Pular para o conteúdo principal

TCC PRONTO

1 2 Caro estudante, Este manual visa orientar você, graduando do Centro Universitário UNIFACVEST, a elaborar seu trabalho de conclusão de curso no formato de artigo científi co. Um artigo científi co é um tipo de trabalho acadêmico e/ou científi co, no qual o autor apresenta de modo breve e objetivo a discussão de ideias, métodos, técnicas, processos e resultados de uma pesquisa documental e/ou de campo. 3 Um artigo científico pode ser a porta de entrada para um curso de mestrado ou doutorado. Portanto, ele é importante para a conclusão de seu curso e, também, como forma de demonstrar sua capacidade de pesquisa e investigação sobre um tema, ao pleitear uma vaga no mestrado ou doutorado. Por ser um trabalho sucinto, o artigo deve apresentar algumas características, como: • linguagem correta e precisa; • seleção de um tema importante; • foco no tema escolhido; • coerência na argumentação; • clareza na exposição de ideias; • organização coerente das ideias; • fontes de pesquisa atualizadas; • fidelidade às fontes citadas; • objetividade e concisão. Para tanto, é necessário que você tenha domínio do assunto abordado e já tenha feito uma leitura adequada e fichamento do material pesquisado. O artigo científico deve ser elaborado com base no conhecimento obtido ao longo do curso de graduação e, principalmente, durante a disciplina Estágio Supervisionado. Com o conhecimento adquirido sobre pesquisa de campo e pesquisa documental, ao realizar o Estágio Supervisionado, escolha um bom tema para iniciar a produção e elaboração do artigo científico. Pense em temas objetivos, específicos e relevantes ao curso e à sociedade. Seguem algumas orientações muito importantes para ajudá-lo(a) na elaboração de seu artigo científico: 9 Reúna boas bibliografias. Pelo menos seis títulos da área de estudo, incluindo o de Metodologia Científica, e comece a revisão de literatura. Esse momento é fundamental em qualquer pesquisa, pois você precisa conhecer o seu objeto de estudo e o que está sendo dito sobre o assunto. 9 Construa um esquema de ideias. Após estudar bastante e realizar experimentos ou análises de acordo com o método científico da sua área, é hora de colocar a mão na massa e escrever. Para organizar com lógica suas ideias, faça antes um esquema para estruturar os principais pontos e anotar o que pretende escrever em cada um. 9 Tenha ética durante a escrita. Isso significa que não se deve copiar ideias nem conclusões, sem mencionar a fonte e dar o crédito ao autor, pois isso caracteriza plágio. Busque ser original em suas reflexões e, sempre que citar o trabalho de outros pesquisadores, não invente nada falso. Deixe claro no texto onde terminam os argumentos de alguém e começa a sua interpretação. Você sabia? 4 Estrutura do artigo científico O artigo científico, como trabalho de conclusão de curso do Centro Universitário UNIFACVEST, deve conter no mínimo 15 páginas e no máximo 20 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas. As referências no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou o livro da disciplina de Metodologia Científica que você estudou. Para a formatação do artigo, deve-se selecionar a configuração da página para o tamanho de papel A4, com orientação retrato, margens superior e esquerda com 3 cm, inferior e direita com 2 cm. Deve ser utilizada a fonte Arial, corpo 12, espaçamento 1,5 entre linhas em todo o texto. O parágrafo deve ter 1,25 cm, com alinhamento justificado (com exceção do título). A seguir, veja no quadro algumas orientações sobre a estrutura do artigo, que contém elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. PARTES ELEMENTOS INTEGRANTES Pré-textuais Capa (com nome da instituição, nome do curso, nome do autor, título do artigo, local e ano) Resumo Palavras-chave (inserir três palavras-chave) Abstract (tradução do Resumo para o inglês) Keywords (tradução das palavras-chave para o inglês) Sumário (opcional) Numeração das páginas (na parte inferior, no canto direito) Textuais Introdução Desenvolvimento Conclusão Pós-textuais Referências Apêndices (somente se for absolutamente necessário) Anexos (somente se for absolutamente necessário) 5 Elementos pré-textuais CAPA 9 Nome da Instituição: deve vir logo no começo da página, com alinhamento centralizado, caracteres maiúsculos. 9 Nome do autor (aluno): deve ser escrito com caracteres maiúsculos e alinhamento centralizado. 9 Título: deve ser escrito no centro da página, com alinhamento centralizado, em negrito, com letras maiúsculas. 9 Local e ano: deve vir no final da página, com alinhamento centralizado e com letras maiúsculas. Utilize em toda a capa a fonte Arial, tamanho 12. Formatação da capa CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACVEST CURSO XXXXXXXXXXXX NOME DO ALUNO TÍTULO LOCAL – UF ANO Superior: 3 cm Esquerda: 3 cm Direita: 2 cm Espaço de 3 linhas (1,5) Espaço de 12 linhas (1,5) Espaço de 12 linhas (1,5) Inferior: 2cm 6 Formatação do artigo 9 Título O título do artigo científico deve ser centralizado, no topo da página, com fonte 14, em negrito. 9 Nome do autor O nome completo do autor (aluno) deve estar justificado na margem direita, acompanhado de nota de rodapé. Na nota de rodapé, você deve escrever sobre sua formação acadêmica, o nome do curso e da Universidade. Título do artigo científico Nome do aluno (1) (1) Acadêmico concluinte do curso de Administração do Centro Universitário UNIFACVEST. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a curadoria no Facebook, entendendo a rede social como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, é importante considerar que as tecnologias da informação e da comunicação, entre elas as redes sociais, fazem parte do contexto social atual e podem ser empregadas na escola como ferramentas importantes para o ensino-aprendizagem. Dessa forma, o professor, como aquele que propicia a construção do conhecimento, poderá utilizar-se desses recursos para instigar nos alunos a busca pelo conhecimento, por meio de aulas dinâmicas, motivadoras, atrativas e entendendo que as tecnologias disponíveis auxiliam no processo educativo. Palavras-chave: Tecnologia. Curadoria. Rede Social. Aprendizagem RESUMO (modelo) This course conclusion paper aims to present a discussion about curating on Facebook since this social network is a didactic tool in the teaching-learning process. Thus, it is important to consider that information technology, including social networks, is part of the current social context and can be employed in schools as a tool for teaching-learning. Therefore, teachers, being the ones who enable the construction of knowledge, can use this resource to instigate the search for knowledge by students, by means of dynamic, motivating, and attractive classes, as they understand that the technologies available help in the educational process. Keywords: Technology. Curatorship. Social network. Learning. ABSTRACT (modelo) 7 RESUMO É uma apresentação sucinta dos pontos relevantes do artigo em um parágrafo único, contendo 150 a 250 caracteres (contando com espaços) e espaçamento 1,5 entre linhas. O resumo deve conter o objeto de estudo, objetivos, metodologia e resultado/conclusão. Deve-se usar o verbo na terceira pessoa do singular. PALAVRAS-CHAVE Correspondem a três (3) a cinco (5) palavras-chave extraídas do texto que identifiquem o tema tratado para auxiliar na triagem de pesquisas futuras. Devem vir na segunda linha abaixo do resumo. A formatação deve ser justificada e os termos devem ser separados por ponto, seguido de inicial maiúscula. ABSTRACT É a tradução do resumo para o inglês. KEYWORDS São as palavras-chave traduzidas para o inglês. SUMÁRIO (opcional) Traz os títulos das seções do artigo, na mesma ordem em que aparecem no texto, acompanhados dos respectivos números das páginas. O sumário não deve ser confundido com o índice, que fica no final do texto. Exemplo: SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ................................................................................... 8 2 REVISÃO DA LITERATURA ............................................................ 11 2.1 HISTÓRICO DO ESPORTE UNIVERSITÁRIO AMERICANO ......... 11 2.2 ESTRUTURA DO ESPORTE UNIVERSITÁRIO AMERICANO ......... 13 2.2.1 Contratos de transmissão ........................................................ 14 2.2.1.1 Audiência ................................................................................ 16 2.2.1.2 ESPN U ................................................................................... 19 2.2.2 O fenômeno chamado March Madness .................................. 20 2.2.3 Elegibilidade ............................................................................. 22 3 OPÇÕES METODOLÓGICAS ......................................................... 30 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................ 58 REFERÊNCIAS ................................................................................... 65 APÊNDICE A - ENTREVISTAS ............................................................. 69 APÊNDICE B - ANÁLISE ..................................................................... 70 8 Elementos textuais Referem-se ao conteúdo central do que está sendo abordado no artigo, sendo estruturado em três partes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. É nessa etapa que você deverá desenvolver o tema escolhido, colhendo as informações da pesquisa bibliográfica e/ou da pesquisa de campo realizadas na disciplina de Estágio Supervisionado. INTRODUÇÃO Na introdução deve-se expor a finalidade e os objetivos do artigo, de modo que o leitor tenha uma visão geral do tema abordado. A introdução deve apresentar: • o objeto de estudo; • objetivo(s) que se espera atingir com o artigo; • apresentação sucinta sobre trabalhos anteriores que abordam o mesmo tema; • as justificativas que levaram à escolha do tema; • o método proposto e a razão de escolha do método; • os resultados esperados. DESENVOLVIMENTO É a parte principal do texto, contendo a exposição ordenada e detalhada do assunto. Deve ser organizado em tantas seções quantas forem necessárias para o detalhamento da pesquisa e/ou estudo realizado, como: fundamentação teórica, metodologia, resultados e discussão. As explicações apresentadas devem ser suficientes para permitir a compreensão das etapas da pesquisa e do tema proposto. Não esqueça que todas as ilustrações ou quadros/tabelas essenciais à compreensão do texto devem ser incluídos nessa parte do artigo. Uma importante estratégia para a fundamentação teórica é o uso de citações de autores ou de fontes especializadas na sua área de atuação. Os parâmetros para a padronização das citações em trabalhos acadêmicos são estabelecidos pela ABNT. CONCLUSÃO Nesta seção, você deve trazer, de maneira clara, ordenada e objetiva, as conclusões tiradas dos resultados da pesquisa de campo e/ou documental. Você pode também propor recomendações finais, ou seja, ações a serem desencadeadas no futuro e julgadas necessárias com base nas conclusões obtidas. 9 NORMAS PARA CITAÇÕES Citação é a menção no texto de uma informação extraída de outras fontes. As citações podem ser: Citações diretas: é a transcrição textual de parte da obra do autor consultado (podem ser curtas ou longas). 9 Citações breves: São as que tem menos de três linhas. As citações breves devem ser demarcadas com aspas duplas (“ ”). Exemplo: As teorias liberais acertaram na compreensão de que a inteligência é mais do que um conjunto de “hábitos formados com base no passado e na tradição” (CUNHA, 2001, p. 60, grifos nossos ) 9 Citações longas: São aquelas que tem mais de três linhas. As citações longas devem ser devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte menor que a do texto padrão (10 pt) e sem as aspas. Exemplo: por essa via, numerosas estratégias de trabalho podem ser colocadas em prática para dotar o aluno daquilo que lhe falta, como se houvesse um dom que está ali, escondido em algum lugar, talvez no cérebro, à espera do exercício adequado, para fazê-lo florescer, ou como se houvesse um defeito em alguma engrenagem mental, à espera de conserto. (CUNHA, 2001, p. 61) Citações Indireta:ocorre em forma de paráfrase, isto é, na escrita com suas palavras, do texto do autor consultado. 9 Incluída na sentença: Como diz João Guimarães Rosa (1956, p. 17): “o senhor mire e veja o mais importante. O bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Isto me alegra”. 9 Entre parênteses: Isso “coloca o professor diante de situações imprevistas, novas e desconhecidas, exigindo que professores e alunos compartilhem de fato o processo de construção e não apenas o de reconstrução e reelaboração do conhecimento” (PEREIRA et. al, 2009, p.158). 9 Citação de citação: é a citação direta ou indireta de um texto presente em uma obra (que não a original). Independentemente de sua extensão, se direta ou indireta, necessita do uso da expressão apud (em itálico), expressão latina que significa “citado por”. Exemplo: “[liberdade] significa libertar-se da insegurança material e das coerções e repressões que vedam as multidões [...]” (DEWEY, 1970 apud CUNHA, 2001, p. 37, grifos nossos). As citações (diretas ou indiretas) são necessárias em uma pesquisa, entretanto devese evitar seu uso em excesso. Em seu artigo, busque dialogar (por meio de paráfrases, questionamentos, afirmações e comentários) com outros textos e não apenas reproduzi-los. 10 Elementos pós-textuais REGRAS DE REFERÊNCIAS As referências integram o conjunto padronizado dos materiais de pesquisa utilizados para o desenvolvimento do seu artigo. São exemplos: sites, livros, revistas, teses, dissertações, artigos acadêmicos, entre outros. Em síntese, todos os recursos citados em sua pesquisa precisam constar nas referências. Os parâmetros para a padronização das referências em trabalhos acadêmicos também são estabelecidos pela ABNT, que indica como referenciar os documentos de acordo com a sua tipologia. Regras para formatação • Alinhamento do texto: justificado • Fonte: Arial • Tamanho: 12 pt • Espaçamento: simples; antes e depois 0 pt • Ordenação: alfabética (não numerada) • Separar cada item com 1 linha em branco e espaçamento simples. • Remover os hiperlinks das referências disponíveis em meio eletrônico. Modelos de referências • Livro SOBRENOME, Nome abreviado. Título [em negrito]: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, ano de publicação. 9 LUCK, H. Liderança em gestão escolar. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. Menção no texto: (LUCK, 2010, p. 40) ou Luck (2010, p. 40). • Capítulo de livro SOBRENOME, Nome abreviado do autor do capítulo. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome abreviado do organizador (org.). Nome da obra [em negrito]. Cidade: Editora, Ano. (Nome da Coleção, se houver). 9 RIBEIRO, M. M. Antipetismo e conservadorismo no Facebook. In: SOLANO, E. (org.). O ódio como política: a reinvenção das direitas no Brasil. São Paulo: Boitempo Editorial, 2018. (Coleção Tinta Vermelha). Menção no texto: (RIBEIRO, 2018, p. 20) ou Ribeiro (2018, p. 20). • E-book SOBRENOME, Nome do autor abreviado. Nome da obra [em negrito]. Edição (se houver). Cidade: Editora, ano de publicação. [e-book] 9 NETTO, J. P. Capitalismo monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2017. [e-book] Menção no texto: (NETTO, 2017, p. 50) ou Netto (2017, p. 50). 11 • Dicionário e enciclopédia Pelo nome: NOME DO DICIONÁRIO. Subtítulo (se houver). Cidade: Editora, ano. Disponível em: [link]. Acesso em: [dia, mês abreviado e ano]. (se houver) 9 A NOVA Enciclopédia Brasileira: áreas geográficas. São Paulo: Impacto, 2015. v. 12. Menção no texto: (A NOVA..., 2015, p. 5). 9 MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2015. Menção no texto: (MICHAELIS, 2015, p. 50) ou Michaelis (2017, p. 50). Pelo verbete: VERBETE. Subtítulo (se houver). Cidade: Editora, ano. Disponível em: [link]. Acesso em: [dia, mês abreviado e ano]. (se houver) 9 CIDADE. Michaelis: Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portuguesbrasileiro/cidade/. Acesso em: 8 set. 2020. Menção no texto: (CIDADE..., 2020). • Artigo de periódico/revista científica SOBRENOME, Nome abreviado. Título do artigo. Nome da revista [em negrito]: subtítulo (se houver), Cidade, volume, número, página inicial-final do artigo, mês e ano. Disponível em: [link]. Acesso em: [dia, mês abreviado e ano]. 9 OLIVEIRA, S. A. M. A teoria geracional dos direitos do homem. Theoria: revista eletrônica de filosofia, v. 2, n. 3, p. 10-20, jun. 2010. Disponível em: http://www. theoria.com.br/edicao0310/a_teoria_geracional_dos_direitos_do_homem. pdf. Acesso em: 14 jun. 2021. Menção no texto: (OLIVEIRA, 2010, p. 10) ou Oliveira (2010, p. 10). • Trabalho de conclusão de curso, tese e dissertação SOBRENOME, Nome abreviado. Título [em negrito], subtítulo (se houver), ano de depósito, tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso), grau (especialização, doutorado, entre outros) e curso [entre parênteses], vinculação acadêmica, local e data de apresentação ou defesa. Disponível em: [link]. Acesso em: [dia, mês abreviado e ano] (se houver). 9 AGUIAR, A. A. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5131/tde-24092009-171538/ publico/AndreAAguiar.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021. Menção no texto: (AGUIAR, 2009, p. 20) ou Aguiar (2009, p. 20). 9 ALVES, D. P. Implementação de conceitos de manufatura colaborativa: um projeto virtual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Industrial Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2008. Menção no texto: (ALVES, 2008, p. 10) ou Alves (2008, p. 10). 12 9 RODRIGUES, A. L. A. Impacto de um programa de exercícios no local de trabalho sobre o nível de atividade física e o estágio de prontidão para a mudança de comportamento. 2009. Dissertação (Mestrado em Fisiopatologia Experimental) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/ tde-24092009-161713/publico/AnaLuciaAquilasRodrigues.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021. Menção no texto: (RODRIGUES, 2009, p. 40) ou Rodrigues (2009, p. 40). • Artigo e/ou matéria de jornal com autor: SOBRENOME, Nome abreviado. Título da matéria. Nome do jornal [em negrito], cidade de publicação, data de publicação. Seção (se houver). Disponível em: [link]. Acesso em: [dia, mês abreviado e ano]. 9 CARAZZAI, E. H. Trump agora promete acabar com política que separa famílias de refugiados. Folha de S. Paulo, São Paulo, 20 jun. 2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/06/trump-agora-prometeacabar-com-politica-que-separa-familias-de-refugiados.shtml. Acesso em: 10 jun. 2021. Menção no texto: (CARAZZAI, 2018) ou Carazzai (2018). sem autor: TÍTULO da matéria. Nome do jornal [em negrito], cidade de publicação, data de publicação. Seção (se houver). Disponível em: [link]. Acesso em: [dia, mês abreviado e ano]. 9 TRUMP agora promete acabar com política que separa famílias de refugiados. Folha de S. Paulo, São Paulo, 20 jun. de 2018. Disponível em: https://www1. folha.uol.com.br/mundo/2018/06/trump-agora-promete-acabar-compolitica-que-separa-familias-de-refugiados.shtml. Acesso em: 15 jun. 2021. Menção no texto: (TRUMP..., 2018). • Artigo e/ou matéria de site com autor: SOBRENOME, Nome abreviado. Título da matéria. Nome do site [em negrito], data de publicação. Disponível em: [link]. Acesso em: [dia, mês abreviado e ano]. 9 BRASIL, D. O mundo é uma ervilha: criando relacionamento interpessoal no trabalho. LinkedIn, 3 dez. 2015. Disponível em: https://www.linkedin.com/ pulse/o-mundo-%C3%A9-uma-ervilha-daniele-brasil. Acesso em: 15 jun. 2021. Menção no texto: (BRASIL, 2015) ou Brasil (2015). sem autor: TÍTULO da matéria. Nome do site, data de publicação. Disponível em: [link]. Acesso em: [dia, mês abreviado e ano]. 9 GOLPE no WhatsApp usa clonagem de celular para atingir políticos. Tecnoblog, 2018. Disponível em: https://tecnoblog.net/247801/golpewhatsapp-clonagem-celular-politicos/. Acesso em: 15 jun. 2021. Menção no texto: (GOLPE..., 2018). 13 • Música TÍTULO da música. Compositor(es): nome do(s) compositor(es). Intérprete(s): nome do(s) intérprete(s). Local: gravadora, data. Especificação do suporte (min.). 9 TIRO ao Álvaro. Compositores: Osvaldo Molles e Adoniran Barbosa. Intérprete: Elis Regina Brasil: Odeon, 1980. 1 CD (2 min.). Menção no texto: (TIRO..., 1980) ou “A música Tiro ao Álvaro (1980)...”. • Filme Título. Direção: diretor e/ou produtor. Local: Empresa produtora ou distribuidora, ano. Especificação do suporte em unidades físicas (quando necessário). 9 CAPITÃES de abril. Direção: Maria de Medeiros. Lisboa: Lusomundo Audiovisuais S./A., 2000. DVD, son. color. Menção no texto: (CAPITÃES..., 2000) ou “O filme Capitães de Abril (2000)...”. • Legislação Engloba Constituição, decreto, decreto-lei, emenda constitucional, emenda à lei orgânica, lei complementar, lei delegada, lei ordinária, lei orgânica e medida provisória etc. UNIÃO OU UNIDADE FEDERATIVA. Nome do dispositivo legal. Ementa. Documento em que foi publicado, Poder (Executivo ou Legislativo), Cidade, data abreviada de publicação. Disponível em: [link]. Acesso em: [dia, mês abreviado e ano]. 9 BRASIL. Constituição Federal (1988). Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov. br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 15 jun. 2021. Menção no texto: (BRASIL, 1988). 9 BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei n. 5.568, de 14 de maio de 2013. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2013. Disponível em: https://www. camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=576699. Acesso em: 31 mar. 2021. Menção no texto: (BRASIL, 2013) 9 BRASIL. Lei n. 8.373, de 11 de dezembro de 2014. Institui o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 12 dez. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_ato20112014/2014/decreto/d8373.htm. Acesso em: 15 jun. 2021. Menção no texto: (BRASIL, 2013) • Documentos pedagógicos 9 Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http:// portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021. Menção no texto: (BRASIL, 1997, p. 5) 14 9 Parecer Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB 20/2009. Brasília, DF: Ministério da Educação, 11 nov. 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ dmdocuments/pceb020_09.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021. Menção no texto: (BRASIL, 2009, p. 5) 9 Diretrizes curriculares BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília, DF: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 15 jun. 2021. Menção no texto: (BRASIL, 2013, p. 30) 9 Lei de Diretrizes e Bases (LDB) BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 6 jun. 2021. Menção no texto: (BRASIL, 1996) 9 Base Nacional Comum Curricular (BNCC) BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: pttp://basenacionalcomum.mec.gov.br/ images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15. jun. 2021. Menção no texto: (BRASIL, 2018, p. 30) APÊNDICE É um elemento opcional. Os apêndices são os documentos elaborados pelo autor a fim de complementar sua argumentação. Exemplos: 9 APÊNDICE A – Questionário aplicado aos alunos. 9 APÊNDICE B – Roteiro de entrevista. ANEXO É elemento opcional. Os anexos são os documentos que não foram elaborados pelo autor e que servem de fundamentação, comprovação ou ilustração, como mapas, leis, estatutos, entre outros. Exemplos: 9 ANEXO A – Mapas locais. 9 ANEXO B – Localização de uma praça e escola X. 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de Segur