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AVALIAÇÃO – INTRODUÇÃO A BIBLIOTECONOMIA E ARQUIVOLOGIA

 

AVALIAÇÃO – INTRODUÇÃO A BIBLIOTECONOMIA E ARQUIVOLOGIA

  • De acordo com o que ensina a apostila responda, marque a alternativa CORRETA: O que faz um profissional de biblioteconomia?

    Resposta Marcada :

    Desenvolve atividades de organização, tratamento, análise e recuperação de informações em diversos níveis e suportes físicos, por meios manuais e automatizados, com vistas ao atendimento das necessidades informacionais de todos os segmentos da sociedade.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Sobre as linhas de ação do Programa Sociedade da Informação no Brasil, relativas às Tecnologias da Informação aplicadas à cultura, julgue as assertivas a seguir:

     

    1 – Salvaguarda e valorização do patrimônio por meio da digitalização sistemática das obras e demais bens culturais, promovendo também a criação e desenvolvimento de bibliotecas virtuais, privilegiando a descentralização e dinamismo das comunidades capilarizadas pela telemática.

     

    2 – Promoção de iniciativas para a salvaguarda e a afirmação da cultura brasileira, como, por exemplo, a criação do “Museu de Todos os Museus” (digital) e de uma grande “Enciclopédia Multimídia do Brasil”.

     

    3 – Apoio e promoção de atividades e projetos visando a organizar, reforçar e circular a informação documental, tanto em sua vertente erudita quanto na popular.

     

    4 – Implementação de uma “midiateca virtual” suscetível de apoiar o ensino – desde a rede primária até a universidade – e a pesquisa, oferecendo recursos adaptados à resolução de problemas gerados em todos os setores da vida social e científica.

    Resposta Marcada :

    Todas as alternativas estão corretas.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Foi o desenvolvimento desta ciência que possibilitou o fortalecimento de cada atividade, cognitiva e operacional, a um nível desconhecido em todas as épocas anteriores da história, dentro e fora dos locais de trabalho. De acordo com o que ensina a apostila este conceito pertence a:

    Resposta Marcada :

    Ciência Organizacional.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • A habilidade para discriminar e distinguir documentos relevantes, na massa de informação disponível nas redes digitais está se tornando cada vez mais difícil para os profissionais da informação.  Há um excesso de oferta informacional.  Há duas formas de lidar com a explosão da informação: filtrar a informação antes que ela atinja o usuário final; ou customizar a informação depois que ela chega. Diante disso de acordo com o que a apostila ensina a função do bibliotecário está mais voltada para:

    Resposta Marcada :

    Filtrar a informação antes que ela atinja o usuário final.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Sobre a biblioteconomia no Brasil, dissertada na apostila, marque V para verdadeiro e F para falso:

    (  ) A Biblioteconomia no Brasil começa a se fazer presente quando são fundadas as primeiras bibliotecas no País, oriundas das ordens religiosas dos Beneditinos, Franciscanos e Jesuítas, bem como a biblioteca do Colégio Mackenzie, em 1886, e a da Escola Politécnica.

    (  ) O marco fundador deste campo do conhecimento, no País, é atribuído à criação da Biblioteca Nacional. Esta biblioteca tem sua origem na Biblioteca Real d’Ajuda, que foi trazida pela Corte Real de Portugal, ao se refugiar na sua colônia mais próspera, em 1808. Sua fundação, oficial, só ocorre em 1810.

    (    ) Em 1814, a biblioteca é aberta, totalmente, à população. Sua administração fica a cargo de religiosos como na maioria das bibliotecas brasileiras do período colonial e só em 1846 é nomeado um Doutor em Medicina, famoso religioso para dirigi-la.

    (   ) Em São Paulo, até o Séc. XVIII, podiam ser consideradas como bibliotecas apenas a do Convento das Carmelitas e a do bispo D. Francisco Manoel da Ressurreição. Somente em 1825, é criada a primeira Biblioteca Pública Oficial de São Paulo.

    Resposta Marcada :

    F, V, F, V

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • De acordo com o que ensina a apostila: A década de 1940 se constitui em um cenário de desenvolvimento das modernas técnicas biblioteconômicas, no Brasil. Contribuíram para esse fato, EXCETO:

    Resposta Marcada :

    A oportunidade de aperfeiçoamento de técnicos brasileiros nas universidades brasileiras.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Ainda de acordo com a apostila, outro órgão relevante, criado em 1937, que também contribuiu muito para a difusão das técnicas biblioteconômicas, por meio da promoção de cursos regulares, alguns deles que se transformaram em cursos permanentes, depois incorporados a universidades.

    Resposta Marcada :

    Instituto Nacional do Livro (INL).

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • De acordo com a apostila dentre as habilidades que se esperam do bibliotecário estão:

    Resposta Marcada :

    Domínio das tecnologias de imagem, reconhecimento de caracteres óticos, linguagens Markup, catalogação e metadados, tecnologia de indexação e de bases de dados, desenho de interfaces com o usuário, programação, tecnologia de rede (web), e gerenciamento de projetos.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Assinada a Lei pelo Imperador, referendada pelo Secretário de Estado competente, e selada com o Selo do Império, se guardará o original no Arquivo Público, e se remeterão os Exemplares dela impressos a todas as Câmaras do Império, Tribunais, e mais Lugares, aonde convenha fazer-se pública. De acordo com a apostila esse conceito pertence ao surgimento de:

    Resposta Marcada :

    Da arquivologia no Brasil.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Leia os textos e julgue as alternativas.

     

    Texto 1

     

    A vinda de especialistas do Arquivo Nacional da França é fundamental para a formação de arquivistas brasileiros, e a meta é alcançada, entre outras atividades então desenvolvidas, com o estabelecimento de programas de capacitação e disseminação de literatura especializada nessa área do conhecimento e também com a tradução de literatura estrangeira, por iniciativa do próprio Arquivo Nacional.

     

    Texto 2

     

    A partir de 1990 emerge, novamente, a questão da graduação em arquivologia com a implantação do curso na Universidade de Brasília (UnB). Tendo delineado de modo resumido o cenário do ensino da arquivologia, isto é, seu saber, veremos a seguir o surgimento do movimento associativo, com a criação da associação de classe, congregando os profissionais para esse fazer arquivístico.

    Resposta Marcada :

    O texto 2 é verdadeiro e o texto 1 também é verdadeiro e estabelecem relação entre eles e com o material estudado.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
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