Pular para o conteúdo principal

TRABALHO PRONTO


 

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO

- UNIRP

 

 

 

 

 

[NOME COMPLETO DO ALUNO]

[RA: XXXXXXXX]

 

 

[TÍTULO DA RESENHA CRÍTICA]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SÃO PAULO – BRASIL

[Ano]

[NOME DO ALUNO]

[RA: XXXXXXXX]

 

 

[TÍTULO DA RESENHA CRÍTICA]

 

 

Resenha crítica referente à disciplina de Direitos Humanos do curso de [nome do curso] do Centro Universitário de Rio Preto, elaborado por [Nome completo do aluno].

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SÃO PAULO – BRASIL

[Ano]

ORIENTAÇÕES

Para que produza a resenha crítica, siga as seguintes orientações:

a)    você deverá escolher uma obra (filme,  livro, capítulo de livro, artigo de revista científica, dissertação, entre outros) para ser resenhada;

b)    essa obra deve estar inserida em sua área acadêmica, por exemplo: se você faz Direito, escolha uma obra que esteja relacionada aos seus estudos dentro do curso de Direito; se você faz Odontologia, escolha uma obra que seja referente aos seus estudos dentro do curso de Odontologia;

c)     leia a obra ou assista-lhe com cuidado: analise-a! Você já iniciou os estudos referentes à sua área de inserção; desse modo você pode, por exemplo, escolher um tema que já foi visto em sala de aula, verificar a opinião de um autor que seja especialista nesse tema e comparar a opinião dele com a opinião que é tratada na obra a ser analisada. Observe se essas opiniões são as mesmas, se são diferentes. Faça anotações;

d)     Mãos à obra! Produza uma resenha crítica acerca de uma obra – concernente ao sua área acadêmica de estudos – de, no mínimo, 30 linhas, e de, no máximo, 45 linhas;

e)    Inicie sua resenha, inserindo a referência relativa à obra que esteja sendo analisada. Use o seu guia de estudos ou, diretamente, o Manual de Orientação para Trabalhos Acadêmicos (disponível em <http://aplicacoes2.unirp.edu.br/Biblioteca/ManualTrabalhosAcademicos.pdf>.);

f)      Forneça as credenciais do autor: informações acerca do autor, da nacionalidade dele, da formação universitária dele (relevante para o texto a ser resenhado), títulos acadêmicos, obras publicadas.

g)    Apresente o resumo da obra: de maneira sucinta, escreva sobre as ideias principais dessa obra. De que trata a obra? A que ela se refere? Qual a característica principal dela?;

h)    Aprecie ou critique a obra: quais os pontos positivos e os pontos negativos dela? Qual a contribuição da obra para os seus estudos? Quais as ideias originais? Essas ideias estão em conformidade com o que os especialistas afirmam nos dias de hoje?;

i)       Escreva uma conclusão: você pode resumir o que escreveu na resenha, por exemplo: “nesta resenha, foram apresentados dados sobre o autor, sobre a relevância da obra para os estudos na área de [Medicina Veterinária/ Arquitetura/Nutrição] e foi analisada a questão relativa a [aspectos histológicos da pele de cães como ferramenta para a dermatopatologia/ falta de planejamento de pequenas empresas na construção civil/ prevenção da doença de Alzheimer a partir de uma dieta Mediterrânica]”;

j)       Lembre-se de que seu texto deve apresentar uma introdução (as informações relativas ao autor da obra e concernentes à obra), um desenvolvimento (o resumo da obra e a apreciação ou crítica dela) e uma conclusão (um resumo do que escreveu na resenha);

k)     Não use “nós” ou “você”: a resenha é um texto acadêmico que requer o uso impessoal dos verbos: use “deve-se”, “pode-se”, “trata-se”, “é visto”, “é formulado”;

l)       Esse trabalho deve ser realizado de forma individual;

m)   Use o formulário elaborado a seguir: o mesmo já está em consonância com as normas de formatação da ABNT:

[ÚLTIMO NOME DO AUTOR, Primeiros Nomes do Autor. Título: subtítulo. Disponível em: < >. Acesso em: dia mês (reduzido) ano.]

 

 

[Introdução: credenciais do autor: informações acerca do autor, da nacionalidade dele, da formação universitária dele (relevante para o texto a ser resenhado), títulos acadêmicos, obras publicadas.]

[Resumo da obra: ideias principais abordadas na obra em pauta]

[Apreciada ou crítica da obra: apresentação de pontos positivos e negativos]

[Conclusão: resumo do que você aprendeu, analisou, apreciou.]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

AP – Unidade 1, 2, 3 e 4

  AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...