1
2
Caro estudante,
Este manual visa orientar você, graduando do Centro Universitário UNIFACVEST, a
elaborar seu trabalho de conclusão de curso no formato de artigo científi co.
Um artigo científi co é um tipo de trabalho acadêmico e/ou científi co, no qual o autor
apresenta de modo breve e objetivo a discussão de ideias, métodos, técnicas, processos
e resultados de uma pesquisa documental e/ou de campo.
3
Um artigo científico pode ser a porta de entrada para um curso de mestrado ou
doutorado. Portanto, ele é importante para a conclusão de seu curso e, também,
como forma de demonstrar sua capacidade de pesquisa e investigação sobre um
tema, ao pleitear uma vaga no mestrado ou doutorado.
Por ser um trabalho sucinto, o artigo deve apresentar algumas características, como:
• linguagem correta e precisa;
• seleção de um tema importante;
• foco no tema escolhido;
• coerência na argumentação;
• clareza na exposição de ideias;
• organização coerente das ideias;
• fontes de pesquisa atualizadas;
• fidelidade às fontes citadas;
• objetividade e concisão.
Para tanto, é necessário que você tenha domínio do assunto abordado e já tenha
feito uma leitura adequada e fichamento do material pesquisado.
O artigo científico deve ser elaborado com base no conhecimento obtido ao longo do
curso de graduação e, principalmente, durante a disciplina Estágio Supervisionado.
Com o conhecimento adquirido sobre pesquisa de campo e pesquisa documental,
ao realizar o Estágio Supervisionado, escolha um bom tema para iniciar a produção e
elaboração do artigo científico. Pense em temas objetivos, específicos e relevantes
ao curso e à sociedade.
Seguem algumas orientações muito importantes para ajudá-lo(a) na elaboração de
seu artigo científico:
9 Reúna boas bibliografias. Pelo menos seis títulos da área de estudo,
incluindo o de Metodologia Científica, e comece a revisão de literatura. Esse
momento é fundamental em qualquer pesquisa, pois você precisa conhecer
o seu objeto de estudo e o que está sendo dito sobre o assunto.
9 Construa um esquema de ideias. Após estudar bastante e realizar
experimentos ou análises de acordo com o método científico da sua área, é
hora de colocar a mão na massa e escrever. Para organizar com lógica suas
ideias, faça antes um esquema para estruturar os principais pontos e anotar
o que pretende escrever em cada um.
9 Tenha ética durante a escrita. Isso significa que não se deve copiar ideias
nem conclusões, sem mencionar a fonte e dar o crédito ao autor, pois isso
caracteriza plágio. Busque ser original em suas reflexões e, sempre que
citar o trabalho de outros pesquisadores, não invente nada falso. Deixe
claro no texto onde terminam os argumentos de alguém e começa a sua
interpretação.
Você sabia?
4
Estrutura do artigo científico
O artigo científico, como trabalho de conclusão de curso do Centro Universitário
UNIFACVEST, deve conter no mínimo 15 páginas e no máximo 20 páginas, incluindo
referências bibliográficas e notas. As referências no texto devem seguir as normas
vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou o livro da disciplina
de Metodologia Científica que você estudou.
Para a formatação do artigo, deve-se selecionar a configuração da página para
o tamanho de papel A4, com orientação retrato, margens superior e esquerda
com 3 cm, inferior e direita com 2 cm. Deve ser utilizada a fonte Arial, corpo 12,
espaçamento 1,5 entre linhas em todo o texto. O parágrafo deve ter 1,25 cm, com
alinhamento justificado (com exceção do título).
A seguir, veja no quadro algumas orientações sobre a estrutura do artigo, que
contém elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
PARTES ELEMENTOS INTEGRANTES
Pré-textuais
Capa (com nome da instituição, nome do curso, nome do autor,
título do artigo, local e ano)
Resumo
Palavras-chave (inserir três palavras-chave)
Abstract (tradução do Resumo para o inglês)
Keywords (tradução das palavras-chave para o inglês)
Sumário (opcional)
Numeração das páginas (na parte inferior, no canto direito)
Textuais
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Pós-textuais
Referências
Apêndices (somente se for absolutamente necessário)
Anexos (somente se for absolutamente necessário)
5
Elementos pré-textuais
CAPA
9 Nome da Instituição: deve vir logo no começo da página, com alinhamento
centralizado, caracteres maiúsculos.
9 Nome do autor (aluno): deve ser escrito com caracteres maiúsculos e alinhamento
centralizado.
9 Título: deve ser escrito no centro da página, com alinhamento centralizado, em
negrito, com letras maiúsculas.
9 Local e ano: deve vir no final da página, com alinhamento centralizado e com
letras maiúsculas.
Utilize em toda a capa a fonte Arial, tamanho 12.
Formatação da capa
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACVEST
CURSO XXXXXXXXXXXX
NOME DO ALUNO
TÍTULO
LOCAL – UF
ANO
Superior: 3 cm
Esquerda:
3 cm
Direita:
2 cm
Espaço de 3 linhas (1,5)
Espaço de 12 linhas (1,5)
Espaço de 12 linhas (1,5)
Inferior: 2cm
6
Formatação do artigo
9 Título
O título do artigo científico deve ser centralizado, no topo da página, com fonte
14, em negrito.
9 Nome do autor
O nome completo do autor (aluno) deve estar justificado na margem direita,
acompanhado de nota de rodapé. Na nota de rodapé, você deve escrever sobre
sua formação acadêmica, o nome do curso e da Universidade.
Título do artigo científico
Nome do aluno (1)
(1) Acadêmico concluinte do curso de Administração do Centro Universitário UNIFACVEST.
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar uma
discussão sobre a curadoria no Facebook, entendendo a rede social
como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem. Para
tanto, é importante considerar que as tecnologias da informação e da
comunicação, entre elas as redes sociais, fazem parte do contexto social
atual e podem ser empregadas na escola como ferramentas importantes
para o ensino-aprendizagem. Dessa forma, o professor, como aquele
que propicia a construção do conhecimento, poderá utilizar-se desses
recursos para instigar nos alunos a busca pelo conhecimento, por meio de
aulas dinâmicas, motivadoras, atrativas e entendendo que as tecnologias
disponíveis auxiliam no processo educativo.
Palavras-chave: Tecnologia. Curadoria. Rede Social. Aprendizagem
RESUMO (modelo)
This course conclusion paper aims to present a discussion about curating on
Facebook since this social network is a didactic tool in the teaching-learning
process. Thus, it is important to consider that information technology,
including social networks, is part of the current social context and can be
employed in schools as a tool for teaching-learning. Therefore, teachers,
being the ones who enable the construction of knowledge, can use this
resource to instigate the search for knowledge by students, by means of
dynamic, motivating, and attractive classes, as they understand that the
technologies available help in the educational process.
Keywords: Technology. Curatorship. Social network. Learning.
ABSTRACT (modelo)
7
RESUMO
É uma apresentação sucinta dos pontos relevantes do artigo em um parágrafo único,
contendo 150 a 250 caracteres (contando com espaços) e espaçamento 1,5 entre linhas.
O resumo deve conter o objeto de estudo, objetivos, metodologia e resultado/conclusão.
Deve-se usar o verbo na terceira pessoa do singular.
PALAVRAS-CHAVE
Correspondem a três (3) a cinco (5) palavras-chave extraídas do texto que identifiquem o
tema tratado para auxiliar na triagem de pesquisas futuras. Devem vir na segunda linha
abaixo do resumo. A formatação deve ser justificada e os termos devem ser separados
por ponto, seguido de inicial maiúscula.
ABSTRACT
É a tradução do resumo para o inglês.
KEYWORDS
São as palavras-chave traduzidas para o inglês.
SUMÁRIO (opcional)
Traz os títulos das seções do artigo, na mesma ordem em que aparecem no texto,
acompanhados dos respectivos números das páginas. O sumário não deve ser confundido
com o índice, que fica no final do texto.
Exemplo:
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ................................................................................... 8
2 REVISÃO DA LITERATURA ............................................................ 11
2.1 HISTÓRICO DO ESPORTE UNIVERSITÁRIO AMERICANO ......... 11
2.2 ESTRUTURA DO ESPORTE UNIVERSITÁRIO AMERICANO ......... 13
2.2.1 Contratos de transmissão ........................................................ 14
2.2.1.1 Audiência ................................................................................ 16
2.2.1.2 ESPN U ................................................................................... 19
2.2.2 O fenômeno chamado March Madness .................................. 20
2.2.3 Elegibilidade ............................................................................. 22
3 OPÇÕES METODOLÓGICAS ......................................................... 30
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................ 58
REFERÊNCIAS ................................................................................... 65
APÊNDICE A - ENTREVISTAS ............................................................. 69
APÊNDICE B - ANÁLISE ..................................................................... 70
8
Elementos textuais
Referem-se ao conteúdo central do que está sendo abordado no artigo, sendo estruturado
em três partes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. É nessa etapa que você
deverá desenvolver o tema escolhido, colhendo as informações da pesquisa bibliográfica
e/ou da pesquisa de campo realizadas na disciplina de Estágio Supervisionado.
INTRODUÇÃO
Na introdução deve-se expor a finalidade e os objetivos do artigo, de modo que o leitor
tenha uma visão geral do tema abordado. A introdução deve apresentar:
• o objeto de estudo;
• objetivo(s) que se espera atingir com o artigo;
• apresentação sucinta sobre trabalhos anteriores que abordam o mesmo tema;
• as justificativas que levaram à escolha do tema;
• o método proposto e a razão de escolha do método;
• os resultados esperados.
DESENVOLVIMENTO
É a parte principal do texto, contendo a exposição ordenada e detalhada do assunto.
Deve ser organizado em tantas seções quantas forem necessárias para o detalhamento
da pesquisa e/ou estudo realizado, como: fundamentação teórica, metodologia,
resultados e discussão.
As explicações apresentadas devem ser suficientes para permitir a compreensão das
etapas da pesquisa e do tema proposto.
Não esqueça que todas as ilustrações ou quadros/tabelas essenciais à compreensão do
texto devem ser incluídos nessa parte do artigo.
Uma importante estratégia para a fundamentação teórica é o uso de citações de autores
ou de fontes especializadas na sua área de atuação. Os parâmetros para a padronização
das citações em trabalhos acadêmicos são estabelecidos pela ABNT.
CONCLUSÃO
Nesta seção, você deve trazer, de maneira clara, ordenada e objetiva, as conclusões
tiradas dos resultados da pesquisa de campo e/ou documental.
Você pode também propor recomendações finais, ou seja, ações a serem desencadeadas
no futuro e julgadas necessárias com base nas conclusões obtidas.
9
NORMAS PARA CITAÇÕES
Citação é a menção no texto de uma informação extraída de outras fontes.
As citações podem ser:
Citações diretas: é a transcrição textual de parte da obra do autor consultado
(podem ser curtas ou longas).
9 Citações breves:
São as que tem menos de três linhas. As citações breves devem ser demarcadas
com aspas duplas (“ ”).
Exemplo: As teorias liberais acertaram na compreensão de que a inteligência
é mais do que um conjunto de “hábitos formados com base no passado e na
tradição” (CUNHA, 2001, p. 60, grifos nossos )
9 Citações longas:
São aquelas que tem mais de três linhas. As citações longas devem ser devem
ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte menor
que a do texto padrão (10 pt) e sem as aspas.
Exemplo:
por essa via, numerosas estratégias de trabalho podem ser colocadas em prática para dotar o
aluno daquilo que lhe falta, como se houvesse um dom que está ali, escondido em algum lugar,
talvez no cérebro, à espera do exercício adequado, para fazê-lo florescer, ou como se houvesse
um defeito em alguma engrenagem mental, à espera de conserto. (CUNHA, 2001, p. 61)
Citações Indireta:ocorre em forma de paráfrase, isto é, na escrita com suas palavras,
do texto do autor consultado.
9 Incluída na sentença:
Como diz João Guimarães Rosa (1956, p. 17): “o senhor mire e veja o mais
importante. O bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre
iguais, não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Isto me
alegra”.
9 Entre parênteses:
Isso “coloca o professor diante de situações imprevistas, novas e
desconhecidas, exigindo que professores e alunos compartilhem de fato o
processo de construção e não apenas o de reconstrução e reelaboração do
conhecimento” (PEREIRA et. al, 2009, p.158).
9 Citação de citação: é a citação direta ou indireta de um texto presente em
uma obra (que não a original).
Independentemente de sua extensão, se direta ou indireta, necessita do uso
da expressão apud (em itálico), expressão latina que significa “citado por”.
Exemplo: “[liberdade] significa libertar-se da insegurança material e das
coerções e repressões que vedam as multidões [...]” (DEWEY, 1970 apud
CUNHA, 2001, p. 37, grifos nossos).
As citações (diretas ou indiretas) são necessárias em uma pesquisa, entretanto devese evitar seu uso em excesso. Em seu artigo, busque dialogar (por meio de paráfrases,
questionamentos, afirmações e comentários) com outros textos e não apenas reproduzi-los.
10
Elementos pós-textuais
REGRAS DE REFERÊNCIAS
As referências integram o conjunto padronizado dos materiais de pesquisa utilizados para
o desenvolvimento do seu artigo. São exemplos: sites, livros, revistas, teses, dissertações,
artigos acadêmicos, entre outros. Em síntese, todos os recursos citados em sua pesquisa
precisam constar nas referências.
Os parâmetros para a padronização das referências em trabalhos acadêmicos também
são estabelecidos pela ABNT, que indica como referenciar os documentos de acordo
com a sua tipologia.
Regras para formatação
• Alinhamento do texto: justificado
• Fonte: Arial
• Tamanho: 12 pt
• Espaçamento: simples; antes e depois 0 pt
• Ordenação: alfabética (não numerada)
• Separar cada item com 1 linha em branco e espaçamento simples.
• Remover os hiperlinks das referências disponíveis em meio eletrônico.
Modelos de referências
• Livro
SOBRENOME, Nome abreviado. Título [em negrito]: subtítulo (se houver). Edição
(se houver). Local de publicação: Editora, ano de publicação.
9 LUCK, H. Liderança em gestão escolar. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
Menção no texto: (LUCK, 2010, p. 40) ou Luck (2010, p. 40).
• Capítulo de livro
SOBRENOME, Nome abreviado do autor do capítulo. Título do capítulo. In:
SOBRENOME, Nome abreviado do organizador (org.). Nome da obra [em
negrito]. Cidade: Editora, Ano. (Nome da Coleção, se houver).
9 RIBEIRO, M. M. Antipetismo e conservadorismo no Facebook. In: SOLANO,
E. (org.). O ódio como política: a reinvenção das direitas no Brasil. São Paulo:
Boitempo Editorial, 2018. (Coleção Tinta Vermelha).
Menção no texto: (RIBEIRO, 2018, p. 20) ou Ribeiro (2018, p. 20).
• E-book
SOBRENOME, Nome do autor abreviado. Nome da obra [em negrito]. Edição (se
houver). Cidade: Editora, ano de publicação. [e-book]
9 NETTO, J. P. Capitalismo monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez,
2017. [e-book]
Menção no texto: (NETTO, 2017, p. 50) ou Netto (2017, p. 50).
11
• Dicionário e enciclopédia
Pelo nome: NOME DO DICIONÁRIO. Subtítulo (se houver). Cidade: Editora, ano.
Disponível em: [link]. Acesso em: [dia, mês abreviado e ano]. (se houver)
9 A NOVA Enciclopédia Brasileira: áreas geográficas. São Paulo: Impacto, 2015.
v. 12.
Menção no texto: (A NOVA..., 2015, p. 5).
9 MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo:
Melhoramentos, 2015.
Menção no texto: (MICHAELIS, 2015, p. 50) ou Michaelis (2017, p. 50).
Pelo verbete: VERBETE. Subtítulo (se houver). Cidade: Editora, ano. Disponível em:
[link]. Acesso em: [dia, mês abreviado e ano]. (se houver)
9 CIDADE. Michaelis: Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Disponível
em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portuguesbrasileiro/cidade/. Acesso em: 8 set. 2020.
Menção no texto: (CIDADE..., 2020).
• Artigo de periódico/revista científica
SOBRENOME, Nome abreviado. Título do artigo. Nome da revista [em negrito]:
subtítulo (se houver), Cidade, volume, número, página inicial-final do artigo, mês
e ano. Disponível em: [link]. Acesso em: [dia, mês abreviado e ano].
9 OLIVEIRA, S. A. M. A teoria geracional dos direitos do homem. Theoria: revista
eletrônica de filosofia, v. 2, n. 3, p. 10-20, jun. 2010. Disponível em: http://www.
theoria.com.br/edicao0310/a_teoria_geracional_dos_direitos_do_homem.
pdf. Acesso em: 14 jun. 2021.
Menção no texto: (OLIVEIRA, 2010, p. 10) ou Oliveira (2010, p. 10).
• Trabalho de conclusão de curso, tese e dissertação
SOBRENOME, Nome abreviado. Título [em negrito], subtítulo (se houver), ano de
depósito, tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso), grau
(especialização, doutorado, entre outros) e curso [entre parênteses], vinculação
acadêmica, local e data de apresentação ou defesa. Disponível em: [link]. Acesso
em: [dia, mês abreviado e ano] (se houver).
9 AGUIAR, A. A. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico
de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade
de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em:
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5131/tde-24092009-171538/
publico/AndreAAguiar.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.
Menção no texto: (AGUIAR, 2009, p. 20) ou Aguiar (2009, p. 20).
9 ALVES, D. P. Implementação de conceitos de manufatura colaborativa:
um projeto virtual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado
em Engenharia Industrial Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do
Paraná, Curitiba, 2008.
Menção no texto: (ALVES, 2008, p. 10) ou Alves (2008, p. 10).
12
9 RODRIGUES, A. L. A. Impacto de um programa de exercícios no local de
trabalho sobre o nível de atividade física e o estágio de prontidão para a
mudança de comportamento. 2009. Dissertação (Mestrado em Fisiopatologia
Experimental) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo,
2009. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/
tde-24092009-161713/publico/AnaLuciaAquilasRodrigues.pdf. Acesso em:
15 jun. 2021.
Menção no texto: (RODRIGUES, 2009, p. 40) ou Rodrigues (2009, p. 40).
• Artigo e/ou matéria de jornal
com autor: SOBRENOME, Nome abreviado. Título da matéria. Nome do jornal [em
negrito], cidade de publicação, data de publicação. Seção (se houver). Disponível em:
[link]. Acesso em: [dia, mês abreviado e ano].
9 CARAZZAI, E. H. Trump agora promete acabar com política que separa
famílias de refugiados. Folha de S. Paulo, São Paulo, 20 jun. 2018. Disponível
em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/06/trump-agora-prometeacabar-com-politica-que-separa-familias-de-refugiados.shtml. Acesso em: 10
jun. 2021.
Menção no texto: (CARAZZAI, 2018) ou Carazzai (2018).
sem autor: TÍTULO da matéria. Nome do jornal [em negrito], cidade de publicação,
data de publicação. Seção (se houver). Disponível em: [link]. Acesso em: [dia, mês
abreviado e ano].
9 TRUMP agora promete acabar com política que separa famílias de refugiados.
Folha de S. Paulo, São Paulo, 20 jun. de 2018. Disponível em: https://www1.
folha.uol.com.br/mundo/2018/06/trump-agora-promete-acabar-compolitica-que-separa-familias-de-refugiados.shtml. Acesso em: 15 jun. 2021.
Menção no texto: (TRUMP..., 2018).
• Artigo e/ou matéria de site
com autor: SOBRENOME, Nome abreviado. Título da matéria. Nome do site [em
negrito], data de publicação. Disponível em: [link]. Acesso em: [dia, mês abreviado e
ano].
9 BRASIL, D. O mundo é uma ervilha: criando relacionamento interpessoal no
trabalho. LinkedIn, 3 dez. 2015. Disponível em: https://www.linkedin.com/
pulse/o-mundo-%C3%A9-uma-ervilha-daniele-brasil. Acesso em: 15 jun. 2021.
Menção no texto: (BRASIL, 2015) ou Brasil (2015).
sem autor: TÍTULO da matéria. Nome do site, data de publicação. Disponível em:
[link]. Acesso em: [dia, mês abreviado e ano].
9 GOLPE no WhatsApp usa clonagem de celular para atingir políticos.
Tecnoblog, 2018. Disponível em: https://tecnoblog.net/247801/golpewhatsapp-clonagem-celular-politicos/. Acesso em: 15 jun. 2021.
Menção no texto: (GOLPE..., 2018).
13
• Música
TÍTULO da música. Compositor(es): nome do(s) compositor(es). Intérprete(s):
nome do(s) intérprete(s). Local: gravadora, data. Especificação do suporte (min.).
9 TIRO ao Álvaro. Compositores: Osvaldo Molles e Adoniran Barbosa. Intérprete:
Elis Regina Brasil: Odeon, 1980. 1 CD (2 min.).
Menção no texto: (TIRO..., 1980) ou “A música Tiro ao Álvaro (1980)...”.
• Filme
Título. Direção: diretor e/ou produtor. Local: Empresa produtora ou distribuidora,
ano. Especificação do suporte em unidades físicas (quando necessário).
9 CAPITÃES de abril. Direção: Maria de Medeiros. Lisboa: Lusomundo
Audiovisuais S./A., 2000. DVD, son. color.
Menção no texto: (CAPITÃES..., 2000) ou “O filme Capitães de Abril (2000)...”.
• Legislação
Engloba Constituição, decreto, decreto-lei, emenda constitucional, emenda à
lei orgânica, lei complementar, lei delegada, lei ordinária, lei orgânica e medida
provisória etc.
UNIÃO OU UNIDADE FEDERATIVA. Nome do dispositivo legal. Ementa.
Documento em que foi publicado, Poder (Executivo ou Legislativo), Cidade, data
abreviada de publicação. Disponível em: [link]. Acesso em: [dia, mês abreviado e
ano].
9 BRASIL. Constituição Federal (1988). Diário Oficial da União, Poder
Legislativo, Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.
br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 15 jun. 2021.
Menção no texto: (BRASIL, 1988).
9 BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei n. 5.568, de 14 de maio de
2013. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2013. Disponível em: https://www.
camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=576699.
Acesso em: 31 mar. 2021.
Menção no texto: (BRASIL, 2013)
9 BRASIL. Lei n. 8.373, de 11 de dezembro de 2014. Institui o Sistema de
Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas –
eSocial e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo,
Brasília, DF, 12 dez. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/
ccivil_03/_ato20112014/2014/decreto/d8373.htm. Acesso em: 15 jun. 2021.
Menção no texto: (BRASIL, 2013)
• Documentos pedagógicos
9 Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares
Nacionais: Educação Física. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://
portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.
Menção no texto: (BRASIL, 1997, p. 5)
14
9 Parecer Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara
de Educação Básica. Parecer CNE/CEB 20/2009. Brasília, DF: Ministério
da Educação, 11 nov. 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/
dmdocuments/pceb020_09.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.
Menção no texto: (BRASIL, 2009, p. 5)
9 Diretrizes curriculares
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes
Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília, DF: MEC,
SEB, DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 15 jun.
2021.
Menção no texto: (BRASIL, 2013, p. 30)
9 Lei de Diretrizes e Bases (LDB)
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União,
Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.
planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 6 jun. 2021.
Menção no texto: (BRASIL, 1996)
9 Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da
Educação, 2018. Disponível em: pttp://basenacionalcomum.mec.gov.br/
images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15. jun. 2021.
Menção no texto: (BRASIL, 2018, p. 30)
APÊNDICE
É um elemento opcional. Os apêndices são os documentos elaborados pelo autor a fim
de complementar sua argumentação.
Exemplos:
9 APÊNDICE A – Questionário aplicado aos alunos.
9 APÊNDICE B – Roteiro de entrevista.
ANEXO
É elemento opcional. Os anexos são os documentos que não foram elaborados pelo
autor e que servem de fundamentação, comprovação ou ilustração, como mapas, leis,
estatutos, entre outros.
Exemplos:
9 ANEXO A – Mapas locais.
9 ANEXO B – Localização de uma praça e escola X.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19 GUARULHOS 2020 Prezados Acadêmicos! O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci
Comentários
Postar um comentário