CENTRO UNIVERSITÁRIO REGIONAL DO BRASIL
NOME DO CURSO
(Brasão do Centro universitário/nome da Instituição
Unidade de Ensino e nome do curso: fonte 14/12, ambos em espaço simples, em negrito e
maiúsculo)
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
(nome completo do autor, fonte 14, sem negrito e maiúsculo, centralizado)
XXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXX.
(título do trabalho, fonte 16/14ou12, negrito e maiúsculo, centralizado. Se houver subtítulo,
este será seguido de dois pontos, sem negrito e minúsculo)
Nome da cidade
2021
(fonte 14/12, sem negrito, só inicial em maiúscula, centralizado na penúltima linha antes da
margem inferior)
(fonte 14/12 algarismos arábicos sem negrito, centralizado na última linha antes da margem
inferior)
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
(nome do autor, fonte 14, negrito e maiúscula, centralizado)
XXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXX.
(título do trabalho, fonte 16/14/12, negrito e maiúsculo, centralizado, a 9 cm da margem
superior ou 12cm da borda superior do papel. Este título tem que estar na mesma posição do
título da capa)
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de
Xxxxxxxxxxxxxx, Centro Universitário Regional do
Brasil, como requisito parcial para obtenção do grau de
Xxxxxxxxxxxxx. (4 cm abaixo do título e a 6 cm da
margem esquerda ou a 9 cm da borda do papel)
Professora de TCCII:
Professor Orientador:
(fonte 12, sem negrito/ nome do professor orientador e
titulação. Exemplo: Ma (mestra); Me (mestre)
Nome da cidade
2021
(fonte 14/12, sem negrito, só inicial em maiúscula, centralizado na penúltima linha antes da
margem inferior)
(fonte 14/12 algarismos arábicos sem negrito, centralizado na última linha antes da margem
inferior)
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
(nome do autor, fonte 14, negrito e maiúscula, centralizado)
XXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXX.
(título do trabalho, fonte 16/14/12, negrito e maiúsculo, centralizado)
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para obtenção do grau de
Xxxxxxxxxxxxxxx, Centro Universitário Regional do Brasil.
(fonte 12, sem negrito, espaçamento simples e justificado no word)
Aprovado em xx de xxxxx de 2021.
(fonte 14/12, sem negrito e alinhado à direita no word)
Banca Examinadora
(fonte 14/12, sem negrito e alinhado centralizado no word)
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx –
Orientador ____________________________
Ma. em Xxxx Xxxx, pela Universidadede Xxxxxxxxx
Centro Universitário Regional do Brasil -UNIRB
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx – ____________________________
Dr. em Xxxx Xxxx, pela Universidadede Xxxxxxxxx
Instituição do professor da banca
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx – ____________________________
Dr. em Xxxx Xxxx, pela Universidadede Xxxxxxxxx
Instituição do professor da banca
(lembrando que o terceiro professor da banca pode ou não ser o professor de TCCII)
OBS:.No verso desta folha, deve ser inserido a FICHA CATALOGRÁFICA para os TCCs
que forem aprovados com notas a partir de 9,0.
A
Joana, mãe querida, por ter me ensinado a aprender.
Pedro, filho querido, por ter me levado a aprender a ensinar.
(folha OPCIONAL para ABNT, em que o autor homenageia pessoas e/ou instituições,
dedicando-lhes seu trabalho/ fonte 14/12, espaço simples, alinhado à esquerda no word)
AGRADECIMENTOS
(fonte 14/12, centralizado, negrito e maiúsculo)
(folha OPCIONAL para ABNT, contendo em forma de texto (justificado no word) os nomes
de pessoas ou instituições que contribuíram de forma relevante para o trabalho; fonte 12, arial
ou times new roman, espaço simples. Porém, a fonte adotada deverá ser para todo o trabalho)
“Um dia veio a peste e acabou com
Toda vida na face da terra:
Em compensação ficaram as Bibliotecas...
E nelas estava meticulosamente escrito o
nome de todas as coisas!”
Mario Quintana, 1989
(folha OPCIONAL para ABNT, frase alusiva ao tema do trabalho, de caráter opcional, com
indicação do respectivo autor e ano/ fonte 12, espaço simples/ alinhado à direita no word,
respeitando a margem final da página de 2cm)
RESUMO
(tipo informativo, fonte 14/12, negrito e centralizado, dois “enter” para começar o resumo)
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxx.Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.
Palavras-chave: Xxxxxxxx. Xxxxxxxx. Xxxxxxxx.
Normas para o texto do Resumo:
Texto com fonte 12 referente à escrita de todo trabalho (Times New Roman ou Arial),
justificado, espaçamento simples entre linhas. Deve ser regido na terceira pessoa do
singular, com verbo na voz ativa, em frases correntes, sem enumeração de tópicos,
num total de 150 a 250 palavras para monografia de conclusão de curso.
Normas para Palavras-chave:
Palavras ligadas ao seu tema/problema necessárias para guiar a sua revisão da literatura,
separadas por ponto. Total de 3 a 5 palavras
ABSTRACT
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxx.Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.
Keywords: Xxxxxxxx, Xxxxxxxx, Xxxxxxxx.
Normas Abstract e Keywords: As mesmas do resumo
LISTA DE FIGURAS
(fonte 14/12, centralizado e negrito)
Figura 1 Aquisição de imagem em mamografia convencional e digital 14
Figura 2 Ultrassonografia 17
LISTA DE TABELAS
(fonte 14/12, centralizado e negrito)
Tabela 1 Números de Casos da Doença no Brasil 19
Tabela 2 Números de Exames Realizados na Bahia 21
LISTA DE QUADROS
(fonte 14/12, centralizado e negrito)
Quadro 1 Competências do Profissional 19
Quadro 2 21
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
(fonte 14/12, centralizado e negrito)
RM Ressonância Magnética
TM Tomografia Computadorizada
Normas da ABNT para as Listas:
- Elementos opcionais relacionam conjuntos de itens empregados no texto de modo a localizálo rapidamente. As listas mais comuns se referem aos elementos a seguir indicados:
As palavras Figuras, Quadros, Tabelas devem estar em negritos, somente a primeira
letra maiúscula, numerados com algarismos arábicos, sem utilização de dois pontos,
traço após o número. Ex: Tabela 1 Modelo de tabela para TCC (CORRETO); Tabela 1: Modelo
de tabela para TCC (INCORRETO).
O tamanho da fonte é de 2 números menor que a fonte do texto, ou seja 10, com
espaço simples.
A fonte (lugar onde foi obtida) precisa ser indicada abaixo dela, sem espaço, mesmo
que ela seja de autoria do próprio autor do trabalho, fonte 10.
A figura/tabela/quadro, a fonte e o título precisam ser centralizados e estar perto do
texto onde ela foi mencionada.
Figuras: ilustrações, figuras, desenhos, fotos ou qualquer material que não seja
quadro, nem tabela.
Tabelas: linhas verticais, abertas, quantitativos (números). Elaborada de acordo com a
ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico,
acompanhado do respectivo número da folha ou página.
Tabela 1 Modelo de tabela para TCC
Fonte: Autor, ano
Quadro: linhas horizontais e verticais, fechado, qualitativo. Elaborada de acordo com
a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico,
acompanhado do respectivo número da folha ou página.
Quadro 1 Modelo de quadro para TCC
Fonte: Autor, ano
Abreviaturas e Siglas: em ordem alfabética e acompanhada dos respectivos
significados.
(MODELO) SUMÁRIO
(fonte 14/12, centralizado e negrito)
1 INTRODUÇÃO...................................................................................... 10
2 METODOLOGIA ................................................................................ 52
2.1 ETAPAS DA PESQUISA..................................................................... 53
2.2 TIPO DA PESQUISA .......................................................................... 54
2.3 INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS ..................................... 56
2.3.1 Questionário...................................................................................... 57
2.3.2 Entrevista .......................................................................................... 58
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ....................................................... 13
3.1 TÍTULO DO CAPÍTULO .................................................................... 17
3.1.1 Subtítulo ............................................................................................ 25
3.1.1.1 Subtítulo..........................................................................................26
3.2 TÍTULO DO CAPÍTULO..................................................................... 29
3.3 TÍTULO DO CAPÍTULO....................................................................32
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO...........................................................36
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................ 52
REFERÊNCIAS ........................................................................................ 54
APÊNDICE A ........................................................................................... 60
ANEXO B................................................................................................... 62
NORMAS GERAIS:
Verbo na terceira pessoa do plural ou singular e passado;
Os títulos e subtítulos devem ser escritos com fonte 14 ou 12, Arial ou Times New
Roman e não existe ponto após o número;
Títulos: Maiúsculos e negritos;
1º subtítulo: Maiúsculo e não negrito / 2º subtítulo: Minúsculo e negrito / 3º subtítulo:
Minúsculo e não negrito;
As normas dos títulos e subtítulos são IGUAIS para o sumário e para indicar os
elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais da parte escrita;
Para os trabalhos de pesquisa científica, a metodologia virá após a fundamentação
teórica, ficando a ordem: 1 Introdução; 2 Fundamentação ; 3 metodologia...
Pode utilizar o termo Fundamentação teórica ou Revisão de Literatura;
De conteúdo textual o trabalho deve conter NO MÍNIMO 30 folhas
A metodologia pode ser separada por subtítulos, fica a critério do aluno e orientador;
Os itens Resultados e Discussão serão obrigatórios para TODOS os trabalhos;
Utilizar os termos “Considerações finais” para trabalhos de revisão de literatura e
“Conclusão” para os trabalhos de pesquisas científicas;
Os itens apêndice e anexos são opcionais e serão classificados por letras maiúsculas;
Apêndice: “Texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar o texto
principal.” (NBR 14724).
Anexo: “Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação,
comprovação e ilustração.” (NBR 14724).
O trabalho completo tem que ser escrito com uma ÚNICA fonte: Arial ou Times New
Roman, o tamanho da fonte varia de acordo com as normas citadas anteriormente;
O tamanho da fonte do texto é 12 e espaço 1,5;
As páginas começam a ser contadas a partir da folha de rosto e o primeiro número
aparece na pagina da introdução – superior ou inferior à direita;
A formatação das páginas é: 3cm superior e esquerda, e 2cm inferior e direita;
Existem duas formas de parágrafos:
1. Sem recuo de 1cm: os parágrafos serão separados por 2 enter, começando a
escrita a partir do terceiro;
2. Com recuo de 1cm: os parágrafos não serão separados enter, começando a escrita
a partir do primeiro;
Exemplo:
NORMAS REFERÊNCIAS
- NBR 10520
A palavra REFERÊNCIAS deve estar no/ao final dos textos acadêmicos,
sejam eles em quaisquer que sejam as instancias, (cursos livres, de graduação
de pós-graduação lato sensu e pós-graduação - stricto sensu); de forma
CENTRALIZADA, como o documento anexo no item 5.2.3 diz.
http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=86662
As referencias citadas ao final do trabalho serão escritas com espaço simples,
fonte 12, alinhada à esquerda, separadas por dois enter.
Os termos “apud” e “et al” não são em itálico;
Os elementos essenciais são: autor(es), título, edição, local, editora e data de
publicação. Ex: GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói:
EdUFF, 1998.
Indica(m)-se o(s) autor(es), de modo geral, pelo último sobrenome, em
maiúsculas, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviados (s) ou
não. Recomenda-se o MESMO padrão de abreviação usados na mesma lista
de referências, os nomes devem vir separados por ponto e ponto-vírgula,
seguido de espaço.
Para facilitar, segue organização de algumas fontes:
Exemplos:
Um autor pessoal:
REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. 1ªed. São Paulo: Brasiliense, 1994. 62p.
WHEISHMAN, E. Retrato da saúde no Brasil no século XX: programas vigentes.
Florianópolis: Tesla, 1997. 104 p.
Dois autores pessoais:
TRAJBER, Rachel.; COSTA, Larissa (org). Avaliando a educação ambiental no Brasil:
materiais audiovisuais. São Paulo: Peirópolis: Instituto Ecoar para a Cidadania. 2001. 156p.
SÓDERSTEN, B.; GEOFREY, R. International economics. 3. ed. London: MacMillan,
1994. 714 p.
Três autores pessoais:
REIGOTA, M.; POSSAS R.; RIBEIRO A.(orgs.). Trajetórias e narrativas através da
Educação Ambiental. 1º ed. Rio de Janeiro:DP&A, 2003.155p.
Mais de três autores pessoais:
REIGOTA M. (org), et al. Verde cotidiano: meio ambiente em discussão. N ed. Rio de
Janeiro:DP&A,1999b. 148p.
Autor Desconhecido: a entrada é feita pelo título. O termo anônimo não deve ser
usado em substituição ao nome do autor desconhecido.
PAIS COMPROMETIDOS. In: SILVA, L. N. Gerência escolar. 3. ed. Rio de Janeiro:
Símbolo, 1998. p. 212-213. EDITORES e suas responsabilidades. São Paulo: Sociedade do
Livro, 2000. 120 p.
Livro no todo:
REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. 1ªed. São Paulo: Brasiliense, 1994. 62p.
Monografia, Dissertações e Teses no todo:
SILVA, Ana Cecília. As transformações da representação social do negro no livro didático
e seus determinantes. 2001. 181f. Tese de Doutorado (Programa de Pós-graduação em
Educação) – Faculdade de Educação- Universidade Federal da Bahia. Orientada pela Profa.
Dra. Maria de Lourdes Siqueira.
Monografia em Meio Eletrônico: no todo e em parte
SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Local: Editora, data. Descrição física do meio ou
suporte [e/ou] Disponível em: . Acesso em: xx mês abreviado. xxxx.
Revistas e Jornais no todo:
TÍTULO. Local: Editora, ano inicial – ano de encerramento, se for o caso. Periodicidade.
Incorporação de outro título. Tipo e período do índice. ISSN.
REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939 -. Trimestral.
Absorveu Boletim Geográfico do IBGE. Índice acumulado, 1939-1983. ISSN 0034-723X.
Documento Jurídico: Constituição
PAÍS, ESTADO ou MUNICÍPIO. Constituição (data da promulgação). Título. Local: Editor,
ano de publicação. Número de páginas ou volumes. Notas.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília,
DF: Senado, 1988.
Documento de Acesso Exclusivo em Meio Eletrônico:
AUTOR. Título do serviço ou produto. Versão se houver. Indicações de responsabilidade.
Descrição física ou Disponível em: . Acesso em: xx mês abreviado.
xxxx.
Banco de Dados:
ALVES do Amapá: banco de dados. Disponível em:
. Acesso em 25 nov. 1998.
Lista de Discussão:
BIONLINE Discussion List. List maintained by the Base de Dados Tropical, BDT in Brazil.
Disponível em: lisserv@bdt.org.br. Acesso em 25 nov. 1988.
Homepage Institucional:
CIVITAS. Coordenação de Simão Pedro P. Marinho. Desenvolvido pela Pontifícia
Universidade Católica de Minas Gerais, 1995-1998. Apresenta textos sobre urbanismo e
desenvolvimento de cidades. Disponível em http://www.gosnet.com.br/oamis/civitas. Acesso
em: 27 nov. 1998.
TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...
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