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Projeto de Experiência


 Manual do Estudante para a produção do Projeto de Experiência Prezado(a) estudante, O presente Manual do Estudante para Produção da disciplina Projeto de Experiência apresenta um roteiro explicativo, para que você possa desenvolver o seu trabalho, a intenção é sanar dúvidas e eliminar erros nas entregas, evitando assim retrabalhos e atrasos no cumprimento dos prazos. Desde já, agradecemos a sua colaboração e empenho. Obrigado(a). Qual é a ordem das coisas? Ao entrar na disciplina você deve, primeiramente, ler este Manual do Estudante para Produção do Projeto de Experiência em sua íntegra. Em seguida, antes de começar a escrever o seu trabalho, siga os passos abaixo: 1. Leia o Roteiro de Estudos para conhecer as ferramentas estratégicas para gerenciamento de crises; 2. Faça a leitura do Tema Principal, que apresentará a crise a ser trabalhada. Esse trabalho poderá envolver a parte da Introdução, do Desenvolvimento ou das Considerações Finais. 3. Sempre acompanhe as publicações postadas em Avisos. 4. Para iniciar sua produção textual, faça uma reflexão e desenvolva algumas questões, utilizando-se de perguntas conhecidas no chamado lead jornalístico (primeiro parágrafo, que conduz o texto): “O quê”, “Quem?”, “Quando?”, “Onde?”, “Como?” e “Por que?”. Tendo essas questões em mente, faça uma pauta direcionada à resolução do Tema Principal - para tanto, você deve realizar uma pesquisa bibliografica. 5. No decorrer do projeto vamos ter webconferências, em Discussão do Caso, com o professor que irá orientá-lo sobre a maneira como você deverá realizar uma pesquisa a respeito do Tema Principal e as ferramentas disponíveis em Roteiro de Estudos, que podem ser utilizadas no gerenciamento da crise em questão. Esses serão encontros para discutir o caso a partir das ferramentas propostas. O professor também irá explicarcomo fazer a entrega N1 (Produção Textual) e N2 (Meu Roteiro). 6. Com a pauta definida, realize uma pesquisa bibliográfica que possa lhe dar subsídios para escrever o seu projeto de experiência. 7. No decorrer do curso, três dicas serão dadas pelo professor, em Dicas do Professor. Embora sejam definidas em Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, todas as dicas podem ser interessantes para a produção do seu trabalho. Fique atento(a) e não perca nenhuma delas! 8. Ao escrever esse trabalho, você deve considerar o que pesquisou, e o que estudou dasferramentas no roteiro. 9. Em Café, Bate-papo e Networking há três linhas de discussões que serão a Introdução, o Desenvolvimento e a Conclusão. Esses links estão denominados como: • Papo sério - Introdução; • Papo sério - Desenvolvimento; • Papo sério - Conclusão. Esses links serão usados, exclusivamente, para os estudantes conversarem a respeito do trabalho. Você pode pedir opinião, orientar e discutir sobre os temas levantados. 10. A construção do trabalho, a partir de Produção Textual, acontece da maneira descrita até aqui, porque a nota das três partes do texto (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão) será ÚNICA. Ou seja, todos estão no mesmo barco e precisam remar com dedicação, organização e disciplina, respeitando as etapas e também os prazos de entrega. A Produção Textual soma 60% da média final. 11. Após a entrega de Produção Textual, no prazo estipulado em Cronograma e Critérios, você deve começar apensar na N2, chamada Meu Roteiro. Para essa entrega, a nota também será individual e somará 40% da média final. É um trabalho relativamente simples, em que você contará a sua experiência na introdução, desenvolvimento ou conclusão do caso, explicando porque colaborou da forma apresentada em seu parágrafo, unindo tanto o que aprendeu com a sua pesquisa bibliográfica quanto o que captou em seus estudos das ferramentas estratégicas. Após a produção do seu texto, você deverá postar o seu texto PDF, em Meu Roteiro; O porquê de cada etapa Apresentação do Caso (vídeo) Objetivo principal: o seu professor dará uma explicação inicialsobre o Projeto de Experiência, a fim de que você saiba a importância de se estudar o como as ferramentas estratégicas para gerenciamento de crises de grande alcance e impacto social podem ser eficazes para a resolução do Tema Principal. As possíveis perguntas feitas no vídeo são apenas para a sua reflexão. Você não terá de respondê-las no trabalho a ser escrito. Roteiro de Estudos Objetivo principal: o conteúdo lhe oferece subsídios teóricos para produzir a sua produção textual. O Roteiro de Estudos tem embasamento aprofundado do Design Thinking, abordando também outras ferramentas estratégicas administrativas e de marketing, como Pirâmide de Maslow e Análise Swot, disponíveis nas Bibliografias Básica e Complementar, que podem ser utilizadas em gerenciamento de crises. Obs: vale salientar que o foco principal do Projeto de Experiência é o gerenciamento de crises dentro da sua área específica a partir de ferramentas estratégicas, sendo o Design Thinking a ferramenta obrigatória para ser mencionada em seu texto por estar na Ementa da disciplina. As outrasferramentas podem e devem ser adicionadas à sua linha de raciocínio ao escrever o seu texto (você pode escolhê-las livremente). Dicas do Professor As dicas são focadas nas ferramentas estratégicas e seus resultados sobre o gerenciamento de crises de sua área específica, podendo estar no formato de uma afirmação ou uma reflexão. Elas são criadas a partir do Roteiro de Estudos, da Bibliografia Básica e da Complementar. Não se preocupe se ela for em formato de perguntas, pois você não terá de respondê-las em seu texto, apenas refletir sobre a questão levantada. Isso o(a) ajudará a desenvolver seu texto. Embora sejam definidos em Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, todas as dicas podem ser interessantes para a produção. Fique atento(a) e não perca nenhuma delas! Nosso Artigo Com o resultado da da pesquisa, você desenvolverá um artigo dissertativo, no espaço intitulado Produção Textual. A produção textual será dividida em três linhas – Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. O orientador poderá mediar a participação do estudante para orientar a produção do artigo, adicionando linhas ou parágrafos focados no Tema Principal. Na estrutura do texto, as soluções encontradas para o problema devem apontar fatores das ferramentas disponibilizadas no Roteiro de Estudos da disciplina. O texto deve ser autoral, feito a partir do estudo das ferramentas no Roteiro de Estudos. Se o estudante usar alguma referência, deve seguir o seguinte modelo, encontrado nos textos jornalísticos de sites, jornais, revistas etc.: “De acordo com o autor XXXX, em seu livro YYYYYYY, o Design Thinking auxilia colaborativamente...” Criação Produção Textual (entrega em formato PDF no Ambiente Acadêmico) O Projeto de Experiência será composto por 8 a 10 páginas – englobando a Introdução, o Desenvolvimento e a Conclusão em formato PDF, tendo como base as ferramentas e suas possíveis utilizações dentro das áreas abordadas no curso, sendo que a Introdução, o Desenvolvimento e a Conclusão estarão conceitualmente interligadas. A ideia é dar um direcionamento ao artigo que será criado. Vale lembrar que, a partir do texto criado, a Coordenação Geral de PósGraduação escolherá um tema social de grande impacto e abrangência, que será discutido sob a ótica de cada Curso. Ou seja, o Tema Principal do Projeto de Experiência será único para todos os Cursos, escolhido entre os assuntos mais comentados jornalisticamente, que envolvam uma questão social, ambiental, educacional, cultural etc. (sem fundamentos ideológicos e/ou políticos). Como exemplo, vamos tratar de um problema social a partir de uma inundação e/ou catástrofe enfrentada por alguma cidade (situação problema) e sua solução, por exemplo, sob os aspectos: a. jurídicos (como recuperar os bens perdidos); b. de recursos humanos (de que forma trabalhar a autoestima da população eprepará-la para reconquistar o que foi perdido); c. educacionais (como a educação pode organizar o atendimento à populaçãonuma situação de crise); d. culturais (de que forma preservar as tradições depois de um desastre natural quearrastou templos, igrejas, teatros, espaços de lazer etc.); e. empresariais (o envolvimento de instituições privadas nas questões públicas); desaúde (atendimentos de emergência); f. de infraestrutura (como restabelecer a energia, oferecer água potável etc.); g. de arquitetura e engenharia (propostas emergenciais para abrigar a população, reconstruir casas e para cuidar de tombamentos históricos); h. moda (de que forma atender a população mais carente que perdeu todas assuasroupas); e i. gastronomia (como utilizar matéria-prima de qualidade e com custo-benefícioviável para atender a população carente) etc. Meu roteiro (entrega em formato PDF no Ambiente Acadêmico) A partir do artigo apresentado, você deverá escrever um breve roteiro com, no mínimo 2.900 caracteres (com espaço). Entragar em arquivo em formato PDF. Como referência, a ideia é que você desenvolva um roteiro parecido com o que viu durante todo o curso na Apresentação do Caso das outras disciplinas. O texto do roteiro deve ser publicado PDF no espaço para a entrega N2, intitulado Meu Roteiro. Você deverá fazer um breve Roteiro com a percepção que teve do assunto discutido no Tema Principal, apresentando os problemas e as soluções encontradas. Poderá ainda focar sobre um determinado aspecto que chamou a sua atenção na produção da Produção Textual, abordando as principais ferramentas utilizadas para resolver o caso. É um trabalho relativamente simples, em que você contará a sua experiência na introdução, desenvolvimento ou conclusão do caso, explicando porque colaborou da forma apresentada, unindo o que aprendeu e quanto o que captou em seus estudos das ferramentas estratégicas. Você poderá falar de uma parte específica – introdução, desenvolvimento, conclusão – ou do artigo todo. Resultados pretendidos O modelo de Projeto de Experiência aprovado pela Coordenação oferece ao estudante: 1. A oportunidade de conhecer e reconhecer ferramentas que pode ajudá-lo a resolver problemas e crises em sua área de atuação; 2. O contato pessoal com empresas e profissionais da área para discutir um tema de grande impacto social, ajudará a desenvolver o projeto de sua responsabilidade no artigo; 3. A reflexão sobre asferramentas de gerenciamento de crise e também em relação ao tema discutido e as implicações em sua área de atuação, a fim de que possa descobrirsaídas para resolver problemas e crises futuras; 4. A entrega de uma produção textual, o que apreendeu no Roteiro de Estudos, na proposta do parágrafo inicial, nas dicas, na Webconferência, na di 5. Discussão do tema social e nos bate-papos com os colegas de salas por meio do Café, Bate-papo e Networking. 6. O respeito aos prazos estabelecidos, a falha pode comprometer todo o processo. O comprometimento e a responsabilidade são bases para o desenvolvimento de todas as ferramentas estratégicas, principalmente o Design Thinking, que está na ementa da disciplina; 7. A elaboração de um roteiro, estimulando-o a buscar a percepção de tudo o que estudou; 8. O estudo do roteiro que exige conteúdo de acordo com o estudado, ou seja, um trabalho que exige disciplina e organização de ideias. Palavras finais A partir do Projeto de Experiência, você não apenas terá contato com ferramentas e práticas do mercado de trabalho na sua área como precisará passar, também, pela gestão de projetos e dos riscos envolvidos nas atividades propostas – afinal, ao não trabalhar de acordo com a proposta da disciplina – ou seja, de forma organizada, como se faz em todo empreendimento. Acreditamos que, ao final dessa experiência, além de ter adquirido uma visão mais ampla do funcionamento processual na sua área, você também terá enriquecido sua expertise de aplicação de métodos e ferramentas úteis e bastante conhecidas pelos diversos setores organizacionais, sentindo-se mais confiante para atuar em campo! Bibliografia Você consegue verificar a bibliografia para consulta e suporte dentro do Plano de Ensino da sua disciplina, documento que é disponibilizado na área Conheça sua Disciplina. As Bibliotecas Virtuais da instituição também podem ser usadas para pesquisa de livros complementares para auxiliar em sua pesquisa e entendimento das ferramentas, técnicas e processos envolvidos na gestão de riscos.

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