AVALIAÇÃO – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA I
- Resposta Marcada :
Analise as afirmações e assinale a alternativa correta.
1°- Os estudos linguísticos representam uma das mais recentes ciências existentes na humanidade. Entretanto alguns autores afirmam que os primeiros estudos sobre a natureza da linguagem foram desenvolvidos pelos romanos por volta do século V d.C.
2°-O Império Romano e a sua dominação foram decisórios para a formação das línguas neolatinas atuais. Os romanos, além de estudiosos, desenvolveram o conceito de civilização e deixaram várias construções como legado.
Apenas a segunda alternativa está correta
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1 - Resposta Marcada :
No que se refere aos cronistas quinhentistas no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA
Nos escritos de Gândavo, procura traçar o caráter da terra numa linguagem rebuscada de difícil compreensão, com o objetivo explícito de atrair pessoas dispostas a se estabelecer aqui.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1 - Resposta Marcada :
No Brasil, o Barroco iniciou por volta de 1600, final do Quinhentismo e início do Seiscentismo. É correto afirmar que:
Na Literatura Barroca, ocorre a presença de uma linguagem mais dramática, que é apoiada no uso de diversos tipos de figuras de linguagem, tais como metáforas, antíteses, anacolutos, hipérboles etc. Tais figuras de linguagem eram ainda mais utilizadas para marcar a característica de conflito e contraste típicos do Barroco; Ex.: vida versus morte, corpo versus alma, fé versus razão etc.;
Teor literário de um certo otimismo e encantamento com o mundo ao redor e com o ser humano, sendo que a Literatura Barroca manifestava uma ideia de que tudo muda o tempo todo e de que tudo é passageiro, por isso a vida deveria ser aproveitada ao máximo.
Na Literatura Barroca também é possível identificar o cultismo (jogo de palavras), conceptismo (jogos de retórica e raciocínio) e uma linguagem predominantemente rebuscada, constantemente elaborada com recursos estilísticos;
O Requinte formal revela o nível linguístico altamente sofisticado dos textos barrocos. Apresentam construções sintáticas elaboradas, vocabulários de nível elevado. O barroco Literário foi uma arte da aristocracia e esse refinamento era desejado por seu público consumidor, porque lhe conferia status
Somente a alternativa 1, 3 e 4 são verdadeiras.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1 - Resposta Marcada :
Gregório de Matos Guerra, foi um poeta e advogado luso-brasileiro tido como um dos maiores expoentes da poesia barroca e satírica no Brasil e em Portugal. Descendente de família lusitana burguesa, Gregório estudou no Colégio dos Jesuítas, na Bahia, em 1642, e continuou os seus estudos em Lisboa, formando-se em “cânones” na Universidade de Coimbra, em 1652. Ao terminar os seus estudos, foi nomeado Juiz de Alcácer do Sal (no Alentejo) e acabou por regressar à Bahia em 1679 como desembargador, sendo nomeado, em 1692, tesoureiro-mor da Sé por Dom Pedro II. Foi destituído de ambos os cargos por não usar batina e por não aceitar ordens de seus superiores pelo arcebispo Frei João da Madre de Deus. Em função disso, dedicou-se à escrita de poemas satíricos, em que criticava os costumes da época. Por tudo isso, Gregório de Matos Guerra também ficou conhecido como:
Boca do Inferno (ou Boca de Brasa, em sua juventude).
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1 - Resposta Marcada :
António Vieira (ou Antônio Vieira, na grafia portuguesa ou brasileira) é o maior expoente da oratória ––––––––––––brasileira e portuguesa. Assinale a alternativa correta.
Barroca.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1 - Resposta Marcada :
Foi um movimento literário europeu do século XVIII. Caracteriza-se pela retomada de temas antigos greco-latinos e uma ênfase nas descrições pastorais da natureza.
Arcadista.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1 - Resposta Marcada :
Nasceu em Portugal na cidade do Porto, em 1744, sendo filho de pai brasileiro. Veio para o Brasil aos sete anos, teve como mestre os jesuítas na Bahia. Regressou a Portugal para estudar Direito na Universidade de Coimbra. Retornando ao Brasil em 1782, tornando-se Ouvidor de Vila Rica (atual Ouro Preto – MG) e se apaixonou por Maria Doroteia de Seixas (pseudônimo Marília), de 17 anos, a quem dedicou a maior parte de sua obra.
No entanto, ele nunca se casou com a jovem. Ele foi acusado de envolvimento na Inconfidência Mineira, preso e levado para a Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro. Foi deportado para Moçambique em 1792, onde residiu até à sua morte em 1810.
É mais conhecido pelos versos dedicados a Marília, e ele teve como pseudônimo Dirceu. Os poemas são de caráter pré-romântico, com um tom pessoal livre de traços neoclássicos.
O texto se refere a:
Tomás Antônio Gonzaga
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1 - Resposta Marcada :
Motivado pelas ideologias do Iluminismo, participou do movimento da Inconfidência Mineira e foi preso no auge do levante. Em 4 de julho de 1789, ele foi achado morto por enforcamento em sua cela. Ele assinava seus versos sob o pseudônimo de Glauceste Satúrnio. Ainda que se diga que há resquícios do Barroco em suas obras, os preceitos de Arcádia estão claramente em suas poesias.
O texto se refere a:
Claudio Manuel da Costa
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1 - Resposta Marcada :
O Arcadismo, foi efetivamente instaurado no Brasil por ––––––––––––, desenvolvendo-se em especial nas regiões auríferas que hoje correspondem ao estado de Minas Gerais. A maioria dos poetas da Arcádia moravam em Villa Rica, hoje Ouro Preto. Assim os preceitos estéticos do bucolismo Europeu e do Neoclassicismo começaram no Brasil.
Claudio Manuel da Costa
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1 - Resposta Marcada :
Assim como Tiradentes (o único dos envolvidos na Inconfidência Mineira a ser condenado à morte, tornando-se mártir posteriormente), os escritores foram presos após Joaquim Silvério dos Reis delatá-los. Como punição, Tomás Antônio Gonzaga foi exilado em Moçambique, e Cláudio Manuel da Costa, supostamente, suicidara-se na prisão. O suicídio é questionado por alguns críticos que sugerem que o autor foi, na verdade, assassinado.
Assim, o Arcadismo é anterior ao Romantismo, sendo a última escola literária da era colonial. As escolas da era colonial são: Quinhentismo, Barroco e Arcadismo.
Pode-se dizer que este texto é:
Verdadeiro.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1
Comentários
Postar um comentário