Atividades
Complementares
Graduação e Gestão
Sumário
1. ATIVIDADES COMPLEMENTARES....................................................................................3
2. OBJETIVOS GERAIS..............................................................................................................3
3. COMPUTAÇÃO E AVALIAÇÃO...........................................................................................4
4. TIPOS DE ATIVIDADES, HORAS CORRESPONDENTES E DETALHAMENTO...........4
5. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES......................................................................................10
6. TABELA COM A CARGA HORÁRIA DO CURSO..........................................................11
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Serviço Social
1. ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Este documento apresenta um conjunto geral de normas e orientações sobre as Atividades
Complementares dos cursos de graduação e gestão (formato SEI e SEPI), tendo por finalidade
orientar você, aluno, para o desenvolvimento destas.
As Atividades Complementares fazem parte da grade curricular de todos os cursos da UNIP
Interativa. Essas atividades (obrigatórias) são consideradas um complemento às atividades
didático-pedagógicas desenvolvidas ao longo do curso, relacionadas à ampliação da formação
acadêmica, profissional e social.
As atividades abrangem um leque de práticas complementares às aulas, incluindo palestras,
filmes, peças teatrais, cursos de extensão, exposições, feiras, eventos, competições esportivas,
fóruns de discussão, workshops e visitas ligadas à área de abrangência do curso. São válidas,
também, quaisquer outras atividades de cunho pedagógico-cultural que sejam de interesse do
aluno, isto é, atividades diversas que tenham relação direta com o curso escolhido, efetuadas
em dias e horários extracurriculares.
2. OBJETIVOS GERAIS
Os objetivos gerais a serem alcançados com as Atividades Complementares nos Projetos
Pedagógicos dos cursos da UNIP Interativa são:
complementar a formação profissional, cultural e cívica do aluno pela realização de
atividades extracurriculares, presenciais ou a distância;
contribuir para que a formação do futuro egresso seja generalista, humanista,
crítica e reflexiva;
despertar o interesse dos alunos para temas sociais, ambientais e culturais;
estimular a capacidade analítica do aluno no estudo e na avaliação das novas situações;
auxiliar o aluno na identificação e na resolução de problemas, com uma visão
ética e humanista;
▪incentivar o aluno na participação de projetos e ações sociais;
▪promover situações que exijam posturas de tomadas de iniciativas e revelem o espírito
empreendedor dos alunos.
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Manual de Estágio
3. COMPUTAÇÃO E AVALIAÇÃO
a) Você, aluno, deve realizar atividades de forma bem diversificada, para atingir os objetivos
das Atividades Complementares, agregando conhecimentos e enriquecendo sua formação
acadêmica.
b) A aceitação ou não das atividades realizadas ocorre após a análise dos relatórios/resumos
junto com os comprovantes.
c) A forma de comprovação das atividades como relatórios, certificados, impressos, tickets,
etc., encontra-se no item 4.
d) Durante o período letivo, seguindo o calendário, você poderá postar suas atividades e
seus comprovantes no ambiente eletrônico. O tutor presencial validará a entrega em ambiente
eletrônico, analisará o comprovante postado com o original, liberando-o para correção.
Caso tenha alguma dúvida em relação à carga horária, validade das atividades e formas de
comprovação, entre em contato com seu tutor a distância pelo telefone 0800-010-9000, ou
através da central de atendimento ao aluno (http://atendimento.unip.br/alunos/autenticacao).
4. TIPOS DE ATIVIDADES, HORAS CORRESPONDENTES E DETALHAMENTO
Cada atividade realizada deve ter seu registro em forma de relatório/ resumo sobre a
atividade, contendo uma conclusão crítica reflexiva, estabelecendo a relação entre a atividade
e sua área de opção e indicando qual foi a contribuição da mesma para sua formação acadêmica.
Segue abaixo os tipos de atividades que podem ser realizados como Atividades
Complementares, as respectivas cargas horárias e o detalhamento de cada um.
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Serviço Social
Palestras WEB via internet - computam 5 horas
Detalhamento: Palestras fora do ambiente virtual, que sejam do interesse do aluno e que
agreguem conhecimento importante em sua área de formação. Elabore um relatório com
breve resumo, seguido de reflexão crítica e conclusão, na qual fique estabelecida a relação
entre a atividade e sua área de formação. Comprovante: Print Screen da tela inicial de exibição
da palestra, onde apareça o título da mesma e nome do palestrante, também deve ser visível o
endereço na barra de endereços e data.
Palestras TV WEB – computam 5 horas
Detalhamento: São palestras encontradas no AVA> Conteúdos Acadêmicos> Comunidades:
Interação e Comunicação> UNIP Interativa> Palestras. Elabore um relatório com breve resumo,
seguido de reflexão crítica e conclusão, na qual fique estabelecida a relação entre a atividade e
sua área de formação. Comprovante: Print Screen da tela inicial de exibição da palestra, onde
apareça o título da mesma e nome do palestrante, também deve ser visível o endereço na
barra de endereços.
Palestras ao vivo no Polo de apoio presencial – computam 10 horas
Detalhamento: Palestras transmitidas ao vivo no polo. Elabore um relatório com breve resumo, seguido de reflexão crítica e conclusão, na qual fique estabelecida a relação entre a
atividade e sua área de formação. Comprovante: certificado emitido pelo polo.
Visitas técnicas – computam 10 horas
Detalhamento: Visitas a empresas e museus – parte administrativa – e visão de empresa/
estrutura devem ser consideradas como uma oportunidade de contato do aluno com órgãos,
instituições, empresas, museus, etc., relacionados à área de seu curso. Sendo assim, ao escolher
o local a ser visitado: tenha objetivos pré-estabelecidos, pesquise o ramo, o setor de atuação
e localização; elabore um relatório com breve resumo, seguido de reflexão crítica e conclusão,
na qual fique estabelecida a relação entre a atividade e sua área de formação. Comprovante:
Declaração em papel timbrado, datado, assinado e carimbado.
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Manual de Estágio
Atividades científicas – computam 10 horas
Detalhamento: Participação em congressos, seminários, palestras, encontros, jornadas, defesas
de dissertação e tese. Elabore um relatório com breve resumo, seguido de reflexão crítica e conclusão,
na qual fique estabelecida a relação entre a atividade e sua área de formação. Comprovante:
crachá com identificação, nome do evento, local e data ou comprovante de participação.
Atividades culturais – computam 10 horas
Detalhamento: Filmes – acervo próprio e/ou cinema, teatro, shows, feiras, exposições,
patrimônios culturais, cidades históricas, museus, memoriais, etc. Elabore um relatório com
breve resumo, seguido de reflexão crítica e conclusão, na qual fique estabelecida a relação
entre a atividade e sua área de formação. Comprovante: para cinema, teatro, shows, museus,
patrimônios culturais, cidades históricas – ingresso original; no caso de filmes de locadora -
comprovante de locação; no caso de acervo próprio ou se assistido via internet - cópia da
capa.
Patrimônio Cultural – Visitas a: Monumentos históricos, obras de arte, obeliscos, esculturas,
conjuntos arquitetônicos históricos. Elabore um relatório com breve resumo, relatando a
história do patrimônio, seguido de reflexão crítica e conclusão, na qual fique estabelecida a
relação entre a atividade e sua área de formação. Comprovante: Ingresso, declaração em papel
timbrado, datado, assinado e carimbado, ou foto do aluno junto ao patrimônio (datada).
Atividades esportivas – computam 10 horas
Detalhamento: Participação em cursos de dança, artes marciais, natação, academia
(incluindo todas as atividades), jogos, torneios e maratonas, desde que possam ser comprovados.
Elabore um relatório com breve resumo, seguido de reflexão crítica e conclusão, na qual fique
estabelecida a relação entre a atividade e sua área de formação. Comprovante: declaração em
papel timbrado, datado, assinado e carimbado. Atividades assistidas não são válidas.
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Serviço Social
Atividades assistenciais – computam 10 horas
Detalhamento: São atividades prestadas a entidades como voluntariado. Elabore um
relatório com breve resumo, seguido de reflexão crítica e conclusão, na qual fique estabelecida
a relação entre a atividade e sua área de formação. Comprovante: Declaração em papel
timbrado, datado, assinado e carimbado. Doações (dinheiro, roupas, etc.) só serão aceitas
se houver desenvolvimento de alguma atividade por parte do aluno junto à instituição que
recebeu as doações (com exceção de doação de sangue).
Produção acadêmica – computam 10 horas
Detalhamento: São artigos publicados em jornais ou revistas (trabalhos feitos pelo próprio
aluno e publicado). Elabore um relatório com breve resumo, seguido de reflexão crítica e
conclusão, na qual fique estabelecida a relação entre a atividade e sua área de formação.
Comprovante: O próprio artigo digitalizado, onde deve constar o nome do veículo (mídia),
nome do autor e data.
Visitas a instituições – computam 10 horas
Detalhamento: Essas visitas devem ser realizadas com o objetivo de conhecer o trabalho da
instituição. Incluem escola-modelo, creches, berçários, SESI, SESC, SENAC, SENAI, ONGs com
assistência educacional, laboratórios de pedagogia (microensino e multimeios), hospitais e
clubes com brinquedoteca. Elabore um relatório com breve resumo, seguido de reflexão crítica
e conclusão, na qual fique estabelecida a relação entre a atividade e sua área de formação.
Comprovante: Declaração em papel timbrado, datado, assinado e carimbado.
Leituras – computam 10 horas
Detalhamento: Leitura de livros, materiais publicados em jornais, revistas ou periódicos e
artigos referentes ao curso. Relatório com breve resumo do material lido, seguido de reflexão
crítica e conclusão, na qual fique estabelecida a relação entre a atividade e sua área de
formação. Comprovante: Digitalização da capa do livro, da capa da revista e do próprio artigo,
em que conste nome da revista e data; em caso de jornal, o comprovante será a cópia do artigo
onde conste nome do jornal e data.
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Manual de Estágio
Participação em fóruns – computam 10 horas
Detalhamento: Participação em Fóruns de discussão das disciplinas. Será aceito apenas uma
participação por disciplina. Elabore um relatório com breve resumo, seguido de reflexão crítica
e conclusão, na qual fique estabelecida a relação entre a atividade e sua área de formação.
Comprovante: Print Screen do fórum em que o aluno participou, seguido de relatório crítico
sobre o assunto.
Brinquedoteca – computam 20 horas
Detalhamento: Participação no projeto brinquedoteca no Polo. Elabore um relatório com
breve resumo, seguido de reflexão crítica e conclusão, na qual fique estabelecida a relação
entre a atividade e sua área de formação. Comprovante: Certificado de participação.
Cursos extracurriculares – computam 20 horas
Detalhamento: Realização de cursos (línguas, extensão, treinamento, etc.) que venham
agregar valor e conhecimento em sua área. Elabore um relatório com breve resumo, seguido
de reflexão crítica e conclusão, na qual fique estabelecida a relação entre a atividade e sua área
de formação. Comprovante: Certificado de conclusão (são aceitos apenas cursos concluídos.
Não são válidos boletos, atestados de matrícula e comprovantes de inscrição.).
Atividade de Extensão Comunitária no Polo de Apoio – computam 20 horas
Detalhamento: Participação em evento no Polo. Elabore um relatório com breve resumo,
seguido de reflexão crítica e conclusão, na qual fique estabelecida a relação entre a atividade
e sua área de formação. Comprovante: Certificado de participação.
Estágios: *Apenas para os cursos de gestão – computam 20 horas
Detalhamento: A cada seis meses, o aluno poderá enviar um relatório de estágio como
Atividade Complementar. Elabore um relatório com breve resumo, seguido de reflexão crítica
e conclusão, na qual fique estabelecida a relação entre a atividade e sua área de formação. O
comprovante será o contrato.
Temas/atividades sugeridas pelo (a) Coordenador (a) do curso - computam 10 horas
O aluno deverá ficar atento aos avisos com as sugestões dos temas/atividades.
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Serviço Social
ATIVIDADE CARGA HORÁRIA
Visitas técnicas: empresas e museus, parte administrativa,
visão de empresa/estrutura
10 horas
Atividades científicas: participação em congressos, seminários,
palestras, defesa de dissertação e de teses
10 horas
Atividades culturais: filmes (acervo próprio ou cinema), teatro,
teatro infantil, shows, feiras, exposições, patrimônios culturais,
cidades históricas, museus, memoriais etc.
10 horas
Atividades assistenciais: voluntariado 10 horas
Palestras TV WEB: para acessar as palestras da TV WEB,
acesse o site www.unip.br, clique no link TV WEB
e escolha as palestras
05 horas
Palestras ao vivo no polo de apoio presencial 10 horas
Atividades esportivas: torneios, jogos,
cursos de dança etc.
10 horas
Produção acadêmica: artigos publicados em jornais ou revistas –
trabalho feito pelo aluno e publicado
10 horas
Cursos extracurriculares: línguas, extensão, treinamento 20 horas
Visitas a instituições: escolas-modelo, creches, berçários, SESI, SESC,
SENAC, SENAI, ONGs com assistência educacional, laboratórios
de pedagogia (microensino e multimeios), hospitais e clubes com
brinquedoteca
10 horas
Participação em fóruns: participação
em fóruns de discussão
10 horas
Leituras: livros, materiais publicados em jornais, revistas ou
periódicos e artigos referentes ao curso ou disciplina
10 horas
Estágio: *Apenas para os cursos de gestão 20 horas
Brinquedoteca – Participação no projeto brinquedoteca no Polo 20 horas
Atividade de Extensão Comunitária no Polo de Apoio Presencial 20 horas
Temas/atividades sugeridas pelo Coordenador do Curso 10 horas
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Manual de Estágio
5. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
Todos os relatórios e resumos devem ser de autoria do próprio aluno. Utilização de
textos e/ ou trechos da Internet podem ser usados como citações, desde que estas sejam
interpretadas e explicadas; caso contrário, serão anulados.
Todas as atividades deverão ser compatíveis com a vigência da matrícula do aluno, ou
seja, a partir da data do seu ingresso na instituição.
Os comprovantes a serem apresentados no polo de apoio presencial devem todos ser originais.
Atividades intrínsecas a sua atividade profissional, realizadas em atendimento à mesma,
não configuram atividades complementares (exemplos: reuniões de trabalho, visitas a museus,
shows, zoológicos, etc., acompanhando alunos em função de seu trabalho, HTPCs, dentre
outros).
Atividades inerentes à função materna/paterna não são aceitas como atividades
complementares (exemplos: participar de reuniões de pais e professores, participar de festinhas
da escola, acompanhar o filho ao médico, etc.).
Trabalhos com relatórios iguais aos de outros alunos serão anulados.
Nas participações em fóruns, o relatório não deve ser o mesmo texto da postagem
na participação.
Não serão aceitos comprovantes que não sejam previstos neste manual.
Não serão aceitos como forma de comprovação da atividade:
Comprovantes que apresentem apenas assinatura, sem carimbo, sem nome da instituição,
sem data e sem especificação da atividade realizada pelo aluno.
Fotos (exceto visitas a patrimônios culturais), redações, capas de CDs, folhetos,
flyers e folders.
Prints de telas onde não aparecem o endereço do site, título da atividade e data.
Recortes de jornais e revistas onde não aparecem nome do veículo e data.
Capas de revistas em que não aparecem os títulos dos artigos referentes às leituras.
As atividades complementares podem ser realizadas desde o primeiro período letivo e em
todo o decorrer do curso.
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Serviço Social
6. TABELA COM A CARGA HORÁRIA DO CURSO
2007 320 HORAS 300 HORAS 400 HORAS 154 HORAS 220 HORAS 220 HORAS *** ***
*
*
*
2008 320 HORAS 300 HORAS 400 HORAS 220 HORAS 220 HORAS 220 HORAS 200 HORAS ***
*
*
*
2009 320 HORAS 300 HORAS 400 HORAS 220 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 150 HORAS ***
*
*
*
2010 320 HORAS 200 HORAS 300 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 150 HORAS ***
*
*
*
2011 120 HORAS 200 HORAS 300 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 150 HORAS ***
*
*
*
2012 120 HORAS 200 HORAS 300 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 150 HORAS ***
*
*
*
2013 120 HORAS 200 HORAS 300 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 150 HORAS ***
*
*
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2014 120 HORAS 200 HORAS 300 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 150 HORAS 200 HORAS
2
0
0
2015 120 HORAS 200 HORAS 300 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 150 HORAS 200 HORAS
2
0
0
2016 120 HORAS 200 HORAS 300 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 150 HORAS 200 HORAS
2
0
0
2017 120 HORAS 200 HORAS 300 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 200 HORAS
2
0
0
2018 120 HORAS 200 HORAS 300 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 200 HORAS
2
0
0
* Gestão
Financeira Marketing Processos Gerencias Recursos
Humanos Logística Tecnologia da
Informação
Segurança do
Trabalho Gestão Pública Gestão
Hospitalar
G
e
s
t
CARGA HORÁRIA - ATIVIDADES COMPLEMENTARES
MATEMATICA SERVIÇO
SOCIAL
*Superior de
Tecnologia -
Gestão (TODOS)
ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS
CONTÁBEIS PEDAGOGIA LETRAS ARTES VISUAIS
M
A
T
R
I
Z
CARGA HORÁRIA
ATIVIDADE
COMPLEMENTAR
CURSOS
2007 *** *** *** *** *** *** *** *** ***
2008 *** *** *** *** *** *** *** *** ***
2009 *** *** *** *** *** *** *** *** ***
2010 *** *** *** *** *** *** *** *** ***
2011 *** *** *** *** *** *** *** *** ***
2012 *** *** *** *** *** *** *** *** ***
2013 *** *** *** *** *** *** *** *** ***
2014 200 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 400 HORAS 200 HORAS *** *** *** ***
2015 200 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 400 HORAS 200 HORAS *** *** *** ***
2016 200 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 400 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 200 HORAS *** ***
2017 200 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 400 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 200 HORAS
2018 200 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 400 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 200 HORAS 200 HORAS
* Gestão
Financeira
Gestão
Ambiental
Análise e
Desenvolvimento de
Sistemas
Agronegócio Gastronomia Comércio
Exterior
Gestão
Comercial
Gestão da
Qualidade
Redes de
Computadores
Design de
Interiores e
Gestão de Serviços
Jurídicos, Notariais
e de Registro
CARGA HORÁRIA - ATIVIDADES COMPLEMENTARES
FISICA QUIMICA FILOSOFIA EDUCAÇÃO
FÍSICA
CIÊNCIAS
BIOLÓGICA GEOGRAFIA SOCIOLOGIA
M
A
T
R
I
Z
HISTÓRIA CIÊNCIAS
ECONOMICA
CARGA HORÁRIA
ATIVIDADE
COMPLEMENTAR
CURSOS
Universidade Paulista - UNIP
Av. Torres de Oliveira, 330 g Jaguaré g São Paulo g cep. 05347-020 g Tel.: 0800 010 9000
Carta de Apresentação
___________________, ____de______________de 20___.
À Empresa: _______________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
A/C: ____________________________________________________________________________________________
Assunto: Atividades a serem desenvolvidas por alunos da UNIP.
Prezados Senhores,
Vimos à presença de V.sas, apresentar o(s) aluno(s): ______________________________________________________,
do Curso de __________________________________________________________ e que para o desenvolvimento de
suas atividades acadêmicas, como Atividades Complementares – AC escolheram essa conceituada empresa(Instituição) para
seus estudos.
A UNIP agradece a V.sas. pela receptividade à nossos alunos, uma vez que estarão certamente contribuindo para um maior
enriquecimento na formação desses futuros profissionais.
Cordialmente,
Diretoria Pedagógica.
Universidade Paulista - UNIP
Profa. Elisabete Brihy
Diretora
Unip Interativa
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19 GUARULHOS 2020 Prezados Acadêmicos! O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci
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