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TRABALHO PRONTO PDF WORD DOC DOCX


 

 

 

 

 

 

 

 

Centro Universitário Leonardo Da Vinci

 

 

 

 

 

 

 

 

NOME DO(A) ACADÊMICO(A)

 

CURSO (TURMA)

 

 

 

 

 

PROJETO DE ESTÁGIO:

TÍTULO DO PROJETO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CIDADE

ANO

 

 

 


SUMÁRIO

 

1 PARTE I: PESQUISA. 3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA. 3

1.2 OBJETIVOS. 3

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA. 4

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO.. 6

2.1 METODOLOGIA. 6

2.2 CRONOGRAMA. 7

REFERÊNCIAS. 8

APÊNDICES. 9

 

 


1 PARTE I: PESQUISA

 

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Área de concentração: Escrever a área de concentração escolhida.

Tema: Escrever o tema escolhido, relacionado à área de concentração.

Neste tópico, você acadêmico, enuncia uma área de concentração e a justificativa da escolha. Ao optar por uma área de concentração, você estará elegendo um campo ou ramo do conhecimento ou atividade, pois, segundo Borges-Andrade (2003, p. 165), uma área de concentração “[...] deve agrupar ações e fazê-las convergir para um centro de modo [...] a tornar mais ativo determinado domínio de conhecimento”.

Ao escolher a área de concentração, você precisa definir um tema e delimitá-lo, ou seja, é preciso estabelecer limites, apresentando, especificamente, qual é o seu interesse de estudo. As leituras elencadas sobre o assunto devem permitir um estudo do tema de forma mais completa possível.

Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm.

 

1.2 OBJETIVOS

  • Escrever os objetivos em formato de tópicos;
  • Iniciar os objetivos por verbos no infinitivo;
  • Escrever os objetivos em formato de tópicos;
  • Iniciar os objetivos por verbos no infinitivo.

 

 

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA

Uma fundamentação teórica referenda e endossa a área de concentração escolhida. Então vejamos: O que é uma teoria? De acordo com o dicionário de Língua Portuguesa, trata-se de princípios básicos e elementares de uma arte ou ciência. Já uma fundamentação teórica relaciona a literatura mais relevante sobre determinado assunto, ou seja, é o momento de buscar subsídios para compreender uma área do saber de modo a torná-los adequados ao contexto do trabalho. É importante conhecer como conceitos e definições pertinentes à área foram abordados em outros estudos já realizados.

A fundamentação teórica sobre a área de concentração será desenvolvida sucessivamente, uma etapa a cada estágio. De modo gradual, aprimoram-se concepções para um denso embasamento teórico quando da escrita.

Lembre-se de utilizar citações diretas curtas e longas e citações indiretas, sempre referenciando adequadamente de acordo com as Normas da ABNT, como por exemplo:

 

Citação direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10, espaçamento simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda. Citação direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10, espaçamento simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda. Citação direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10, espaçamento simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda. (SOBRENOME DO AUTOR, ANO, p.XX).

 

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Citação direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10, espaçamento simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda. Citação direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10, espaçamento simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda. (SOBRENOME DO AUTOR, ANO, p.XX).

 

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2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

 

2.1 METODOLOGIA

Na metodologia do estágio, você, acadêmico, apresenta como as atividades de estágio serão desenvolvidas na Instituição Concedente. Inicie relatando o local onde será realizado o Estágio, utilizando os dados coletados e registrados no Roteiro de Observação. Relate como os dados observados foram coletados e registrados. Explane qual será a forma de intervenção de acordo com as atividades práticas de cada Estágio, que podem ser: entrevistas, observações e/ou regências.

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2.2 CRONOGRAMA

As atividades de estágio serão desenvolvidas conforme o cronograma a seguir:

Escola: EEB Maria Madalena Luz (exemplo)

Disciplina: Matemática (exemplo)

Data

Turno e Horário

Detalhamento das Atividades

11/05/2020

(exemplo)

Manhã – 7h30 às 12h

(exemplo)

Diálogo com a direção da escola. Leitura do PPC e Regimento escolar. (exemplo)

13/05/2020

(exemplo)

Manhã – 7h30 às 12h

(exemplo)

Observação de 2 aulas de Matemática na Turma X e 3 aulas de Matemática na Turma J. (exemplo)

...

...

...

20/06/2020

(exemplo)

Manhã – 7h30 às 9h10

(exemplo)

Entrevista com o professor dos anos finais do ensino fundamental (exemplo)

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

...

28/05/2020

(exemplo)

Manhã - 7h30 às 9h10

(exemplo)

Regência de 2 aulas de Matemática na turma W - 1º ano do Ensino Médio

(exemplo)

 


REFERÊNCIAS

 

BRASIL. Resolução CEB. Resolução nº 2, de 7 de abril de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, DF: abril de 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ rceb02_98.pdf>. Acesso em: 5 jun. 2018. (exemplo)

 

MACHADO, J.; MARMITT, D. B. N. Conceitos de força: significados em manuais didáticos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 15, n. 2, p. 281-296, 2016. (exemplo)

 

PINHO ALVES, J. P. Atividades experimentais: do método à prática construtivista. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2000. (exemplo)

 

TAFNER, Elisabeth Penzlien; SILVA, Everaldo. Metodologia do trabalho acadêmico. Indaial: UNIASSELVI, 2011. (exemplo)

 

 

 

 


APÊNDICES

APÊNDICE I - ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO

 

1. Caracterização da Instituição em relação à Educação Básica

Organização:

        Turnos de funcionamento e respectivos horários;

        Total de turmas para cada nível/ modalidade de ensino atendido;

        Média de estudantes por turma;

        Média da faixa etária por turma;

        Quantidade de funcionários;

        Existência de equipe de apoio (psicopedagogos, psicólogos, médicos, fonoaudiólogos, intérprete, segundo professor) e em quais situações os pais se dirigem à escola;

        Como está organizado o recreio? Há supervisão? Se sim, é realizada por qual profissional da escola?

        Quanto tempo é dedicado ao recreio? Existe alguma atividade dirigida (formação artística, cultural ou esportiva) para este momento?

        Com relação à alimentação, quem define o cardápio da cantina, o cardápio traz opções de lanches saudáveis e é acompanhado por um nutricionista?

        Caracterização do conselho de classe: período de ocorrência, integrantes, ações decorrentes (existe algum modelo de documento preenchido, ata, plano de ação, outro a especificar);

        Pauta (assuntos contemplados ao longo das reuniões);

        Local de realização;

        Política de comunicação acerca da realização das reuniões;

        Socialização e acompanhamento das decisões e orientações.

 

Infraestrutura:

        Descrição dos aspectos físicos da escola: tipo de prédio, conservação e limpeza externa e interna, estrutura das dependências (espaço para atendimento aos pais, biblioteca, laboratórios, salas de aula, sala dos professores, salas informatizadas, áreas de lazer, estrutura para a realização de esportes);

        Espaço destinado à socialização de trabalhos realizados pelos estudantes e para informações pertinentes ao funcionamento da escola;

        Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais;

        Espaço destinado às refeições: a escola possui cantina, oferece lanche (merenda), os alunos trazem lanche de casa;

        Quais equipamentos multimídias a escola possui;

        Os estudantes recebem material (cadernos, livros, uniformes) da gestão pública;

        Como ocorrem pequenos reparos necessários (quem é acionado, a escola possui fundos monetários específicos).

 

Projeto Político-Pedagógico e Regimento Escolar

        Descrição dos fins e objetivos da proposta pedagógica da escola e quais documentos alicerçam esta proposta (Proposta Curricular do Município e Estado, Parâmetros Curriculares Nacionais, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e outros);

        O PPP é rediscutido em quais momentos?

        Caso ocorram inovações e/ou alterações, elas são comunicadas através de quais meios?

        No PPP constam registrados e sistematizados eventos que envolvam e beneficiem a comunidade interna e externa?

        Existe a organização de feira de ciências, matemática, viagem de estudos, jogos estudantis, entre outras atividades que favorecem o desenvolvimento cognitivo e psicomotor dos estudantes;

        Como os conteúdos das disciplinas aparecem organizados;

        Quais recursos didáticos e referenciais teóricos norteiam a prática do corpo docente e administrativo da escola;

        Forma de avaliação e a recuperação de conteúdos aparecem descritas no PPP.

 

2. Caracterização do corpo docente

        Quantidade de professores atuantes em sala de aula e quantidade de professores que atuam na gestão escolar (diretor, supervisor, orientador, secretário);

        Formação acadêmica (quantos possuem Curso Superior, Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado),

        Regime de trabalho, vínculo (efetivo ou contratado);

        Os profissionais moram no bairro e/ou município no qual a escola está edificada;

        A escola oferece possibilidades de formação continuada para docentes (atuantes em sala ou na gestão);

        Os professores possuem formação específica para as disciplinas nas quais atuam?

 

3. Caracterização do professor regente

Aspectos gerais

        Formação acadêmica;

        Experiência profissional (tempo de atuação com a Educação);

        Tempo de atuação na escola atual;

        Quais recursos midiáticos e técnicas para a explanação dos assuntos são comumente utilizados;

        Relacionamento com os estudantes;

        Regime de trabalho;

        Vinculo (efetivo ou contratado);

        O professor mora no bairro e/ou município no qual a escola está edificada;

        O professor busca formação/atualização profissional.

 

Planejamento didático-pedagógico

        Com que frequência é realizado (diariamente, semanalmente, anualmente);

        São definidos objetivos para cada aula;

        Os objetivos são centrados nos estudantes e apresentados à turma;

        A avaliação empregada está em conformidade com a descrita no PPP;

        O professor promove a igualdade de expressão;

        Ocorre relação do que é planejado com a prática;

        Quais alternativas o professor busca para lidar com limitações (espaço físico, falta de material pedagógico e número excessivo de estudantes);

        Quanto à motivação dos estudantes, quais meios são empregados para esse fim?

        Pontualidade do professor;

        Divide o tempo (hora-aula) entre motivação, explanação, atividades práticas e avaliação dos objetivos propostos.

 

4. Caracterização das turmas em que realizará regência

Aspectos gerais

        Número de estudantes;

        Faixa etária (há alunos que estão fora da faixa etária prevista?);

        Número de repetentes;

        O espaço físico é adequado à quantidade de alunos;

        Há recursos tecnológicos disponíveis, quais?

        Existe algum aluno com necessidades educacionais especiais?

        A sala de aula atende a tal necessidade?

 

Aspectos pedagógicos

        Receptividade ao planejamento do professor e às regras de rotina de acordo com a linha pedagógica adotada no PPP e defendida pelo professor.

 

Aspectos comportamentais

        Interesse, participação, cooperação, respeito entre os pares;

        Organização no que se refere ao material individual e coletivo (mochila, livros, cadernos...);

        Momento(s) e/ou assunto(s) no(s) qual(is) se infere(m) mais atenção, interesse e participação dos estudantes.

 

 

 

 


APÊNDICE II - PLANO DE AULA 1

Dados de identificação da Instituição Concedente

Nome da escola: ...................................................................................................

Diretor(a): ..............................................................................................................

Coordenador(a): ....................................................................................................

Tempo da aula: ................................................... Período: ..................................

Turma/Ano: ...........................................................................................................

Nome do(a) Estagiário(a): .....................................................................................

 

Conteúdo: Constar o assunto que será abordado na aula.

 

Objetivos: Elencar as habilidades/competências a serem alcançadas pelo estudante ao final das regências.

 

Recursos: Elencar os materiais/recursos necessários que serão utilizados para alcançar os objetivos propostos. Exemplo: jornal, livro didático, mapas, quadro de giz, computador, vídeo, DVD, CD, internet etc.

 

Sequência didática: Descrever a sequência da regência, citar os procedimentos/metodologias que serão utilizados para promover a aprendizagem dos alunos. Explicitar como ocorrerá a interação professor-estudante, estudante-professor, estudante-estudante. (Lembre-se que a sequência didática deve ser detalhada, ou seja, você deve descrever todo o passo a passo da sua aula).

 

Avaliação: Averiguar se os objetivos propostos foram atingidos. A avaliação pode ocorrer por meio de observação e análise do envolvimento dos estudantes com as atividades realizadas durante a regência. Dessa maneira, pode-se fazer, com mais segurança e eficácia, as modificações necessárias para as próximas aulas.

 

Referências: Listar nomes de livros e jornais, CDs, DVDs e outros tipos de materiais utilizados na regência, de acordo com as normas da ABNT.

 

Anexos: Lista de exercícios, textos, entre outros, que serão entregues (impresso) para os estudantes.


PLANO DE AULA 2

 

Dados de identificação da Instituição Concedente

Nome da escola: ...................................................................................................

Diretor(a): ..............................................................................................................

Coordenador(a): ....................................................................................................

Tempo da aula: ................................................... Período: ..................................

Turma/Ano: ...........................................................................................................

Nome do(a) Estagiário(a): .....................................................................................

 

Conteúdo: Constar o assunto que será abordado na aula.

 

Objetivos: Elencar as habilidades/competências a serem alcançadas pelo estudante ao final das regências.

 

Recursos: Elencar os materiais/recursos necessários que serão utilizados para alcançar os objetivos propostos. Exemplo: jornal, livro didático, mapas, quadro de giz, computador, vídeo, DVD, CD, internet etc.

 

Sequência didática: Descrever a sequência da regência, citar os procedimentos/metodologias que serão utilizados para promover a aprendizagem dos alunos. Explicitar como ocorrerá a interação professor-estudante, estudante-professor, estudante-estudante.

 

Avaliação: Averiguar se os objetivos propostos foram atingidos. A avaliação pode ocorrer por meio de observação e análise do envolvimento dos estudantes com as atividades realizadas durante a regência. Dessa maneira, pode-se fazer, com mais segurança e eficácia, as modificações necessárias para as próximas aulas.

 

Referências: Listar nomes de livros e jornais, CDs, DVDs e outros tipos de materiais utilizados na regência, de acordo com as normas da ABNT.

 

Anexos: Lista de exercícios, textos, entre outros, que serão entregues (impresso) para os estudantes.

 

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