|
|
|
|
|
|
|
|
Centro Universitário Leonardo Da Vinci |
|
|
|
|
|
|
NOME DO(A) ACADÊMICO(A) CURSO (TURMA) PROJETO DE ESTÁGIO: TÍTULO DO PROJETO CIDADE ANO |
SUMÁRIO
1.1
DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
1.3
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO
1 PARTE I: PESQUISA
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E
JUSTIFICATIVA
Área de concentração:
Escrever a área de concentração escolhida.
Tema: Escrever o
tema escolhido, relacionado à área de concentração.
Neste tópico, você acadêmico, enuncia uma
área de concentração e a justificativa da escolha. Ao optar por uma área de
concentração, você estará elegendo um campo ou ramo do conhecimento ou
atividade, pois, segundo Borges-Andrade (2003, p. 165), uma área de concentração
“[...] deve agrupar ações e fazê-las convergir para um centro de modo [...] a
tornar mais ativo determinado domínio de conhecimento”.
Ao escolher a área de concentração, você
precisa definir um tema e delimitá-lo, ou seja, é preciso estabelecer limites,
apresentando, especificamente, qual é o seu interesse de estudo. As leituras
elencadas sobre o assunto devem permitir um estudo do tema de forma mais
completa possível.
Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento
1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com
Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na
primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5
entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra
Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira
linha de 1,25 cm.
1.2 OBJETIVOS
- Escrever os objetivos em formato de tópicos;
- Iniciar os objetivos por verbos no
infinitivo;
- Escrever os objetivos em formato de
tópicos;
- Iniciar os objetivos por verbos no
infinitivo.
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA
Uma fundamentação teórica referenda e
endossa a área de concentração escolhida. Então vejamos: O que é uma teoria? De
acordo com o dicionário de Língua Portuguesa, trata-se de princípios básicos e
elementares de uma arte ou ciência. Já uma fundamentação teórica relaciona a
literatura mais relevante sobre determinado assunto, ou seja, é o momento de
buscar subsídios para compreender uma área do saber de modo a torná-los
adequados ao contexto do trabalho. É importante conhecer como conceitos e
definições pertinentes à área foram abordados em outros estudos já realizados.
A fundamentação teórica sobre a área de
concentração será desenvolvida sucessivamente, uma etapa a cada estágio. De
modo gradual, aprimoram-se concepções para um denso embasamento teórico quando
da escrita.
Lembre-se de utilizar citações diretas curtas
e longas e citações indiretas, sempre referenciando adequadamente de acordo com
as Normas da ABNT, como por exemplo:
Citação
direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10,
espaçamento simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda.
Citação direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10,
espaçamento simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda.
Citação direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10,
espaçamento simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda.
(SOBRENOME DO AUTOR, ANO, p.XX).
Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento
1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com
Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na
primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5
entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm.
Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento
1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com
Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na
primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5
entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra
Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira
linha de 1,25 cm.
Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento
1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com
Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na
primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5
entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra
Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira
linha de 1,25 cm.
Citação
direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10,
espaçamento simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda.
Citação direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10,
espaçamento simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda.
(SOBRENOME DO AUTOR, ANO, p.XX).
Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento
1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com
Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na
primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5
entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm.
Citação
direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10,
espaçamento simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda.
Citação direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10,
espaçamento simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda.
Citação direta longa (mais de três linhas), Texto com Letra Arial, tamanho 10,
espaçamento simples entrelinhas, recuo de parágrafo de 4 cm da margem esquerda.
(SOBRENOME DO AUTOR, ANO, p.XX).
Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento
1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com
Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na
primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5
entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm.
Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento
1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com
Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na
primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5
entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra
Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira
linha de 1,25 cm.
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO
2.1 METODOLOGIA
Na metodologia do estágio, você, acadêmico,
apresenta como as atividades de estágio serão desenvolvidas na Instituição
Concedente. Inicie relatando o local onde será realizado o Estágio, utilizando
os dados coletados e registrados no Roteiro de Observação. Relate como os dados
observados foram coletados e registrados. Explane qual será a forma de
intervenção de acordo com as atividades práticas de cada Estágio, que podem
ser: entrevistas, observações e/ou regências.
Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento
1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com
Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na
primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5
entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra
Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira
linha de 1,25 cm.
Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento
1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com
Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na
primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5
entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra
Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira
linha de 1,25 cm.
Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento
1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com
Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na
primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5
entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra
Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira
linha de 1,25 cm.
Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento
1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com
Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na
primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5
entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira linha de 1,25 cm. Texto com Letra
Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, recuo de parágrafo na primeira
linha de 1,25 cm.
2.2 CRONOGRAMA
As atividades de estágio serão desenvolvidas
conforme o cronograma a seguir:
Escola: EEB Maria Madalena Luz (exemplo) |
||
Disciplina: Matemática (exemplo) |
||
Data |
Turno
e Horário |
Detalhamento
das Atividades |
11/05/2020 (exemplo) |
Manhã – 7h30 às 12h (exemplo) |
Diálogo com a direção da escola. Leitura do PPC e Regimento escolar. (exemplo) |
13/05/2020 (exemplo) |
Manhã – 7h30 às 12h (exemplo) |
Observação de 2 aulas de Matemática na Turma X e 3 aulas de Matemática
na Turma J. (exemplo) |
... |
... |
... |
20/06/2020 (exemplo) |
Manhã – 7h30 às 9h10 (exemplo) |
Entrevista com o professor dos anos finais do ensino fundamental (exemplo) |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
28/05/2020 (exemplo) |
Manhã - 7h30 às 9h10 (exemplo) |
Regência de 2 aulas de Matemática na turma W - 1º ano do Ensino Médio (exemplo) |
REFERÊNCIAS
BRASIL. Resolução
CEB. Resolução nº 2, de 7 de abril de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.
Brasília, DF: abril de 1998. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ rceb02_98.pdf>. Acesso em: 5
jun. 2018. (exemplo)
MACHADO, J.;
MARMITT, D. B. N. Conceitos de força: significados em manuais didáticos. Revista Electrónica de Enseñanza de las
Ciencias, v. 15, n. 2, p. 281-296, 2016. (exemplo)
PINHO ALVES, J. P. Atividades experimentais: do método à
prática construtivista. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de
Santa Catarina. Florianópolis, 2000. (exemplo)
TAFNER, Elisabeth
Penzlien; SILVA, Everaldo. Metodologia do trabalho acadêmico. Indaial:
UNIASSELVI, 2011. (exemplo)
APÊNDICES
APÊNDICE I - ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO
1. Caracterização da Instituição em relação à Educação Básica
Organização:
•
Turnos de funcionamento e respectivos horários;
•
Total de turmas para cada nível/ modalidade de
ensino atendido;
•
Média de estudantes por turma;
•
Média da faixa etária por turma;
•
Quantidade de funcionários;
•
Existência de equipe de apoio (psicopedagogos,
psicólogos, médicos, fonoaudiólogos, intérprete, segundo professor) e em quais
situações os pais se dirigem à escola;
•
Como está organizado o recreio? Há supervisão?
Se sim, é realizada por qual profissional da escola?
•
Quanto tempo é dedicado ao recreio? Existe
alguma atividade dirigida (formação artística, cultural ou esportiva) para este
momento?
•
Com relação à alimentação, quem define o
cardápio da cantina, o cardápio traz opções de lanches saudáveis e é
acompanhado por um nutricionista?
•
Caracterização do conselho de classe: período de
ocorrência, integrantes, ações decorrentes (existe algum modelo de documento preenchido,
ata, plano de ação, outro a especificar);
•
Pauta (assuntos contemplados ao longo das
reuniões);
•
Local de realização;
•
Política de comunicação acerca da realização das
reuniões;
•
Socialização e acompanhamento das decisões e
orientações.
Infraestrutura:
•
Descrição dos aspectos físicos da escola: tipo
de prédio, conservação e limpeza externa e interna, estrutura das dependências
(espaço para atendimento aos pais, biblioteca, laboratórios, salas de aula,
sala dos professores, salas informatizadas, áreas de lazer, estrutura para a
realização de esportes);
•
Espaço destinado à socialização de trabalhos
realizados pelos estudantes e para informações pertinentes ao funcionamento da
escola;
•
Acessibilidade para pessoas com necessidades
especiais;
•
Espaço destinado às refeições: a escola possui
cantina, oferece lanche (merenda), os alunos trazem lanche de casa;
•
Quais equipamentos multimídias a escola possui;
•
Os estudantes recebem material (cadernos,
livros, uniformes) da gestão pública;
•
Como ocorrem pequenos reparos necessários (quem
é acionado, a escola possui fundos monetários específicos).
Projeto Político-Pedagógico e Regimento Escolar
•
Descrição dos fins e objetivos da proposta
pedagógica da escola e quais documentos alicerçam esta proposta (Proposta
Curricular do Município e Estado, Parâmetros Curriculares Nacionais,
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e outros);
•
O PPP é rediscutido em quais momentos?
•
Caso ocorram inovações e/ou alterações, elas são
comunicadas através de quais meios?
•
No PPP constam registrados e sistematizados
eventos que envolvam e beneficiem a comunidade interna e externa?
•
Existe a organização de feira de ciências,
matemática, viagem de estudos, jogos estudantis, entre outras atividades que
favorecem o desenvolvimento cognitivo e psicomotor dos estudantes;
•
Como os conteúdos das disciplinas aparecem
organizados;
•
Quais recursos didáticos e referenciais teóricos
norteiam a prática do corpo docente e administrativo da escola;
•
Forma de avaliação e a recuperação de conteúdos
aparecem descritas no PPP.
2. Caracterização do corpo docente
•
Quantidade de professores atuantes em sala de
aula e quantidade de professores que atuam na gestão escolar (diretor,
supervisor, orientador, secretário);
•
Formação acadêmica (quantos possuem Curso
Superior, Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado),
•
Regime de trabalho, vínculo (efetivo ou
contratado);
•
Os profissionais moram no bairro e/ou município
no qual a escola está edificada;
•
A escola oferece possibilidades de formação
continuada para docentes (atuantes em sala ou na gestão);
•
Os professores possuem formação específica para
as disciplinas nas quais atuam?
3. Caracterização do professor regente
Aspectos gerais
•
Formação acadêmica;
•
Experiência profissional (tempo de atuação com a
Educação);
•
Tempo de atuação na escola atual;
•
Quais recursos midiáticos e técnicas para a
explanação dos assuntos são comumente utilizados;
•
Relacionamento com os estudantes;
•
Regime de trabalho;
•
Vinculo (efetivo ou contratado);
•
O professor mora no bairro e/ou município no
qual a escola está edificada;
•
O professor busca formação/atualização
profissional.
Planejamento didático-pedagógico
•
Com que frequência é realizado (diariamente,
semanalmente, anualmente);
•
São definidos objetivos para cada aula;
•
Os objetivos são centrados nos estudantes e
apresentados à turma;
•
A avaliação empregada está em conformidade com a
descrita no PPP;
•
O professor promove a igualdade de expressão;
•
Ocorre relação do que é planejado com a prática;
•
Quais alternativas o professor busca para lidar
com limitações (espaço físico, falta de material pedagógico e número excessivo
de estudantes);
•
Quanto à motivação dos estudantes, quais meios
são empregados para esse fim?
•
Pontualidade do professor;
•
Divide o tempo (hora-aula) entre motivação,
explanação, atividades práticas e avaliação dos
objetivos propostos.
4. Caracterização das turmas em que realizará
regência
Aspectos gerais
•
Número de estudantes;
•
Faixa etária (há
alunos que estão fora da faixa etária prevista?);
•
Número de repetentes;
•
O espaço físico é
adequado à quantidade de alunos;
•
Há recursos
tecnológicos disponíveis, quais?
•
Existe algum aluno com
necessidades educacionais especiais?
•
A sala de aula atende
a tal necessidade?
Aspectos pedagógicos
•
Receptividade ao planejamento
do professor e às regras de rotina de acordo com a linha pedagógica adotada no
PPP e defendida pelo professor.
Aspectos comportamentais
•
Interesse,
participação, cooperação, respeito entre os pares;
•
Organização no que se
refere ao material individual e coletivo (mochila, livros, cadernos...);
•
Momento(s) e/ou
assunto(s) no(s) qual(is) se infere(m) mais atenção, interesse e participação
dos estudantes.
APÊNDICE II -
PLANO DE AULA 1
Dados de
identificação da Instituição Concedente
Nome da escola: ...................................................................................................
Diretor(a): ..............................................................................................................
Coordenador(a): ....................................................................................................
Tempo da aula: ...................................................
Período: ..................................
Turma/Ano: ...........................................................................................................
Nome do(a) Estagiário(a):
.....................................................................................
Conteúdo: Constar o assunto que será abordado na aula.
Objetivos: Elencar as habilidades/competências a serem alcançadas pelo
estudante ao final das regências.
Recursos: Elencar os materiais/recursos necessários que serão utilizados
para alcançar os objetivos propostos. Exemplo: jornal, livro didático, mapas,
quadro de giz, computador, vídeo, DVD, CD, internet etc.
Sequência didática: Descrever a sequência da regência, citar os
procedimentos/metodologias que serão utilizados para promover a aprendizagem
dos alunos. Explicitar como ocorrerá a interação professor-estudante, estudante-professor,
estudante-estudante. (Lembre-se
que a sequência didática deve ser detalhada, ou seja, você deve descrever todo
o passo a passo da sua aula).
Avaliação: Averiguar se os objetivos propostos foram atingidos. A avaliação
pode ocorrer por meio de observação e análise do envolvimento dos estudantes
com as atividades realizadas durante a regência. Dessa maneira, pode-se fazer,
com mais segurança e eficácia, as modificações necessárias para as próximas
aulas.
Referências: Listar nomes de livros e jornais, CDs, DVDs e outros tipos de
materiais utilizados na regência, de acordo com as normas da ABNT.
Anexos: Lista de exercícios, textos, entre outros, que serão entregues
(impresso) para os estudantes.
PLANO DE AULA 2
Dados de
identificação da Instituição Concedente
Nome da escola:
...................................................................................................
Diretor(a):
..............................................................................................................
Coordenador(a):
....................................................................................................
Tempo da aula:
................................................... Período:
..................................
Turma/Ano: ...........................................................................................................
Nome do(a) Estagiário(a):
.....................................................................................
Conteúdo: Constar o assunto que será abordado na aula.
Objetivos: Elencar as habilidades/competências a serem alcançadas pelo
estudante ao final das regências.
Recursos: Elencar os materiais/recursos necessários que serão utilizados
para alcançar os objetivos propostos. Exemplo: jornal, livro didático, mapas,
quadro de giz, computador, vídeo, DVD, CD, internet etc.
Sequência didática: Descrever a sequência da regência, citar os
procedimentos/metodologias que serão utilizados para promover a aprendizagem
dos alunos. Explicitar como ocorrerá a interação professor-estudante,
estudante-professor, estudante-estudante.
Avaliação: Averiguar se os objetivos propostos foram atingidos. A avaliação
pode ocorrer por meio de observação e análise do envolvimento dos estudantes
com as atividades realizadas durante a regência. Dessa maneira, pode-se fazer,
com mais segurança e eficácia, as modificações necessárias para as próximas
aulas.
Referências: Listar nomes de livros e jornais, CDs, DVDs e outros tipos de
materiais utilizados na regência, de acordo com as normas da ABNT.
Anexos: Lista de exercícios, textos, entre outros, que serão entregues
(impresso) para os estudantes.
Comentários
Postar um comentário