Pular para o conteúdo principal

AVALIAÇÃO – INTRODUÇÃO A BIBLIOTECONOMIA E ARQUIVOLOGIA

 

AVALIAÇÃO – INTRODUÇÃO A BIBLIOTECONOMIA E ARQUIVOLOGIA

  • De acordo com o que ensina a apostila responda, marque a alternativa CORRETA: O que faz um profissional de biblioteconomia?

    Resposta Marcada :

    Desenvolve atividades de organização, tratamento, análise e recuperação de informações em diversos níveis e suportes físicos, por meios manuais e automatizados, com vistas ao atendimento das necessidades informacionais de todos os segmentos da sociedade.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Sobre as linhas de ação do Programa Sociedade da Informação no Brasil, relativas às Tecnologias da Informação aplicadas à cultura, julgue as assertivas a seguir:

     

    1 – Salvaguarda e valorização do patrimônio por meio da digitalização sistemática das obras e demais bens culturais, promovendo também a criação e desenvolvimento de bibliotecas virtuais, privilegiando a descentralização e dinamismo das comunidades capilarizadas pela telemática.

     

    2 – Promoção de iniciativas para a salvaguarda e a afirmação da cultura brasileira, como, por exemplo, a criação do “Museu de Todos os Museus” (digital) e de uma grande “Enciclopédia Multimídia do Brasil”.

     

    3 – Apoio e promoção de atividades e projetos visando a organizar, reforçar e circular a informação documental, tanto em sua vertente erudita quanto na popular.

     

    4 – Implementação de uma “midiateca virtual” suscetível de apoiar o ensino – desde a rede primária até a universidade – e a pesquisa, oferecendo recursos adaptados à resolução de problemas gerados em todos os setores da vida social e científica.

    Resposta Marcada :

    Todas as alternativas estão corretas.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Foi o desenvolvimento desta ciência que possibilitou o fortalecimento de cada atividade, cognitiva e operacional, a um nível desconhecido em todas as épocas anteriores da história, dentro e fora dos locais de trabalho. De acordo com o que ensina a apostila este conceito pertence a:

    Resposta Marcada :

    Ciência Organizacional.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • A habilidade para discriminar e distinguir documentos relevantes, na massa de informação disponível nas redes digitais está se tornando cada vez mais difícil para os profissionais da informação.  Há um excesso de oferta informacional.  Há duas formas de lidar com a explosão da informação: filtrar a informação antes que ela atinja o usuário final; ou customizar a informação depois que ela chega. Diante disso de acordo com o que a apostila ensina a função do bibliotecário está mais voltada para:

    Resposta Marcada :

    Filtrar a informação antes que ela atinja o usuário final.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Sobre a biblioteconomia no Brasil, dissertada na apostila, marque V para verdadeiro e F para falso:

    (  ) A Biblioteconomia no Brasil começa a se fazer presente quando são fundadas as primeiras bibliotecas no País, oriundas das ordens religiosas dos Beneditinos, Franciscanos e Jesuítas, bem como a biblioteca do Colégio Mackenzie, em 1886, e a da Escola Politécnica.

    (  ) O marco fundador deste campo do conhecimento, no País, é atribuído à criação da Biblioteca Nacional. Esta biblioteca tem sua origem na Biblioteca Real d’Ajuda, que foi trazida pela Corte Real de Portugal, ao se refugiar na sua colônia mais próspera, em 1808. Sua fundação, oficial, só ocorre em 1810.

    (    ) Em 1814, a biblioteca é aberta, totalmente, à população. Sua administração fica a cargo de religiosos como na maioria das bibliotecas brasileiras do período colonial e só em 1846 é nomeado um Doutor em Medicina, famoso religioso para dirigi-la.

    (   ) Em São Paulo, até o Séc. XVIII, podiam ser consideradas como bibliotecas apenas a do Convento das Carmelitas e a do bispo D. Francisco Manoel da Ressurreição. Somente em 1825, é criada a primeira Biblioteca Pública Oficial de São Paulo.

    Resposta Marcada :

    F, V, F, V

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • De acordo com o que ensina a apostila: A década de 1940 se constitui em um cenário de desenvolvimento das modernas técnicas biblioteconômicas, no Brasil. Contribuíram para esse fato, EXCETO:

    Resposta Marcada :

    A oportunidade de aperfeiçoamento de técnicos brasileiros nas universidades brasileiras.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Ainda de acordo com a apostila, outro órgão relevante, criado em 1937, que também contribuiu muito para a difusão das técnicas biblioteconômicas, por meio da promoção de cursos regulares, alguns deles que se transformaram em cursos permanentes, depois incorporados a universidades.

    Resposta Marcada :

    Instituto Nacional do Livro (INL).

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • De acordo com a apostila dentre as habilidades que se esperam do bibliotecário estão:

    Resposta Marcada :

    Domínio das tecnologias de imagem, reconhecimento de caracteres óticos, linguagens Markup, catalogação e metadados, tecnologia de indexação e de bases de dados, desenho de interfaces com o usuário, programação, tecnologia de rede (web), e gerenciamento de projetos.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Assinada a Lei pelo Imperador, referendada pelo Secretário de Estado competente, e selada com o Selo do Império, se guardará o original no Arquivo Público, e se remeterão os Exemplares dela impressos a todas as Câmaras do Império, Tribunais, e mais Lugares, aonde convenha fazer-se pública. De acordo com a apostila esse conceito pertence ao surgimento de:

    Resposta Marcada :

    Da arquivologia no Brasil.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Leia os textos e julgue as alternativas.

     

    Texto 1

     

    A vinda de especialistas do Arquivo Nacional da França é fundamental para a formação de arquivistas brasileiros, e a meta é alcançada, entre outras atividades então desenvolvidas, com o estabelecimento de programas de capacitação e disseminação de literatura especializada nessa área do conhecimento e também com a tradução de literatura estrangeira, por iniciativa do próprio Arquivo Nacional.

     

    Texto 2

     

    A partir de 1990 emerge, novamente, a questão da graduação em arquivologia com a implantação do curso na Universidade de Brasília (UnB). Tendo delineado de modo resumido o cenário do ensino da arquivologia, isto é, seu saber, veremos a seguir o surgimento do movimento associativo, com a criação da associação de classe, congregando os profissionais para esse fazer arquivístico.

    Resposta Marcada :

    O texto 2 é verdadeiro e o texto 1 também é verdadeiro e estabelecem relação entre eles e com o material estudado.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
Total10 / 10

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de Segur