Trabalho de
Conclusão de Curso
MBA EM MARKETING, BRANDING E GROWTH
ALUNO: Nome do Aluno ORIENTADOR: Nome do
Orientador
Sumario ´
2. DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU SERVIÇO
5. CANAIS DE COMUNICAÇÃO E DE
DISTRIBUIÇÃO
6. ESTRATÉGIAS DE RELACIONAMENTO COM O
CLIENTE
7. FONTES DE RECEITA E PRECIFICAÇÃO
8. RECURSOS E CAPACIDADES NECESSÁRIAS
9. ATIVIDADES-CHAVE REALIZADAS PELA
EMPRESA
10. REDE DE
PARCEIROS ESTRATÉGICOS
11. ESTRUTURA DE
CUSTOS DA
EMPRESA
PLANO
DE NEGÓCIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE EMPRESAS/
NOVOS NEGÓCIOS E PLANO ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS
1.
APRESENTAÇÃO
DA EMPRESA
Apresentar as principais
informações sobre a empresa e seus fundadores: nome da empresa, área de
atuação, local de origem, nome dos sócios, formação e experiências prévias,
conhecimento sobre o assunto, etc.
Dicas: Poderão ser incluídas outras
informações consideradas relevantes para dar credibilidade à empresa e aos
sócios fundadores.
2.
DESCRIÇÃO DO
PRODUTO
OU SERVIÇO
Descrever o(s) produto(s) ou serviço(s) que a empresa
irá oferecer ao cliente. Citar os principais atributos, a tecnologia envolvida
e os diferenciais. Explicar como o produto ou serviço funcionará, como será
operado, utilizado pelo cliente ou consumido.
3.
SEGMENTAÇÃO
DE
CLIENTES
Detalhar para qual segmento de
clientes será destinado o produto ou serviço.
O objetivo de uma boa segmentação é identificar onde estão os clientes,
qual seu comportamento, suas características e forma de pensar. Uma boa maneira
de começar é fazendo perguntas como: “Quem irá usar ou consumir o meu produto ou
serviço?”; “Quem verá valor no meu produto ou serviço?”; “Quem estará disposto
a pagar por ele?”
Dicas: A segmentação de clientes
poderá ser feita utilizando como base diferentes informações, tais como:
características demográficas (sexo, idade, localização geográfica, cultura),
características socioeconômicas (ocupação, renda, educação); ciclo de vida
familiar (estado civil, filhos, necessidades especiais); personalidade
(quietos, ativos, sociais, etc.); e estilo de vida (lazer, hobbies, esportes,
entretenimento).
4.
PROPOSTA
DE
VALOR
Explicar a proposta de valor que
está sendo oferecia ao cliente. O valor está relacionado aos sentimentos e
percepções do cliente, ou seja, é ele quem irá atribuir o valor ao produto, não
a empresa. O valor está diretamente relacionado aos problemas que o cliente
poderá solucionar através do produto, aos desejos que serão satisfeitos ou às
necessidades que serão atendidas.
Dicas: Os clientes podem buscar novidade
e inovação, desempenho superior, redução de custos, personalização de produtos
e serviços, conveniência, facilidade de uso, design diferenciado, status,
redução de riscos, etc.
5.
CANAIS DE COMUNICAÇÃO
E DE DISTRIBUIÇÃO
Explicar como os clientes irão
conhecer - ficar sabendo sobre - o produto ou serviço. Como poderão testar e
avaliar se o produto corresponde às expectativas geradas na proposta de valor.
Descrever também como poderão adquirir o produto, assim como a forma que este
será entregue ao cliente. Explicar como a empresa dará suporte após a venda e
como irá receber as dúvidas e reclamações.
Dicas: Os canais de comunicação
podem ser de massa, como propagandas no rádio e na televisão, ou mais focados,
como e-mails, redes sociais, eventos específicos ou outras formas de
relacionamento. Os canais de distribuição poderão ser diretos, como lojas
próprias, equipes de vendas, vendas pela Internet e redes sociais, ou indiretos,
como lojas de empresas parceiras, freelancers e atacado.
6.
ESTRATÉGIAS DE RELACIONAMENTO
COM
O CLIENTE
Descrever as estratégias que serão
utilizadas para manter a comunicação, conexão e vínculo com os clientes. O que
será feito para conquistar e encantar os clientes, além da tática para retê-los
e ampliar ainda mais as vendas ou uso dos serviços. Qual a estratégia para
aumentar a lealdade dos clientes, fazê-los manter uma boa percepção da empresa
e dos produtos e serviços por ela ofertados.
Dicas: Há diversas categorias de
relacionamento desde mais pessoais, baseada na interação humana, ou do tipo
“self-service”, sem relacionamento direto com o cliente. Poderão ser utilizados
serviços automatizados, através de tecnologias de inteligência artificial e
Data Science, ou mais interativas como comunidades de usuários presenciais e
on-line e cocriação de valor com os clientes.
7.
FONTES DE RECEITA
E
PRECIFICAÇÃO
Explicar como serão geradas as
receitas da empresa e como serão definidos os preços dos produtos e serviços.
Primeiramente, é preciso identificar quem estará disposto a pagar pelo produto
ou serviço (na segmentação de clientes) e qual o valor. Cabe salientar que nem
sempre é o consumidor que paga a conta, pois existem outros interessados que
percebem valor naquilo que está sendo oferecido (por exemplo, anunciantes). É
preciso, portanto, definir como traduzir o valor oferecido ao
cliente/interessado em receita.
Dicas: As fontes de receita podem
ser geradas a partir da venda de um produto ou prestação de um serviço, através
de uma taxa pelo uso, disponibilidade de acesso, empréstimo ou licenciamento.
Ou ainda através de fontes de receita indireta, como anúncios, venda de
informações, intermediação, acesso a um grande número de clientes, etc.
8.
RECURSOS E CAPACIDADES
NECESSÁRIAS
Detalhar os principais recursos e
capacidades que serão necessários para que as atividades-chave da empresa
possam operar. Os recursos-chave poderão
ser tangíveis, tais como máquinas, equipamentos e dinheiro, ou intangíveis,
como o registro de marcas e patentes e acesso ao conhecimento tecnológico. As
capacidades por sua vez, estão mais ligadas aos processos, ao know how e
competências adquiridas.
Dicas: Os recursos físicos incluem
espaço físico, fábricas, equipamentos, sistemas, pontos de venda, veículos,
etc. Já, os financeiros incluem os investimentos iniciais, linhas de crédito,
garantias, dinheiro para o fluxo de caixa, entre outros. Também devem ser considerados
os recursos humanos necessários para a empresa entregar sua proposta de valor,
os recursos intelectuais e as fontes de informação.
9.
ATIVIDADES-CHAVE REALIZADAS PELA
EMPRESA
Explicitar as atividades mais
importantes que serão executadas pela empresa para conseguir operar com sucesso
e oferecer a proposta de valor ao cliente. As atividades-chave definem qual
será o “core business” da empresa, ou seja, a essência do negócio. Importante
destacar quais atividades não poderão ser terceirizadas ou realizadas por
parceiros, quais são importantes para a sustentabilidade da empresa e quais são
difíceis de realizar bem ou de substituir.
Dicas: As atividades-chave de uma
empresa podem estar relacionadas à extração, transformação, transporte,
armazenamento ou distribuição de produtos. Também podem estar ligadas à coleta,
organização e interpretação de informações com vistas à solução de problemas,
bem como associada à divulgação, comunicação, ou comercialização de produtos ou
serviços ao cliente; ou ainda à criação, inovação, design, relacionamento, etc.
10.
REDE DE PARCEIROS
ESTRATÉGICOS
Esclarecer quais são os principais
parceiros estratégicas e fornecedores da empresa para que esta consiga entregar
a proposta de valor ao cliente. É importante determinar a importância
estratégica do parceiro, grau de dependência, nível de integração,
possibilidade de competição e dificuldade de substituição. Deve ser destacada a
existência de acordos firmados, cartas de intenção e contratos.
Dicas: As parcerias estratégicas
podem ser feitas para o compartilhamento de tecnologias, espaço físico,
equipamentos e outros recursos importantes, ou ainda para a realização de
atividades conjuntas, cocriação de produtos e serviços, complementação de parte
do processo produtivo. Também pode ser feita para facilitar o acesso a recursos
financeiros, diminuir riscos, entrar em mercados importantes, ou para se obter
ganho de escala.
11.
ESTRUTURA
DE CUSTOS
DA
EMPRESA
Descrever de forma clara os custos
mais relevantes envolvidos na entrega de valor ao cliente. Podem estar
associados aos investimentos iniciais do negócio ou aos custos envolvidos na
operação da empresa. É importante deixar claro quais desses custos serão fixos
e quais serão variáveis, ou seja, aumentarão de acordo com a demanda. Destacar
também quando os recursos financeiros necessários para cobrir os custos deverão
estar disponíveis.
Dicas: Os custos associados aos
investimentos iniciais podem estar relacionados à aquisição de recursos,
máquinas, equipamentos, locações e obras. Também devem ser considerados os
custos envolvidos no desenvolvimento de protótipos, testes e validações. Os
custos de operação estão ligados à produção, marketing, vendas, distribuição,
serviços, salários, pró-labores e pagamentos de terceiros.
ANEXOS
Anexar cópias de documentos que possam corroborar
com o que foi descrito no modelo de negócios.
Dicas: Os documentos podem ser contratos,
registros, licenças, relatórios de pesquisas, tabelas com dados importantes,
fotos ilustrativas, plantas baixas, descrições técnicas de máquinas e
equipamentos, etc.
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