SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I AULA 8 COMUNICADO SOBRE A PANDEMIA COVID-19 Caro aluno, Devido à pandemia que enfrentamos neste momento, estamos passando por tempos desafiadores, juntos e com esforços de cada um, certamente venceremos essas adversidades. Pensando na saúde e bem-estar de todos os nossos alunos, corpo docente e administrativo, e seguindo as determinações dos órgãos municipais, estaduais e dos Ministérios da Saúde e da Educação, as práticas pedagógicas propostas pelo seu curso deverão ser desenvolvidas em casa. Precisamos nos assegurar de que nossos alunos estão em segurança e, por isso, pedimos que você utilize sua criatividade, mas não deixe de realizar suas práticas, pois elas são fundamentais para a sua formação. FLUXO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO A parte de planejamento/organização e RELÁTORIO DAS ATIVIDADES devem ser realizados em sua casa... NÃO HÁ PERDA DA QUALIDADE DO PRODUTO A SER APRESENTADO! PARTE PRÁTICA DE EXECUÇÃO DO PROJETO Vale realizar as atividades propostas em cada projeto com os pais, irmãos, sobrinhos (QUE RESIDAM EM SUA CASA...), vale fazer videoconferência com a amiga que é professora, com o colega que trabalha como secretário, enfim, use sua imaginação, mas não deixe de fazer suas práticas pedagógicas e postar no portal, pois essas atividades compõem sua avaliação. Se você residir sozinho(a), utilize a imaginação, mas execute o plano da atividade que você está propondo para as PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Temos certeza de que essa pandemia se trata de algo que iremos superar e, rapidamente, poderemos normalizar nossas vidas. Um abraço, Equipe da UNIFAVENI Normas para a apresentação do artigo Abertura Olá! Chegamos ao final de nosso percurso e o que veremos é uma etapa fundamental para a publicação de um artigo: conhecer as normas para submissão do artigo. Nesta aula, você conhecerá estas normas e aprenderá como adequar seu artigo a elas para, finalmente, publicá-lo na revista científica do Centro Universitário FAVENI. BONS ESTUDOS! 1 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO E ARTIGO COMPLETO RESUMOS - Os resumos deverão ter no máximo 500 palavras. - A estrutura do resumo deverá conter, obrigatoriamente: problematização da pesquisa; objetivos; aporte teórico; procedimentos metodológicos; resultados parciais ou finais; conclusões. - Os resumos deverão estar formatados de acordo com as seguintes normas técnicas: Margens (superior e esquerda 3 cm, direita e inferior 2 cm) Espaçamento simples entre linhas. Tipo da fonte: apenas Times New Roman. Tamanho da fonte: 12. Inserir Título (centralizado, Negrito). Após o título, inserir o nome do GT escolhido (centralizado, Negrito). Inserir nomes dos autores (alinhamento à direita) e, em nota de rodapé, indicar formação acadêmica, instituição à qual está vinculado e e-mail dos autores. Inserir texto do resumo (justificado), em parágrafo único, recuo de 1,25 cm apenas na primeira linha. Inserir no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, com suas iniciais em letra maiúscula e separadas por ponto. ARTIGOS COMPLETOS - O artigo deverá ter no mínimo 08 e no máximo 12 páginas, incluindo a primeira página com resumo e, ao fim, as referências bibliográficas, bem como anexos e apêndices (caso necessário). - A estrutura do artigo completo deverá conter: Primeira folha: Título (centralizado, Negrito); nome do GT a que será submetido (centralizado, Negrito); nomes dos autores (alinhados à direita e inseridos, em notas de rodapé, a indicação de formação acadêmica, vínculo institucional e e-mail); resumo com no máximo 250 palavras, em espaço simples, alinhamento justificado e recuo de 1,25 cm apenas na primeira linha; e, inserir de 3 a 5 palavras-chave, com iniciais maiúsculas e separadas por ponto. Em seguida, após 3 espaços, iniciar o texto do artigo. APRESENTAÇÃO CONCEITUAL 2 A introdução deverá apresentar: contextualização, problema, objetivo(s), justificativa e hipótese(s) (se for o caso) e metodologia de pesquisa. Desenvolvimento do trabalho: demonstrar aporte teórico e revisão bibliográfica em concordância com o objeto de pesquisa; bem como os resultados, discussões e as considerações finais. Os tópicos do artigo serão subdivididos e nomeados a critério do autor, respeitando as normas sugeridas para o evento. Inserir as referências bibliográficas ao final do trabalho, respeitando as normas sugeridas para o evento. Inserir anexo e apêndice (se for o caso). - O artigo deverá ser formatado de acordo com as seguintes normas técnicas: Margens (superior e esquerda 3 cm, direita e inferior 2 cm). Espaçamento 1,5 cm entre linhas. Espaçamento do parágrafo antes e depois em 0pt. Tipo da fonte: apenas Times New Roman. Tamanho da fonte: 12. Tamanho menor, exemplo fonte 10, para notas de rodapé, citações diretas fora do corpo do texto e indicação de fonte e observações em figuras, quadros e tabelas. Figuras, tabelas e quadros deverão ser inseridos no corpo do texto (indicando título e fonte). Título principal – primeira folha (centralizado e negrito). As seções primárias, secundárias e terciárias deverão estar justificadas, junto à margem esquerda da página – não utilizar o recurso marcador programado pois afastará o item da margem. o Seção primária (caixa alta e negrito. Ex.: 1 INTRODUÇÃO). o Seção secundária (iniciais maiúsculas, negrito. Ex.: 1.1 Subtítulo). o Seção terciária em diante (iniciais maiúsculas, sem negrito. Ex.: 1.3.1 Subtítulo). Nas referências bibliográficas deverão constar apenas referências citadas no texto, em ordem alfabética, alinhadas à esquerda, com espaçamento simples nas referências e duplo entre as referências. - Normas para elaboração de citações diretas e indiretas: Utilizar o formato autor-data (exemplo): o Segundo Silva (2003, p. 54), ... o ... (SILVA, 2003, p. 54). o De acordo com Souza (1999), 3 o Texto (SOUZA, 1999). Nas citações diretas inserir nome do autor, ano e página(s). Citações diretas de até 3 linhas devem ser escritas no corpo do texto e o trecho transcrito deve estar entre aspas. Citações diretas de mais de 3 linhas devem ser escritas fora do corpo do texto, sem aspas, com recuo esquerdo de 4 cm, alinhamento justificado, espaço simples, fonte 10. Para as citações indiretas, inserir nome do autor e ano, não tem limite de linhas e não há utilização de aspas. - Exemplo de citação direta fora do corpo do texto (deixar uma linha vazia antes e depois da citação direta): Segundo Barros e Pereira (2008, p. 977), Geralmente assume-se que o empreendedorismo se encontra sempre e em qualquer lugar associado ao progresso econômico, embora ausente da vasta maioria dos modelos econômicos. Na sua obra clássica de 1911, Teoria do Desenvolvimento Econômico, Schumpeter argumenta que os empreendedores são a força motriz do crescimento econômico, ao introduzir no mercado inovações que tornam obsoletos os produtos e as tecnologias existentes. Continuação do texto... (formatação normal). - Normas para organização das referências (exemplos mais comumente utilizados, de acordo com Manual de Normas Técnicas da UESC, 2010 e ABNT): a) Material considerado no todo: AUTOR. Título: subtítulo. Edição. Local: Editora, data de publicação. N° de volumes e, ou total de páginas. (Série, Coleção). Observação: Inserir sobrenome em caixa alta, os demais abreviados (SOUZA, J. S. de; ...). Até três autores - indicar todos os autores separados por ponto-e-vírgula (;). Mais de três autores – indicar o 1° autor seguido da expressão et aI. Autor entidade – referenciar as obras de responsabilidade intelectual pelo nome (por extenso) de instituições, organizações, empresas, comitês, eventos etc. No caso de ministérios e/ou secretarias de governo, a referência deve ser feita pelo respectivo nome do país, estado ou município. Organizador, coordenador, editor – Indicar, após o nome do responsável pela obra, a sua denominação: se Organizador(es) – inserir (Org.); se Coordenador(es) – inserir (Coord); e se Editor(es) – inserir (Ed.). b) Parte de publicação: 4 AUTOR(ES). Título: subtítulo (se houver). In: AUTOR (ES). Título da obra: subtítulo (se houver). Número da edição. Local de publicação: editora, data de publicação. Número do volume e/ou localização da parte referenciada. c) Trabalhos acadêmicos: AUTOR. Título do trabalho. Ano da publicação. Total de folhas. Graduação/Dissertação/Tese (nome do curso - graduação/mestrado/doutorado) - Faculdade, Universidade, local, ano da defesa. Observação: para acesso on-line acrescentar: Disponível em
SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I AULA 8 COMUNICADO SOBRE A PANDEMIA COVID-19 Caro aluno, Devido à pandemia que enfrentamos neste momento, estamos passando por tempos desafiadores, juntos e com esforços de cada um, certamente venceremos essas adversidades. Pensando na saúde e bem-estar de todos os nossos alunos, corpo docente e administrativo, e seguindo as determinações dos órgãos municipais, estaduais e dos Ministérios da Saúde e da Educação, as práticas pedagógicas propostas pelo seu curso deverão ser desenvolvidas em casa. Precisamos nos assegurar de que nossos alunos estão em segurança e, por isso, pedimos que você utilize sua criatividade, mas não deixe de realizar suas práticas, pois elas são fundamentais para a sua formação. FLUXO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO A parte de planejamento/organização e RELÁTORIO DAS ATIVIDADES devem ser realizados em sua casa... NÃO HÁ PERDA DA QUALIDADE DO PRODUTO A SER APRESENTADO! PARTE PRÁTICA DE EXECUÇÃO DO PROJETO Vale realizar as atividades propostas em cada projeto com os pais, irmãos, sobrinhos (QUE RESIDAM EM SUA CASA...), vale fazer videoconferência com a amiga que é professora, com o colega que trabalha como secretário, enfim, use sua imaginação, mas não deixe de fazer suas práticas pedagógicas e postar no portal, pois essas atividades compõem sua avaliação. Se você residir sozinho(a), utilize a imaginação, mas execute o plano da atividade que você está propondo para as PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Temos certeza de que essa pandemia se trata de algo que iremos superar e, rapidamente, poderemos normalizar nossas vidas. Um abraço, Equipe da UNIFAVENI Normas para a apresentação do artigo Abertura Olá! Chegamos ao final de nosso percurso e o que veremos é uma etapa fundamental para a publicação de um artigo: conhecer as normas para submissão do artigo. Nesta aula, você conhecerá estas normas e aprenderá como adequar seu artigo a elas para, finalmente, publicá-lo na revista científica do Centro Universitário FAVENI. BONS ESTUDOS! 1 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO E ARTIGO COMPLETO RESUMOS - Os resumos deverão ter no máximo 500 palavras. - A estrutura do resumo deverá conter, obrigatoriamente: problematização da pesquisa; objetivos; aporte teórico; procedimentos metodológicos; resultados parciais ou finais; conclusões. - Os resumos deverão estar formatados de acordo com as seguintes normas técnicas: Margens (superior e esquerda 3 cm, direita e inferior 2 cm) Espaçamento simples entre linhas. Tipo da fonte: apenas Times New Roman. Tamanho da fonte: 12. Inserir Título (centralizado, Negrito). Após o título, inserir o nome do GT escolhido (centralizado, Negrito). Inserir nomes dos autores (alinhamento à direita) e, em nota de rodapé, indicar formação acadêmica, instituição à qual está vinculado e e-mail dos autores. Inserir texto do resumo (justificado), em parágrafo único, recuo de 1,25 cm apenas na primeira linha. Inserir no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, com suas iniciais em letra maiúscula e separadas por ponto. ARTIGOS COMPLETOS - O artigo deverá ter no mínimo 08 e no máximo 12 páginas, incluindo a primeira página com resumo e, ao fim, as referências bibliográficas, bem como anexos e apêndices (caso necessário). - A estrutura do artigo completo deverá conter: Primeira folha: Título (centralizado, Negrito); nome do GT a que será submetido (centralizado, Negrito); nomes dos autores (alinhados à direita e inseridos, em notas de rodapé, a indicação de formação acadêmica, vínculo institucional e e-mail); resumo com no máximo 250 palavras, em espaço simples, alinhamento justificado e recuo de 1,25 cm apenas na primeira linha; e, inserir de 3 a 5 palavras-chave, com iniciais maiúsculas e separadas por ponto. Em seguida, após 3 espaços, iniciar o texto do artigo. APRESENTAÇÃO CONCEITUAL 2 A introdução deverá apresentar: contextualização, problema, objetivo(s), justificativa e hipótese(s) (se for o caso) e metodologia de pesquisa. Desenvolvimento do trabalho: demonstrar aporte teórico e revisão bibliográfica em concordância com o objeto de pesquisa; bem como os resultados, discussões e as considerações finais. Os tópicos do artigo serão subdivididos e nomeados a critério do autor, respeitando as normas sugeridas para o evento. Inserir as referências bibliográficas ao final do trabalho, respeitando as normas sugeridas para o evento. Inserir anexo e apêndice (se for o caso). - O artigo deverá ser formatado de acordo com as seguintes normas técnicas: Margens (superior e esquerda 3 cm, direita e inferior 2 cm). Espaçamento 1,5 cm entre linhas. Espaçamento do parágrafo antes e depois em 0pt. Tipo da fonte: apenas Times New Roman. Tamanho da fonte: 12. Tamanho menor, exemplo fonte 10, para notas de rodapé, citações diretas fora do corpo do texto e indicação de fonte e observações em figuras, quadros e tabelas. Figuras, tabelas e quadros deverão ser inseridos no corpo do texto (indicando título e fonte). Título principal – primeira folha (centralizado e negrito). As seções primárias, secundárias e terciárias deverão estar justificadas, junto à margem esquerda da página – não utilizar o recurso marcador programado pois afastará o item da margem. o Seção primária (caixa alta e negrito. Ex.: 1 INTRODUÇÃO). o Seção secundária (iniciais maiúsculas, negrito. Ex.: 1.1 Subtítulo). o Seção terciária em diante (iniciais maiúsculas, sem negrito. Ex.: 1.3.1 Subtítulo). Nas referências bibliográficas deverão constar apenas referências citadas no texto, em ordem alfabética, alinhadas à esquerda, com espaçamento simples nas referências e duplo entre as referências. - Normas para elaboração de citações diretas e indiretas: Utilizar o formato autor-data (exemplo): o Segundo Silva (2003, p. 54), ... o ... (SILVA, 2003, p. 54). o De acordo com Souza (1999), 3 o Texto (SOUZA, 1999). Nas citações diretas inserir nome do autor, ano e página(s). Citações diretas de até 3 linhas devem ser escritas no corpo do texto e o trecho transcrito deve estar entre aspas. Citações diretas de mais de 3 linhas devem ser escritas fora do corpo do texto, sem aspas, com recuo esquerdo de 4 cm, alinhamento justificado, espaço simples, fonte 10. Para as citações indiretas, inserir nome do autor e ano, não tem limite de linhas e não há utilização de aspas. - Exemplo de citação direta fora do corpo do texto (deixar uma linha vazia antes e depois da citação direta): Segundo Barros e Pereira (2008, p. 977), Geralmente assume-se que o empreendedorismo se encontra sempre e em qualquer lugar associado ao progresso econômico, embora ausente da vasta maioria dos modelos econômicos. Na sua obra clássica de 1911, Teoria do Desenvolvimento Econômico, Schumpeter argumenta que os empreendedores são a força motriz do crescimento econômico, ao introduzir no mercado inovações que tornam obsoletos os produtos e as tecnologias existentes. Continuação do texto... (formatação normal). - Normas para organização das referências (exemplos mais comumente utilizados, de acordo com Manual de Normas Técnicas da UESC, 2010 e ABNT): a) Material considerado no todo: AUTOR. Título: subtítulo. Edição. Local: Editora, data de publicação. N° de volumes e, ou total de páginas. (Série, Coleção). Observação: Inserir sobrenome em caixa alta, os demais abreviados (SOUZA, J. S. de; ...). Até três autores - indicar todos os autores separados por ponto-e-vírgula (;). Mais de três autores – indicar o 1° autor seguido da expressão et aI. Autor entidade – referenciar as obras de responsabilidade intelectual pelo nome (por extenso) de instituições, organizações, empresas, comitês, eventos etc. No caso de ministérios e/ou secretarias de governo, a referência deve ser feita pelo respectivo nome do país, estado ou município. Organizador, coordenador, editor – Indicar, após o nome do responsável pela obra, a sua denominação: se Organizador(es) – inserir (Org.); se Coordenador(es) – inserir (Coord); e se Editor(es) – inserir (Ed.). b) Parte de publicação: 4 AUTOR(ES). Título: subtítulo (se houver). In: AUTOR (ES). Título da obra: subtítulo (se houver). Número da edição. Local de publicação: editora, data de publicação. Número do volume e/ou localização da parte referenciada. c) Trabalhos acadêmicos: AUTOR. Título do trabalho. Ano da publicação. Total de folhas. Graduação/Dissertação/Tese (nome do curso - graduação/mestrado/doutorado) - Faculdade, Universidade, local, ano da defesa. Observação: para acesso on-line acrescentar: Disponível em
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