objetivos deste projeto integrado, você deverá seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nesse projeto integrado você deverá então ser considerado o caso hipotético apresentado na sequência. CONTEXTUALIZAÇÃO Situação-Problema: FAKE NEWS Como teremos certeza que as notícias que nos chegam diariamente, pelos mais diferentes meios de comunicação são verdadeiras? Provavelmente, mesmo sem ter a intenção, compartilhamos notícias que não correspondem à verdade integralmente. Estamos falando das FAKE NEWS, que causam uma grande desinformação para a população brasileira. No portal da Fiocruz, no dia 15 de abril de 2020, foi publicada dados de pesquisa sobre 'fake news' relacionadas à Covid-19. Os dados revelam que 10,5% das notícias falsas foram publicadas no Instagram, 15,8% no Facebook e 73,7% circuladas pelo WhatsApp. Os resultados também apontam PROJETO INTEGRADO I Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas que 26,6% das fake news publicadas no Facebook atribuem a Fiocruz como orientadora no que diz respeito à proteção contra o novo coronavírus. O estudo ainda revela que 71,4% das mensagens falsas circuladas pelo WhatsApp citam a Fundação como fonte de textos sobre a Covid-19 e com medidas de proteção e combate à doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), juntas, somam 2% das instituições citadas como fonte de informações sobre cuidados e medidas contra o novo coronavírus em mensagens de WhatsApp. Fonte: Ensp/Fiocruz Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/pesquisa-revela-dados-sobre-fake-newsrelacionadas-covid-19 Leia os artigos trazidos nesse projeto, pesquise outros links e responda as atividades de seu Projeto Integrado. Programa da UEL - Pesquisadores elaboram método para identificar fake News http://www.uel.br/com/agenciaueldenoticias/index.php?arq=ARQ_not&id=28656 USP e UFSCar criam ferramenta que promete identificar fake news via WhatsApp https://gizmodo.uol.com.br/usp-e-ufscar-criam-ferramenta-que-promete-identificar-fakenews-via-whatsapp/ WhatsApp e TSE lançam assistente contra fake news e tirar dúvidas sobre eleições https://gizmodo.uol.com.br/whatsapp-tse-fake-news-eleicoes-2020/ PROJETO INTEGRADO I Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ATIVIDADES Sabendo que um trabalho que realiza a identificação de fake news deve ser rápido e dinâmico, uma empresa que trabalha com isso, deve ter o mesmo comportamento em seus processos. Por este motivo, indique e explique uma metodologia ágil que poderia ajudar a dinamizar os processos de uma instituição. Não esqueça de apresentar as principais características desta metodologia, a equipe de trabalho e os métodos que essas metodologias adotam. No âmbito de uma futura expansão e melhoria de todo o sistema computacional, para a detecção de fake news, explique a respeito das principais vantagens ao se implementar um sistema distribuído ao invés de um sistema centralizado. Defina Middleware e explique qual o seu papel em um Sistema Distribuído e apresente pelo menos 2 exemplos de plataformas de middlewares mais utilizadas, explicando suas principais características Dentro do processo de estilização de documentos HTML, utilizando naturalmente CSS, além da riqueza visual, também é esperado que eles respondam adequadamente aos mais variados tipos de dispositivos, como SmartTV, Smartphone, Tablet, computadores pessoais e outros. Para obtermos êxito neste requisito para a página WEB do sistema de detecção de fake news, podemos recorrer à um importante recurso chamado Media Query. Explique de forma sucinta o funcionamento básico deste recurso, e como ele pode ajudar o sistema a se tornar responsivo nos diferentes tipos de dispositivos que for visualizado. Ao desenvolver um aplicativo para Android e iOS, os desenvolvedores precisam trabalhar com plataformas e linguagens completamente diferentes, e isto podo comprometer todo o processo de desenvolvimento e atualização de um sistema mobile. Neste sentido, as empresas começaram a adotar soluções de plataforma cruzada sobre as soluções nativas para criar aplicativos para iOS e Android mais rapidamente usando um único idioma. Indique e explique uma plataforma de desenvolvimento multiplataforma que poderia ser utilizado para desenvolver o aplicativo mobile de fake news de forma mais ágil para Android e iOS. PROJETO INTEGRADO I Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL A produção textual deve ser estruturada de acordo com a seguinte padronização: 1. Em páginas de formato A4; 2. Margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; 3. Fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12, cor preta; 4. Espaçamento de 1,5 entre linhas; 5. Se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas; 6. Capa, contendo: 6.1. Nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplinas; 6.2. Nome completo do (a) aluno (a); 6.3. Título da atividade; 6.4. Nome do Tutor (a) a Distância (EAD); 6.5. Cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

AP – Unidade 1, 2, 3 e 4

  AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...