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TRABALHO FINAL DE CURSO PRONTO EMPRESA PDF WORD DOC


 

Trabalho de Conclusão de Curso

                                                                                                                                                       

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MBA EM MARKETING, BRANDING E GROWTH

 


    

                                                                                                                                                          

                                

 

 

 

 

 

ALUNO: Nome do Aluno

ORIENTADOR: Nome do Orientador

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


                     

 



PLANO DE NEGÓCIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE EMPRESAS/
NOVOS NEGÓCIOS E PLANO ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS

 

1.          APRESENTAÇÃO
DA EMPRESA

                                   

Apresentar as principais informações sobre a empresa e seus fundadores: nome da empresa, área de atuação, local de origem, nome dos sócios, formação e experiências prévias, conhecimento sobre o assunto, etc.

Dicas: Poderão ser incluídas outras informações consideradas relevantes para dar credibilidade à empresa e aos sócios fundadores.

 

 


 

2.          DESCRIÇÃO DO
PRODUTO OU SERVIÇO

                                   

Descrever o(s) produto(s) ou serviço(s) que a empresa irá oferecer ao cliente. Citar os principais atributos, a tecnologia envolvida e os diferenciais. Explicar como o produto ou serviço funcionará, como será operado, utilizado pelo cliente ou consumido.


 

3.          SEGMENTAÇÃO
DE CLIENTES

                                   

Detalhar para qual segmento de clientes será destinado o produto ou serviço.  O objetivo de uma boa segmentação é identificar onde estão os clientes, qual seu comportamento, suas características e forma de pensar. Uma boa maneira de começar é fazendo perguntas como: “Quem irá usar ou consumir o meu produto ou serviço?”; “Quem verá valor no meu produto ou serviço?”; “Quem estará disposto a pagar por ele?”

Dicas: A segmentação de clientes poderá ser feita utilizando como base diferentes informações, tais como: características demográficas (sexo, idade, localização geográfica, cultura), características socioeconômicas (ocupação, renda, educação); ciclo de vida familiar (estado civil, filhos, necessidades especiais); personalidade (quietos, ativos, sociais, etc.); e estilo de vida (lazer, hobbies, esportes, entretenimento).


 

4.          PROPOSTA
DE VALOR

                                   

Explicar a proposta de valor que está sendo oferecia ao cliente. O valor está relacionado aos sentimentos e percepções do cliente, ou seja, é ele quem irá atribuir o valor ao produto, não a empresa. O valor está diretamente relacionado aos problemas que o cliente poderá solucionar através do produto, aos desejos que serão satisfeitos ou às necessidades que serão atendidas.

Dicas: Os clientes podem buscar novidade e inovação, desempenho superior, redução de custos, personalização de produtos e serviços, conveniência, facilidade de uso, design diferenciado, status, redução de riscos, etc.

 

 


 

5.          CANAIS DE COMUNICAÇÃO
E DE DISTRIBUIÇÃO

                                   

Explicar como os clientes irão conhecer - ficar sabendo sobre - o produto ou serviço. Como poderão testar e avaliar se o produto corresponde às expectativas geradas na proposta de valor. Descrever também como poderão adquirir o produto, assim como a forma que este será entregue ao cliente. Explicar como a empresa dará suporte após a venda e como irá receber as dúvidas e reclamações.

Dicas: Os canais de comunicação podem ser de massa, como propagandas no rádio e na televisão, ou mais focados, como e-mails, redes sociais, eventos específicos ou outras formas de relacionamento. Os canais de distribuição poderão ser diretos, como lojas próprias, equipes de vendas, vendas pela Internet e redes sociais, ou indiretos, como lojas de empresas parceiras, freelancers e atacado.


 

6.          ESTRATÉGIAS DE RELACIONAMENTO
COM O CLIENTE

                                   

Descrever as estratégias que serão utilizadas para manter a comunicação, conexão e vínculo com os clientes. O que será feito para conquistar e encantar os clientes, além da tática para retê-los e ampliar ainda mais as vendas ou uso dos serviços. Qual a estratégia para aumentar a lealdade dos clientes, fazê-los manter uma boa percepção da empresa e dos produtos e serviços por ela ofertados.

Dicas: Há diversas categorias de relacionamento desde mais pessoais, baseada na interação humana, ou do tipo “self-service”, sem relacionamento direto com o cliente. Poderão ser utilizados serviços automatizados, através de tecnologias de inteligência artificial e Data Science, ou mais interativas como comunidades de usuários presenciais e on-line e cocriação de valor com os clientes.


 

7.          FONTES DE RECEITA
E PRECIFICAÇÃO

                                   

Explicar como serão geradas as receitas da empresa e como serão definidos os preços dos produtos e serviços. Primeiramente, é preciso identificar quem estará disposto a pagar pelo produto ou serviço (na segmentação de clientes) e qual o valor. Cabe salientar que nem sempre é o consumidor que paga a conta, pois existem outros interessados que percebem valor naquilo que está sendo oferecido (por exemplo, anunciantes). É preciso, portanto, definir como traduzir o valor oferecido ao cliente/interessado em receita.

Dicas: As fontes de receita podem ser geradas a partir da venda de um produto ou prestação de um serviço, através de uma taxa pelo uso, disponibilidade de acesso, empréstimo ou licenciamento. Ou ainda através de fontes de receita indireta, como anúncios, venda de informações, intermediação, acesso a um grande número de clientes, etc.


 

8.          RECURSOS E CAPACIDADES
NECESSÁRIAS

                                   

Detalhar os principais recursos e capacidades que serão necessários para que as atividades-chave da empresa possam operar.  Os recursos-chave poderão ser tangíveis, tais como máquinas, equipamentos e dinheiro, ou intangíveis, como o registro de marcas e patentes e acesso ao conhecimento tecnológico. As capacidades por sua vez, estão mais ligadas aos processos, ao know how e competências adquiridas.

Dicas: Os recursos físicos incluem espaço físico, fábricas, equipamentos, sistemas, pontos de venda, veículos, etc. Já, os financeiros incluem os investimentos iniciais, linhas de crédito, garantias, dinheiro para o fluxo de caixa, entre outros. Também devem ser considerados os recursos humanos necessários para a empresa entregar sua proposta de valor, os recursos intelectuais e as fontes de informação.


 

9.          ATIVIDADES-CHAVE REALIZADAS PELA
EMPRESA

                                   

Explicitar as atividades mais importantes que serão executadas pela empresa para conseguir operar com sucesso e oferecer a proposta de valor ao cliente. As atividades-chave definem qual será o “core business” da empresa, ou seja, a essência do negócio. Importante destacar quais atividades não poderão ser terceirizadas ou realizadas por parceiros, quais são importantes para a sustentabilidade da empresa e quais são difíceis de realizar bem ou de substituir.

Dicas: As atividades-chave de uma empresa podem estar relacionadas à extração, transformação, transporte, armazenamento ou distribuição de produtos. Também podem estar ligadas à coleta, organização e interpretação de informações com vistas à solução de problemas, bem como associada à divulgação, comunicação, ou comercialização de produtos ou serviços ao cliente; ou ainda à criação, inovação, design, relacionamento, etc.


 

10.    REDE DE PARCEIROS
 ESTRATÉGICOS

                                   

Esclarecer quais são os principais parceiros estratégicas e fornecedores da empresa para que esta consiga entregar a proposta de valor ao cliente. É importante determinar a importância estratégica do parceiro, grau de dependência, nível de integração, possibilidade de competição e dificuldade de substituição. Deve ser destacada a existência de acordos firmados, cartas de intenção e contratos.

Dicas: As parcerias estratégicas podem ser feitas para o compartilhamento de tecnologias, espaço físico, equipamentos e outros recursos importantes, ou ainda para a realização de atividades conjuntas, cocriação de produtos e serviços, complementação de parte do processo produtivo. Também pode ser feita para facilitar o acesso a recursos financeiros, diminuir riscos, entrar em mercados importantes, ou para se obter ganho de escala.


 

11.   ESTRUTURA DE CUSTOS
DA EMPRESA

                                   

Descrever de forma clara os custos mais relevantes envolvidos na entrega de valor ao cliente. Podem estar associados aos investimentos iniciais do negócio ou aos custos envolvidos na operação da empresa. É importante deixar claro quais desses custos serão fixos e quais serão variáveis, ou seja, aumentarão de acordo com a demanda. Destacar também quando os recursos financeiros necessários para cobrir os custos deverão estar disponíveis.

Dicas: Os custos associados aos investimentos iniciais podem estar relacionados à aquisição de recursos, máquinas, equipamentos, locações e obras. Também devem ser considerados os custos envolvidos no desenvolvimento de protótipos, testes e validações. Os custos de operação estão ligados à produção, marketing, vendas, distribuição, serviços, salários, pró-labores e pagamentos de terceiros.

 


 

ANEXOS

 


Anexar cópias de documentos que possam corroborar com o que foi descrito no modelo de negócios.

Dicas: Os documentos podem ser contratos, registros, licenças, relatórios de pesquisas, tabelas com dados importantes, fotos ilustrativas, plantas baixas, descrições técnicas de máquinas e equipamentos, etc.

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