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TCC PRONTO FACULDADE ENAF


  PÓS-GRADUAÇÃO ENAF/DESENVOLVIMENTO SERVIÇOS EDUCACIONAIS MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) POÇOS DE CALDAS - MG 2014 SUMÁRIO 1. Apresentação geral.........................................................................................................................02 2. Trabalhos aceitos como TCC.........................................................................................................03 2.1 Monografia...............................................................................................................................03 2.1.1 Elementos pré-textuais....................................................................................................03 2.1.2 Elementos textuais...........................................................................................................04 2.1.3 Elementos pós-textuais....................................................................................................06 2.2 Artigo científico........................................................................................................................07 2.2.1 Normas de submissão de artigo para a Revista ENAF Science......................................07 2.2.1.1 Formatação do artigo...........................................................................................07 2.2.1.2 Apresentação do artigo........................................................................................08 2 1. APRESENTAÇÃO GERAL O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em uma produção científica, abordando uma temática que tenha sido alvo de estudos durante o curso. No desenvolvimento do TCC, o aluno será orientado sobre os procedimentos que envolvem o processo de pesquisa e sistematização, e a avaliação será realizada por uma banca examinadora. O TCC deve ser realizado INDIVIDUALMENTE, conforme o art. 50 , da Resolução CNE/CES n0 1, de 8 de junho de 2007, que estabelece: “Os cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, têm duração mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas, nestas não computado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente, e o reservado, obrigatoriamente, para elaboração individual de monografia ou trabalho de conclusão de curso” (portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces001_07.pdf). A produção do TCC será desenvolvida sob coordenação/orientação de um professor orientador portador no mínimo da titulação de mestre obtido em programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pelo Ministério da Educação. Atendida a exigência supracitada o professor orientador ficará a critério do aluno, podendo ser um dos professores ministrantes dos módulos/disciplinas do curso de pós-graduação ENAF/DSE ou professor de outras instituições que atenda a exigência mínima referente a titulação. Não serão aceitos trabalhos de conclusão de curso sem as devidas orientações do professor orientador. Lembre-se de que o TCC deve demonstrar: ● pertinência do assunto em relação ao curso; ● coerência entre os objetivos ● referencial teórico e metodologia; ● abordagem criativa do tema; ● reflexão crítica; ● capacidade de síntese; ● clareza; ● correção da linguagem acadêmica; ● seguir as normas definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (www.abnt.org.br) para formatação do texto. 3 2. TRABALHOS ACEITOS COMO TCC O TCC poderá ser elaborado/apresentado na forma de MONOGRAFIA ou de ARTIGO CIENTÍFICO. 2.1 Monografia Documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido. Deve ser feito sob coordenação de um professor orientador. A monografia pode ser elaborada com base em pesquisa original ou apresentar resultado de estudo experimental; normalmente é estudo recapitulativo de base bibliográfica. É desejável que a monografia possua o máximo de vieses possíveis sobre o assunto tratado, de modo a possibilitar ao leitor o entendimento substancial do mesmo. Para tanto, esta é composta de inúmeras partes, textuais, pré e pós-textuais que possuem funções específicas de relevância conhecida. A estrutura da monografia compreende os seguintes elementos: ● Elementos pré-textuais ● Elementos textuais ● Elementos pós-textuais 2.1.1 Elementos pré-textuais Os elementos pré-textuais estão organizados conforme sua ordem de colocação na monografia e classificados em obrigatório ou opcional conforme demonstrado na figura abaixo. ● Capa (obrigatório) ● Folha de rosto (obrigatório) ● Errata (opcional) ● Folha de aprovação (obrigatório) ● Dedicatória (opcional) ● Agradecimentos (opcional) ● Epígrafe (opcional) ● Resumo na língua vernácula (obrigatório) ● Resumo em língua estrangeira (obrigatório) ● Lista de ilustrações (opcional) 4 ● Lista de tabelas (opcional) ● Lista de abreviaturas e siglas (opcional) ● Sumário (obrigatório) 2.1.2 Elementos textuais Os elementos textuais formam o corpo do texto propriamente dito e pode ser dividido em três partes: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO e CONCLUSÃO conforme demonstrado na figura abaixo. 5 A INTRODUÇÃO é a preparação para o estudo onde deve ser apresentado de forma clara, porém concisa o(s) problema(s), a(s) justificativa(s), o(s) objetivo(s) e a(s) hipótese(s) da pesquisa. Sendo assim, os itens obrigatórios de uma introdução, são: ● Problema ● Justificativa ● Objetivo ● Hipótese O DESENVOLVIMENTO é a parte mais relevante do estudo é deve conter os seguintes itens divididos em tópicos: ● Revisão de literatura ● Materiais e Métodos ● Amostra É um subconjunto de elementos pertencentes a uma população. A informação recolhida para uma amostra é depois generalizada a toda a população. Nem sempre as amostras refletem a estrutura da população de onde foram retiradas ou são representativas dessas populações, podendo levar nesses casos a inferências erradas ou ao enviesamento dos resultados. ● Materiais utilizados Instrumentos e equipamentos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa. 6 ● Instrumentos empregados Refere-se aos testes (protocolos; conjunto de procedimento que deve ser respeitado e seguido para a obtenção de algum dado específico) utilizados para determinação do objeto de estudo. Por exemplo, objetivo do trabalho: identificar o limiar anaeróbio de indivíduos obesos. Instrumento empregado: Foi utilizado como instrumento para coleta de dados para a identificação do limiar anaeróbio um teste contínuo com cargas crescentes de trabalho seguindo o protocolo de Balke para cicloergômetro. ● Procedimentos realizados Descrever como foi realizada a pesquisa; detalhar como foi realizado os testes a parte experimental da pesquisa. ● Tratamento estatístico “Tratar” os resultados extraídos dos testes (pesquisa) e analisá-los segundo a intervenção realizada na pesquisa. ● Resultados ● Discussão A CONCLUSÃO é a conclusão da análise e deve necessariamente remeter-se a ideia principal, recapitulando os diversos tópicos do desenvolvimento. Pode incluir recomendações quanto a lida com o objetivo de estudo e sugerir novos estudos. 2.1.3 Elementos pós-textuais Fazem parte dos elementos pós-textuais, as REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (obrigatório) – conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificação individual, conforme a ABNT – e o(s) ANEXO(S) (opcional), texto ou documento não elaborado pelo autor que serve de fundamentação, comprovação e/ou ilustração. Os anexos são identificados por letras maiúsculos consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. 7 2.2 Artigo científico É o trabalho acadêmico que apresenta resultados sucintos de uma pesquisa realizada de acordo com o método científico aceito por uma comunidade de pesquisadores. Por esse motivo, considera-se científico o artigo que foi submetido a exame por outros cientistas, que verificam as informações, os métodos e a precisão lógico-metodológica das conclusões ou resultados obtidos. A pós-graduação ENAF/DSE incentiva seus alunos a submeterem preferencialmente seus artigos para a Revista ENAF Science (on-line) – ISSN 1809-2926. A formatação e estruturação do artigo devem seguir rigorosamente as normas estabelecidas pela revista ENAF Science. (OBS.: o artigo poderá ser submetido para apreciação por outra revista, no entanto, as normas para publicação deverão seguir o modelo da revista escolhida). 2.2.1 Normas de submissão de artigo para a Revista ENAF Science ATENÇÃO: O não cumprimento de qualquer item das normas abaixo implicará na reprovação sumária do trabalho pela revista. ● Os trabalhos aprovados e apresentados serão publicados na Revista on-line ENAF Science, ISSN: 1809-2926; ● A comissão científica possui prerrogativa de após análise, aceitar ou não os trabalhos recebidos, além de solicitar correções aos autores à pedido dos pareceristas da Revista ENAF Science (on-line) – ISSN 1809-2926. 2.2.1.1 Formatação do artigo ● O arquivo deverá ser elaborado no programa Microsoft Word, letra Arial, tamanho 12, espaçamento simples; ● Título em negrito, centralizado e em letras maiúsculas não deixando espaço entre linha; ● Abaixo do título dar-se-á um espaço de uma linha, abaixo do espaço colocar-se-á o sobrenome do autor em maiúscula, seguido por vírgula, pela inicial de seu prenome e nomes complementares separados por ponto, seguido da numeração sobre escrita correspondente à 8 instituição a qual pertence, o mesmo sendo feito para o(s) coautor(es) inclusive orientador(es), sendo que o orientador deverá ser o último; Ex: SILVA, J.M.1 ; ● O número máximo de autores permitido por artigo é de 05 (cinco). (OBS.: para cumprimento do TCC vinculado a sua pós-graduação ENAF/DSE será considerado apenas o PRIMEIRO AUTOR (autor principal) do artigo). ● Abaixo do(s) autor(es) dar-se-á um espaço de uma linha e deverá ser colocado o número correspondente, seguida pelo(s) nome(s) da(s) instituição(ções) que o autor e os coautores (incluindo o orientador) representam, na forma culta da língua portuguesa, seguidas da cidade, estado e país onde as mesmas estão localizadas, (não colocar currículo); Ex: 1- Universidade do Brasil – Rio de Janeiro – Brasil. ● Logo abaixo do último crédito, sem espaço, colocar e-mail somente do primeiro autor. ● O autor deverá colocar seu endereço completo após as referências bibliográficas. Obs.: A formatação fora dos padrões exigidos pela revista implicará na recusa imediata do mesmo. 2.2.1.2 Apresentação do artigo ● RESUMOS nas línguas Portuguesa e Inglesa (Abstract), contendo: introdução, objetivo(s), metodologia, resultado(s) e conclusão(sões) com no máximo 400 palavras, para cada idioma. 03 (três) palavras-chaves (português) e 03 (três) keywords (inglês) que representem adequadamente o trabalho. ● TEXTO DISSERTATIVO contemplando: introdução, objetivo(s), materiais e métodos, resultado(s) discussões e conclusão(sões), referencias (as referências, contendo somente os autores citados no trabalho, deverão ser apresentadas em ordem alfabética ao final do trabalho, de acordo com as normas da ABNT-NBR-6023-2000), tendo entre 6 a 8 laudas incluindo tabelas, gráficos e figuras (sem contar as laudas dos resumos). 9 Os trabalhos serão avaliados por pareceristas independentes no sistema ad hoc, o que conferirá maior credibilidade e qualidade técnica dos trabalhos. A figura abaixo demonstra a estrutura segmentada do artigo. Importante: A introdução do artigo deverá apresentar de forma clara, porém concisa o(s) problema(s), a(s) justificativa(s), o(s) objetivo(s) e a(s) hipótese(s) da pesquisa em texto corrido (não dividido em tópicos). Sendo assim, os itens obrigatórios da introdução, são: ● Problema ● Justificativa ● Objetivo ● Hipótese No item materiais e métodos deverão ser descritos de forma estruturada em tópicos a amostra, os materiais utilizados, os instrumentos empregados, os procedimentos realizados e o tratamento estatístico. ● Amostra 10 Como descrito anteriormente no item 2.1.2 ● Materiais utilizados Como descrito anteriormente no item 2.1.2 ● Instrumentos empregados Como descrito anteriormente no item 2.1.2 ● Procedimentos realizados Como descrito anteriormente no item 2.1.2 ● Tratamento estatístico Como descrito anteriormente no item 2.1.2 No item RESULTADOS deverão ser reportados os resultados que respondam à sua pergunta de pesquisa (problema), não há necessidade de publicar todos os dados coletados. Apresente a maioria dos dados (resultados) em tabelas e figuras em uma ordem cronológica, lógica científica ou do mais para o menos importante. No item DISCUSSÃO alguns objetivos deverão ser alcançados e descritos de forma clara; 1. Responder a pergunta da pesquisa (a hipótese da pesquisa é verdadeira ou falsa?); 2. Explicar como os resultados suportam as respostas; 3. Comparar a resposta com a literatura existente. A discussão para ser completa deve abordar os seguintes temas, sendo eles: 1. Resposta à questão com verbo no presente – a hipótese é verdadeira ou falsa? 2. Limitações do estudo – como foram resolvidas e repercussão nos resultados. 3. Discutir os achados mais importantes, explicar e interpretar os achados. 4. Importância do trabalho (aplicações, recomendações, implicações e especulações). Poços de Caldas, Abril de 2014 Prof. Drd. Mateus Moraes Domingos Coordenador Pedagógico / DSE Prof. Ms. Arthur Paiva Neto Diretor Executivo / DSE

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