Pular para o conteúdo principal

PROJETO MULTIDISCIPLINAR FINAL II LIVE E ONLINE


 MANUAL DO PROJETO MULTIDISCIPLINAR FINAL II LIVE E ONLINE MANUAL DO PROJETO MULTIDISCIPLINAR PÁGINA 1 O Projeto Multidisciplinar Final (PMF) é assim denominado porque deve expressar a capacidade do aluno de integrar o conjunto dos conhecimentos trabalhados nos diferentes componentes curriculares. Trata-se, portanto, de trabalho acadêmico, cuja temática é de livre escolha do aluno, considerando todas as disciplinas do curso em uma produção teórica e/ou prática que revele o seu processo de amadurecimento intelectual. Desenvolvimento do Projeto Final No Projeto Multidisciplinar Final, o aluno deverá entregar um Projeto escrito. Deve ser um Projeto entregue conforme as orientações das etapas desenvolvidas no Manual do Projeto Multidisciplinar Final. Ao Final, o aluno deverá realizar uma apresentação virtual ou vídeo referente ao Projeto entregue. Neste Projeto Multidisciplinar Final as etapas não poderão mais ser organizadas em grupos, somente individuais, considerando que o trabalho final deverá ser exclusivamente individual. MANUAL DO PROJETO MULTIDISCIPLINAR PÁGINA 2 Neste Projeto Multidisciplinar final você desenvolverá a escrita técnica-cientifica e acadêmica. É importante lembrar que um projeto somente tem importância se comunicado de forma clara, objetiva e precisa. Para isso, devemos seguir uma estrutura comum para os Projetos. Além dos elementos pré-textuais (como capa, folha de rosto, resumo, sumário etc.) e dos elementos pós-textuais (como referências, anexos, apêndices etc.) devem constar uma introdução, objetivos, o corpo do trabalho, método, resultados e uma conclusão. A partir desta etapa você deverá definir o seu percurso de formação final. As orientações estão divididas de acordo com os passos do desenvolvimento. Portando vamos sempre apresentar os passos a você. Projeto é um conjunto de ações para a geração de um resultado (criação de um produto ou serviço). Em outras palavras, o projeto é a forma que uma instituição tem à sua disposição para modificar uma situação que precise de conserto, ou para melhorar uma situação que pode ser explorada. Os projetos devem ser a ferramenta que resolve uma situação quando as rotinas operacionais — processos, da forma que estão estruturados — não forem o suficiente para se alcançar os objetivos propostos. MANUAL DO PROJETO MULTIDISCIPLINAR PÁGINA 3 Primeiro Bimestre Etapa 1 Desde o início do curso até agora, apresentamos diversos assuntos dentro de cada disciplina. Foram discutidos temas que impactam diretamente o seu cotidiano, seu trabalho e sua comunidade, temas que tratam de desafios enfrentados pelo profissional da sua área. Nesta Etapa você deverá escolher um tema para o seu projeto pelo interesse pessoal, já que dispenderá bastante tempo e esforço em sua produção, porém deve levar em consideração a relevância do tema. Escolha um tema para o Projeto Multidisciplinar Final e justifique sua escolha. O objetivo final deste Projeto Multidisciplinar Final é a produção de um Projeto e também a confecção de um banner (pôster-PDF) ou uma apresentação (PPT/PDF) a ser apresentado em vídeo de até 5 minutos. Documento a ser entregue nesta Etapa: Texto descrevendo a escolha do tema com a justificativa, considerando os critérios - seu interesse pessoal, a relevância do tema e a disponibilidade bibliográfica. MANUAL DO PROJETO MULTIDISCIPLINAR PÁGINA 3 Nesta segunda etapa você produzirá o Pré-Projeto. Pré-Projeto – Atividades que antecedem o projeto, que permitem afirmar que há motivos claros para se investir os esforços e recursos necessários no projeto, pois há chances adequadas de sucesso. 1 - Estruturar a ideia: Definir com mais detalhes o que vai ser feito, quando cada ação deve ser tomada, quais os recursos serão necessários e quais as características do resultado são esperadas. (Explicitar quem é o solicitante do projeto / apresentar as justificativas para o projeto / definir os objetivos do projeto / identificar preliminarmente quem são as partes interessadas no projeto / identificar preliminarmente as restrições do projeto). Primeiro Bimestre Etapa 2 MANUAL DO PROJETO MULTIDISCIPLINAR PÁGINA 4 2 - Identificar o patrocinador: – Alguém deve ser responsável pela decisão final de realização do projeto (ou de “engavetamento” dessa ideia por não ser viável). Esse alguém é o patrocinador. 3 - Elaborar um Estudo de Viabilidade – Uma análise que permite identificar as chances do projeto ter sucesso em seus objetivos, quantificando e qualificando essas chances. Este estudo deve conter respostas sobre os aspectos Econômicos, Jurídicos, Técnicos, Administrativos, Financeiros e de Prazo. Documento a ser entregue nesta Etapa: Entregar em forma de texto (PDF ou Word) a descrição detalhada dos 3 itens do Pré-Projeto – Estrutura e Ideia, Patrocinador e Estudo de Viabilidade. Primeiro Bimestre Etapa 2 MANUAL DO PROJETO MULTIDISCIPLINAR PÁGINA 5 Desenvolvimento do Projeto - Criação do produto/serviço alvo do projeto. Para desenvolver o Projeto propriamente dito você deverá organizar o seu Projeto com seguintes tópicos: 1 - Objeto do projeto – Detalhar o que vai ser feito, quando cada ação deve ser tomada, quais os recursos serão necessários e quais as características do resultado são esperadas. Explicitar quem é o solicitante do projeto, apresentar as justificativas para o projeto, definir os objetivos do projeto e identificar as restrições do projeto. 2 - Gestor do projeto – Apontar qual competência, formação e habilidade o gestor ter para realizar a gestão do projeto definido e suas atribuições. 3 - Definir a equipe – Identificar o número e qualificação de cada elemento que participará da execução do projeto. Segundo Bimestre Etapa 3 MANUAL DO PROJETO MULTIDISCIPLINAR PÁGINA 6 4 - Identificar as partes interessadas – Apresentar benefícios para todas as partes, incluindo participantes e comunidade. 5 - Definir os prazos estimados – Apresentar cronograma completo desde a fase do Pré-Projeto até a fase inicial da execução. (considerar a inclusão da fase de auto sustentação após a implantação do empreendimento). 6 – Identificar os possíveis riscos – Identificar os Riscos para a fase de execução do Projeto. Utilizar a estrutura da Análise SWOT. 7 - Obter autorização formal para o projeto - Apresentar as necessidades de documentais para abertura e funcionamento do empreendimento. Documento a ser entregue nesta Etapa: Entregar em forma de texto (PDF ou Word) a descrição detalhada dos 7 itens do Projeto. Viabilidade. Segundo Bimestre Etapa 3 MANUAL DO PROJETO MULTIDISCIPLINAR PÁGINA 7 Agora é a hora de produzir o seu Banner (PDF) ou Apresentação (PPT ou PDF). Elabore um roteiro sobre os pontos que levantou e desenvolva um Banner ou Apresentação explicativa, resumindo o seu Projeto. Neste Banner ou Apresentação deve constar o tema e a justificativa da escolha. Deve apresentar cada passo do projeto e os possíveis impactos para a comunidade. Lembre-se, esta etapa será a preparação para a apresentação Virtual ou Vídeo que fará como se fosse para um dos patrocinadores do Projeto que proporcionará financeiramente a implantação do empreendimento. Documento a ser entregue nesta Etapa: Entregar em forma de Banner (PDF ou Word) ou Apresentação (PDF ou PPT) o arquivo que será usado para realizar a apresentação virtual ou apresentação em vídeo do Projeto. Segundo Bimestre Etapa 4 MANUAL DO PROJETO MULTIDISCIPLINAR PÁGINA 8 Gravação de Vídeo ou Apresentação Virtual Nesta etapa final você deve se preparar para a apresentação Virtual ou Vídeo que fará para a banca avaliadora do UniBTA. Importante se preparar como se fosse uma apresentação para um dos patrocinadores do Projeto que proporcionará financeiramente a implantação do empreendimento. Destaque os pontos principais do Projeto, utilizando o documento da Apresentação ou o Banner desenvolvido na etapa anterior. Sua apresentação para a banca ou vídeo deve ter, no máximo, 5 minutos de duração. Após a finalização, poste a gravação realizada no seu AVA, dentro do período indicado no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Documento a ser entregue nesta Etapa: Gravação de vídeo da apresentação (MP4). Mãos à obra! Segundo Bimestre Etapa Final MANUAL DO PROJETO MULTIDISCIPLINAR PÁGINA 9 O PROJETO MULTIDISCIPLINAR VALERÁ 10,0 (PONTOS) O QUE SERÁ AVALIADO? 0,5 Ponto = Descritivo da escolha do tema – Etapa1 1,5 Pontos = Pré-Projeto - Etapa 2 3,0 Pontos = Projeto – Etapa 3 1,0 Ponto = Documento para Apresentação ou Banner – Etapa 4 4,0 Pontos = Apresentação Virtual ou Gravada – Etapa 5 Critérios de Avaliação MANUAL DO PROJETO MULTIDISCIPLINAR PÁGINA 10 ESTRELA, Carlos. Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa. 3. ed. – Porto Alegre: Artes Médicas, 2018. KOLLER,Sílvia H., COUTO, Maria Clara P. de Paula, HOHENDORFF, Jean Von. Manual de produção científica. Dados Eletrônicos. Porto Alegre: Penso, 2014. LOZADA, Gisele, NUNES, Karina da Silva. Metodologia científica. Porto Alegre: SAGAH, 2018. HARPER-SMITH, P.; DERRY, S. Via expressa para o sucesso em gerenciamento de projetos: tudo que você precisa para acelerar sua carreira. Porto Alegre: Bookman, 2011. 232 p. E-book. ISBN 9788577808038. KERZNER, H.; SALADIS, F. P. Gerenciamento de projetos orientado por valor. Porto Alegre: Bookman, 2011. 292 p. E-book. ISBN 9788577807697. KERZNER, H. Gestão de projetos: as melhores práticas. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 796 p. E-book. ISBN 9788536306186. NOKES, S.; KELLY, S. O guia definitivo do gerenciamento de projetos: como alcançar resultados dentro do prazo e do orçamento. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. 384 p. ISBN 9788577809738. Referência Bibliográfica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

AP – Unidade 1, 2, 3 e 4

  AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...