Pular para o conteúdo principal

ATIVIDADE PRÁTICA NEUROANATOMOFISIOLOGIA


 ATIVIDADE PRÁTICA NEUROANATOMOFISIOLOGIA OBJETIVOS • A proposta desta atividade prática está amparada nos seguintes objetivos: - conhecer e aprender a manusear a interface do sistema de aprendizagem das estruturas anatômicas, através da base OVID. - conhecer e identificar as estruturas anatômicas relacionadas a neuroanatomofisiologia do aparelho locomotor humano, que envovem as estruturas dos sistemas nervoso central e periférico, sistema muscular e esquelético. - realizar pesquisas em referências bibliográficas nos livros disponíveis da biblioteca virtual sobre estruturas anatômicas relacionadas a neuroanatomofisiologia. RECURSOS • Computador com acesso à internet e ao ambiente virtual. PROCEDIMENTOS PRÁTICOS Atividades propostas • Identificação das estruturas anatômicas relacionadas à neuroanatomofisiologia do aparelho locomotor ao utilizar a base OVID. - Sistema nervoso central - Sistema nervoso periférico - Sistema muscular - Sistema ósseo • Pesquisa bibliogáfica em atlas de anatomia e fisiologia humana por meio da biblioteca virtual. • Produção textual sobre o conteúdo referente à neuroanatomofisiologia. Procedimentos para a realização da atividade 1) ETAPA 1 • Você deverá realizar a identificação e observação das principais estruturas anatômicas. Para este procedimento, você deverá utilizar o Software OVID (Wolters Kluwer) disponível na Biblioteca Virtual. Para cada estrutura anatômica identificada, você deverá estabelecer a relação com suas funções fisiológicas. Assim, devem ser seguidos os seguintes passos: - Acessar a Biblioteca Virtual (disponível em https://biblioteca-virtual.com/) e efetuar o login; - Clicar em “Wolters Kluwer“; - Clicar em “OVID – Human Anatomy Atlas”; - Clicar em “Human Anatomy Atlas”, na página com o título “Visible Body / Anatomy Apps From Visible Body” para acessar o software; - Clicar em “Launch Human Anatomy Atlas”, na página com o título “Human Anatomy Atlas 2021” para acessar o atlas digital; - A seguir, selecionar “Views” ou “Media” no menu superior, dependendo da atividade solicitada no roteiro, e na aba “Systems” para acesso aos diferentes sistemas do corpo humano. - Orientações sobre este tema, acesse o link a seguir: https://mdstrm.com/embed/62bddb131aa21f083497d438 Após realizar todos os procedimentos descritos anteriormente, você deverá acessar a base OVID para explorar e identificar as estruturas anatômicas relacionadas à neuroanatomofisioligia do aparelhor locomotor, descritas a seguir. SISTEMA NERVOSO CENTRAL • Identificar e reconhecer as principais estruturas anatômicas do sistema nervoso central. Em Systems, buscar o ícone Nervous System Views (Vista do Sistema Nervoso). Acessar opção 1 (Nervous System). Com o cursor, clicar sobre cada uma das seguintes estruturas para identificação e análise: - Encéfalo [cérebro (cortex cerebral e telencéfalo), diencéfalo (tálamo e hipotálamo) tronco encefálico (mesencéfalo, ponte e bulbo), cerebelo (verne cerebelar e emisférios cerebelares]; - Corpo caloso - Medula espinhal - Cone medular - Caldequina - Meninges (dura-mater, aracnóide e pia-mater) Acesse o vídeo de orientação atraves do link: https://mdstrm.com/embed/62bdd99fcd0ed62823295fc3 Clicar em “Menu” para retornar a aba “System” para a realização do próximo procedimento; SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO • Identificar e reconhecer: sistema nervoso periférico. Em Systems, buscar o ícone Nervous System Views (Vista do Sistema Nervoso). Acessar opção 1 (Nervous System). Observar os diferentes nervos distribuídos pelo corpo humano, conforme apresentado no vídeo da aula prática. - Nervos espinhais - Plexo Cervical (C1 – C5) - Plexo Braquial (C5 – T1) - Nervos torácicos (T2 – T12) - Plexo Lombar (L1 – L4) - Plexo Sacral (L5 – S4) - Plexo Coccígeno - Assitir vídeo ilustrativo. Acessar no menu superior a opção “Media” e na aba “Patient Education Animations” procure a opção “Nutritional and Elimination”, clique na opção “8. Peripheral nerve functions”. - Assitir vídeo ilustrativo. Acessar no menu superior a opção “Media” e na aba “Patient Education Animations” procure a opção “Bones and Skeletal Muscles”, clique na opção “9. Involuntary Reflexes”. Acesse o vídeo de orientação através do link: http://mdstrm.com/embed/62bdda8ec8b1700826d5a393 Clicar em “Menu” para retornar a aba “System” para a realização do próximo procedimento; SISTEMA ÓSSEO • Identificar e reconhecer: principais ossos do esqueleto. Acessar Skeletal System Views, opção 1 (Full Skeleton). Com o auxílio do cursor, identificar os seguintes ossos da cabeça, formados por 22 ossos, 8 ossos cranianos e 14 ossos da face. - Os ossos do crânio: frontal, dois parietais, dois temporais, occipital, esfenóide e etmóide. - Os ossos da face: dois nasais, duas maxilas, dois zigomáticos, mandíbula, dois lacrimais, dois palatinos, duas conchas nasais inferiores e o vômer. - Coluna vertebral (vértebras cervicais, vértebras torácicas, vértebras lombares, sacro e cóccix; discos intervertebrais). - Cíngulo do membro superior: clavícula e escápula; - Membro superior: úmero, rádio, ulna, ossos do carpo, metacarpos e falanges; - Caixa torácica: costelas e esterno; - Cíngulo dos membros inferiores: ossos do quadril (ílio, púbis e ísquio) e sínfise púbica; - Membro inferior: fêmur, tíbia, fíbula, ossos do tarso, metatarsos e falanges. Orientações sobre este tema, acesse o link a seguir: https://mdstrm.com/embed/62bdd8aa1246fb08357593c2 Clicar em “Menu” para retornar a aba “System” para a realização do próximo procedimento; SISTEMA MUSCULAR • Identificar e reconhecer: principais músculos do esqueleto. Acessar “Muscular System Views”, opção 20 (Muscular system view). Com o auxílio do cursor, identificar os seguintes músculos: - Músculos da Cabeça: occiptofrontal, temporal, prócero, depressor do supercílio, orbicular dos olhos, nasal, levantador do lábio superior, zigomático maior, zigomático menor, orbicular da boca, depressor do ângulo da boca, depressor do lábio inferior, masseter; - Músculos do Pescoço: platisma, esternocleidomastoideo, levantador da escápula, esplênio da cabeça e esplênio do pescoço; - Músculos do Tronco: peitoral maior, oblíquo externo, linha alba, reto abdominal, oblíquo interno, intercostal externo, transverso do abdome, trapézio, latíssimo do dorso, glúteo máximo, glúteo médio, glúteo mínimo; - Músculos dos Membros superiores: deltoide, bíceps braquial, braquial, tríceps braquial, braquirradial, pronador redondo, flexo radial do carpo, flexor superficial dos dedos, extensor dos dedos; - Músculos dos Membros inferiores: sartório, externsor da fáscia lata, reto femoral, adutor longo, pectíneo, psoas maior, ilíaco, vasto lateral, vasto medial, grácil, tibial anterior, extensor longo dos dedos, fibular longo, gastrocnêmio, sóleo, bíceps femoral, semitendinoso, semimembranáceo. Acesse o vídeo de orientação através do link: https://mdstrm.com/embed/62bdd73bb067590933e80752 Clicar em “Menu” para retornar a aba “System” para a realização do próximo procedimento;

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

AP – Unidade 1, 2, 3 e 4

  AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...