SUMÁRIO
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE
CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
1.2 CONTEXTUALIZAÇÃO DE ESTÁGIO
1.4 FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA DA PESQUISA.................................................4
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO
1 PARTE
I: PESQUISA
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
Área
de concentração: Escrever
a área de concentração escolhida.
Tema: Escrever o tema escolhido, relacionado
à área de concentração.
Neste tópico, você define uma
área de concentração (lista na Trilha de Aprendizagem) e descreve a
justificativa da escolha. Ao optar por uma área de concentração você elegerá um
campo ou ramo do conhecimento ou atividade, pois segundo Borges-Andrade (2003,
p. 165) uma área de concentração “deve agrupar ações e fazê-las convergir para
um centro de modo [...] a tornar mais ativo determinado domínio de
conhecimento”. Ainda, ao escolher a área de concentração você precisa definir
um tema e delimitá-lo, ou seja, é preciso estabelecer limites apresentando,
especificamente, qual o seu interesse de estudo.
Veja um exemplo de
delimitação:
Área de concentração: Metodologias de Ensino
Tema: Instrumentos de Avaliação do Ensino Fundamental
Observe que a partir da área
de concentração (Metodologias de Ensino),
optou-se por estudar os Instrumentos de
avaliação do Ensino Fundamental. As leituras elencadas, sobre o assunto Metodologias
de Ensino, devem permitir um estudo do tema de forma completa possível.
Texto com Letra
Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira
linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5
entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra
Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira
linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5
entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm.
1.2 CONTEXTUALIZAÇÃO DE ESTÁGIO
Em cada estágio você terá um
local/público diferente para realizar suas atividades (observações e
entrevista). Neste tópico, você apresentará brevemente o local escolhido para realização
do estágio. Apresentará os profissionais com o qual realizará a observação e
entrevista.
Nesse estágio você sempre
terá como foco o gestor da escola e seus profissionais auxiliares (orientador,
supervisor, coordenador pedagógico).
Utilize diferentes fontes
(livros, artigos etc.) para apresentar as características do público com o qual
você trabalhará.
1.3 OBJETIVOS
Para realização do estágio
foram definidos os objetivos de ensino abaixo, com eles, pretende-se
desenvolver diferentes competências/habilidades que um profissional da Gestão
Educacional necessita no seu cotidiano.
Os objetivos de ensino são,
por exemplo, elaborar questões para a entrevista.
- Escrever os objetivos em formato de
tópicos;
- Iniciar os objetivos por verbos no
infinitivo;
- Escrever os objetivos em formato de
tópicos;
- Iniciar os objetivos por verbos no
infinitivo.
1.4
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA
Uma fundamentação teórica
referenda e endossa a área de concentração escolhida. Então vejamos: O que é
uma teoria? De acordo com o dicionário de Língua Portuguesa, trata-se de
princípios básicos e elementares de uma arte ou ciência. Já uma fundamentação
teórica relaciona a literatura mais relevante sobre determinado assunto, ou
seja, é o momento de buscar subsídios para compreender uma área do saber de
modo a torná-los adequados ao contexto do trabalho. É importante conhecer como
conceitos e definições pertinentes à área foram abordados em outros estudos já
realizados.
A fundamentação teórica
sobre a área de concentração será desenvolvida sucessivamente, uma etapa a cada
estágio. De modo gradual, aprimoram-se concepções para um denso embasamento
teórico quando da escrita.
Lembre-se
de utilizar citações diretas curtas e longas e citações indiretas, sempre
referenciando adequadamente de acordo com as Normas da ABNT, como por exemplo:
Citação
direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10,
espaçamento simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda.
Citação direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10,
espaçamento simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda.
Citação direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10,
espaçamento simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda.
(SOBRENOME DO AUTOR, ANO, p.XX).
Texto
com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na
primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5
entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra
Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira
linha de 1,25 cm.
Texto
com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na
primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5
entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra
Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira
linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5
entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm.
Texto
com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na
primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5
entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra
Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira
linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5
entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm.
Citação
direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10,
espaçamento simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda.
Citação direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10, espaçamento
simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda. (SOBRENOME
DO AUTOR, ANO, p.XX).
Texto
com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na
primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5
entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra
Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira
linha de 1,25 cm.
Citação
direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10,
espaçamento simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda.
Citação direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10,
espaçamento simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda.
Citação direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10,
espaçamento simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda.
(SOBRENOME DO AUTOR, ANO, p.XX).
Texto
com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na
primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5
entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra
Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira
linha de 1,25 cm.
Texto
com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na
primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5
entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra
Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira
linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5
entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm.
2 PARTE II:
PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO
2.1 METODOLOGIA
Texto com Letra Arial, tamanho 12,
espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm.
Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de
parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12,
espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm.
Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de
parágrafo na primeira linha de 1,25 cm.
Texto com Letra Arial, tamanho 12,
espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto
com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na
primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5
entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra
Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira
linha de 1,25 cm.
2.2
CRONOGRAMA
Para
cumprir as atividades de Estágio de forma sequencial e sem atropelos é
fundamental que você organize seu tempo. Após conversa com o supervisor e
gestor da escola, organize suas idas à escola de acordo com o exemplo a seguir:
ESCOLA: |
||
Data |
Turno
e Horário |
Detalhamento
das Atividades |
22/08/2022 |
Manhã – 7h30 às 12h |
Diálogo com a direção da escola. Leitura do PPC e Regimento escolar. |
23/08/2022 |
Tarde – 13h30 às 17h |
Leitura do PPC e Regimento escolar. Coleta de dados seguindo o roteiro
de observação. |
24/08/2022 |
Manhã – 7h30 às 12h |
Entrevista com o Diretor da escola |
25/08/2022 |
Manhã – 7h30 às 11h10 |
Entrevista com o Coordenador |
26/08/2022 |
Manhã – 8h20 às 12h |
Observação.... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
.... |
.... |
... |
... |
.... |
REFERÊNCIAS
BRASIL.
Resolução CEB. Resolução nº 2, de 7 de abril de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.
Brasília, DF: abril de 1998. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ rceb02_98.pdf>. Acesso em: 5
jun. 2018.
MACHADO, J.;
MARMITT, D. B. N. Conceitos de força: significados em manuais didáticos. Revista Electrónica de Enseñanza de las
Ciencias, v. 15, n. 2, p. 281-296, 2016.
PINHO ALVES, J.
P. Atividades experimentais: do
método à prática construtivista. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade
Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2000.
TAFNER,
Elisabeth Penzlien; SILVA, Everaldo. Metodologia do trabalho acadêmico.
Indaial: UNIASSELVI, 2011.
OBSERVAÇÃO:
Referenciar todas as obras citadas conforme
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023.
ANEXOS
ANEXO A: ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO
1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO EM
RELAÇÃO À EDUCAÇÃO BÁSICA
- Organização: turnos de funcionamento e respectivos horários,
total de turmas para cada nível/modalidade de ensino atendido, média de
estudantes por turma, média da faixa etária por turma, quantidade de
funcionários, existência de equipe de apoio (psicopedagogos, psicólogos,
médicos, fonoaudiólogos etc.), em quais situações os pais/responsáveis se
dirigem à escola.
- Infraestrutura: descrição dos aspectos físicos da
escola: tipo de prédio, estrutura das dependências: espaço para atendimento a
pais/responsáveis, biblioteca, laboratórios, salas de aula, sala dos
professores, salas informatizadas, áreas de lazer, estrutura para a realização
de esportes, espaço destinado à socialização de trabalhos realizados pelos
estudantes e para informações pertinentes ao funcionamento da escola,
acessibilidade para pessoas com deficiência (física, visual, etc.), espaço
destinado às refeições, quais equipamentos multimídias a escola possui.
- Projeto
Político-Pedagógico e Regimento Escolar: descrição dos fins e objetivos da proposta pedagógica da
escola e quais documentos alicerçam esta proposta, o PPP é rediscutido em quais
momentos? Caso ocorram inovações e/ou alterações, elas são comunicadas através
de quais meios, no PPP constam registrados e sistematizados eventos como:
feiras, viagem de estudos, jogos estudantis, entre outras atividades que
favorecem o desenvolvimento cognitivo e psicomotor dos estudantes, como os conteúdos
das disciplinas aparecem organizados, quais recursos didáticos e referenciais
teóricos norteiam a prática do corpo docente e administrativo da escola, a
forma de avaliação e a recuperação de conteúdos aparecem descritas no PPP.
2 CARACTERIZAÇÃO DO CORPO DOCENTE
Quantidade de professores
atuantes em sala de aula, professores de apoio e quantidade de professores que
atuam na gestão escolar. Formação acadêmica (quantos possuem Curso superior,
pós-graduação, mestrado, doutorado), regime de trabalho, os profissionais moram
no bairro e/ou município no qual a escola está edificada, a escola oferece
possibilidades de formação continuada para docentes (atuantes em sala ou na
gestão).
3 CARACTERIZAÇÃO DO GESTOR E DEMAIS
PROFISSIONAIS DO CORPO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO
- Aspectos Gerais: formação acadêmica, experiência profissional
(tempo de atuação com a Educação), tempo de atuação na escola atual,
relacionamento com os estudantes, regime de trabalho, o profissional mora no
bairro e/ou município no qual a escola está edificada, a profissional busca
formação/atualização profissional.
- Planejamento: como ocorrer seu trabalho no espaço
escolar. Quais suas funções. Como desenvolve seu trabalho junto aos professores
e demais profissionais. Participa da formulação e reformulação do PPP da
escola.
ANEXO B: ROTEIRO DE ENTREVISTA
PERGUNTAS COMUNS |
PERGUNTA 1: [Digite aqui] |
|
PERGUNTA 2: [Digite aqui] |
|
PERGUNTA 3: [Digite aqui] |
|
PERGUNTA 4: [Digite aqui] |
PERGUNTAS ESPECÍFICAS –
ENTREVISTADO A |
PERGUNTA 5: [Digite aqui] |
|
PERGUNTA 6: [Digite aqui] |
|
PERGUNTA 7: [Digite aqui] |
PERGUNTAS ESPECÍFICAS –
ENTREVISTADO B |
PERGUNTA 8: [Digite aqui] |
|
PERGUNTA 9: [Digite aqui] |
|
PERGUNTA 10: [Digite aqui] |
PERGUNTAS ESPECÍFICAS –
ENTREVISTADO C |
PERGUNTA 8: [Digite aqui] |
|
PERGUNTA 9: [Digite aqui] |
|
PERGUNTA 10: [Digite aqui] |
ORIENTAÇÕES
SOBRE O ROTEIRO DE ENTREVISTA:
Lembre-se de que, neste momento, você elaborará o seu ROTEIRO DE ENTREVISTA, o
qual deve conter de 08 a 10 questões no mínimo (você pode elaborar mais
questões e mudar a quantidade dos quadros acima) que nortearão a sua entrevista
com os profissionais do corpo administrativo da escola (Gestor, Orientador
Educacional, Supervisor Educacional) Nas perguntas comuns elabore questões que
podem ser respondidas pelos entrevistados, relacionadas ao dia a dia do
trabalho escolar. Nas perguntas específicas foque na experiência de vida do
funcionário e na experiência profissional.
Lembrando que você deverá realizar 3
entrevistas: Uma entrevista com o gestor/diretor da escola + uma entrevista com
o supervisor da escola + uma entrevista com o coordenador/orientador
educacional da escola.
IMPORTANTE: Nessa etapa (etapa 1) você entregará
apenas as perguntas das entrevistas. Na etapa 2 você entregará as perguntas com
as respostas dos entrevistados.
Comentários
Postar um comentário