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ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – PARA ALUNOS DO MAGISTÉRIO


 CNPJ: 13.309.853/0001-51 Telefone: (11) 2771-5080 / (11) 4933-0971 Rua Cordeiro da Silva N°165 CEP:02883-090 Bairro – Parada de Taipas- SP faculdadespaulistanas.edu.br 1 FAEP – FACULDADE DE EDUCAÇÃO PAULISTANA MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – PARA ALUNOS DO MAGISTÉRIO SÃO PAULO 2020 CNPJ: 13.309.853/0001-51 Telefone: (11) 2771-5080 / (11) 4933-0971 Rua Cordeiro da Silva N°165 CEP:02883-090 Bairro – Parada de Taipas- SP faculdadespaulistanas.edu.br 2 Sumário MANUAL DO ESTAGIÁRIO................................................................................................... 3 1. JUSTIFICATIVA................................................................................................................. 3 2. NORMAS GERAIS FORMAÇÃO PEDAGÓGICA:.............................................................. 4 3. OBJETIVOS....................................................................................................................... 8 4. DEVERES DO ESTAGIÁRIO............................................................................................. 9 5. COMPETÊNCIAS E DEVERES DOS DOCENTES ORIENTADORES DE ESTÁGIO ........ 9 6. AVALIAÇÃO: ..................................................................................................................... 9 7. ATIVIDADES DE ESTÁGIO:.............................................................................................. 9 8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:................................................................................ 10 CNPJ: 13.309.853/0001-51 Telefone: (11) 2771-5080 / (11) 4933-0971 Rua Cordeiro da Silva N°165 CEP:02883-090 Bairro – Parada de Taipas- SP faculdadespaulistanas.edu.br 3 MANUAL DO ESTAGIÁRIO Este manual tem o propósito de regulamentar e nortear a realização do estágio. As atividades realizadas pelo estagiário não devem ser passivas, por se tratar de momentos de aprendizagem. Tratando-se de alunos do curso de Licenciatura, é de suma importância que haja uma reflexão entre o observado e os conhecimentos teóricos adquiridos no transcorrer do curso. Esta junção de informações práticas e teóricas tem o objetivo de promover uma reorganização dos conhecimentos do estagiário, possibilitando o surgimento de novas propostas na busca incessante de um ensino de melhor qualidade. Essas propostas poderão ser explicitadas no plano de ensino que será elaborado pelo estagiário. O estágio significa aprendizagem, ou seja, estudos práticos para aprendizagem e reflexão sobre a experiência em determinado assunto ou profissão – aprimoramento do desenvolvimento profissional. Assim, o Estágio Curricular Supervisionado consiste em trabalho obrigatório de campo, no qual as atividades práticas são exercidas de forma orientada (neste caso, observações da estrutura do ensino/aprendizagem, entrevistas e elaboração de planos de ensino) , sinalizando o seguinte aspecto: “Ser interpretado como um ponto convergente entre a teoria e a prática, percebendo-o como um elo facilitador no ajustamento natural do aluno, no sentido de melhor receber adequação e entendimento do mercado de trabalho no qual irá atuar”. Pimenta (2010, p.71) acrescenta que “as diferentes disciplinas deverão fornecer subsídios para a compreensão dos determinantes dessa prática, pois a sala de aula possui uma dinâmica essencialmente articulada às determinações sociais mais amplas”. 1. JUSTIFICATIVA A implementação do estágio supervisionado justifica-se pelo que estabelece a Lei 9394/96, artigo 61: A formação de profissionais da educação, de modo a atender aos objetivos dos diferentes níveis e modalidades de ensino e as características de cada fase do desenvolvimento do educando, terá como fundamento: CNPJ: 13.309.853/0001-51 Telefone: (11) 2771-5080 / (11) 4933-0971 Rua Cordeiro da Silva N°165 CEP:02883-090 Bairro – Parada de Taipas- SP faculdadespaulistanas.edu.br 4 I – a associação entre teorias e práticas, inclusive mediante a capacitação em serviço; II – aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e de outras atividades. Este manual prioriza o item II dos fundamentos – Aproveitamento da formação e experiências anteriores de ensino e de outras atividades. Considera a vivência do aluno – professor nas escolas e em salas de aula uma referência para a reflexão e construção de experiência qualificada. Por meio do relatório o aluno aprimorará o olhar sobre a realidade da escola, do professor de Licenciatura e da sua própria realidade, integrando: observações e análises da instituição e da legislação vigente, elaboração de planos de ensino, relato da docência e entrevistas com professores da área correspondente ao curso. Essas atividades possibilitarão a integração teoria e prática (fundamento I) 2. NORMAS GERAIS: O estágio curricular supervisionado de 400 horas será efetivado da seguinte forma: 400 horas de estágio: A – Comprovação de experiência na docência (apresentar declaração que comprove tempo de 2 anos ou mais de trabalho) . Neste caso serão reduzidas 200h de estágio e serão realizadas 200h de estágio (Distribuídas conforme itens: A, B , C , D, E, F , G e H) (Anexo 1 - Carta - Declaração de Tempo de Docência, devidamente preenchida) Ou A – Estágio Supervisionado não remunerado no caso de alunos que não possuem experiência mínima comprovada em docência. Neste caso serão realizadas 400h de estágio, sendo: CNPJ: 13.309.853/0001-51 Telefone: (11) 2771-5080 / (11) 4933-0971 Rua Cordeiro da Silva N°165 CEP:02883-090 Bairro – Parada de Taipas- SP faculdadespaulistanas.edu.br 5 I ) 200 h (observação/participação) nas seguintes modalidades: Educação Infantil – 50 horas. Ensino Fundamental I – 1º ou 2º ano - 50 horas. Ensino Fundamental I – 3º ao 5º ano - 50 horas. Gestão Escolar – 50 horas. (Anexo 3 e 4 – Ficha de Estágio). Somente para alunos que não comprovam tempo na docência. II) 200 h (Distribuídas conforme itens: A, B , C , D, E, F , G e H) LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO I – escolas públicas estaduais e/ou municipais, (aulas remotas) II – escolas privadas; (aulas remotas) III – qualquer que seja a instituição escolhida para o estágio, a mesma deverá ser legalizada e/ou autorizada. B - Caracterização da unidade escolar em que leciona/estagiou : 30 horas. Descrever o que conseguiu observar referente ao contexto escolar: infraestrutura; turnos e horário de funcionamento; condições materiais que viabilizam (ou impedem) o ensino-aprendizado; professores; funcionários; alunos; dirigentes da escola; projeto político pedagógico e os demais projetos desenvolvidos pela escola neste momento de aulas remotas. C – Elaborar um plano de ensino para uma determinada turma Educação Infantil: 30 horas. – conforme: ORIENTAÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE PLANO DE ENSINO a seguir. D– Elaborar um plano de ensino para uma determinada turma do Fundamental I – 1º ou 2º ano: 30 horas. CNPJ: 13.309.853/0001-51 Telefone: (11) 2771-5080 / (11) 4933-0971 Rua Cordeiro da Silva N°165 CEP:02883-090 Bairro – Parada de Taipas- SP faculdadespaulistanas.edu.br 6 E– Elaborar um plano de ensino para uma determinada turma do Fundamental I – 3º ao 5º ano: 30 horas. “ORIENTAÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE PLANO DE ENSINO” 1. Traçar objetivo geral para o curso do ano escolhido, de preferência, fundamentado na entrevista realizada; 2. Traçar objetivos específicos para o ano, considerando as especificidades dos alunos do ano escolhido (trabalho anterior, desenvolvimento, interesses); 3. Elaborar conteúdos programáticos relacionados aos objetivos gerais e específicos; 4. Elaborar estratégias de trabalho, com recursos didáticos e cronograma relacionados aos conteúdos e objetivos propostos; 5. Pensar formas de avaliação que possibilitem a continuidade do ensino e da aprendizagem, considerando os objetivos propostos (obs.: o ensino da Arte no Ensino Fundamental precisa possibilitar a expressão e a comunicação sem exigências, em alguns conteúdos, de padrões estéticos pré– determinados); 6. No Plano de Curso deve constar a Bibliografia utilizada para sua elaboração 7. O Plano de Curso pode conter também: habilidades gerais e específicas que deverão ser desenvolvidas nos alunos. CNPJ: 13.309.853/0001-51 Telefone: (11) 2771-5080 / (11) 4933-0971 Rua Cordeiro da Silva N°165 CEP:02883-090 Bairro – Parada de Taipas- SP faculdadespaulistanas.edu.br 7 F – Elaborar um plano de trabalho do Diretor/Coordenador Pedagógico: 30 horas. - conforme exemplo abaixo: OBJETIVOS/METAS DO PROJETO PEDAGÓGICO AÇÕES CRONOGRAMA AVALIAÇÃO (INDICADORES) DESCRIÇÃO DE CADA OBJETIVO/META PARA O ANO PROPOSTO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA EXEMPLO: 1.TODOS OS EDUCADORES E EDUCANDOS DA ESCOLA RELACIONANDO – SE COM COMPREENSÃO, RESPEITO E SOLIDARIEDADE. PARA CADA OBJETIVO, DEVEM CORRESPONDER (UMA OU MAIS DE UMA) AÇÕES EXEMPLOS DE AÇÕES: 1.1.ENCONTROS COM A COMUNIDADE EDUCATIVA, TRAZENDO PALESTRAS SOBRE ASSUNTOS VARIADOS; 1.2.PARCERIA COM CONSELHO TUTELAR E PARTICIPAÇÃO EM PROJETO DE FORMAÇÃO CIDADÃ; 1.3.PARCERIA COM AGENTES DE SAÚDE LOCAL. PARA CADA AÇÃO, DEVE CORRESPONDER UM PERÍODO DE TEMPO. EXEMPLO: 1.AO LONGO DO ANO DESCRIÇÃO DE ELEMENTOS QUE DEMONSTREM O ALCANCE TOTAL OU PARCIAL DO OBJETIVO EXEMPLO 1.MELHORIA DAS RELAÇÕES ENTRE TODA A COMUNIDADE EDUCATIVA, COM A DIMINUIÇÃO DA VIOLÊNCIA ENTRE OS EDUCANDOS. G – Relato de sua experiência na docência/ estágio: 30 horas (Mínimo de 3 páginas. Ex.: projetos que desenvolveu) H - Entrevista com um professor da disciplina da habilitação do curso: 20 horas. CNPJ: 13.309.853/0001-51 Telefone: (11) 2771-5080 / (11) 4933-0971 Rua Cordeiro da Silva N°165 CEP:02883-090 Bairro – Parada de Taipas- SP faculdadespaulistanas.edu.br 8 Relato da entrevista (mínimo 1 página) (Entrevista já pré-estabelecida no Anexo 2 - ROTEIRO DE ENTREVISTA COM PROFESSOR DE LICENCIATURA) 3. OBJETIVOS 3.1. Gerais: Adquirir habilidades e competências para atuar no contexto da educação com atitude científica – pautada na observação cuidadosa da realidade, na análise sistemática de dados, na avaliação criteriosa de variáveis – para, a partir daí, planejar e desenvolver intervenções pertinentes na direção de uma formação profissional eficaz, eficiente, democrática e participativa em educação e do conhecimento, sempre pautadas em posturas éticas e comprometidas com o desenvolvimento da cidadania como direito de todos. 3.2. Específicos: Os Estágios Supervisionados do curso de licenciatura têm como propósito articular teoria e prática, configurando-se num mecanismo de dinamização, atualização e aperfeiçoamento do curso, sendo suas finalidades: I – Garantir a compreensão teórica das condições concretas e históricas em que se realiza a ação prática; II – Instrumentalizar o acadêmico no sentido de sua qualificação para a análise criteriosa da realidade educacional vivenciada; III – Ampliar e aprofundar a compreensão daquilo que os educadores devem perseguir para a consecução de sua finalidade histórica e de sua especificidade. IV – Possibilitar ao aluno/estagiário a reflexão sobre o cotidiano escolar, analisando os pressupostos teóricos estudados e sua prática, assumindo uma postura crítica aliada à competência técnica e compromisso político do seu papel na sociedade; V – Propiciar vivências para a aquisição de habilidades na operacionalização de saberes teórico-metodológicos, na elaboração, organização e avaliação de projetos pedagógicos alternativos e interdisciplinares. CNPJ: 13.309.853/0001-51 Telefone: (11) 2771-5080 / (11) 4933-0971 Rua Cordeiro da Silva N°165 CEP:02883-090 Bairro – Parada de Taipas- SP faculdadespaulistanas.edu.br 9 4. DEVERES DO ESTAGIÁRIO I – elaborar relatório de acordo com as orientações deste manual; II – realizar auto- avaliação crítica; III – observar os princípios da ética profissional mantendo absoluto sigilo sobre os problemas que, eventualmente, venha a conhecer; 5. COMPETÊNCIAS E DEVERES DOS DOCENTES ORIENTADORES DE ESTÁGIO I – Acompanhar o processo de estágio e fazer a leitura dos relatórios. 6. AVALIAÇÃO: Ao relatório final será atribuído conceito CUMPRIU/NÃO CUMPRIU. Será considerado aprovado na disciplina de estágio curricular supervisionado o estudante que CUMPRIR todos os requisitos solicitados. 7. ATIVIDADES DE ESTÁGIO: O relatório de estágio supervisionado deverá ser realizado a partir da análise do espaço escolar, mais especificamente em contextos que caracterizem a relação sistemática de ensino e aprendizagem. Em tais contextos, o aluno-estagiário/ professor deve realizar planos de ensino, entrevista e relatos de experiência na docência, sempre com a orientação do professor da disciplina. I – Atividades de Observação/ Participação O estágio proposto neste manual integra uma observação crítica da realidade escolar e uma profunda análise das próprias vivências como professor. A entrevista com um professor da Área possibilita uma reflexão sobre o trabalho e o papel do professor com experiência e estudos na área. A construção de planos de ensino CNPJ: 13.309.853/0001-51 Telefone: (11) 2771-5080 / (11) 4933-0971 Rua Cordeiro da Silva N°165 CEP:02883-090 Bairro – Parada de Taipas- SP faculdadespaulistanas.edu.br 10 constitui-se em uma forma de sugerir (participação) transformações no ambiente escolar a partir dos estudos realizados. 8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB n.º 9.394/96. PIMENTA, S.G. e LIMA, M.S.L. Estagio e docência. Ed Cortez. São Paulo. 2010. PICONEZ, STELA C. BERTHOLO. Prática de ensino e o Estagio Supervisionado. Ed.

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