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FAEP – FACULDADE DE EDUCAÇÃO PAULISTANA
MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – PARA ALUNOS DO
MAGISTÉRIO
SÃO PAULO
2020
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Sumário
MANUAL DO ESTAGIÁRIO................................................................................................... 3
1. JUSTIFICATIVA................................................................................................................. 3
2. NORMAS GERAIS FORMAÇÃO PEDAGÓGICA:.............................................................. 4
3. OBJETIVOS....................................................................................................................... 8
4. DEVERES DO ESTAGIÁRIO............................................................................................. 9
5. COMPETÊNCIAS E DEVERES DOS DOCENTES ORIENTADORES DE ESTÁGIO ........ 9
6. AVALIAÇÃO: ..................................................................................................................... 9
7. ATIVIDADES DE ESTÁGIO:.............................................................................................. 9
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:................................................................................ 10
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MANUAL DO ESTAGIÁRIO
Este manual tem o propósito de regulamentar e nortear a realização do
estágio.
As atividades realizadas pelo estagiário não devem ser passivas, por se
tratar de momentos de aprendizagem. Tratando-se de alunos do curso de
Licenciatura, é de suma importância que haja uma reflexão entre o observado e os
conhecimentos teóricos adquiridos no transcorrer do curso. Esta junção de
informações práticas e teóricas tem o objetivo de promover uma reorganização dos
conhecimentos do estagiário, possibilitando o surgimento de novas propostas na
busca incessante de um ensino de melhor qualidade. Essas propostas poderão ser
explicitadas no plano de ensino que será elaborado pelo estagiário.
O estágio significa aprendizagem, ou seja, estudos práticos para
aprendizagem e reflexão sobre a experiência em determinado assunto ou profissão
– aprimoramento do desenvolvimento profissional. Assim, o Estágio Curricular
Supervisionado consiste em trabalho obrigatório de campo, no qual as atividades
práticas são exercidas de forma orientada (neste caso, observações da estrutura do
ensino/aprendizagem, entrevistas e elaboração de planos de ensino) , sinalizando o
seguinte aspecto: “Ser interpretado como um ponto convergente entre a teoria e a
prática, percebendo-o como um elo facilitador no ajustamento natural do aluno, no
sentido de melhor receber adequação e entendimento do mercado de trabalho no
qual irá atuar”.
Pimenta (2010, p.71) acrescenta que “as diferentes disciplinas deverão
fornecer subsídios para a compreensão dos determinantes dessa prática, pois a sala
de aula possui uma dinâmica essencialmente articulada às determinações sociais
mais amplas”.
1. JUSTIFICATIVA
A implementação do estágio supervisionado justifica-se pelo que
estabelece a Lei 9394/96, artigo 61:
A formação de profissionais da educação, de modo a atender aos objetivos dos
diferentes níveis e modalidades de ensino e as características de cada fase do
desenvolvimento do educando, terá como fundamento:
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I – a associação entre teorias e práticas, inclusive mediante a capacitação em
serviço;
II – aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino
e de outras atividades.
Este manual prioriza o item II dos fundamentos – Aproveitamento da formação e
experiências anteriores de ensino e de outras atividades. Considera a vivência
do aluno – professor nas escolas e em salas de aula uma referência para a reflexão
e construção de experiência qualificada. Por meio do relatório o aluno aprimorará o
olhar sobre a realidade da escola, do professor de Licenciatura e da sua própria
realidade, integrando: observações e análises da instituição e da legislação vigente,
elaboração de planos de ensino, relato da docência e entrevistas com professores
da área correspondente ao curso. Essas atividades possibilitarão a integração teoria
e prática (fundamento I)
2. NORMAS GERAIS:
O estágio curricular supervisionado de 400 horas será efetivado da seguinte forma:
400 horas de estágio:
A – Comprovação de experiência na docência (apresentar declaração que
comprove tempo de 2 anos ou mais de trabalho) . Neste caso serão reduzidas
200h de estágio e serão realizadas 200h de estágio (Distribuídas conforme itens: A,
B , C , D, E, F , G e H)
(Anexo 1 - Carta - Declaração de Tempo de Docência, devidamente preenchida)
Ou
A – Estágio Supervisionado não remunerado no caso de alunos que não
possuem experiência mínima comprovada em docência. Neste caso serão
realizadas 400h de estágio, sendo:
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I ) 200 h (observação/participação) nas seguintes modalidades:
Educação Infantil – 50 horas.
Ensino Fundamental I – 1º ou 2º ano - 50 horas.
Ensino Fundamental I – 3º ao 5º ano - 50 horas.
Gestão Escolar – 50 horas.
(Anexo 3 e 4 – Ficha de Estágio). Somente para alunos que não comprovam tempo
na docência.
II) 200 h (Distribuídas conforme itens: A, B , C , D, E, F , G e H)
LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
I – escolas públicas estaduais e/ou municipais, (aulas remotas)
II – escolas privadas; (aulas remotas)
III – qualquer que seja a instituição escolhida para o estágio, a mesma deverá ser
legalizada e/ou autorizada.
B - Caracterização da unidade escolar em que leciona/estagiou : 30 horas.
Descrever o que conseguiu observar referente ao contexto escolar:
infraestrutura; turnos e horário de funcionamento; condições materiais que
viabilizam (ou impedem) o ensino-aprendizado; professores; funcionários;
alunos; dirigentes da escola; projeto político pedagógico e os demais
projetos desenvolvidos pela escola neste momento de aulas remotas.
C – Elaborar um plano de ensino para uma determinada turma Educação
Infantil: 30 horas.
– conforme: ORIENTAÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE PLANO DE ENSINO
a seguir.
D– Elaborar um plano de ensino para uma determinada turma do Fundamental
I – 1º ou 2º ano: 30 horas.
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E– Elaborar um plano de ensino para uma determinada turma do Fundamental I
– 3º ao 5º ano: 30 horas.
“ORIENTAÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE PLANO DE ENSINO”
1. Traçar objetivo geral para o curso do ano escolhido, de preferência,
fundamentado na entrevista realizada;
2. Traçar objetivos específicos para o ano, considerando as especificidades dos
alunos do ano escolhido (trabalho anterior, desenvolvimento, interesses);
3. Elaborar conteúdos programáticos relacionados aos objetivos gerais e
específicos;
4. Elaborar estratégias de trabalho, com recursos didáticos e cronograma
relacionados aos conteúdos e objetivos propostos;
5. Pensar formas de avaliação que possibilitem a continuidade do ensino e da
aprendizagem, considerando os objetivos propostos (obs.: o ensino da Arte
no Ensino Fundamental precisa possibilitar a expressão e a comunicação
sem exigências, em alguns conteúdos, de padrões estéticos pré–
determinados);
6. No Plano de Curso deve constar a Bibliografia utilizada para sua elaboração
7. O Plano de Curso pode conter também: habilidades gerais e específicas que
deverão ser desenvolvidas nos alunos.
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F – Elaborar um plano de trabalho do Diretor/Coordenador Pedagógico: 30
horas.
- conforme exemplo abaixo:
OBJETIVOS/METAS DO
PROJETO PEDAGÓGICO
AÇÕES CRONOGRAMA AVALIAÇÃO
(INDICADORES)
DESCRIÇÃO DE CADA
OBJETIVO/META PARA
O ANO PROPOSTO NO
PROJETO POLÍTICO
PEDAGÓGICO DA
ESCOLA
EXEMPLO:
1.TODOS OS
EDUCADORES E
EDUCANDOS DA
ESCOLA
RELACIONANDO – SE
COM COMPREENSÃO,
RESPEITO E
SOLIDARIEDADE.
PARA CADA OBJETIVO,
DEVEM
CORRESPONDER (UMA
OU MAIS DE UMA)
AÇÕES
EXEMPLOS DE AÇÕES:
1.1.ENCONTROS
COM A
COMUNIDADE
EDUCATIVA,
TRAZENDO
PALESTRAS
SOBRE
ASSUNTOS
VARIADOS;
1.2.PARCERIA COM
CONSELHO
TUTELAR E
PARTICIPAÇÃO
EM PROJETO DE
FORMAÇÃO
CIDADÃ;
1.3.PARCERIA COM
AGENTES DE
SAÚDE LOCAL.
PARA CADA AÇÃO, DEVE
CORRESPONDER UM
PERÍODO DE TEMPO.
EXEMPLO: 1.AO LONGO
DO ANO
DESCRIÇÃO DE
ELEMENTOS QUE
DEMONSTREM O
ALCANCE TOTAL OU
PARCIAL DO
OBJETIVO
EXEMPLO
1.MELHORIA DAS
RELAÇÕES ENTRE
TODA A
COMUNIDADE
EDUCATIVA, COM A
DIMINUIÇÃO DA
VIOLÊNCIA ENTRE OS
EDUCANDOS.
G – Relato de sua experiência na docência/ estágio: 30 horas
(Mínimo de 3 páginas. Ex.: projetos que desenvolveu)
H - Entrevista com um professor da disciplina da habilitação do curso: 20
horas.
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Relato da entrevista (mínimo 1 página)
(Entrevista já pré-estabelecida no Anexo 2 - ROTEIRO DE ENTREVISTA
COM PROFESSOR DE LICENCIATURA)
3. OBJETIVOS
3.1. Gerais:
Adquirir habilidades e competências para atuar no contexto da educação com
atitude científica – pautada na observação cuidadosa da realidade, na análise
sistemática de dados, na avaliação criteriosa de variáveis – para, a partir daí,
planejar e desenvolver intervenções pertinentes na direção de uma formação
profissional eficaz, eficiente, democrática e participativa em educação e do
conhecimento, sempre pautadas em posturas éticas e comprometidas com o
desenvolvimento da cidadania como direito de todos.
3.2. Específicos:
Os Estágios Supervisionados do curso de licenciatura têm como propósito
articular teoria e prática, configurando-se num mecanismo de dinamização,
atualização e aperfeiçoamento do curso, sendo suas finalidades:
I – Garantir a compreensão teórica das condições concretas e históricas em que se
realiza a ação prática;
II – Instrumentalizar o acadêmico no sentido de sua qualificação para a análise
criteriosa da realidade educacional vivenciada;
III – Ampliar e aprofundar a compreensão daquilo que os educadores devem
perseguir para a consecução de sua finalidade histórica e de sua especificidade.
IV – Possibilitar ao aluno/estagiário a reflexão sobre o cotidiano escolar, analisando
os pressupostos teóricos estudados e sua prática, assumindo uma postura crítica
aliada à competência técnica e compromisso político do seu papel na sociedade;
V – Propiciar vivências para a aquisição de habilidades na operacionalização de
saberes teórico-metodológicos, na elaboração, organização e avaliação de projetos
pedagógicos alternativos e interdisciplinares.
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4. DEVERES DO ESTAGIÁRIO
I – elaborar relatório de acordo com as orientações deste manual;
II – realizar auto- avaliação crítica;
III – observar os princípios da ética profissional mantendo absoluto sigilo sobre os
problemas que, eventualmente, venha a conhecer;
5. COMPETÊNCIAS E DEVERES DOS DOCENTES ORIENTADORES DE
ESTÁGIO
I – Acompanhar o processo de estágio e fazer a leitura dos relatórios.
6. AVALIAÇÃO:
Ao relatório final será atribuído conceito CUMPRIU/NÃO CUMPRIU. Será
considerado aprovado na disciplina de estágio curricular supervisionado o estudante
que CUMPRIR todos os requisitos solicitados.
7. ATIVIDADES DE ESTÁGIO:
O relatório de estágio supervisionado deverá ser realizado a partir da análise do
espaço escolar, mais especificamente em contextos que caracterizem a relação
sistemática de ensino e aprendizagem. Em tais contextos, o aluno-estagiário/
professor deve realizar planos de ensino, entrevista e relatos de experiência na
docência, sempre com a orientação do professor da disciplina.
I – Atividades de Observação/ Participação
O estágio proposto neste manual integra uma observação crítica da realidade
escolar e uma profunda análise das próprias vivências como professor. A entrevista
com um professor da Área possibilita uma reflexão sobre o trabalho e o papel do
professor com experiência e estudos na área. A construção de planos de ensino
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constitui-se em uma forma de sugerir (participação) transformações no ambiente
escolar a partir dos estudos realizados.
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB n.º 9.394/96.
PIMENTA, S.G. e LIMA, M.S.L. Estagio e docência. Ed Cortez. São Paulo. 2010.
PICONEZ, STELA C. BERTHOLO. Prática de ensino e o Estagio Supervisionado.
Ed.
TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...
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