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PS001 - PSICOPEDAGOGIA DA APRENDIZAGEM E DA EDUCAÇÃO
ATIVIDADE PRÁTICA
CASO 1: ESCOLA E VIOLÊNCIA. O QUE FAZER A PARTIR DA
PSICOPEDAGOGIA
Está amplamente demonstrada a influência que tem a violência na vida dos jovens e em
seu desenvolvimento individual. Infelizmente, o contexto escolar não fica isento desta
dinâmica. Segundo a UNESCO, numerosos fatores determinam a violência em seu interior.
Entre eles, destacam a representação social e cultural da violência, os fatores
socioeconômicos individuais e territoriais (por exemplo, as escolas nas chamadas faixas
de pobreza), a dinâmica familiar dos jovens, a comunidade como meio imediato da
instituição escolar, entre outros.
Constata-se que a situação econômica em inter-relação com as crenças sobre a violência
determina, com certa variabilidade, as definições sociais sobre o que é ou não violento: em
muitos contextos, esta termina por ser naturalizada como parte da vida cotidiana, e neste
círculo vicioso, a escola e os jovens são espaços e grupos vulneráveis por excelência na
reprodução destas dinâmicas e concepções. Nestes contextos violentos também se
constata que o fenômeno se expressa não só de maneira física senão simbólica ou de
maneira psicológica.
As principais formas de violência que se exercem contra meninos e meninas nas escolas
costumam ser: o castigo físico e psicológico, o assédio, a violência sexual e por razões de
gênero, a violência externa: rixas entre gangues, as situações de conflito, as armas e as
brigas, entre outras expressões que também envolvem aos docentes ou figuras de poder,
bem como a violência que se dá entre colegas escolares.
Tomando como exemplo as ideias anteriores, vejamos o seguinte caso específico:
Ana é uma adolescente de classe média baixa, a quarta das filhas de uma família migrante
de baixos rendimentos na periferia de uma grande cidade. Tem um fenótipo não muito
adequado por ser gorda. Tanto no bairro como na escola é objeto de deboche,
perseguições, e em ocasiões até violência física, do tipo toque sem consentimento.
Também tem recebido mensagens inapropriadas por redes sociais. Um dia, um grupo de
colegas debocharam dela em frente a um garoto com quem tinha vínculos positivos e
sentimentais. Ela tomou uma pedra e provocou uma ferida grave num de seus colegas.
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Instruções para o desenvolvimento da atividade
Tendo como exemplo a situação problema descrita, desenvolva as seguintes
tarefas.
1. Esboce algumas ideias essenciais que caracterizam a relação sociedadeescola-indivíduo em torno do fenômeno da violência desde a perspectiva da
psicopedagogia.
2. Com base aos modelos teóricos aprendidos, identifique qual ou quais serviriam
mais para entender a reação de Ana. Argumente.
3. Problematize sobre a violência como um dos debates atuais entre a
psicopedagogia e a sociedade.
4. Qual tipo de intervenção psicopedagógica seria de maior utilidade de acordo à
situação proposta. Esboce brevemente algumas ações de transformação.
Elabore sua resposta a estas questões baseando-se no estudo dos materiais da
disciplina e em outras fontes que considere conveniente consultar.
Uma vez completas as respostas, entregue o documento através do ícone da
atividade.
CASO 2: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm impactado de sobremaneira
todos os espaços da vida social e a educação não tem ficado fora. A chamada sociedade
do conhecimento ou a informação tem transformado as maneiras de ensinar e de aprender,
tanto dentro como fora da escola. As TICs demonstraram que vieram a significar
oportunidades ao mesmo tempo que desafios, modernizando os processos de
aprendizagem, acelerando seus períodos, mas ao mesmo tempo têm criado e reforçado
as desigualdades dadas pelas diferenças a seu acesso. Sua influência nos resultados de
aprendizagem são inegáveis, como inegáveis também são os problemas que lhe
acompanham, assumindo que seu uso não é neutro nem despojado de valores.
Em as aulas, sua expansão pressiona no desenvolvimento de novos papéis, didáticas, e
práticas entre os educandos e os educadores, para só mencionar estes dois agentes. As
TICs não são meros artefatos, senão que têm modificado a linguagem, o pensamento,
narrativas, códigos de comunicação, vínculos, identidades sob novas cosmovisões. Tudo
isso é expresso em novas maneiras de ensinar e de aprender.
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Instruções para o desenvolvimento da atividade
Repasse mentalmente as teorias fundamentais originarias da Psicologia
educacional:
1. Estas nos servem para entender este novo panorama educacional marcado
pela emergência das TICs? Argumente.
2. Como as TICs transformaram o papel do Psicólogo educativo na escola.
3. O arquétipo de educador-educando é transformado nestas novas
circunstâncias? Fundamente sua resposta com exemplos concretos de sua
prática.
4. A partir de sua opinião ou experiência (caso a teve), assinale metas e desafios
sobre o modelo de intervenção psicopedagógica de inspiração mistatecnológica.
Elabore sua resposta a estas questões baseando-se no estudo dos materiais da
disciplina e em outras fontes que considere conveniente consultar.
Uma vez completas as respostas, entregue o documento através do ícone da
atividade.
CASO 3: O EDUCANDO NO CENTRO, MAS NÃO
SOLITARIAMENTE
Embora de comum acordo tenha sido definido que existem múltiplos fatores no processo
de ensino-aprendizagem, a abordagem centrada na pessoa prioriza os aprendizes no foco
de suas ações. Por isso o processo educacional não deve consistir no fato de que quem
aprende deve ser receptor passivo do conhecimento que o professor professa, senão que
deve ser parte de um processo interativo de duas mãos, de ida e volta. A partir desta
concepção os educandos são agentes ativos, curiosos, empreendedores, investigadores
natos, que em ambientes positivos geram processos de aprendizagens cada vez mais
autônomos. Os educadores também são agentes que aprendem nesta relação de tipo mais
horizontal que vertical. Nesta lógica não existe um ator que tudo sabe e outro que nada
sabe, mas sim, na verdade, um que facilita e promove a busca do conhecimento e sua
análise por parte dos educandos. Nesta atmosfera é relevante o conhecimento em seu
sentido cognitivo, mas também emocional, porque o educando não é um aluno em abstrato
senão uma pessoa em sua totalidade.
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Instruções para o desenvolvimento da atividade
Identifique com qual teoria da aprendizagem se associa a situação anterior.
Argumente.
1. Como compreender desde a comunidade de aprendizagem tal concepção de
educando-educador?
2. Como abordaria um plano de ensino-aprendizagem com base na unidade
afetivo-cognitiva?
3. Elabore uma proposta de sistema de ações gerais (ou plano de ação) seguindo
um modelo de intervenção de programas.
Elabore sua resposta a estas questões baseando-se no estudo dos materiais da
disciplina e em outras fontes que considere conveniente consultar.
Uma vez completas as respostas, entregue o documento através do ícone da
atividade.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19 GUARULHOS 2020 Prezados Acadêmicos! O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci
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