Pular para o conteúdo principal

ESTÁGIO


 


1 PARTE I: PESQUISA

 

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

 

Área de concentração: Escrever a área de concentração escolhida.

Tema: Escrever o tema escolhido, relacionado à área de concentração.

 

Neste tópico, você define uma área de concentração (lista na Trilha de Aprendizagem) e descreve a justificativa da escolha. Ao optar por uma área de concentração você elegerá um campo ou ramo do conhecimento ou atividade, pois segundo Borges-Andrade (2003, p. 165) uma área de concentração “deve agrupar ações e fazê-las convergir para um centro de modo [...] a tornar mais ativo determinado domínio de conhecimento”. Ainda, ao escolher a área de concentração você precisa definir um tema e delimitá-lo, ou seja, é preciso estabelecer limites apresentando, especificamente, qual o seu interesse de estudo.

 

Veja um exemplo de delimitação:

Área de concentração: Metodologias de Ensino

Tema: Instrumentos de Avaliação do Ensino Fundamental

 

Observe que a partir da área de concentração (Metodologias de Ensino), optou-se por estudar os Instrumentos de avaliação do Ensino Fundamental. As leituras elencadas, sobre o assunto Metodologias de Ensino, devem permitir um estudo do tema de forma completa possível.

 

Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm.

 

1.2 CONTEXTUALIZAÇÃO DE ESTÁGIO

 

Em cada estágio você terá um local/público diferente para realizar suas atividades (observações e entrevista). Neste tópico, você apresentará brevemente o local escolhido para realização do estágio. Apresentará os profissionais com o qual realizará a observação e entrevista.

Nesse estágio você sempre terá como foco o gestor da escola e seus profissionais auxiliares (orientador, supervisor, coordenador pedagógico).

Utilize diferentes fontes (livros, artigos etc.) para apresentar as características do público com o qual você trabalhará.

 

1.3 OBJETIVOS

 

Para realização do estágio foram definidos os objetivos de ensino abaixo, com eles, pretende-se desenvolver diferentes competências/habilidades que um profissional da Gestão Educacional necessita no seu cotidiano.

Os objetivos de ensino são, por exemplo, elaborar questões para a entrevista.

 

  • Escrever os objetivos em formato de tópicos;
  • Iniciar os objetivos por verbos no infinitivo;
  • Escrever os objetivos em formato de tópicos;
  • Iniciar os objetivos por verbos no infinitivo.

 

1.4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA

 

Uma fundamentação teórica referenda e endossa a área de concentração escolhida. Então vejamos: O que é uma teoria? De acordo com o dicionário de Língua Portuguesa, trata-se de princípios básicos e elementares de uma arte ou ciência. Já uma fundamentação teórica relaciona a literatura mais relevante sobre determinado assunto, ou seja, é o momento de buscar subsídios para compreender uma área do saber de modo a torná-los adequados ao contexto do trabalho. É importante conhecer como conceitos e definições pertinentes à área foram abordados em outros estudos já realizados.

A fundamentação teórica sobre a área de concentração será desenvolvida sucessivamente, uma etapa a cada estágio. De modo gradual, aprimoram-se concepções para um denso embasamento teórico quando da escrita.

Lembre-se de utilizar citações diretas curtas e longas e citações indiretas, sempre referenciando adequadamente de acordo com as Normas da ABNT, como por exemplo:

 

Citação direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10, espaçamento simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda. Citação direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10, espaçamento simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda. Citação direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10, espaçamento simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda. (SOBRENOME DO AUTOR, ANO, p.XX).

 

Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm.

Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm.

Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm.

 

Citação direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10, espaçamento simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda. Citação direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10, espaçamento simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda. (SOBRENOME DO AUTOR, ANO, p.XX).

 

Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm.

 

Citação direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10, espaçamento simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda. Citação direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10, espaçamento simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda. Citação direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10, espaçamento simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda. (SOBRENOME DO AUTOR, ANO, p.XX).

 

Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm.

Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm.

 

 

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

 

2.1 METODOLOGIA

 

Na metodologia do estágio, você, acadêmico, apresenta como as atividades de estágio serão desenvolvidas na Instituição Concedente. Inicie relatando o local onde será realizado o Estágio, utilizando os dados coletados e registrados no Roteiro de Observação. Relate como os dados observados foram coletados e registrados. Explane qual será a forma de intervenção de acordo com as atividades práticas de cada Estágio, que podem ser: entrevistas, observações e/ou regências.

Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm.

Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm.

2.2 CRONOGRAMA

 

Para cumprir as atividades de Estágio de forma sequencial e sem atropelos é fundamental que você organize seu tempo. Após conversa com o supervisor e gestor da escola, organize suas idas à escola de acordo com o exemplo a seguir:

 

ESCOLA:

Data

Turno e Horário

Detalhamento das Atividades

22/08/2022

Manhã – 7h30 às 12h

Diálogo com a direção da escola. Leitura do PPC e Regimento escolar.

23/08/2022

Tarde – 13h30 às 17h

Leitura do PPC e Regimento escolar. Coleta de dados seguindo o roteiro de observação.

24/08/2022

Manhã – 7h30 às 12h

Entrevista com o Diretor da escola

25/08/2022

Manhã – 7h30 às 11h10

Entrevista com o Coordenador

26/08/2022

Manhã – 8h20 às 12h

Observação....

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

....

....

...

...

....

 

 

REFERÊNCIAS

 

 

BRASIL. Resolução CEB. Resolução nº 2, de 7 de abril de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, DF: abril de 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ rceb02_98.pdf>. Acesso em: 5 jun. 2018.

 

MACHADO, J.; MARMITT, D. B. N. Conceitos de força: significados em manuais didáticos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 15, n. 2, p. 281-296, 2016.

 

PINHO ALVES, J. P. Atividades experimentais: do método à prática construtivista. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2000.

 

TAFNER, Elisabeth Penzlien; SILVA, Everaldo. Metodologia do trabalho acadêmico. Indaial: UNIASSELVI, 2011.

 

OBSERVAÇÃO: Referenciar todas as obras citadas conforme ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023.

 

 


ANEXOS

 

 

ANEXO A: ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO

 

1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO BÁSICA

- Organização: turnos de funcionamento e respectivos horários, total de turmas para cada nível/modalidade de ensino atendido, média de estudantes por turma, média da faixa etária por turma, quantidade de funcionários, existência de equipe de apoio (psicopedagogos, psicólogos, médicos, fonoaudiólogos etc.), em quais situações os pais/responsáveis se dirigem à escola.

 

- Infraestrutura: descrição dos aspectos físicos da escola: tipo de prédio, estrutura das dependências: espaço para atendimento a pais/responsáveis, biblioteca, laboratórios, salas de aula, sala dos professores, salas informatizadas, áreas de lazer, estrutura para a realização de esportes, espaço destinado à socialização de trabalhos realizados pelos estudantes e para informações pertinentes ao funcionamento da escola, acessibilidade para pessoas com deficiência (física, visual, etc.), espaço destinado às refeições, quais equipamentos multimídias a escola possui. 

 

- Projeto Político-Pedagógico e Regimento Escolar: descrição dos fins e objetivos da proposta pedagógica da escola e quais documentos alicerçam esta proposta, o PPP é rediscutido em quais momentos? Caso ocorram inovações e/ou alterações, elas são comunicadas através de quais meios, no PPP constam registrados e sistematizados eventos como: feiras, viagem de estudos, jogos estudantis, entre outras atividades que favorecem o desenvolvimento cognitivo e psicomotor dos estudantes, como os conteúdos das disciplinas aparecem organizados, quais recursos didáticos e referenciais teóricos norteiam a prática do corpo docente e administrativo da escola, a forma de avaliação e a recuperação de conteúdos aparecem descritas no PPP.

 

2 CARACTERIZAÇÃO DO CORPO DOCENTE

 

Quantidade de professores atuantes em sala de aula, professores de apoio e quantidade de professores que atuam na gestão escolar. Formação acadêmica (quantos possuem Curso superior, pós-graduação, mestrado, doutorado), regime de trabalho, os profissionais moram no bairro e/ou município no qual a escola está edificada, a escola oferece possibilidades de formação continuada para docentes (atuantes em sala ou na gestão).

 

3 CARACTERIZAÇÃO DO GESTOR E DEMAIS PROFISSIONAIS DO CORPO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO

 

- Aspectos Gerais: formação acadêmica, experiência profissional (tempo de atuação com a Educação), tempo de atuação na escola atual, relacionamento com os estudantes, regime de trabalho, o profissional mora no bairro e/ou município no qual a escola está edificada, a profissional busca formação/atualização profissional.

 

- Planejamento: como ocorrer seu trabalho no espaço escolar. Quais suas funções. Como desenvolve seu trabalho junto aos professores e demais profissionais. Participa da formulação e reformulação do PPP da escola.

 

 

 

ANEXO B: ROTEIRO DE ENTREVISTA

 

 

PERGUNTAS COMUNS

PERGUNTA 1: [Digite aqui]

 

 

PERGUNTA 2: [Digite aqui]

 

 

PERGUNTA 3: [Digite aqui]

 

 

PERGUNTA 4: [Digite aqui]

 

 

PERGUNTAS ESPECÍFICAS – ENTREVISTADO A

PERGUNTA 5: [Digite aqui]

 

 

PERGUNTA 6: [Digite aqui]

 

 

PERGUNTA 7: [Digite aqui]

 

                                                                                                                                          

PERGUNTAS ESPECÍFICAS – ENTREVISTADO B

PERGUNTA 8: [Digite aqui]

 

 

PERGUNTA 9: [Digite aqui]

 

 

PERGUNTA 10: [Digite aqui]

 

 

PERGUNTAS ESPECÍFICAS – ENTREVISTADO C

PERGUNTA 8: [Digite aqui]

 

 

PERGUNTA 9: [Digite aqui]

 

 

PERGUNTA 10: [Digite aqui]

 

 

ORIENTAÇÕES SOBRE O ROTEIRO DE ENTREVISTA: Lembre-se de que, neste momento, você elaborará o seu ROTEIRO DE ENTREVISTA, o qual deve conter de 08 a 10 questões no mínimo (você pode elaborar mais questões e mudar a quantidade dos quadros acima) que nortearão a sua entrevista com os profissionais do corpo administrativo da escola (Gestor, Orientador Educacional, Supervisor Educacional) Nas perguntas comuns elabore questões que podem ser respondidas pelos entrevistados, relacionadas ao dia a dia do trabalho escolar. Nas perguntas específicas foque na experiência de vida do funcionário e na experiência profissional.

Lembrando que você deverá realizar 3 entrevistas: Uma entrevista com o gestor/diretor da escola + uma entrevista com o supervisor da escola + uma entrevista com o coordenador/orientador educacional da escola.

IMPORTANTE: Nessa etapa (etapa 1) você entregará apenas as perguntas das entrevistas. Na etapa 2 você entregará as perguntas com as respostas dos entrevistados.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

AP – Unidade 1, 2, 3 e 4

  AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...