Centro Universitário Adventista de São Paulo Fundado em 1915 — www.unasp.edu.br Missão: Educar no contexto dos valores bíblicos para um viver pleno e para a excelência no servirço a Deus e à humanidade. Visão: Ser uma instituição educacional reconhecida pela excelência nos serviços prestados, pelos seus elevados padrões éticos e pela qualidade pessoal e profissional de seus egressos. Imprensa Universitária Adventista Editor: Renato Groger Editor Associado: Rodrigo Follis Conselho Editorial: José Paulo Martini, Afonso Cardoso, Elizeu de Sousa, Francisca Costa, Adolfo Suárez, Emilson dos Reis, Renato Groger, Ozéas C. Moura, Betania Lopes, Martin Kuhn A Unaspress está sediada no Unasp, campus Engenheiro Coelho, SP. Administração da Entidade Mantenedora (UCB) Presidente: Domingos José de Souza Secretário: Emmanuel Oliveira Guimarães Tesoureiro: Élnio Álvares de Freitas Administração Geral do Unasp Campus Eng. Coelho Campus São Paulo Reitor: Euler Pereira Bahia Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão: Tânia Denise Kuntze Pró-Reitora de Graduação: Sílvia Cristina de Oliveira Quadros Pró-Reitor Administrativo: Élnio Álvares de Freitas Secretário Geral: Marcelo Franca Alves Diretor Geral: José Paulo Martini Diretor de Graduação: Afonso Ligório Cardoso Diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão: Francisca Pinheiro da Silveira Costa Diretor Geral: Hélio Carnassale Diretor de Graduação: Ilson Tercio Caetano Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão: Marcos Natal de Souza Costa Campus Virtual Diretor Geral: Valcenir do Vale Costa Faculdade de Teologia Diretor: Emilson dos Reis Coordenador de Pós-Graduação: Roberto Pereyra Suarez Coordenador Acadêmico: Ozeas C. Moura Faculdade Adventista de Hortolândia Diretor Geral: Euler Pereira Bahia Diretora de Graduação: Sílvia Cristina de Oliveira Quadros Diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão: Tânia Denise Kuntze Produção Editorial Afonso Ligório Cardoso Fernanda Cristina Figueira Teixeira Francisca Pinheiro da Silveira Costa Josiane Fujisawa Filus Lanny Cristina Burlandy Soares Leonardo Tavares Martins Moisés Sanches Junior Renato Groger Rita de Fátima Silva Rodrigo Follis Vandeni Clarice Kunz Caixa Postal 11 — Unasp Engenheiro Coelho-SP 13.165–000 (19) 3858–9055 http://unaspress.unasp.edu.br Imprensa Universitária Adventista Editoração: Rodrigo Follis Revisão: Francisca Costa Capa: Flávio Luís Projeto gráfico: Pedro Valença Diagramação: Bárbara Reis Ilustrações: Felipe Carmo Normatização: Giulia Pradela Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 2ª edição — 2013 100 exemplares / online Todos os direitos em língua portuguesa reservados para a Unaspress. Proibida a reprodução por quaisquer meios, salvo em breves citações, com indicação da fonte. Todo o texto, incluindo as citações, foi adaptado segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em 1990, em vigor desde janeiro de 2009. Dados Internacionais da Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Índices para catálogo sistemático: 1. Metodologia da pesquisa : Estudo e ensino 001.4207 2. Pesquisa : Metodologia : Estudo e ensino 001.4207 Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação / Francisca Costa (org.) . — 2 Ed. — Engenheiro Coelho, SP : Unaspress - Imprensa Universitária Adventista, 2013. — (Série metodologia de pesquisa, 4) ISBN impresso: 978-85-89504-73-7 ISBN online: 978-85-89504-72-0 Bibliografia. 1. Pesquisa - Metodologia - Estudo e ensino 2. Redação técnica I. Costa, Francisca. II. Série. 12-14816 CDD-001.42 7 Estrutura geral do TCC 25 Monografia 39 Trabalho experimental 45 Portfólio 53 Artigo científico 55 Considerações finais 57 Referências 59 Apêndices 73 Anexos Sumário QFEGQFEFEFEG 1 QWERTYUIOPLJHGFDSAZXCVBNMQWFDSAZXCVBNMQWMRTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFDSAZXCVBNMQWG F D S A Z X C V B N M Q W E R T Y U I O P L K J H GQWERTYUIEPLKJHGFDSAZXCVBNMQWFDSAZXCVBNMQWERTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFDSAZXCVBNMQWEFDSAZXCVBNMQWERTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFDSAZXCVBNMQWEFDSAZXCVBNMQWERTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFWSAZXCVBNMQWGFDSAZXCVBNMQIERTYUIOPLKJHGMÓDULO 1 Estrutura geral do TCC Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 8 PREFÁCIO O que se propõe com a elaboração desde manual é o auxílio simples e claro de passos que são necessários na produção acadêmica e que, por se tratar de produção científica, acaba por fugir do gênero popular de linguagem e escrita, gerando certa complexidade, que não necessariamente precisa existir. À medida que o texto for sendo escrito, as instruções irão surgindo e possibilitando o entendimento de passos importantes para fazer, de seu “Trabalho de Conclusão de Curso”(TCC), uma “produção científica com saberes e sabores” (LIMA, 2006). O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um instrumento legal respaldado pelas Diretrizes Curriculares de cada curso, e por opção da Instituição, que propõe ao graduando a elaboração de um trabalho dentro das normas científicas de produção. O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) adotou quatro modalidades de TCC: monografia, trabalho experimental, portfólio e artigo científico. O colegiado do curso é o responsável em votar quais modalidades o curso adotará para a elaboração do TCC, podendo eleger uma ou duas das quatro modalidades (Regulamento TCC, 2010). Essa escolha consta no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). As disciplinas que antecedem o TCC deverão orientar o aluno na construção do Projeto de Pesquisa, independentemente da modalidade que será escolhida para a elaboração do TCC. O modelo para a elaboração do Projeto de Pesquisa está no volume 3 desta coleção de manuais para normatizar os trabalhos acadêmico- -científicos do Centro Universitário Adventista de São Paulo. Projeto de Pesquisa Para o Projeto de Pesquisa e para todas as modalidades de TCC, adotamos como padrão o que propõe a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O professor e aluno devem submeter-se rigorosamente às instruções contidas nos manuais para que o TCC seja aprovado como produção acadêmico-científica do Unasp. Monografia A palavra monografia pode ser definida como um estudo aprofundado de um determinado assunto e realizado a partir de uma sequência de metodologias. Todo o seu conteúdo discorre sobre um determinado tema que tem, como função direcionada, a uma questão específica de modo a inferir no conhecimento de um determinado grupo de pessoas. Acevedo e Nahara (2004) definem monografia como sendo pesquisas relacionadas à geração ou validação de conhecimento científico e, por isso, preocupam-se com fatos da realidade empírica, ou seja, tudo o que existe no universo e pode ser conhecido por meio da experiência. Estrutura geral do TCC 9 trabalho experimental O trabalho experimental apresentará tabelas, gráficos, plantas, análises, ilustrações, fotos, relatório, DVD ou qualquer outra forma que foi utilizada para a realização da pesquisa. Caberá ao curso e ao orientador o acompanhamento e escolha da forma mais viável de registrar no TCC os procedimentos utilizados no trabalho experimental. Mesmo que este tenha sido uma pesquisa prática, existe a necessidade de entrega de um relato em papel, seguindo as normas deste manual, com capa, pré-texto, introdução e metodologia. A escrita da Metodologia será bastante detalhada, pois, por se tratar de um Trabalho Experimental, esta etapa é a mais importante de todo o processo. Retorne ao projeto de pesquisa para comparar os materiais e o método propostos e reformule o que for necessário para que a metodologia seja clara e fidedigna ao trabalho realizado. A fundamentação teórica da temática geral desenvolvida aparecerá na introdução. Não esqueça que, mesmo sendo uma pesquisa prática, ela é originada por meio de uma “problemática” e está será apresentada aqui na Introdução, bem como os objetivos e a justificativa de se fazer a pesquisa por meio da modalidade Trabalho Experimental. Portfólio O Portfólio não se caracteriza por uma “atividade isolada”, mas por um conjunto de atividades planejadas e realizadas ao longo do curso sob a orientação do professor. À medida que os alunos constroem seu portfólio, revelam, por meio de diferentes linguagens, não apenas o que assimilaram e aprenderam em relação aos conteúdos acadêmicos, mas também como vão se construindo como profissionais. É como se desenhassem algo, o que desde os primeiros traços, através dos retoques, do apagar e começar de novo, do refazer, do completar, revela a ação-reflexão que, por sua vez, traduz o próprio ato de aprender e como consequência desnuda quem aprende. O portfólio deve apresentar-se com um título, que indique ao leitor o que encontrará em relação ao processo. A linguagem deve ser clara e objetiva, respeitando a especificidade da forma adotada, revelando o aprendizado e desenvolvimento durante todo o processo de formação. A cosmovisão do autor do portfólio devem estar recortada por impressões pessoais integradas ao conteúdo e à literatura, evidenciando as reflexões desenvolvidas, sejam por meio das aulas, textos, pesquisas, palestras, seminários, vídeos, trabalhos de extensão à comunidade, entre outros. Como cada modalidade contempla uma sequência de itens diferentes, no seu desenvolvimento, a seguir apresentaremos o modelo completo de cada uma delas. Todas as modalidades seguem o mesmo padrão pré-textual e de formatação como segue: Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 10 ESTRUTURA GERAL DO TCC Conforme NBR 14724 (2011), os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais obedecem à seguinte ordem: Referências Apêndices Anexos Pós-textual Capa – obrigatória Parte externa Lombada– opcional Parte interna Pré-textual Textual Introdução Metodologia Desenvolvimento Considerações finais Folha de rosto – obrigatória Ficha catalográfica – obrigatória Errata – opcional Folha de aprovação – obrigatória Dedicatória – opcional Agradecimento – opcional Epígrafe – opcional Resumo em língua vernácula – obrigatório Resumo em língua estrangeira – obrigatório Lista de ilustrações – opcional Lista de tabelas – opcional Lista de abreviaturas e siglas – opcional Lista de símbolos – opcional Sumário – obrigatório Estrutura geral do TCC 11 CAPA 3cm 3cm 2cm 2cm CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO NOME DO CAMPUS CURSO NOME DO (AS) ALUNO (AS) TÍTULO: SUBTÍTULO SE HOUVER LOCAL ANO Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 12 FOLHA DE ROSTO 3cm 3cm 2cm 2cm 7,5cm NOME DO (AS) ALUNO (AS) TÍTULO: SUBTÍTULO SE HOUVER Trabalho de Conclusão de Curso do Centro Universitário adventista de São Paulo do curso de (nome do curso), sob orientação do prof. Ms./Dr. (nome completo do orientador). LOCAL ANO Estrutura geral do TCC 13 Errata 3cm 3cm 2cm 2cm ERRATA Depois de encadernado com capa dura, se o trabalho apresentar algum erro, seja de normatização ou escrita, o aluno deverá fazer a página de “errata” que será colada no verso da capa dura do trabalho. A ordem será de acordo com a numeração das páginas. Exemplo: ONDE ESTÁ DEVE-SE LER PÁGINA 2 OBJETIVOS 2 OBJETIVOS 11 Aviário Apiário 25 Quanto Quando 55 Lombada — conforme NBR 14724, a lombada será no sentido longitudinal da capa e constarão os sobrenomes dos autores em ordem alfabética, as iniciais de Trabalho de Conclusão de Curso, ou seja, TCC e ano. Ficha catalográfica — conforme NBR 14724, a ficha catalográfica será registrada pela biblioteca do Campus e localizada no verso da folha de rosto, somente depois do trabalho concluído, sob responsabilidade do professor coordenador do TCC (ver anexo B). Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 14 3cm 3cm 2cm 2cm Trabalho de Conclusão de Curso do Centro Universitário Adventista de São Paulo, do curso de (nome do curso) apresentado e aprovado em (dia) de (mês) de (ano). _________________________________________________ Colocar aqui o nome do Orientador e assinar na linha acima _________________________________________________ Colocar aqui o nome do segundo leitor e assinar na linha acima Estrutura geral do TCC 15 EXEMPLO DE DEDICATÓRIA 3cm 3cm 2cm 2cm A dedicatória é opcional, mas geralmente é um momento especial de expressar o reconhecimento por alguma pessoa que, de forma especial, foi um auxílio para você durante o processo de construção do trabalho. 7,5cm Letra tamanho 12 em negrito Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 16 AGRADECIMENTOS 3cm 3cm 2cm 2cm AGRADECIMENTOS • Os agradecimentos devem ser escritos em tópicos iniciados com um ponto em negrito; • A sequência de agradecimentos fica a critério do autor do trabalho; • A sugestão é que se inicie com a gratidão a Deus, à instituição, ao orientador e as demais pessoas que contribuíram para que o trabalho fosse possível. Estrutura geral do TCC 17 EXEMPLO DE EPÍGRAFE 3cm 3cm 2cm 2cm Esta página é a epígrafe, apesar de opcional, é o momento de evidenciar uma frase ou pensamento que identifica com a temática da pesquisa. Seguido pelo nome do autor da frase no canto direito. Autor ou Autor desconhecido 7,5cm Letra tamanho 12 com negrito Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 18 RESUMO 3cm 3cm 2cm 2cm RESUMO O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas e afirmativas. Inicie com uma frase significativa, explicando o tema e o problema, a seguir ressalte o objetivo geral, o método, os resultados e as considerações finais. Lembre-se que o trabalho será inicialmente conhecido pelo resumo aqui escrito, portanto, ele deve ser fidedigno ao trabalho desenvolvido. Perceba que não há abertura de parágrafo. O espaço entre as linhas é simples (1,0cm), diferente do espaçamento entre linhas do corpo do texto (1,5cm). Depois do término do resumo dê dois espaços e escreva as palavras chave, que devem ser representativas do conteúdo do documento e extraídas de dentro deste resumo. Escreva de três a seis palavras-chave, com a primeira letra em maiúscula e separada por um ponto-e-vírgula, para que os leitores tenham noção do que foi a pesquisa. Após o resumo segue sua tradução em língua inglesa. Palavras-chave: Resumo; Fidedigno; Pesquisa. Estrutura geral do TCC 19 ABSTRACT 3cm 3cm 2cm 2cm ABSTRACT The abstract should consist of a sequence of sentences and concise statements. It should start with a meaningful phrase, explaining the theme and the problem, then highlight the general purpose, method, results and conclusion. Also consider that the work will be known initially by what is presented in this section, thus, the abstract should be accurate to the complete paper. Note that there is no opening paragraph. The space between the lines is simple (1.0 cm) different fron the spacing between lines of body text (1.5 cm). After the end of the abstract double-space and type the keywords, which should be representative of the document content and extracted from within this summary. At last, write three to six key words, with the first letter capitalized and separated by a semicolon, so that readers are unaware of what was the research. Key words: Overview; Trusted; Research. Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 20 LISTA DE ILUSTRAÇÕES 3cm 3cm 2cm 2cm LISTA DE ILUSTRAÇÕES ILUSTRAÇÃO 1 - TÍTULO .......................................................................................................... 00 ILUSTRAÇÃO 2 - TÍTULO .......................................................................................................... 00 ILUSTRAÇÃO 3 - TÍTULO .......................................................................................................... 00 ILUSTRAÇÃO 4 - TÍTULO .......................................................................................................... 00 A lista de ilustração constará no pré-texto quando houver duas ou mais ilustrações dentro do corpo do trabalho. Se houver apenas uma ilustração, não precisa fazer lista e esta página será retirada do pré-texto. Exemplos de ilustrações: fotos, gravuras, desenhos, etc. Estrutura geral do TCC 21 LISTA DE GRÁFICOS 3cm 3cm 2cm 2cm LISTA DE GRÁFICOS GRÁFICO 1 - TÍTULO................................................................................................................ 00 GRÁFICO 2 - TÍTULO................................................................................................................ 00 GRÁFICO 3 - TÍTULO................................................................................................................ 00 GRÁFICO 4 - TÍTULO................................................................................................................ 00 A lista de gráficos constará no pré-texto quando houver dois ou mais gráficos dentro do corpo do trabalho. Se houver apenas um gráfico, não precisa fazer lista, e esta página será retirada do pré-texto. Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 22 LISTA DE TABELAS 3cm 3cm 2cm 2cm LISTA DE TABELAS TABELA 1 - TÍTULO................................................................................................................... 00 TABELA 2 - TÍTULO................................................................................................................... 00 TABELA 3 - TÍTULO................................................................................................................... 00 TABELA 4 - TÍTULO................................................................................................................... 00 A lista de tabela constará no pré-texto quando houver duas ou mais tabelas dentro do corpo do trabalho. Se houver apenas uma tabela, não precisa fazer lista, e esta página será retirada do pré-texto. Estrutura geral do TCC 23 LISTA DE ABREVIATURAS, SIGLAS OU TERMOS OPERACIONAIS 3cm 3cm 2cm 2cm LISTA DE ABREVIATURAS, SIGLAS OU TERMOS OPERACIONAIS IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística USP – Universidade de São Paulo UNASP – Centro Universitário Adventista de São Paulo CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo FE/UNICAMP – Faculdade de Educação da UNICAMP FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos QFEGQFEFEFEG 1 QWERTYUIOPLJHGFDSAZXCVBNMQWFDSAZXCVBNMQWMRTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFDSAZXCVBNMQWG F D S A Z X C V B N M Q W E R T Y U I O P L K J H GQWERTYUIEPLKJHGFDSAZXCVBNMQWFDSAZXCVBNMQWERTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFDSAZXCVBNMQWEFDSAZXCVBNMQWERTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFDSAZXCVBNMQWEFDSAZXCVBNMQWERTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFWSAZXCVBNMQWGFDSAZXCVBNMQIERTYUIOPLKJHGMÓDULO 2 Monografia Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 26 Depois das folhas com os conteúdos pré-textuais, você irá dispor das seguintes seções. Monografia 27 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO.................................................................................................................... 00 2 METODOLOGIA ................................................................................................................ 00 3 DESENVOLVIMENTO – MONOGRAFIA...................................................................... 00 3.1 O que é uma monografia?........................................................................................ 00 3.2 Tipos de monografias................................................................................................. 00 3.3 Etapas da monografia ................................................................................................ 00 3.4 Construção dos capítulos......................................................................................... 00 3.5 Coleta de dados............................................................................................................ 00 3.6 Resultados...................................................................................................................... 00 3.7 Apresentação de dados............................................................................................. 00 3.7.1 Tabelas.......................................................................................................................... 00 3.7.2 Quadros....................................................................................................................... 00 3.7.3 Gráficos........................................................................................................................ 00 3.7.4 Figura............................................................................................................................ 00 3.8 Discussão........................................................................................................................ 00 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................... 00 5 REFERÊNCIAS .....................................................................................................................00 APÊNDICES.............................................................................................................................00 ANEXOS ...................................................................................................................................00 Este sumário não apresenta a numeração da página depois da linha pontilhada para não causar confusão com a numeração deste Manual. O Apêndice e o Anexo serão exemplificados no final do Manual e não ao final de cada modalidade, porém quando usados na construção do TCC, eles seguirão a finalização da modalidade desenvolvida sem numeração sequencial das outras etapas. Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 28 1 INTRODUÇÃO Para uma boa introdução é necessário que o objetivo do trabalho esteja bem estabelecido. O assunto deve ser iniciado com uma breve contextualização, o que significa escrever o assunto num aspecto mais geral e depois delimitar o tema que se deseja desenvolver. A escrita deve ser clara, objetiva e jamais na primeira pessoa. Para Silva e Menezes (2001), nessa fase o pesquisador deverá responder a seguintes questões: Quem já escreveu o que foi publicado sobre o assunto? Que aspectos foram abordados? Quais as lacunas existentes na literatura? Segundo Acevedo Nahara (2004, p. 6), [...] o pesquisador deve assegurar-se que abordou no texto os seguintes aspectos: 1) o que os estudos anteriormente relatam sobre esse fenômeno? 2) quais as teorias relacionadas a esse fenômeno? 3) quais as lacunas na literatura relacionadas ao fenômeno? 4) quais as escolhas metodológicas utilizadas para explorar o fenômeno? 5) quais as formas e os constructos, as variáveis e as definições operacionais utilizadas no trabalho? Ainda na introdução é importante aparecer a problemática que norteará a pesquisa. Segundo Gomides (2009), a maneira mais fácil e direta de formular um problema é na forma de pergunta, pois o ato de estruturar perguntas possibilita identificar o cenário que envolve o tema, aquilo que se deseja pesquisar. Monografia 29 Note que, quando você finalizar uma seção da monografia, você irá pular para a próxima página e só depois voltará a escrever. No exemplo fornecido aqui, a “metodologia” se encontra na próxima página por essa razão. Neste exemplo preenchemos cada lado da folha, mas em seu trabalho você irá imprimir apenas em um lado, deixando o verso em branco. Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 30 2 METODOLOGIA A Metodologia é o caminho por onde passará a pesquisa. Deve ser clara, coerente com o tempo proposto, a viabilidade e com as técnicas que nortearão toda a fundamentação teórico-metodológica que possibilitará a solução da problemática levantada. Assim, juntamente com seu professor orientador, reformule, se necessário, a metodologia descrita no seu Projeto de Pesquisa, deixando os procedimentos efetivamente realizados no seu estudo. Todos os itens constantes na metodologia do Projeto de Pesquisa devem ser descritos aqui, porém nesse momento deve-se atentar para a escrita dos verbos no passado, já que a pesquisa já foi realizada (exemplo: Foram entrevistados etc). Aqui você também deve constar as considerações e limitações do estudo. Exemplos de limitação podem ser: tamanho da amostra, opção de amostragem, entre outros. Traga também para a metodologia do TCC, os esclarecimentos necessários sobre os aspectos éticos da pesquisa que foram trabalhados no projeto e efetivamente executados. Escreva com clareza as etapas desenvolvidas e os materiais utilizados, bem como o tempo que foi necessário para a realização da pesquisa. Monografia 31 3 DESENVOLVIMENTO DA MONOGRAFIA A monografia abordará, a partir do item 3.1, a revisão bibliográfica, fundamentando a temática com os teóricos levantados. A estruturação dos conteúdos seguirá as subdivisões da seção 3, onde o item 3.1 será o título do primeiro capítulo e, se houver a necessidade de outras subdivisões, poderá usar a sequência 3.1.1, 3.1.2 etc. O item 3.2 corresponderá ao título do próximo capítulo e assim sucessivamente até finalizar a fundamentação teórica da pesquisa. 3.1 O que é uma monografia? Segundo Marion, et al (2002), monografia é a arte de redigir cientificamente sobre um problema específico de determinado assunto. É um trabalho intelectual de um estudante que lê, levanta os dados, reflete e interpreta um tema específico. Marconi e Lakatos (2005) definem monografia como a descrição especial de determinada parte de uma ciência qualquer, trabalho escrito que trata especialmente de determinado ponto da ciência, da arte, da história, etc. Trata-se, portanto, de um estudo sobre um tema específico ou particular, com suficiente valor representativo que obedece uma determinada metodologia. Investiga determinado assunto não só em profundidade, mas também em todos os seus ângulos ou aspectos. A monografia geralmente aborda um assunto específico de acordo com sua relevância, sendo elaborada de maneira sistemática e organizada, visando a uma melhor construção das ideias e conceitos expostos e construídos. A monografia se baseia em fatos ou ainda conceitos, devendo-se fundamentar o assunto de modo a que se obtenha uma coerência e relevância científica e/ou filosófica. Para tanto, a monografia necessita ser elaborada a partir do embasamento existente em bibliografias, que irão fundamentá-la, ou ainda a partir de resultados práticos de pesquisa científica, como um modo de apresentação, racionalização e discussão dos mesmos. 3.2 Tipos de monografias Durante um curso de graduação, normalmente se produzem vários tipos de monografias. Serão exemplificados aqui três tipos principais: análise teórica, análise teórico-empírica e estudo de caso. 3.2.1 Análise teórica: » Uma organização coerente de ideias, extraídas de uma pesquisa bibliográfica de alto nível; Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 32 » Análise crítica ou comparativa de uma obra, teoria ou modelo já existente, a partir de um esquema conceitual bem definido; » Um trabalho inovador, com base em pesquisas exclusivamente bibliográficas; » Apresenta dados referentes a pesquisas realizadas por outros autores e/ou publicadas pelo próprio autor da monografia. 3.2.2 Análise teórico-empírica: » Análise interpretativa de dados empíricos em torno de um tema, com apoio bibliográfico; » Teste de hipóteses, modelos ou teorias, a partir de dados primários e secundários; » Um trabalho inovador, a partir de dados primários, com pesquisa de campo ou laboratoriais; » Contém dados oriundos de pesquisas de campo ou de documentos originais com suas respectivas experimentações e comprovações (pesquisa). 3.2.3 Estudo de caso: » Requer um estudo detalhado de um caso real, com definição e teste de hipótese(s) seguidos de uma fundamentação teórica. 3.3 Síntese da bibliografia fundamental A revisão de literatura é a etapa do trabalho que permite que o autor se aprofunde sobre o objeto de estudo, e tem como consequência maior entendimento sobre o problema, bem como maior clareza para a formulação das hipóteses. Segundo Acevedo e Nahara (2004, p. 6), [...] o pesquisador deve assegurar-se que abordou no texto os seguintes aspectos: 1) o que os estudos anteriormente relatam sobre esse fenômeno? 2) quais as teorias relacionadas a esse fenômeno? 3) quais as lacunas na literatura relacio- Monografia 33 nadas ao fenômeno? 4) quais as escolhas metodológicas utilizadas para explorar o fenômeno? 5) quais as formas e os constructos, as variáveis e as definições operacionais utilizadas no trabalho? 3.4 Construção dos capítulos O desenvolvimento da argumentação pode ser organizado em capítulos que variam em função da natureza do assunto tratado e dos procedimentos adotados na coleta de dados, conforme a necessidade do plano definitivo da obra. Há várias formas de organizar o material coletado. Um procedimento é demonstrar cada hipótese num determinado capítulo. As considerações finais podem (devem) vir ao final de cada capítulo ou ao longo da argumentação. Os capítulos são construídos na ordem lógica de argumentação ou explicação obtida por meio de leituras e pesquisas de campo. Eles devem ser temáticos e expressivos, ou seja, dar a ideia exata do conteúdo do setor que intitulam. Em regra geral, a quantidade de capítulos é determinada pelo(a) autor(a) ou por sugestão do(a) orientador(a). Não há uma regra específica quanto à determinação dos capítulos que deverão compor a monografia. São as leituras, as orientações com o professor orientador e o aprofundamento do conhecimento sobre o tema que lhe ajudarão a definir a quantidade de capítulos do seu trabalho. Os capítulos surgem da exigência de logicidade e da necessidade de clareza e não de um critério puramente espacial. Não basta enumerar simetricamente os vários capítulos, é preciso que haja subtítulos portadores de sentido. Os conteúdos dos capítulos devem contemplar a apresentação e discussão dos dados e se fazem novas afirmações advindas de estudos eanteriormente realizados. A discussão é tecida a partir da costura entre as análises dos resultados em comparação com o referencial teórico. 3.4.1 Coleta de dados A coleta pode ser feita através de pesquisas teóricas, questionários, observações, registro em planilhas específicas a cada objetivo de pesquisa e outros critérios pré-definidos. A coleta de dados exige sempre um bom planejamento, que é justamente o que deve estar contido na metodologia do projeto. Procure elaborar os questionários e roteiros de entrevistas com antecedência e discuti-los com o orientador antes da aplicação no campo de pesquisa. Os questionários podem apresentar questões abertas ou fechadas, podem ser de múltipla escolha, de alternativas fixas ou de escala. Na maioria dos casos, devido à impossibilidade de se trabalhar com todo o “grupo-alvo” é necessário que se faça uma pesquisa por amostragem. Os dados coletados no campo, por você ou pelo seu grupo, são chamados de dados “primários”. Esses dados podem referir-se, por exemplo, a uma Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 34 pesquisa de demanda ou de oferta de um determinado serviço ou produto, a um diagnóstico da região no qual são levantados e analisados fatores de contexto social, econômico, cultural, ambiental etc. É muito importante que você comente e discuta as informações obtidas de fontes primárias ou secundárias. Ou seja, espera-se que a monografia não seja simplesmente descritiva, mas que contenha a análise dos autores sobre as informações coletadas. Outra forma de coletar dados são os livros, revistas, jornais e artigos na internet relacionados ao tema. Estes são chamados de fontes “secundárias”. É sempre bom lembrar que as informações provenientes das fontes secundárias não devem ser organizadas como uma “colcha de retalhos”, ou seja, um simples aglomerado de parágrafos sobre o tema tratado. A apresentação dos dados coletados inclui gráficos, tabelas, quadros, mapas e demais ilustrações que evidenciam ou esclarecem toda questão levantada. A opção pelo tipo de ilustração vai depender das características dos dados a serem apresentados. 3.4.2 Apresentação de dados As ilustrações são importantes formas de demonstrar os dados produzidos pela pesquisa prática, mas também pode servir para fixar melhor um conceito ou esclarecer alguma temática. As ilustrações mais comuns em trabalhos científicos são: quadros, tabelas, gráficos, figuras ou outras formas que comumente são chamadas de “ilustrações”. Não é necessário que todo trabalho tenha uma tabela, ou quadro. Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação irá aparecer na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere (NBR-2011). Abaixo da tabela, ilustração, gráfico ou símbolo, a fonte de onde foi retirada precisa ser escrita com letra no tamanho 10. Para as tabelas devem aparecer as linhas da grade, conforme o modelo e não mude o estilo da borda ou espessura dessas linhas, se necessário pode usar cores ou legendas. Para os quadros pode aparecer todas as linhas. - Tabelas As tabelas são constituídas de mais de três colunas e geralmente são usadas para comparativos estatísticos. Monografia 35 Tabela - Título Atividade Quantidade Resultado Total Pular 6 Condicionamento 2x Caminhar 3 Condicionamento 1x Dançar 2 Condicionamento 2x Fonte: Local, data e ano. - Quadros Os quadros são constituídos por uma ou duas colunas. Quadro - Título Fonte: local, data e página. - Gráficos Gráfico - Comparação trimestral Fonte: Word, data e página. Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 36 - Figura Figura - Título Fonte: Word, data e página. Monografia 37 4 CONSIDERAÇÔES FINAIS As considerações finais são o fechamento do corpo do trabalho. É muito importante, que nessa etapa o pesquisador apresente uma resposta muito clara ao problema de pesquisa formulado, apontando a contribuição do estudo para o conhecimento já existente sobre o assunto. Em geral, retomam-se os objetivos do projeto, verificando em que medida eles foram ou não atingidos. Quanto a extensão o texto deve ser breve, exato e conciso. A qualidade básica de todo trabalho científico é a objetividade, portanto, a educação lógica e objetiva dos fatos ou ideias apresentadas é que levará as considerações finais. Para um melhor direcionamento das considerações finais, Acevedo e Nahara (2004, p. 68) sugerem alguns tópicos usuais: » Comparação entre os resultados e as hipóteses; » Confrontação entre os objetivos do trabalho e as conquistas alcançadas; » Análise da relação entre os fatos verificados e a revisão da literatura; » A contribuição do estudo para a ciência; » As implicações práticas para o campo de estudo; » Limitações do estudo; » As hipóteses sugeridas ao longo da investigação que podem ser lançadas para que futuros estudos as comprovem; » Sugestões para estudos futuros. Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 38 5 REFERÊNCIAS Coloque somente as referências que foram citadas ao longo do trabalho. A ABNT 6023 é a norma que estabelece como organizar a sequência das informações relativas às referências usadas. Na parte técnica deste manual, estão alguns exemplos. ACEVEDO, C. R.; NAHARA, J. J. Monografia no curso de Administração. São Paulo: Atlas, 2004. LIMA, M. H. Saberes e sabores da produção científica. Uberlândia: Estrela cadente, 2006. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005. MARION, J. C., et al. Monografia para os cursos de administração, contabilidade e economia. São Paulo: Atlas, 2002. QFEGQFEFEFEG 1 QWERTYUIOPLJHGFDSAZXCVBNMQWFDSAZXCVBNMQWMRTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFDSAZXCVBNMQWG F D S A Z X C V B N M Q W E R T Y U I O P L K J H GQWERTYUIEPLKJHGFDSAZXCVBNMQWFDSAZXCVBNMQWERTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFDSAZXCVBNMQWEFDSAZXCVBNMQWERTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFDSAZXCVBNMQWEFDSAZXCVBNMQWERTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFWSAZXCVBNMQWGFDSAZXCVBNMQIERTYUIOPLKJHGMÓDULO 3 Trabalho experimental Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 40 1 INTRODUÇÃO Olhar no modelo anterior sobre monografia (p. 28) e escrever uma introdução relativa ao seu trabalho experimental. 2 METODOLOGIA Olhar no modelo anterior sobre monografia (p.30) e escrever uma metodologia relativa ao seu trabalho experimental. Lembrete: Não esquecer do pré-texto já exemplificado anteriormente. Trabalho experimental 41 3 DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO EXPERIMENTAL No trabalho experimental o item 3.1 terá o título RESULTADOS e, se houver a necessidade de outras subdivisões deve seguir a sequencia 3.1.1,3.1.2... O item 3.2 corresponderá a discussão e da mesma forma que no item dos resultados, se necessário, poderá haver subdivisões. 3.1 O que é um trabalho experimental? Como a própria modalidade indica, este TCC é voltado a uma prática, mas não deve ser eliminada a parte teórica. Para tanto, a proposta é que, já na introdução, seja feita a fundamentação teórica do assunto e depois ampliada na parte do desenvolvimento, gerando uma discussão a partir dos resultados obtidos pela prática. Sendo assim, a parte destinada ao desenvolvimento no trabalho experimental compreende a apresentação dos resultados e a discussão destes. No entanto, cada área requer particularidades que deveram ser contempladas nessa etapa do trabalho, que deverá conter “resultados” e a “discussão” para fundamentar o próprio “desenvolvimento” do trabalho. Por exemplo: na área da saúde os dados são geralmente apresentados na forma de gráficos e tabelas. Os resultados contidos nesses gráficos ou tabelas necessitam de discussão fundamentada com teoria para que o desenvolvimento seja compatível ao proposto para o TCC. Outro exemplo: na área de música, ao elaborar um recital, o pesquisador deverá discutir os resultados com embasamento teórico do tema e apresentar na parte do “desenvolvimento” do TCC. A normatização da escrita deverá respeitar as regras estabelecidas neste manual. Porém, os resultados poderão variar em forma de gráficos, tabelas, videos, arquivos de fotos acompanhadas de relatos das ações, Cd-Rom, DVD e outros instrumentos que possibilitem a apresentação do trabalho experimental como categoria de TCC. Mesmo que a apresentação final gere um produto como os citados acima, se faz necessária a escrita com as normas deste manual em papel, com capa dura e pré-texto, introdução, metodologia, desenvolvimento (resultados e discussão) e referencias. Naca pa finao do lado de dentro criar-se-á um local para colocar um CD, DVD, Mapas gerados etc. 3.2 Resultados A apresentação dos dados coletados no campo, experimentos ou práticas inclui gráficos, tabelas, quadros, mapas e demais ilustrações que evidenciem ou Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 42 esclarecem toda questão levantada. A opção pelo tipo de apresentação de resultados vai depender das caracteristicar dos dados apresentados. Para as outras pesquisas, nesta parte você organiza os dados obtidos em sua pesquisa de campo ou laboratorial. Para a apresentação dos resultados você pode usar recursos como: índices, cálculos estatísticos, tabelas, quadros e gráficos, com uma descrição panorâmica dos dados levantados. Para tanto, deve ter uma redação objetiva, exata e precisa. Se for longo, pode ser dividido em tópicos. Segundo Acevedo e Nahara (2004), alguns passos para a elaboração dos resultados são: » Mencionar novamente (mas brevemente) como foi mensurado o fenômeno em questão; » Comunicar de forma resumida a resposta para a pergunta; » Apresentar as estatísticas descritivas e os níveis de significância estatísticos (se for uma pesquisa quantitativa); » Descrever quais foram os comportamentos observados; » Apresentar tabelas, gráficos, ou figuras com os dados relevantes; » Elaborar um resumo para situar o leitor. 3.3 Apresentação de dados Podem ser por meio de ilustraçoes como: gráficos, tabelas, vídeo, arquivos de fotos acompanhado de relatos das ações, Cd-Rom, DVD e outros instrumentos que possibilitem a apresentação do trabalho experimental. A normatização para inserir gráficos, tabelas e quadros foram descritas no item da monografia, sendo que o trabalho experimental ao ser finalizado poderá ser entregue em formato de Cd-Rom, DVD e outros instrumentos. 3.4 Discussão Escreva uma discussão relativa aos dados apresentados no trabalho experimental. Trabalho experimental 43 4 CONSIDERASÇÕES FINAIS As considerações finais são o fechamento do corpo do trabalho. É muito importante, que nessa etapa o pesquisador apresente uma resposta muito clara ao problema de pesquisa formulado, apontando a contribuição do estudo para o conhecimento já existente sobre o assunto. Em geral, retomam-se os objetivos do projeto, verificando em que medida eles foram ou não atingidos. Quanto a extensão o texto deve ser breve, exato e conciso. A qualidade básica de todo trabalho científico é a objetividade, portanto, a educação lógica e objetiva dos fatos ou ideias apresentadas é que levará às considerações finais. Para um melhor direcionamento das considerações finais, Acevedo e Nahara (2004, p. 68) sugerem alguns tópicos usuais: » Comparação entre os resultados e as hipóteses; » Confrontação entre os objetivos do trabalho e as conquistas alcançadas; » Análise da relação entre os fatos verificados e a revisão da literatura; » A contribuição do estudo para a ciência; » As implicações para os práticos do campo de estudo; » Limitações do estudo; » As hipóteses sugeridas ao longo da investigação que podem ser lançadas para que futuros estudos as comprovem; » Sugestões para estudos futuros. Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 44 5 REFERÊNCIA ACEVEDO, C. R.; NAHARA, J. J. Monografia no curso de Administração. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2004. QFEGQFEFEFEG 1 QWERTYUIOPLJHGFDSAZXCVBNMQWFDSAZXCVBNMQWMRTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFDSAZXCVBNMQWG F D S A Z X C V B N M Q W E R T Y U I O P L K J H GQWERTYUIEPLKJHGFDSAZXCVBNMQWFDSAZXCVBNMQWERTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFDSAZXCVBNMQWEFDSAZXCVBNMQWERTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFDSAZXCVBNMQWEFDSAZXCVBNMQWERTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFWSAZXCVBNMQWGFDSAZXCVBNMQIERTYUIOPLKJHGMÓDULO 4 Portfólio Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 46 1 INTRODUÇÃO Olhar no modelo anterior sobre monografia (p. 28) e escrever uma introdução relativa ao seu portfólio. 2 METODOLOGIA Olhar no modelo anterior sobre monografia (p. 30) e escrever uma metodologia relativa ao seu portfólio. Lembrete: Não esquecer do pré-texto já exemplificado anteriormente. Portfólio 47 3 DESENVOLVIMENTO- PORTFÓLIO O portfólio abordará a partir do item 3.1, um conjunto de atividades planejadas e realizadas ao longo do curso sob a orientação do professor, que pode ser um levantamento de seu “banco de dados” como: estudos desenvolvidos,seminários, relatórios de projeto desenvolvidos (extensão, estudo ou pesquisa), planejamentos, produções de textos entre outros. O item 3.2 corresponderá a DISCUSSÃO e se necessário,poderá haver subdivisões. 3.1 O que é um portfólio? Iniciaremos com dois conceitos básicos: Originalmente, o termo “portfólio”, do italiano portafoglio, que significa “recipiente onde se guardam folhas soltas”, começou a ser empregado em artes plásticas, em que o artista fazia uma seleção de trabalhos que exprimiam sua produção. No ambiente educacional, a ideia permanece a mesma, sem a necessidade de guardar essas produções em uma pasta de papel-cartão. Atualmente muitos nomes diferentes estão sendo usados, como Porta-fólio, Processo-fólio, Diários de Bordo, Dossiê. Atualmente já se aplica a ideia de “Webfólio”, que é um portfólio expandido eletronicamente (TORRES, 2008, p. 549). O portfólio é uma coleção de suas produções (do aluno), as quais apresentam as evidências de sua Aprendizagem (do aluno). É organizado por ele próprio para que ele e o professor, em conjunto, possam acompanhar seu progresso. O portfólio é um procedimento de avaliação que permite aos alunos participarem da formulação dos objetivos de sua aprendizagem e avaliar seu progresso (VILLAS BOAS, 2004, p.22). 3.2 A construção » Inicialmente você deverá realizar um levantamento de seu “banco de dados (todos os estudos desenvolvidos, todos os seminários, relatórios de projetos desenvolvidos (de extensão, estudo ou pesquisa), planejamentos, produções de textos, entre outros)” elaborado nas disciplinas de seu curso e reservar; Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 48 » Elaborar os objetivos do seu trabalho, primeiramente de forma geral, explicando o que pretende alcançar com o seu portfólio. Depois expressar detalhadamente os aspectos necessários para o cumprimento do objetivo geral, apontando, portanto, os objetivos específicos; » Escolher um título que identifique a intencionalidade textual do trabalho; » Construir a introdução (em um único texto) que deve conter: contextualização e a natureza acadêmica do trabalho; justificativa, apresentando a importância da realização do trabalho como oportunidade de reflexão sobre a formação profissional; os objetivos; identificação dos elementos que comporão o trabalho como um todo (após a introdução o texto é dividido em seções/partes). Essa introdução pode estar relacionada à apresentação de um projeto: de pesquisa, intervenção, arquitetônico, artístico, jornada de entrevistas, entre outros; » A fundamentação teórica do trabalho pode estar direcionada a partir de dois eixos de abordagens: reflexões sobre o conhecimento teórico apropriado ao longo do curso e sobre a interdisciplinaridade dos conteúdos que balizaram as aprendizagens construído em cada período acadêmico, estando ou não relacionados a algum tipo de projeto (são elementos fundamentais o banco de dados individual de cada aluno, o programa de cada disciplina, os registros das semanas pedagógicas/científicas de cada curso, a missão da instituição, o perfil do egresso proposto pela instituição); » Apresentação de uma discussão sobre os resultados alcançados com o aprendizado do aluno ao longo do curso (ou algum tipo de projeto), apoiando-se na sistematização e articulação dos conteúdos aprendidos, do conhecimento teórico prático apropriado em uma análise auto-crítica aprofundada; » As considerações finais do portfólio devem conter uma Conclusão sintética e Portfólio 49 analítica de seu desempenho e progresso acadêmico, focalizando o perfil da formação profissional construída ao longo do curso. É necessário apresentar ainda um texto em resposta aos objetivos, apontando as competências acadêmicas, científicas e profissionais construídas ao longo do curso. 3.3 Discussão A discussão sempre remete ao problema, aos objetivos e hipóses que foram apresentados na introdução. Dessa forma, pode se dizer que a discussão guarda estreita relação com a introdução que contém a fundamentação teórica do tema ( ACEVEDO; NAHARA, 2004). Nesta parte ainda confirma-se, ou não, a hipótese anunciada, e se discutem os resultados anteriormente descritos. Seu conteúdo visa interpretar os dados e não meramente recaptulá-los. É aqui que se apresenta a discussão e se fazem novas afirmações com base em confirmações advindas de estudos anteriormente realizados. Significa analisar os dados expostos nos resultados e relacioná-los com as pesquisas anteriores apresentadas na revisão bibliográfica. Na verdade, a discussão é tecida a partir da costura entre a análise dos resultados do estudo em comparação com o referencial teórico. 3.4 Apresentação final Mesmo que a apresentação final gere um produto como os citados acima, se faz necessáriaa escrita com as normas deste Manual em papel, com capa dura e pré- -texto, introdução, metodologia, considerações finais e referências. Na capa final do lado de dentro, criar-se-á um local para colar o CD, DVD, Mapas gerados etc. 3.5 Sugestoes para a construção de um portfólio - Modelo de portfólio Mote: Aplicação das competências trabalhadas em sala de aula para resolução de uma problemática de pesquisa oriunda de sua prática profissional. Publico-alvo: Alunos dos MBA’s – Cursos de Especialização Unasp - Estruturação: » Pré-textual » Capa, contra-capa, agradecimentos, sumário, lista de figuras, resumo… Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 50 - Desenvolvimento Introdução Cenário/Contexto da problemática (3 a 4 páginas). Apresentar as pesquisas sobre a temática, os autores a serem utilizados, o contexto origem de sua pesquisa encaminhando para a apresentação de seu problema. Problemática Muita atenção ao seu recorte de pesquisa. Limite, aponte claramente o que você quer pesquisar dando foco para o seu objeto de pesquisa. » Objetivos (Geral e Específico) » Metodologia (1 página) » Justificativa (1 a 2 páginas) Desenvolvimento Competências – Elencar de 6 (minimo) a 8 (máximo) competências a serem aplicadas para a resolução da problemática. Para cada competência, preparar relatório específico como segue: » Aporte Teórico da Competência (no mínimo 2 autores – 3 a 4 páginas); » Aplicação Prática – trabalho realizado em campo (explicação da atividade relatos, documentação – Quantas páginas necessitar para demonstrar a atividade); » Resultados alcançados. - Considerações finais Trabalhar como conseguiu responder (ou não) a sua problemática a partir de todas as competências aplicadas. (2 a 3 páginas) PÓS-TEXTUAL – Segue Manual TCC (Apostila 4 – Em anexo) Referências (cuidar ABNT), Anexos Todas as indicações de páginas pedidas são referência para um trabalho de media qualidade. Você pode ir além buscando um trabalho mais aprofundado em termos de pesquisa, mas não aquém. Fique atento!!! Portfólio 51 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS As considerações finais são o fechamento do corpo do trabalho. É muito importante, que nessa etapa o pesquisador apresente uma resposta muito clara ao problema de pesquisa formulado, apontando a contribuição do estudo para o conhecimento já existente sobre o assunto. Em geral, retomam-se os objetivos do projeto, verificando em que medida eles foram ou não atingidos. Quanto a extensão o texto deve ser breve, exato e conciso. A qualidade básica de todo trabalho científico é a objetividade, portanto, a educação lógica e objetiva dos fatos ou ideias apresentadas é que levará as considerações finais. Para um melhor direcionamento das considerações finais, Acevedo e Nahara (2004, p. 68) sugerem alguns tópicos usuais: » Comparação entre os resultados e as hipóteses; » Confrontação entre os objetivos do trabalho e as conquistas alcançadas; » Análise da relação entre os fatos verificados e a revisão da literatura; » A contribuição do estudo para a ciência; » As implicações para os práticos do campo de estudo; » Limitações do estudo; » As hipóteses sugeridas ao longo da investigação que podem ser lançadas para que futuros estudos as comprovem; » Sugestões para estudos futuros. Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 52 5 REFERÊNCIAS ACEVEDO, C. R.; NAHARA, J. J. Monografia no curso de Administração. São Paulo: Atlas, 2004. TORRES, S. C. G. Portfólio como instrumento de aprendizagem e suas implicações para a prática pedagógica reflexiva. Revista Diálogo Educação, Curitiba, v. 8, n. 24, p. 549-561, maio/ago. 2008. VILLAS BOAS, B. M. de F. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. QFEGQFEFEFEG 1 QWERTYUIOPLJHGFDSAZXCVBNMQWFDSAZXCVBNMQWMRTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFDSAZXCVBNMQWG F D S A Z X C V B N M Q W E R T Y U I O P L K J H GQWERTYUIEPLKJHGFDSAZXCVBNMQWFDSAZXCVBNMQWERTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFDSAZXCVBNMQWEFDSAZXCVBNMQWERTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFDSAZXCVBNMQWEFDSAZXCVBNMQWERTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFWSAZXCVBNMQWGFDSAZXCVBNMQIERTYUIOPLKJHGMÓDULO 5 Artigo científico Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 54 Para a modalidade de artigo científico, foi elaborado o Manual 5. Ressaltamos que para ser aceito como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) as instruções contidas no Manual 5 deverão ser rigorosamente seguidas tanto pelo orientando quanto pelo orientador. QFEGQFEFEFEG 1 QWERTYUIOPLJHGFDSAZXCVBNMQWFDSAZXCVBNMQWMRTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFDSAZXCVBNMQWG F D S A Z X C V B N M Q W E R T Y U I O P L K J H GQWERTYUIEPLKJHGFDSAZXCVBNMQWFDSAZXCVBNMQWERTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFDSAZXCVBNMQWEFDSAZXCVBNMQWERTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFDSAZXCVBNMQWEFDSAZXCVBNMQWERTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFWSAZXCVBNMQWGFDSAZXCVBNMQIERTYUIOPLKJHGMÓDULO 6 Considerações finais Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 56 CONSIDERAÇÕES FINAIS (DO MANUAL) A proposta inicial para elaboração deste manual foi proporcionar aos orientadores e orientandos uma metodologia simples e clara sobre as várias normas que permeiam a produção de trabalhos científicos, possibilitando a todos um deleite maior no momento da escrita, levando a produção a um patamar de saberes com sabores. O mais delicioso sabor da produção acadêmico-científica é poder contribuir com estudos, levantamentos, questionamentos, ideias inovadoras, etc., sem afogá-las no stress da escrita técnica exigida. A parte técnica da escrita do TCC corresponde ao que já foi escrito no Manual do “Projeto de Pesquisa” e, para sanar dúvidas sobre como fazer citações diretas e indiretas, os pesquisadores devem consultar o Manual 3. Esperamos ter alcançado o objetivo inicial proposto. Que todos tenham ótimas ideias, bons e relevantes trabalhos. A academia aumentará o seu quadro de importantes produções acadêmico-científicas e a sociedade com certeza agradecerá a importante contribuição. QFEGQFEFEFEG 1 QWERTYUIOPLJHGFDSAZXCVBNMQWFDSAZXCVBNMQWMRTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFDSAZXCVBNMQWG F D S A Z X C V B N M Q W E R T Y U I O P L K J H GQWERTYUIEPLKJHGFDSAZXCVBNMQWFDSAZXCVBNMQWERTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFDSAZXCVBNMQWEFDSAZXCVBNMQWERTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFDSAZXCVBNMQWEFDSAZXCVBNMQWERTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFWSAZXCVBNMQWGFDSAZXCVBNMQIERTYUIOPLKJHGMÓDULO 7 Referências Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 58 REFERÊNCIAS (DO MANUAL) ACEVEDO, C. R.; NAHARA, J. J. Monografia no curso de Administração. São Paulo: Atlas, 2004. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022. Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. . NBR 6023. Informação e documentação – elaboração de referências – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. . NBR 6027. Informação e documentação – sumário – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. . NBR 6028. Informação e documentação – resumo – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. . NBR 10520. Informação e documentação – citações em documentos – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. . NBR 14724. Informação e documentação – trabalhos acadêmicos – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. GOMIDES, J.E. A definição do problema de pesquisa a chave para o sucesso do projeto de pesquisa. Revista do Centro de Ensino Superior de Catalão - CESUC. ano IV, nº 06, 1º semestre, 2009. LIMA, M. H. Saberes e sabores da produção científica. Uberlândia: Estrela cadente, 2006. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005. MARION, J. C., et al. Monografia para os cursos de administração, contabilidade e economia. São Paulo: Atlas, 2002. SILVA, e MENEZES. Metodologia de pesquisa e elaborações de dissertação. 3. ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. TORRES, S. C. G. Portfólio como instrumento de aprendizagem e suas implicações para a prática pedagógica reflexiva. Revista Diálogo Educação, Curitiba, v. 8, n. 24, p. 549-561, maio/ago. 2008. VILLAS BOAS, B. M. de F. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004. QFEGQFEFEFEG 1 QWERTYUIOPLJHGFDSAZXCVBNMQWFDSAZXCVBNMQWMRTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFDSAZXCVBNMQWG F D S A Z X C V B N M Q W E R T Y U I O P L K J H GQWERTYUIEPLKJHGFDSAZXCVBNMQWFDSAZXCVBNMQWERTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFDSAZXCVBNMQWEFDSAZXCVBNMQWERTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFDSAZXCVBNMQWEFDSAZXCVBNMQWERTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFWSAZXCVBNMQWGFDSAZXCVBNMQIERTYUIOPLKJHGMÓDULO 8 Apêndices Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 60 São documentos que acompanham o trabalho. No caso deste manual, temos seis termos oficiais que norteiam o desenvolvimento e orientação do Trabalho de Conclusão de Curso. São eles: » Termo de orientação (aceite oficial); » Relatório de acompanhamento (relatórios); » Termo de troca de orientação; » Termo de desistência de orientador; » Termo de habilitação (comprovação de finalização do TCC); » Parecer Avaliativo (assinados pelo orientador e 2º leitor). A seguir, estão os modelos que deverão ser devidamente preenchidos e entregues ao coordenador de TCC, nas datas por ele determinadas. Além dos termos citados, ainda temos dois termos que poderão ser usados por ocasião de levantamentos de dados, que são: “termo de consentimento” e “carta de solicitação.” Para o bom andamento do processo da orientação do TCC observe as seguintes etapas: » Elabore o projeto de pesquisa, seguindo a mesma norma do manual 3 e de acordo com as linhas de pesquisa do curso; » Entregue ao orientador o projeto de pesquisa e o termo de orientação (aceite oficial) para que ele assine. Você é o responsável por entregar este termo ao coordenador de TCC (graduação) ou coordenador de curso (pós-graduação); » Nas datas estabelecidas entregar o relatório de acompanhamento ao coordenador de TCC ou ao coordenador de curso; Apêndices 61 » Se houver troca de projeto (título ou metodologia), troca de parceiro ou troca de orientador, fazer mediante os termos que registram essas ações (termo de troca de orientação e tremo de desistência de orientador); » Ao concluir o TCC leve para a avaliação normativa no local indicado pelo coordenador de curso; » Com a avaliação normativa aprovada faça duas cópias e entregue para o orientador e o segundo leitor avaliarem o trabalho; » Ao receber o trabalho avaliado faça as correções necessárias e devolva para o orientador finalizar com a emissão do termo de habilitação de entrega; Obs: Alguns cursos fazem banca avaliativa. » Imprimir e encadernar com capa dura na cor correspondente ao curso (procure informação sobre a cor da capa na coordenação do seu curso); » Faça cópia do trabalho finalizado em formato PDF e salve em CD. Entregue na biblioteca. A bibliotecária emitirá um termo de entrega do material digital; » Com o trabalho encadernado e o termo de entrega emitido pela biblioteca, você fará a entrega final na coordenação do seu curso e assinará o termo avaliativo de conclusão. Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 62 APÊNDICE A — Termo de orientação Campus: __________________________ Curso: ___________________________ TERMO DE ORIENTAÇÃO Através do presente documento, em conformidade com o Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do UNASP, firmamos este termo de aceite e compromisso para orientação e elaboração do TCC, conforme abaixo especificado. Orientador(a): ___________________________________________________ Discente(s): _____________________________________________________ Tema provisório: _________________________________________________ _______________________________________________________________ Linha de Pesquisa: _______________________________________________ Estamos cientes de que, conforme o referido regulamento, o UNASP poderá divulgar o conteúdo do trabalho integral ou parcialmente. Engenheiro Coelho, ____ de _________________________ de 20____ __________________________ ___________________________ Assinatura do(a) orientador(a) Ass. do(a) convidado(a) Apêndices 63 APÊNDICE B — Relatório de acompanhamento Campus: ________________________ Curso: __________________________ RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO Orientador(a): ___________________________________________________ Discente(s): _____________________________________________________ Tema: __________________________________________________________ Data Tempo Orientação Atividade(s) Desenvolvida(s) Vistos Discente(s) Orientador(a) Parecer Final do(a) Orientador(a): _______________________________ __________________________________________________________ Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 64 APENDICE C — Termo de troca de orientação Campus: ________________________ Curso: __________________________ TERMO DE TROCA DE ORIENTADOR Orientador(a): ___________________________________________________ Discente(s): _____________________________________________________ Tema: __________________________________________________________ Data Justificativa Orientador Justificativa Orientandos Assinaturas Discente(s) Orientador(a) Observações do novo orientador (a): __________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ Engenheiro Coelho, ____ de _________________________ de 20____ _____________________________ _____________________________ Assinatura do(a) orientador(a) Ass. do(a) discente Apêndices 65 APENDICE D — Termo de desistência de orientador Campus: ________________________ Curso: _________________________ TERMO DE DESISTÊNCIA DE ORIENTADOR Orientador(a): ___________________________________________________ Discente(s): _____________________________________________________ Tema: __________________________________________________________ Data Justificativa Orientador Justificativa Orientandos Assinaturas Discente(s) Orientador (a) Observações orientador (a): _________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ _______________________________________________________________ ______________________, ____ de ______________ de 20____ _______________________________ ______________________________ Assinatura do(a) orientador(a) Ass. do(a) discente Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 66 APENDICE E — Termo de habilitação Campus: __________________________ Curso: ____________________________ TERMO DE HABILITAÇÃO Comunico ao Coordenador de TCC que o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) abaixo especificado reúne as condições necessárias para ser apresentado. Bibliotecário_______________________________________ Orientador(a): ___________________________________________________ Discente(s): _____________________________________________________ Título: _________________________________________________________ _______________________________________________________________ Modalidade de TCC: ______________________________________________ Docentes sugeridos para compor a equipe avaliadora: Orientador__________________________________________ 2ºLeitor____________________________________________ ______________________, ____ de ______________ de 20____ _________________________ ____________________________ Assinatura do(a) orientador(a) Ass. do(a) discente Apêndices 67 APENDICE F — Parecer avaliativo Campus: _______________________ Curso: _________________________ PARECER AVALIATIVO A equipe avaliadora, integrada pelos professores abaixo relacionados, emite Parecer Avaliativo sobre o seguinte Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Título: __________________________________________________________ ________________________________________________________________ Discente(s): ______________________________________________________ Modalidade de TCC:_______________________________________________ EQUIPE AVALIADORA NOME ASSINATURA Orientador:___________________________________ _________________ 2º Leitor:_____________________________________ _________________ PARECER ( ) Aprovado ( ) Insuficiente ( ) Apresentar alterações NOTA (Opcional): ____________ Justificativa no caso de trabalho insuficiente: ___________________________________________________ __________________________________________________ _______________________________________________ Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 68 Alterações a serem implementadas: ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ____________________, ___ de _______________ de 20___ ______________________________________ Assinatura do(s) Discente(s) Parecer conclusivo: ( ) Aprovado ( ) Reprovado _____________________, ____ de _______________ de 20___ ______________________________________ Assinatura do(a) Orientador(a) Apêndices 69 APENDICE G — Termo de consentimento 1 TERMO DE CONSENTIMENTO Eu, __________________________________, RG ____________, abaixo qualificado, DECLARO, para fins de participação em pesquisa, na condição de (sujeito objeto da pesquisa/representante legal do sujeito objeto da pesquisa), que fui devidamente esclarecido sobre o Projeto de Pesquisa intitulad (titulo do trabalho) desenvolvido pelo(a) aluno _________________________________________ do Curso ____________________________________do Centro Universitário Adventista de São Paulo, quanto aos seguintes aspectos: a) justificativa, objetivos e procedimentos que serão utilizados na pesquisa; b) desconfortos e riscos possíveis e os benefícios esperados; c) métodos alternativos existentes; d) forma de acompanhamento e assistência com seus devidos responsáveis; e) garantia de esclarecimentos antes e durante o curso da pesquisa, sobre a metodologia, com informação prévia sobre a possibilidade de inclusão em grupo de controle e placebo; f) liberdade de se recusar a participar ou retirar seu consentimento, em qualquer fase da pesquisa, sem penalização alguma e sem prejuízo a seu cuidado; g) garantia de sigilo quanto aos dados confidenciais envolvidos na pesquisa, assegurando-lhe absoluta privacidade; h) formas de indenização diante dos eventuais danos decorrentes da pesquisa; i) formas de ressarcimento das despesas decorrentes da participação na pesquisa. DECLARO, outrossim, que após ter sido convenientemente esclarecido pelo pesquisador e ter entendido o que me foi explicado, consinto voluntariamente (em participar/que meu dependente legal participe) desta pesquisa. Local e data Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 70 APENDICE H — Termo de consentimento Nome da Instituição Local e data. A Professora Fulana de Tal está realizando seu trabalho intitulado: Nome do trabalho. A pesquisa faz parte do curso de pós-graduação xxxx do Centro Universitário Adventista de São Paulo. Sendo assim, gostaríamos de solicitar, a Vossa Senhoria, a autorização para que o(a) professor(a) da disciplina xxxx adaptada possa ceder à pesquisadora Fulana de Tal as informações solicitadas: o programa da disciplina de xxxx adaptada e o seu ementário, além de responder a um questionário informativo sobre sua formação, atuação e percepções sobre a disciplina xxxx; Não Haverá identificação da faculdade no texto do trabalho, e as informações serão utilizadas única e exclusivamente para a pesquisa. Após a defesa do trabalho de conclusão de curso, enviaremos um exemplar do trabalho à instituição. Certos de podermos contar com sua valiosa colaboração, colocamo-nos à disposição para esclarecimentos. Apresentamos nossos cumprimentos, Atenciosamente, Aluno(a) Orientador Apêndices 71 APÊNDICE I — Declaração do pesquisador DECLARAÇÃO DO PESQUISADOR DECLARO, para fins de realização de pesquisa, ter elaborado este Termo de Consentimento, cumprindo todas as exigências contidas nas alíneas acima elencadas e que obtive, de forma apropriada e voluntária, o consentimento livre e esclarecido do declarante acima qualificado para a realização desta pesquisa. Local e data __________________________ Assinatura do Pesquisador QFEGQFEFEFEG 1 QWERTYUIOPLJHGFDSAZXCVBNMQWFDSAZXCVBNMQWMRTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFDSAZXCVBNMQWG F D S A Z X C V B N M Q W E R T Y U I O P L K J H GQWERTYUIEPLKJHGFDSAZXCVBNMQWFDSAZXCVBNMQWERTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFDSAZXCVBNMQWEFDSAZXCVBNMQWERTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFDSAZXCVBNMQWEFDSAZXCVBNMQWERTYUIOPLKJHGFDERTYUIOPLKJHGFWSAZXCVBNMQWGFDSAZXCVBNMQIERTYUIOPLKJHGMÓDULO 9 Anexos Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 74 A formatação da escrita científica A parte textual de uma produção científica e bem como sua apresentação seguem normas técnicas de redação e formatação. Anteriormente discutimos as técnicas de redação. Agora, serão discutidas questões referentes à formatação de sua produção científica. Nesse primeiro momento iremos analisar algumas informações referentes à forma de apresentação do texto. Atente-se para não deixar passar nenhum detalhe, são muitas informações e elas podem te confundir facilmente. » Formato: os textos devem ser apresentados em papel branco, tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm), digitados no anverso das folhas e na cor preta, exceto ilustrações (ABNT 14724, 2011). » Fonte: para a digitação, utiliza-se a fonte arial ou calibri tamanho 12, para todo o texto, inclusive a capa. Porém, há algumas exceções. A primeira é para as citações diretas com mais de 3 linhas. Nestes casos, a letra deve estar em tamanho 11 (ABNT 14724, 2011; ABNT 15287, 2005), além de colocar o texto com um recuo extra de 4 cm, acrescido à margem esquerda. A segunda exceção é para as notas de rodapé, páginação, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas que devem estar com letras no tamanho 10 (ABNT 14724, 2005; ABNT 15287, 2005). » Margem: as folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm (ABNT 14724, 2005). » Alinhamento e espaçamento: todo o texto deve ser digitado com espaço 1,5 cm entre as linhas, excetuando-se as citações diretas com mais de três linhas, notas de rodapé e referências, digitadas em espaço simples. As referências ao final do trabalho são separadas entre si por um espaço simples e branco e devem ser “alinhadas somente à esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento”(ABNT 6023, 2002). As citações diretas são separadas do texto (anterior e posterior) por um espaço de 1,5 cm. » Títulos das seções: começam na parte superior da margem e são separados do texto que os sucede por dois espaços 1,5 cm. Da mesma forma, os títulos das subseções são separados do texto que os sucede e que os precede por dois espaços 1,5 cm (ABNT 14724, 2011). Os títulos e subtítulos Anexos 75 (seções primárias, secundárias etc.) devem ser precedidos por numeração e estar alinhados à margem esquerda da folha, sem recuo (ABNT 6024, 2003). O título e a sua respectiva numeração são separados apenas por um espaço de caractere. Não use pontos, traços ou travessões para esse fim. O texto que se segue ao título deve ser iniciado em outra linha (ABNT 6024, 2003). Exemplo: 4 A educação inclusiva no Brasil 4.1 A legislação brasileira 4.1.1 Aplicabilidade da legislação brasileira » Numeração progressiva: para evidenciar a sistematização do conteúdo do trabalho, adota-se a numeração progressiva para as seções do texto. Os títulos das seções primárias, por serem as principais divisões de um texto, iniciam-se em folha distinta. Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando-se os recursos de negrito, no sumário e, de forma idêntica, no texto folha (ABNT 14724, 2011). » Parágrafos: a primeira linha de cada parágrafo começa com um recuo de 1,25cm. Nas citações diretas com mais de 3 linhas, todas as linhas devem ter o mesmo recuo de 4 cm, inclusive a primeira linha. » Notas de rodapé: as notas são digitadas dentro das margens da caixa de rodapé, ficando separadas do texto por um espaço simples entre linhas e por filete de 3 cm, a partir da margem esquerda (ABNT 14724, 2011). » Paginação: conforme NBR 14724, item 5.4 (2005), as folhas são contadas, mas não numeradas, a partir da folha de rosto. A numeração é colocada a partir da primeira folha da parte textual, ou seja, a partir da introdução. Deve ser colocada em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda direita em fonte tamanho 10, com o mesmo formato da letra usada no texto, ou seja, arial ou calibri. » Anexos e Apêndices: segundo a ABNT 15287 (2005), anexo “é um texto não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação ou ilustração”, já o apêndice “é um texto ou documento elaborado pelo autor, afim de completar sua argumentação, sem prejuizo da unidade nuclear do trabalho”. Ambos são elementos opcionais. Eles são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Ex.: ANEXO A – Constituição Federal; APÊNDICE A – Avaliação do rendimento escolar de alunos do Colégio Unasp. Excepcionalmente, utilizam-se letras Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 76 maiúsculas dobradas na identificação dos anexos, quando esgotadas as letras do alfabeto. Ex: APÊNDICE A A – Fotos do projeto. Citações Com o objetivo de fundamentar uma nova pesquisa através de diversos estudos anteriores, os textos científicos são construídos a partir de citações de outros autores que abordam o mesmo assunto relativo ao trabalho em construção. Assim, para que um trabalho tenha mais relevância teórica, o conteúdo do texto deve valer-se de citações dos mais diversos estudiosos no assunto; tais citações podem ser de cunho direto (aquelas em que há cópia literal de trechos do texto de um autor; palavra por palavra do que ele literalmente fala) ou de cunho indireto (aquelas em que você conserva a ideia do autor, mas conta com suas palavras de maneira a parafrasear o que foi escrito originalmente). Essas citações conferem sustentabilidade teórica ao trabalho, servindo de base para que se desenvolvam reflexões e/ou novos conteúdos. É importante lembrar que se reconhece o aprofundamento teórico de um acadêmico pela capacidade reflexiva de lidar com diferentes autores e pontos de vistas sem fazer única e exclusivamente um trabalho de reprodução, mas sim, uma criação a partir deles; uma reflexão a partir do conhecimento já existente. Citações indiretas São aquelas em que as ideias apresentadas pelo autor original são resumidas ou apenas reapresentadas com o cuidado de não haver prejuízo da exatidão dessas informações. Em outras palavras, as ideias do autor serão apresentadas no trabalho em termos mais resumidos e não com a exatidão textual literal que foi originalmente escrito. Contudo, o trabalho não é composto por ideias soltas: assim que alguma ideia é colocada no texto, deve-se procurar fazer referência ao seu autor original. Dessa forma, ao se fazer a referência, pode-se optar por escrever o sobrenome do autor dentro ou fora dos parêntesis junto à ideia representada. Se estiver fora dos parêntesis, ele deve vir em caixa baixa no corpo do texto seguido dos parêntesis com o ano de publicação da obra e o número da página. No caso do sobrenome vir dentro dos parêntesis, deve ser escrito todo em caixa alta, seguido do ano de publicação e número da página. Exemplos: Anexos 77 a) Para um autor: No texto: Rodrigues (2009) observou que as políticas de Segurança Pública podem incluir atuações policiais e políticas sociais, desde que voltadas para a manutenção da ordem pública. De outro modo, a referência ao autor pode aparecer no final do texto: As políticas de Segurança Pública podem incluir atuações policiais e políticas sociais, desde que voltadas para a manutenção da ordem pública (RODRIGUES, 2009). Os dados da citação (ano, página, autor etc.) devem ser retirados da referência que virá no final do trabalho (no exemplo, a informação retirada é o sobrenome - RODRIGUES - e o ano da publicação - 2009): Referência: RODRIGUES, D. A. Classificação de políticas de Segurança Pública. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 3, n. 5, p. 146-156, ago. 2009. Como o nome do autor aparece no texto, resta colocar entre parênteses apenas o ano e a página da obra. A fonte usada no corpo do texto é Arial ou Calibri tamanho 12. Lembre-se: essa parte vai no final do trabalho Dentro dos parênteses, apenas o sobrenome do autor aparece em letras maiúsculas. Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 78 b) Para dois autores: No texto: Nesse sentido, José Cretella Júnior e Ana Pothin (1992) explicitam que o princípio da dignidade como princípio fundamental do Estado de Direito não é de se admitir qualquer comportamento, bem mesmo jurisdicional, que possa vir a atentar contra ele. Ou de outra forma no texto: Nesse sentido, os autores explicitam que o princípio da dignidade como princípio fundamental do Estado de Direito não é de se admitir qualquer comportamento, bem mesmo jurisdicional, que possa vir a atentar contra ele (CRETTELA JÚNIOR; POTHIN, 1992). Referência: CRETTELA JÚNIOR, J.; POTHIN, A. Comentários à Constituição de 1988. 3 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1992. c) Para três ou mais autores: No texto: Segundo Pradela et al. (2012, p. 129), “a utilização de fones de ouvido não atrapalha o desempenho dos alunos envolvidos com as leituras”. Ou de outra forma no texto: A utilização de fones de ouvido não atrapalha o desempenho dos alunos envolvidos com as leituras (PRADELA et al., 2012, p. 129). Referência: PRADELA, G.; FOLLIS, R.; CARMO, F. A falta de didática como motivadora do sono em sala de aula. Engenheiro Coelho: Unaspress, 2012. Os nomes podem aparecer completos e não apenas os sobrenomes no texto corrido. Dentro dos parênteses, aparecem apenas os sobrenomes separados por ponto e vírgula. Não se usa “et al.” nas referências. Quando aparecem mais de três autores, colocamos a expressão “et al.” para representá-los Essa expressão pode aparecer dentro ou fora do texto corrido. O ponto final vem apenas depois da citação Anexos 79 Citações diretas (literais ou textuais) São aquelas em que há cópia literal da frase ou parágrafo do autor. Dessa forma, ao especificar exatamente o que foi dito pelo autor, o texto deve conter as informações necessárias que indiquem o nome do autor, o ano da publicação e a página da citação na obra. As referências obedecem às mesmas especificações acima. Se o texto diretamente citado contiver até três linhas, deve ser incluído no próprio corpo do texto, entre aspas. Exemplos: Citações diretas curtas No texto: Segundo Corbacho (2012, p. 12), “o estudo mostra que até os 12 anos de idade os jovens da referida pesquisa possuem o cérebro mais suscetível a distrações em comparação com os adultos”. Ou de outra forma no texto: Segundo a autora, “o estudo mostra que até os 12 anos de idade os jovens da referida pesquisa possuem o cérebro mais suscetível a distrações em comparação com os adultos” (CORBACHO, 2012, p. 12). Referência: CORBACHO, C. A moda na infância: estudos sobre a estética na mente infantil. Guarulhos: Editora Sou Fashion, 2012. Citações diretas longas Por outro lado, se o texto diretamente citado contiver mais de três linhas, deve aparecer em parágrafo(s) destacado(s) do corpo do texto (com recuo na margem de 4 cm à esquerda, corpo 11 e espaçamento simples entre linhas). Exemplo: O texto entre aspas representa a citação literal da autora, no caso, Corbacho. Em citações diretas temos a obrigação de citar o número da página do texto original (em nosso exemplo a página é a 12). Já em citações indiretas não é obrigatória a colocação de paginação. Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 80 No texto: Em considerações a respeito da utilização de teleconferências em programações evangelísticas, segundo Nichols, a teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão (NICHOLS, 1993, p. 181). Ou de outra forma no texto: Em considerações a respeito da utilização de teleconferências em programações evangelísticas, segundo Nichols (1993, p. 181), a teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão. Referência: NICHOLS, F. D. Evangelismo no século XXI. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1993. Ao se apresentar o parágrafo de uma citação longa (ou mesmo curta), normalmente, mudanças estruturais como supressões, interlocuções, ênfases ou destaques são corriqueiras, dependendo do objetivo da citação em virtude do formato do texto. Espaço simples em branco. Espaço simples em branco. Espaço simples em branco. Espaço simples em branco. Espaço de 4 cm, sem aspas com letras no tamanho 11. Espaço de 4 cm, sem aspas com letras no tamanho 11. Como foi utilizado o recuo, não se utiliza aspas na citação. Anexos 81 a) Quando, por exemplo, necessita-se excluir da citação parte de seu conteúdo para que a ideia seja mais objetiva, faz-se uma supressão no texto apontando qual parte foi propositalmente suprimida através das reticências dentro de colchetes: [...] No texto: A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem [...] Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão (NICHOLS, 1993, p. 181). b) Quando existe a necessidade de se acrescentar alguma interpolação ou comentário adicional ao texto citado, usa-se apenas o comentário acrescido entre colchetes no texto da citação: [aqui vai o texto extra a ser acrescido pelo autor do trabalho] No texto: A teleconferência [algo cada vez mais presente em bancas de mestrado e doutorado] permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão (NICHOLS, 1993, p. 181). c) Quando se deseja enfatizar ou meramente destacar uma expressão ou ideia na citação referida, a mesma deve ser colocada em itálico de forma livre e, Nesta parte do texto, a supressão “[...]” indica que uma parte do texto original foi retirada por um motivo qualquer que pudesse contribuir com a lógica da pesquisa. O fato de colocar a interpolação entre colchetes indicará que o comentário não provém do texto original, mas foi acrescido pelo autor. Nas citações em recuo deve se usar fonte igual ao do corpo do texto, mas em tamanho 11 e espaçamento simples. Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 82 posteriormente, deve-se acrescentar aos dados do autor entre parênteses a expressão “grifo nosso” apontando o destaque como não sendo original do texto: No texto: A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de áudio- -conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão (NICHOLS, 1993, p. 181, grifo nosso). d) Quando a citação original não se encontra em português e foi traduzida pelo pesquisador, deve-se de igual modo ser feita a menção de que o texto original foi livremente traduzido. Assim, o texto original será colocado no rodapé da página: No texto: A interpretação simbólica supõe que os números em Daniel 9:24-27 devem ser entendidos de maneira não-literal, isto é, não como a definição de períodos precisos de tempo, mas considerados num sentido representativo (SHEA, 2007, p. 11, tradução livre).1 No rodapé, a versão original do texto aparecerá: ________________________________ 1 “The symbols interpretation assumes that the numerical figures in Daniel 9:24-27 are to be understood sumbolically. That is, they are not to be understood as defining precise periods of time but are to be taken in a representative sense.” Coincidências de sobrenome Quando houver coincidência de sobrenomes de autores no trabalho, deve- -se acrescentar-se as iniciais de seus prenomes nas citações diretas ou indiretas. Por Esta é a expressão que foi enfatizada. A ênfase pode ser feita nas palavras ou frases que forem necessárias. A expressão “grifo nosso” aponta para a ênfase deliberada feita pelo autor da pesquisa. A nota de rodapé deve ser gerada automaticamente e ter a mesma fonte do trabalho, mas em tamanho 10. Não é preciso citar outra vez a obra no rodapé Anexos 83 outro lado, se mesmo assim existir coincidência, coloca-se os prenomes por extenso dentro dos parênteses. Exemplo: a) Quando, num trabalho, dois autores possuírem o mesmo sobrenome, dificultando a identificação de ambos, deve-se acrescentar as iniciais de seus prenomes: No texto: Fora dos parênteses: Há tempos atrás, segundo Barbosa, C. (1958) e Barbosa, O. (1959), havia menos violência e as relações sociais eram mais vivenciadas. Dentro dos parênteses: Havia menos violência e as relações sociais eram mais vivenciadas (BARBOSA, C., 1958; BARBOSA O., 1959). b) Se, por acaso, ainda houver igualdade nas iniciais dos prenomes, é preferível que os nomes completos sejam esclarecidos: No texto: Fora dos parênteses: Há tempos atrás, segundo Barbosa, Cássio. (1958) e Barbosa, Celso. (1959), havia menos violência e as relações sociais eram mais vivenciadas. Dentro dos parênteses: Havia menos violência e as relações sociais eram mais vivenciadas (BARBOSA, Cássio, 1958; BARBOSA, Celso, 1959). Como o sobrenome dos autores é igual, acrescentou-se as iniciais de cada a fim de diferenciá-los. Da mesma forma ocorre dentro dos parênteses. O prenome aparece por completo já que começa com a mesma letra do prenome do segundo autor. Dentro dos parênteses, os prenomes aparecem completos em caixa baixa. Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 84 Coincidências de data Vez ou outra, ocorre de um único autor publicar duas obras distintas, porém, no mesmo ano. Quando nos deparamos com as citações de diversos documentos de um mesmo autor publicados na mesma data, essas citações são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética (a, b, c etc.), após a data e sem espaçamento, conforme a lista de referências. No texto: Fonseca (2008a) afirma que há diferença entre Pedagogia Hospitalar e Classe Hospitalar. Entretanto, muito se tem discutido sobre classe hospitalar. Fonseca (2008b) afirma que defender uma pedagogia hospitalar é acreditar erroneamente em um novo formato de pedagogia. Referência: FONSECA, F. C. Conceitos da pedagogia hospitalar. São Paulo: Ingrid, 2008a. __________. Redescobrindo a pedagogia hospitalar. São Paulo: Lacerda, 2008b. Quando o autor é dono de várias obras datadas diferentemente, não haverá problemas como os apresentados acima. Porém, se existe a necessidade de se citar várias obras diferentes numa mesma referência, dentro do texto, as datas virão dentro do parênteses separados por ponto e vírgula. Exemplo: No texto: Muito se tem discutido sobre classe hospitalar. Fonseca (1999; 2001; 2005; 2010) afirma que defender uma pedagogia hospitalar é acreditar erroneamente em um novo formato de pedagogia. Referências: FONSECA, F. C. Classes hospitalares: uma breve introdução. São Paulo: Elixir, 1999. __________. Um novo olhar sobre as classes hospitalares. Campinas: Unasbras, 2001. __________. As classes hospitalares e seus críticos. São Paulo: Elixir, 2005. __________. O que são classes hospitalares? São Paulo: Atlas, 2010. A data é seguida de uma letra minúscula (a) para distingui-la da outra (b). Nas referências finais, as datas irão igualmente separadas por letras. Cada data aqui referida constitui um trabalho diferente. Anexos 85 Citação de citação (apud) Em alguns momentos o pesquisador se depara com uma citação dentro de uma obra que não corresponde ao autor original da obra consultada. Tais citações correspondem a citações diretas de textos inseridos em outros trabalhos. Quando há a necessidade de citar outra citação (fazer menção a um autor citado em outra obra que não seja a dele) fazemos uma “citação de citação”. A citação de uma citação é considerada fonte de informação menos confiável que uma citação de fonte direta, por isso o seu uso é pouco recomendável e só deve ser feito em casos de extrema necessidade por falta de acesso ao documento original. Nesse caso, cita-se o autor não consultado, seguido da expressão “citado por” ou da expressão “apud” (em itálico) e, então, o autor consultado. Exemplo: No texto: Segundo Goergen citado por Balzan (2004, p. 36), o que se espera no trabalho docente transcende ao exercício do ensino, vai além; é mais que uma mera transmissão de conhecimentos; é um partilhar de experiências, de vivências que favorecem a independência na aquisição de novos saberes e na geração de novas perspectivas científicas. Utilizando a sigla apud: Segundo Sanmartin (apud CARMO, 2011, p. 36), O ajuntamento fraterno entre os adeptos de uma mesa numa sociedade de estudantes no refeitório escolar é, comumente, considerado como desvantajoso devido aos desajustes da formalidade necessária no compartilhamento do que constitui o fator “intimidade”. Informações verbais Algumas informações que são utilizadas como fonte de pesquisa foram inicialmente coletadas através de uma palestra e, portanto, trata-se de uma “informação verbal”. Após a citação (direta ou indireta) acrescenta-se entre parênteses “informação verbal” seguido de uma nota de rodapé. A nota, por sua vez, será a responsável pela descrição da fonte da informação. Exemplo: A citação de Goergen foi encontrada na obra de Balzan. Ou seja, a obra de Goergen não foi consultada pelo autor do trabalho. Em vez dizer “citado por”, pode-se utilizar a expressão “apud” em itálico. Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 86 No texto: A maioria dos que sustentam uma opinião sobre a alegação das sugestões hipnóticas através de alimentos gordurosos, normalmente fariam qualquer coisa por um croissaint (informação verbal).1 No rodapé: ______________________ 1 Comentário proferido por Felipe Carmo em palestra realizada no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) por ocasião do Simpósio Universitário, em 11 de setembro de 2011. Equações e fórmulas Conforme a ABNT 14724, item 5.8 (2011), para facilitar a leitura, devem ser destacadas no texto e, se necessário, numeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à direita. Na sequência normal do texto, é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, índices e outros). Exemplo: (1) x2 a2 + y2 b2 + z2 c2 = 1 (elipsóide) (2) x2 a2 + y2 b2 − z2 c2 = 1 (hiperbolóide de uma folha) (3) ax2 + bx + c = 0 (fórmula de Bhaskara) Notas de rodapé As notas de rodapé são digitadas dentro das margens da caixa de rodapé, ficando separadas do texto por um espaço simples entre linhas e por filete de 3 cm, a partir da margem esquerda na parte inferior da página do trabalho (ABNT 14724, 2011). Essas notas de rodapé são aplicadas quando: » Pretende-se fazer alguma explicação sobre: termos em língua estrangeira utilizado no texto; expressões originais ou que possam causar dúvida ou desconhecidas da maioria; o significado de neologismos; Anexos 87 » Pode-se utilizar das notas em casos de traduções, levando para a nota de rodapé o texto original acompanhado de identificação de autoria; » Quando se quer debater alguma informação complementar, que não precisaria estar no corpo do texto, deixando-o mais direto; » Note bem: todas as regras de citações apresentadas anteriormente devem ser seguidas quando se faz necessária a citação de autoria em notas de rodapé. Entretanto, não se deve utilizar esse espaço como local para se alocar as referências bibliográficas. Referências bibliográficas As referências bibliográficas representam todos livros utilizados como base teórica para o trabalho sugerido. Assim, ao final de todas as considerações textuais, deve-se fazer um relatório de todas as obras consultadas, sejam elas em texto, áudio ou vídeo. As referências devem apresentar algumas características específicas de formatação na conclusão do trabalho a fim de instituir certa ordem entre as obras listadas: » Os elementos que constituem a citação bibliográfica devem ser inseridos apenas no final do trabalho; » O alinhamento somente à margem esquerda e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaços simples e separados entre si por um espaço simples em branco (ABNT 14724, 2011); » As obras devem ser dispostas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor; » Para nomes e títulos iguais, observa-se o ano da publicação em ordem ascendente (das mais antigas para as atuais); Formatação para livros na referência bibliográfica Os elementos que constituem a citação bibliográfica de um livro devem ser dispostos basicamente como segue o exemplo: SOBRENOME, Iniciais do autor. Título: subtítulo. Local: Editora, ano. De fato, nem todas as obras apresentarão todos os elementos citados acima, mas o conhecimento dessa disposição facilitará muito na organização da bibliografia posteriormente (e durante) à organização do trabalho escrito. Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 88 Cada elemento da referência, entretanto, possui uma peculiaridade em sua formatação textual: Autor O sobrenome do autor deve aparecer em caixa alta logo no início das referências seguido pelas iniciais do autor ainda em letras maiúsculas: Referências: CARMO, F. S. TORRES, T. M. L. Quando uma obra possui mais de um autor, os nomes devem ser separados por ponto e vírgula. Por outro lado, quando existem mais de três autores em uma obra, opta por se colocar o nome de todos eles nas referências, mesmo que se tenha utilizado da expressão “et al.” no corpo do texto: No texto: Segundo Corbacho et al. (2012, p. 12), “os gatinhos deve ser entendidos para além de uma mera coisa bonitinha e fofinha, eles também são lindos e amigos”. Referências: CORBACHO, C.; FOLLIS, R.; CARMO, F. S.; FOLLIS, S.; PRADELA, G. Gatinhos: mais do que meros animais fofinhos. Eunápolis: Fina Estampa, 2012. Quando os nomes referidos na obra não representam os autores originais do conteúdo do livro, porém, apenas sua função como “diretor”, “organizador”, “editor” etc., as siglas correspondentes a sua função (“Dir.”, “Org.”, “Ed.” etc.), na obra devem seguir as iniciais entre parênteses: Os nomes dos autores seriam: Felipe Souza Carmo e Tiago Mariano Luna Torres. Mesmo sendo utilizado no texto, não se utiliza a expressão “et al.” nas referências. Todos os autores da obra devem ser citados. Anexos 89 Referências: CARMO, F. S. (Ed.). TORRES, T. M. L. (Org.). Na lista dos livros utilizados na bibliografia, normalmente, o nome de um mesmo autor aparece mais de uma vez em outras obras publicadas por eles. Quando seu sobrenome é repetido, acrescenta-se à segunda obra, e às seguintes, um travessão no lugar do sobrenome do autor. Exemplo: Referências: CARMO, F. S. (Ed.). ____________. TORRES, T. M. L. (Org.). ____________. Título da obra O título da obra deve aparecer na referência em negrito após as iniciais do autor (ou autores): Referências: CARMO, F. S. A hipnose e a sedução. TORRES, T. M. L. Misoginia. Se, por acaso, a obra referenciada possuir um subtítulo, ele deve aparecer após o título que estará separado através de dois pontos. O subtítulo, entretanto, não aparecerá em negrito: Referências: CARMO, F. S. A hipnose e a sedução: da teoria hipnótica à prática cotidiana. TORRES, T. M. L. (Org.). Misoginia: interdição e preconceito contra a mulher na antiguidade clássica e na renascença inglesa. No caso de mais de um editor ou organizador acrescenta-se apenas um “s”: (Eds.). e (Orgs.). Nestes casos, haveriam duas obras dos mesmos autores. Note que os pontos finais não estão em negrito, nem os dois pontos no próximo tópico. Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 90 Edições Em virtude das muitas impressões de uma obra, o número de edições é apresentado na referência do livro. Assim, a edição deve aparecer com seu número (1, 2 ou 3) seguido do termo “ed.” indicando a expressão “edição”: Referências: CARMO, F. S. A hipnose e a sedução: da teoria hipnótica à prática cotidiana. 6. ed. TORRES, T. M. L. (Org.). Misoginia: interdição e preconceito contra a mulher na antiguidade clássica e na renascença inglesa. 1. ed. Local de publicação O local (cidade) onde a obra referenciada foi publicada deve seguir o número de edição acrescentando-se posteriormente dois pontos: Referências: CARMO, F. S. A hipnose e a sedução: da teoria hipnótica à prática cotidiana. 6. ed. Tübingen: TORRES, T. M. L. (Org.). Misoginia: interdição e preconceito contra a mulher na antiguidade clássica e na renascença inglesa. 1. ed. Engenheiro Coelho: Quando a obra não pode especificar o local exato da publicação, a abreviação “S.l.” (do latim sine loco, que significa sem local) deve aparecer entre colchetes no lugar onde a especificação do local seria inserido: Referências: CARMO, F. S. A hipnose e a sedução: da teoria hipnótica à prática cotidiana. 6. ed. [S.l.]: Editora A editora do livro referenciado aparecerá após os dois pontos do local de publicação e seguido por uma vírgula. Não existe a necessidade de inserir na referência indicações mais específicas como “editora”, “livraria”, “companhia” etc. Quando não for possível determinar a editora, adota-se entre colchetes a abreviatura “s.n.” (do latim sine nomine, que significa sem editora). Anexos 91 Referências: TORRES, T. M. L. (Org.). Misoginia: interdição e preconceito contra a mulher na antiguidade clássica e na renascença inglesa. 1. Ed. Engenheiro Coelho: Unaspress, CARMO, F. S. A sedução: da teoria à prática. 6. ed. Tübingen: [S.n.], Na falta do local e da editora devemos proceder da seguinte forma: Referências: BATES, J. Diário de bordo: histórias sobre minha ida ao Brasil. [S.l.: s.n.], Ano de publicação O ano em que o livro foi publicado deve aparecer logo após a vírgula. Quando no documento não constar data, indicar uma das prováveis datas: usar [2012?] para designar uma data aproximada / [200-] para uma década certa / [20--] para o século certo / ou [2012] para data certa, mas que não consta na obra/livro: Referências: TORRES, T. M. L. (Org.). Misoginia: interdição e preconceito contra a mulher na antiguidade clássica e na renascença inglesa. 1. ed. Engenheiro Coelho: Unaspress, 2012. CARMO, F. S. A sedução: da teoria à prática. 6. ed. Tübingen: Madras, [18--]. Quando o mesmo autor possui obras publicadas em um mesmo ano, para que não exista confusão nas referências bibliográficas, o ano de publicação deve ser seguido de uma vogal para diferenciá-lo do outro: Referências: CARMO, F. S. A hipnose e a sedução: da teoria hipnótica à prática cotidiana. 6. ed. Tübingen: Madras, 2000a. __________. Hipnose: diverta-se com os amigos. 2. ed. Tübingen: Madras, 2000b. As referências são justificadas à esquerda. Manual de trabalho de conclusão de curso: graduação e pós-graduação 92 Volumes O número da publicação na série de volumes deve ser indicado com algarismos arábicos (mesmo que apareça na publicação em romanos) após a data de publicação. O volume será indicado pela sigla “v.” seguida de seu número: Referências: CARMO, F. S. A hipnose e a sedução: da teoria hipnótica à prática cotidiana. 6. ed. Tübingen: Madras, 2000. v. 1. TORRES, T. M. L. (Org.). Misoginia: interdição e preconceito contra a mulher na antiguidade clássica e na renascence. 1. Ed. Engenheiro Coelho: Unaspress, 2012. v. 3. Resumindo, um modelo simplificado de uma referência simples deve basicamente aparentar como se segue: SOBRENOME, Iniciais do autor. Título: subtítulo. Local: Editora, ano. Outras formatações para a bibliografia Além das citações comuns, devemos atentar para outras diversas maneiras de citar documentos de distintas naturezas (teses, monografias, vídeos, áudios etc.). O padrão, porém, não fugirá muito daquilo anteriormente citado, fazendo com que apenas algumas alterações e acréscimos sejam inseridos. Quando, por exemplo, no trabalho, há a necessidade de lidarmos com uma tese ou dissertação, a referência bibliográfica aparecerá da seguinte maneira: SOBRENOME, Iniciais do autor. Título: complemento do título. Local, ano. Número de folhas. Tipo de trabalho (Grau e área). Unidade de ensino, Instituição. Referências: ARAÚJO, G. P. Causa eficiente do objeto da educação. São Paulo, 1979. 244f. Dissertação (Mestrado em educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1979. PRADELA, G. S. Estudos sobre a Umbanda . São Paulo, 2011. 510f. Tese (Doutorado em teologia) - Faculdade de Teologia da Universidade do Vale do Amanhecer, Rio de Janeiro, 2008. Anexos 93 Para a referência de dicionários, enciclopédia, manual e guias: NOME DA ENCICLOPÉDIA. Local: ano. Volumes. Referências: NOVO TESOURO DA JUVENTUDE. Rio de Janeiro: W. M. Jackson Inc. Editores, 1972. 18v. Quando um capítulo específico de um autor distinto daquele que editou ou organizou o livro é citado, faz-se referência a obra do autor dentro do livro. Para tanto, coloca-se uma referência dentro da outra como se segue: SOBRENOME, Iniciais do autor. Título da parte: subtítulo. In: SOBRENOME, Iniciais do editor ou organizador. Título do livro: subtítulo. Local: editora, ano. Referências: SILVA, F. L. Como cultivar um bigode à luz de Friedrich Nietzsche: um estudo niilista. In: FOLLIS, R.; (Org.). Amor à filosofia: estudos selecionados sobre persongagens legais da história da filosofia. São Paulo: Madras, 1985. Para um documento disponível no meio eletrônico, segue-se a mesma lógica sugerida, porém, com a especificação do endereço disponível na web e a data da última visita feita ao mesmo endereço (o modelo serve para qualquer referência bibliográfica disponível na internet): SOBRENOME, Iniciais do autor. Título do documento consultado. Ano de publicação. Disponível em:
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19 GUARULHOS 2020 Prezados Acadêmicos! O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci
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