1 TÍTULO (Centralizado, em negrito, fonte Arial, MAIÚSCULA, tamanho 14) SOBRENOME, Nome do Aluno1 SOBRENOME, Nome do Orientador2 *Formatação do Artigo: Faça a leitura do material PDF “FORMATAÇÃO do Projeto de Pesquisa” **O limite de páginas para esta etapa do Artigo (Projeto de Pesquisa) será de 5 a 8 páginas (sem considerar as Referências) ***Não utilize linguagem pessoal no Artigo. Aqui é utilizado por se tratar de um Modelo Instrucional. 1 INTRODUÇÃO (Fonte Arial, tamanho 12, MAIÚSCULA com negrito) Introdução é a apresentação do assunto abordado, na qual será é uma seção que irá aguçar a curiosidade do leitor, e tentar vender-lhe o projeto. O formato é de Artigo, portanto o fluxo de informação no capítulo 1 será ÚNICO, portanto, NÃO haverá aberturas de seções secundárias (1.1, 1.2, etc.). Este capítulo deverá possuir MOTIVAÇÃO/ PROBLEMATIZAÇÃO, PERGUNTA DE PESQUISA, OBJETIVO GERAL, OBJETIVOS ESPECÍFICOS, JUSTIFICATIVA e ESTRUTURA DO TRABALHO. Para facilitar a estruturação e desenvolvimento completo do capítulo de Introdução, são descritas aqui 6 etapas com informações que DEVEM ser cumpridas neste capítulo. (1) Deverá descrever a MOTIVAÇÃO/ PROBLEMATIZAÇÃO da pesquisa, dentro da contextualização global que envolve o seu projeto. QUAL a problematização? O que quer resolver ou melhorar? 1 Informações do aluno (exceto o nome) 2 Informações do orientador (exceto o nome) 2 POR QUE é importante resolvê-la? DE QUE FORMA identificou esta problematização? Lembre-se de sempre desenvolver o texto inicial através de estudos científicos (buscar no google acadêmico), pelos quais deverá citá-los no texto e posteriormente colocá-los nas referências bibliográficas. (**Dúvidas em relação a citações/ referências, analise o arquivo PDF nos Materiais Complementares no AVA). Você irá alinhando e afunilando esta contextualização do tema até onde for possível explicar ao leitor, coerentemente e suficientemente, qual a OPORTUNIDADE DE PESQUISA, OU QUAL A PROBLEMÁTICA IDENTIFICADA QUE PRECISA DE MELHORIA. (2) Após explicar a motivação/ problematização deve desenvolver a PERGUNTA DE PESQUISA Uma pergunta de pesquisa é a declaração de uma indagação específica que o pesquisador deseja responder para abordar o problema de pesquisa. A pergunta de pesquisa orienta os tipos de dados a serem coletados e o tipo de estudo a ser desenvolvido. (3) Após a pergunta de pesquisa, deve declarar qual OBJETIVO GERAL pelo qual será a proposta de como irá resolver a problematização. O objetivo geral deve ser direto e global com uma única ação. O objetivo geral é....... (4) Após o Objetivo Geral, deve declarar quais são os OBJETIVOS ESPECÍFICOS (no mínimo 3). Os objetivos específicos representam entregas intermediárias que, se somadas, compõem o resultado final, ou seja, irão auxiliar no cumprimento do objetivo geral. Liste seus objetivos específicos através de algarismos romanos: 3 (i)...analisar....; (ii) ...investigar.......;(iii) ................(iv)............. e assim por diante Os objetivos específicos são metas para se atingir o objetivo geral. Por exemplo, imagine que o objetivo geral será assar um bolo, dessa forma os objetivos específicos seriam: (i) identificar ingredientes sólidos e líquidos; (ii) analisar a temperatura ideal para assar o bolo; (iii) identificar métricas para verificar se o bolo foi preparado corretamente; .......... Os objetivos específicos também devem ser declarados diretamente. Os objetivos específicos são: ..... (5) Após descrever o objetivo GERAL e os objetivos ESPECÍFICOS, desenvolva uma JUSTIFICATIVA que comprove o porquê o cumprimento deste objetivo será importante e qual será a CONTRIBUIÇÃO do projeto para a sua área. A justificativa descreve o problema que o projeto vai solucionar. Nessa parte do texto, deve ficar claro que o projeto é uma resposta a determinado “problema” percebido e identificado, devendo estar fundamentada e suportada por meio de dados e informações obtidas nas etapas e componentes do projeto. Devem ficar evidenciadas as razões tanto de ordem teórica como prática. Também deve ser definida, com clareza, a perspectiva do projeto, explicitando os resultados e benefícios que serão obtidos. (6) No último parágrafo encerrar o capítulo 1 criando uma explicação resumida da ESTRUTURA DO TRABALHO, ou seja, o que será tratado nos próximos capítulos. Por exemplo: O documento é estruturado em cinco seções, já com a inclusão da seção de Introdução apresentada. A seção 2 contém a fundamentação teórica. A seção 3 contém a metodologia aplicada ao desenvolvimento do projeto. A seção 4 apresenta o cronograma do projeto. 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (altere o nome deste título, ao invés de fundamentação teórica, para algo que tenha relação com o que será abordado no capítulo, ou seja, um título que aborde o que será tratado como fundamento ao SEU projeto) 4 2.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA (Fonte Arial, tamanho 12, MAIÚSCULA sem negrito) 2.2 SEÇÃO SECUNDÁRIA 2.3 SEÇÃO SECUNDÁRIA 2.3.1 Seção terciária (Fonte Arial, tamanho 12, minúscula com negrito) Na Fundamentação Teórica NÃO IRÁ colocar qualquer explicação sobre o desenvolvimento do projeto, ou seja, sobre as etapas que irá desenvolver para atingir o objetivo da pesquisa. A Fundamentação Teórica possui o propósito de concentrar informações conceituais RETIRADAS DA LITERATURA para explicar conceitos, definições, e características fundamentais dos assuntos relacionados ao seu projeto. Deve identificar quantos e *QUAIS* são os temas de SUA pesquisa. Desta forma, pode criar um subtítulo para cada tema, a fim de organizar os temas envolvidos no projeto 2.1 2.2 2.3 . . Seções terciárias serão utilizadas apenas se julgar necessário. O objetivo da fundamentação teórica é EXPLORAR os estudos já publicados que envolvem o seu tema, aprofundando e detalhando os conceitos relacionados ao SEU objetivo. Como um esclarecimento de tudo que já foi estabelecido até hoje e então compreender claramente toda a BASE do que irá acrescentar em seu projeto. Lembre-se que todos os conceitos que serão abordados neste capítulo 2 precisam ter EXCLUSIVA relação com o foco do seu projeto, ou seja, deve evitar desenvolver aprofundamentos de conteúdos que não irão influenciar ou fazer parte do seu projeto, ou que não terão nenhuma conexão com os tópicos que serão abordados. 5 **citações de outros estudos são fundamentais** Além de livros, é essencial buscar informações em artigos científicos. Sugere-se realizar pesquisas no Google Acadêmicos por estudos que possam complementar as informações conceituais do seu estudo. O endereço eletrônico do Google Acadêmico é htttps://scholar.google.com.br 3 METODOLOGIA É importante destacar que a metodologia é um plano de atividades com etapas a serem seguidas ao cumprimento do objetivo geral do projeto, mas que AINDA irá ser executado, portanto não deve ser escrito no tempo verbal passado, ou seja, como se o projeto já tivesse sido concluído, e sim no PRESENTE, de forma a estruturar não apenas um plano para ser executado neste projeto vigente, mas também para que quaisquer outros pesquisadores possam repeti-lo, através das mesmas instruções. Primeiramente, precisa CLASSIFICAR a sua pesquisa, conforme os 4 grupos de pesquisa demonstradas no Quadro 1, e divididos em 16 tipos de pesquisa. Geralmente para a classificação de uma pesquisa são selecionados 1 tipo de pesquisa para cada grupo, mas há situações pelo qual as pesquisas podem possuir mais de 4 classificações. Quadro 1 – Classificação de Pesquisa Tipo Descrição 1.Natureza Básica Objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. Aplicada Objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática e dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. Quantitativa Considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões 6 2.Abordagem do Problema e informações para classificá-las e analisálas. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana etc.) Qualitativa Considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave. 3.Objetivos Exploratória Visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão. Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso. Descritiva Não tem como objetivo a proposição de soluções, mas sim a descrição de fenômenos. Isso não significa que nessa modalidade de pesquisa não exista interpretação ou aprofundamento. Aqui, o objeto é analisado de forma a penetrar em sua natureza, descrevendo todos os seus lados e características. Prescritiva Tem como objetivo a proposição de soluções, as quais fornecem uma resposta direta ao problema apresentado, ou prescrevem um modelo teórico ideal para delimitar conceitos, que servirão posteriormente de respostas diretas. Explicativa visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. 7 Aprofunda o conhecimento da realidade e explica o porquê das coisas. 4.Procedimentos Técnicos Pesquisa Teórica Bibliográfica Quando elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet. Documental Quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico. Pesquisa Empírica ou Prática Experimental Quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definem-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto, ou seja, se analisa enquanto se testa. Levantamento Quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Esta pesquisa pode ser de uma amostra ou de uma população. Exemplos são os estudos de opiniões e atitudes. Estudo de Caso Envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos buscando profundo detalhamento e conhecimento. Pesquisa de Campo Caracteriza-se pelas investigações realizadas por meio da coleta de dados junto às pessoas, somando à pesquisa bibliográfica e/ou documental. Pesquisa de Laboratório É uma pesquisa mais exata, pois vai preocupar-se em descrever e analisar situações que são controladas. Essas situações poderão ocorrer tanto em um recinto fechado (um laboratório) como em um recinto aberto, e terão como característica básica o controle sobre os dados e efeitos. Pesquisa Ex- Investiga possíveis relações de causa e efeito 8 Post-Facto entre um determinado fato e um fenômeno que ocorre posteriormente. É o inverso do experimental, pois os dados são coletados após a ocorrência dos eventos. Fonte: Adaptado de Silva e Menezes (2001); Gil (2002); Morais e Boiko (2013). Após a classificação deverá explicar COMO exatamente irá desenvolver o seu projeto (COMO irá atingir o objetivo da pesquisa, NÃO É um passo a passo para a sequência de escrita do documento escrito). As atividades a serem desenvolvidos no projeto deverão ser listadas e descritas, seguindo uma ordem cronológica adequada e passível de compreensão a qualquer outro pesquisador que pretenda repetir esta pesquisa. **Consequentemente no cap. de Resultados (capítulo 4 da Implementação), será preciso descrever a mesma ordem de eventos aqui descrita. Estas atividades podem ser listadas em marcadores numéricos, uma vez que a ordem das etapas é importante: 1)Nome da primeira atividade: descrever ............. 2)Nome da segunda atividade: descrever ............ 3) . Exemplo: 1) Caracterização da empresa 2) Coleta de Dados/ informações 3) Elaboração de Fluxograma do processo atual 4) Aplicação da Técnica 5) Realizar estimativa de ganhos financeiros com a padronização de processos ou redução de desperdícios 6) ......... 9 4 CRONOGRAMA O cronograma serve para DIRECIONÁ-LO qual a sequência de execução das atividades QUE VOCÊ IRÁ SEGUIR, em qual tempo elas devem ser executadas e se está tudo ocorrendo dentro do estipulado. Coloque um parágrafo entre o título e o quadro de forma a explicar do que se trata este quadro e relacioná-lo com a sua legenda. Exemplo: De acordo com o Quadro 1 é verificado que ................... Acima do Quadro coloque a legenda Quadro 1 – Cronograma de Pesquisa e abaixo do Quadro coloque a legenda Autoria própria (2022). Ambos com Fonte tamanho 10. [COLOCAR IMAGEM (QUADRO) DO CRONOGRAMA] Seu cronograma deve abordar as atividades até o final do projeto, ou seja, das etapas de PROJETO DE PESQUISA e da IMPLEMENTAÇÃO Deverá ser utilizado o Cronograma de BARRAS, dividindo por semanas. REFERÊNCIAS Referências devem ser organizadas em ordem alfabética Tudo que for citado no texto DEVE constar nas referências e tudo que estiver nas referências DEVE constar no texto. Estude os exemplos abaixo para que possa preencher corretamente as referências do seu projeto. As classificações em verde são apenas guias para este modelo, ou seja, no seu projeto deve colocar apenas as referências, sequencialmente, na ordem alfabética. 10 [Exemplo de livro] SOBRENOME, Nome. Título. Cidade: Editora, Ano. RAUEN, Fábio José. Roteiros de pesquisa. Rio do Sul: Nova Era, 2006. TANENBAUM, Andrew. Redes de computadores. 5. ed. São Paulo: Elsevier, 2016. [Exemplo de Monografia] MEDEIROS, João Bosco. Alucinação e magia na arte: o ultimatum futurista de Almada Negreiros. 1991. 100 f. Monografia (Departamento de Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, São Paulo, 1991. [Exemplo de TCC] BRUXEL, J. L. Definição de um interpretador para a linguagem Portugol, utilizando gramática de atributos. 1996. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências da Computação) - Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau. [Exemplo de Trabalho apresentado em Evento] CONGRESSO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO, 3., 2005. Anais…. São Paulo: Páginas & Letras, 2006. v. 1. ISBN 85-86508-53-5. CONGRESSO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO, 3., 2005. Anais…. São Paulo: Páginas & Letras, 2006. v. 2. ISBN 85-86508-53-5. ESSADO, Tiago Cintra. O poder-dever material de investigação do Ministério Público. In: Congresso do Ministério Público do Estado de São Paulo, 3., 2005. Anais…. São Paulo: Páginas & Letras, 2006. p.205-209. FRALEIGH, A. The Algerian of independence. In: Annual Meeting of the American Society of International Law, 61., 1967, Washington. Proceedings... Washington: Society of International Law, 1967. p. 6-12. MORAIS, M. DE F.; BOIKO, T. J. P. Metodologia de Pesquisa: uma proposta de estrutura para pesquisas técnico-científicas em Engenharia de Produção. VIIIE Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial, v. 1, p. 1–12, 2013. SANTOS, I.B., MAURICIO, T.B. Aplicação de Ferramentas da Qualidade para Análise e Solução de Rupturas em um Processo de Admissão de Estagiários. In: ENEGEP - 11 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 36., Anais. João Pessoa/PB: Abepro, 2016. [Exemplo de ARTIGO] SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver). Acesso em: dia, mês e ano CASAGRANDE, Naiara Machado, Vanessa Renata Monteiro, and Nadja Zim Alexandre. "Aplicação do método Lean Seis Sigma no reuso do efluente tratado. Estudo de caso: fabricação de papel tissue." Tecnologia e Ambiente 25 (2019): 160-175. KNUTH, D. E. Semantic of context-free languages. Mathematical Systems Theory, New York, v. 2, n. 2, p. 33-50, Jan./Mar. 1968. NUNES, C. História da educação brasileira: novas abordagens de velhos objetos. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 6, p. 151-182, 1992. Exemplo de Artigo com autor: SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver). CARAZZAI, Estelita Hass. Trump agora promete acabar com política que separa famílias de refugiados. Folha de S.Paulo, São Paulo, 20 de jun. de 2018. Exemplo de Artigo sem autor: (** neste caso as referências também devem constar no RODAPÉ DA PÁGINA) Na nota de rodapé: 1 TÍTULO da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver). Na lista de referências: TÍTULO da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver). TRUMP agora promete acabar com política que separa famílias de refugiados. Folha de S.Paulo, São Paulo, 20 de jun. de 2018. 12 [Exemplo de Dissertação] ALVERODRIGUES, M. V. Qualidade de vida no trabalho. 1989. 180 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1989. [Exemplo de Tese] RAUEN, Fábio José. Influência do sublinhado na produção de resumos informativos. 1996. 200f. Tese (Doutorado em Letras/Lingüística) – Curso de Pósgraduação em Letras/Lingüística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1996. [Exemplo de Informação de Internet (www)] – com AUTOR SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do site, ano. Disponível em:
1 TÍTULO (Centralizado, em negrito, fonte Arial, MAIÚSCULA, tamanho 14) SOBRENOME, Nome do Aluno1 SOBRENOME, Nome do Orientador2 *Formatação do Artigo: Faça a leitura do material PDF “FORMATAÇÃO do Projeto de Pesquisa” **O limite de páginas para esta etapa do Artigo (Projeto de Pesquisa) será de 5 a 8 páginas (sem considerar as Referências) ***Não utilize linguagem pessoal no Artigo. Aqui é utilizado por se tratar de um Modelo Instrucional. 1 INTRODUÇÃO (Fonte Arial, tamanho 12, MAIÚSCULA com negrito) Introdução é a apresentação do assunto abordado, na qual será é uma seção que irá aguçar a curiosidade do leitor, e tentar vender-lhe o projeto. O formato é de Artigo, portanto o fluxo de informação no capítulo 1 será ÚNICO, portanto, NÃO haverá aberturas de seções secundárias (1.1, 1.2, etc.). Este capítulo deverá possuir MOTIVAÇÃO/ PROBLEMATIZAÇÃO, PERGUNTA DE PESQUISA, OBJETIVO GERAL, OBJETIVOS ESPECÍFICOS, JUSTIFICATIVA e ESTRUTURA DO TRABALHO. Para facilitar a estruturação e desenvolvimento completo do capítulo de Introdução, são descritas aqui 6 etapas com informações que DEVEM ser cumpridas neste capítulo. (1) Deverá descrever a MOTIVAÇÃO/ PROBLEMATIZAÇÃO da pesquisa, dentro da contextualização global que envolve o seu projeto. QUAL a problematização? O que quer resolver ou melhorar? 1 Informações do aluno (exceto o nome) 2 Informações do orientador (exceto o nome) 2 POR QUE é importante resolvê-la? DE QUE FORMA identificou esta problematização? Lembre-se de sempre desenvolver o texto inicial através de estudos científicos (buscar no google acadêmico), pelos quais deverá citá-los no texto e posteriormente colocá-los nas referências bibliográficas. (**Dúvidas em relação a citações/ referências, analise o arquivo PDF nos Materiais Complementares no AVA). Você irá alinhando e afunilando esta contextualização do tema até onde for possível explicar ao leitor, coerentemente e suficientemente, qual a OPORTUNIDADE DE PESQUISA, OU QUAL A PROBLEMÁTICA IDENTIFICADA QUE PRECISA DE MELHORIA. (2) Após explicar a motivação/ problematização deve desenvolver a PERGUNTA DE PESQUISA Uma pergunta de pesquisa é a declaração de uma indagação específica que o pesquisador deseja responder para abordar o problema de pesquisa. A pergunta de pesquisa orienta os tipos de dados a serem coletados e o tipo de estudo a ser desenvolvido. (3) Após a pergunta de pesquisa, deve declarar qual OBJETIVO GERAL pelo qual será a proposta de como irá resolver a problematização. O objetivo geral deve ser direto e global com uma única ação. O objetivo geral é....... (4) Após o Objetivo Geral, deve declarar quais são os OBJETIVOS ESPECÍFICOS (no mínimo 3). Os objetivos específicos representam entregas intermediárias que, se somadas, compõem o resultado final, ou seja, irão auxiliar no cumprimento do objetivo geral. Liste seus objetivos específicos através de algarismos romanos: 3 (i)...analisar....; (ii) ...investigar.......;(iii) ................(iv)............. e assim por diante Os objetivos específicos são metas para se atingir o objetivo geral. Por exemplo, imagine que o objetivo geral será assar um bolo, dessa forma os objetivos específicos seriam: (i) identificar ingredientes sólidos e líquidos; (ii) analisar a temperatura ideal para assar o bolo; (iii) identificar métricas para verificar se o bolo foi preparado corretamente; .......... Os objetivos específicos também devem ser declarados diretamente. Os objetivos específicos são: ..... (5) Após descrever o objetivo GERAL e os objetivos ESPECÍFICOS, desenvolva uma JUSTIFICATIVA que comprove o porquê o cumprimento deste objetivo será importante e qual será a CONTRIBUIÇÃO do projeto para a sua área. A justificativa descreve o problema que o projeto vai solucionar. Nessa parte do texto, deve ficar claro que o projeto é uma resposta a determinado “problema” percebido e identificado, devendo estar fundamentada e suportada por meio de dados e informações obtidas nas etapas e componentes do projeto. Devem ficar evidenciadas as razões tanto de ordem teórica como prática. Também deve ser definida, com clareza, a perspectiva do projeto, explicitando os resultados e benefícios que serão obtidos. (6) No último parágrafo encerrar o capítulo 1 criando uma explicação resumida da ESTRUTURA DO TRABALHO, ou seja, o que será tratado nos próximos capítulos. Por exemplo: O documento é estruturado em cinco seções, já com a inclusão da seção de Introdução apresentada. A seção 2 contém a fundamentação teórica. A seção 3 contém a metodologia aplicada ao desenvolvimento do projeto. A seção 4 apresenta o cronograma do projeto. 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (altere o nome deste título, ao invés de fundamentação teórica, para algo que tenha relação com o que será abordado no capítulo, ou seja, um título que aborde o que será tratado como fundamento ao SEU projeto) 4 2.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA (Fonte Arial, tamanho 12, MAIÚSCULA sem negrito) 2.2 SEÇÃO SECUNDÁRIA 2.3 SEÇÃO SECUNDÁRIA 2.3.1 Seção terciária (Fonte Arial, tamanho 12, minúscula com negrito) Na Fundamentação Teórica NÃO IRÁ colocar qualquer explicação sobre o desenvolvimento do projeto, ou seja, sobre as etapas que irá desenvolver para atingir o objetivo da pesquisa. A Fundamentação Teórica possui o propósito de concentrar informações conceituais RETIRADAS DA LITERATURA para explicar conceitos, definições, e características fundamentais dos assuntos relacionados ao seu projeto. Deve identificar quantos e *QUAIS* são os temas de SUA pesquisa. Desta forma, pode criar um subtítulo para cada tema, a fim de organizar os temas envolvidos no projeto 2.1 2.2 2.3 . . Seções terciárias serão utilizadas apenas se julgar necessário. O objetivo da fundamentação teórica é EXPLORAR os estudos já publicados que envolvem o seu tema, aprofundando e detalhando os conceitos relacionados ao SEU objetivo. Como um esclarecimento de tudo que já foi estabelecido até hoje e então compreender claramente toda a BASE do que irá acrescentar em seu projeto. Lembre-se que todos os conceitos que serão abordados neste capítulo 2 precisam ter EXCLUSIVA relação com o foco do seu projeto, ou seja, deve evitar desenvolver aprofundamentos de conteúdos que não irão influenciar ou fazer parte do seu projeto, ou que não terão nenhuma conexão com os tópicos que serão abordados. 5 **citações de outros estudos são fundamentais** Além de livros, é essencial buscar informações em artigos científicos. Sugere-se realizar pesquisas no Google Acadêmicos por estudos que possam complementar as informações conceituais do seu estudo. O endereço eletrônico do Google Acadêmico é htttps://scholar.google.com.br 3 METODOLOGIA É importante destacar que a metodologia é um plano de atividades com etapas a serem seguidas ao cumprimento do objetivo geral do projeto, mas que AINDA irá ser executado, portanto não deve ser escrito no tempo verbal passado, ou seja, como se o projeto já tivesse sido concluído, e sim no PRESENTE, de forma a estruturar não apenas um plano para ser executado neste projeto vigente, mas também para que quaisquer outros pesquisadores possam repeti-lo, através das mesmas instruções. Primeiramente, precisa CLASSIFICAR a sua pesquisa, conforme os 4 grupos de pesquisa demonstradas no Quadro 1, e divididos em 16 tipos de pesquisa. Geralmente para a classificação de uma pesquisa são selecionados 1 tipo de pesquisa para cada grupo, mas há situações pelo qual as pesquisas podem possuir mais de 4 classificações. Quadro 1 – Classificação de Pesquisa Tipo Descrição 1.Natureza Básica Objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. Aplicada Objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática e dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. Quantitativa Considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões 6 2.Abordagem do Problema e informações para classificá-las e analisálas. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana etc.) Qualitativa Considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave. 3.Objetivos Exploratória Visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão. Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso. Descritiva Não tem como objetivo a proposição de soluções, mas sim a descrição de fenômenos. Isso não significa que nessa modalidade de pesquisa não exista interpretação ou aprofundamento. Aqui, o objeto é analisado de forma a penetrar em sua natureza, descrevendo todos os seus lados e características. Prescritiva Tem como objetivo a proposição de soluções, as quais fornecem uma resposta direta ao problema apresentado, ou prescrevem um modelo teórico ideal para delimitar conceitos, que servirão posteriormente de respostas diretas. Explicativa visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. 7 Aprofunda o conhecimento da realidade e explica o porquê das coisas. 4.Procedimentos Técnicos Pesquisa Teórica Bibliográfica Quando elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet. Documental Quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico. Pesquisa Empírica ou Prática Experimental Quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definem-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto, ou seja, se analisa enquanto se testa. Levantamento Quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Esta pesquisa pode ser de uma amostra ou de uma população. Exemplos são os estudos de opiniões e atitudes. Estudo de Caso Envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos buscando profundo detalhamento e conhecimento. Pesquisa de Campo Caracteriza-se pelas investigações realizadas por meio da coleta de dados junto às pessoas, somando à pesquisa bibliográfica e/ou documental. Pesquisa de Laboratório É uma pesquisa mais exata, pois vai preocupar-se em descrever e analisar situações que são controladas. Essas situações poderão ocorrer tanto em um recinto fechado (um laboratório) como em um recinto aberto, e terão como característica básica o controle sobre os dados e efeitos. Pesquisa Ex- Investiga possíveis relações de causa e efeito 8 Post-Facto entre um determinado fato e um fenômeno que ocorre posteriormente. É o inverso do experimental, pois os dados são coletados após a ocorrência dos eventos. Fonte: Adaptado de Silva e Menezes (2001); Gil (2002); Morais e Boiko (2013). Após a classificação deverá explicar COMO exatamente irá desenvolver o seu projeto (COMO irá atingir o objetivo da pesquisa, NÃO É um passo a passo para a sequência de escrita do documento escrito). As atividades a serem desenvolvidos no projeto deverão ser listadas e descritas, seguindo uma ordem cronológica adequada e passível de compreensão a qualquer outro pesquisador que pretenda repetir esta pesquisa. **Consequentemente no cap. de Resultados (capítulo 4 da Implementação), será preciso descrever a mesma ordem de eventos aqui descrita. Estas atividades podem ser listadas em marcadores numéricos, uma vez que a ordem das etapas é importante: 1)Nome da primeira atividade: descrever ............. 2)Nome da segunda atividade: descrever ............ 3) . Exemplo: 1) Caracterização da empresa 2) Coleta de Dados/ informações 3) Elaboração de Fluxograma do processo atual 4) Aplicação da Técnica 5) Realizar estimativa de ganhos financeiros com a padronização de processos ou redução de desperdícios 6) ......... 9 4 CRONOGRAMA O cronograma serve para DIRECIONÁ-LO qual a sequência de execução das atividades QUE VOCÊ IRÁ SEGUIR, em qual tempo elas devem ser executadas e se está tudo ocorrendo dentro do estipulado. Coloque um parágrafo entre o título e o quadro de forma a explicar do que se trata este quadro e relacioná-lo com a sua legenda. Exemplo: De acordo com o Quadro 1 é verificado que ................... Acima do Quadro coloque a legenda Quadro 1 – Cronograma de Pesquisa e abaixo do Quadro coloque a legenda Autoria própria (2022). Ambos com Fonte tamanho 10. [COLOCAR IMAGEM (QUADRO) DO CRONOGRAMA] Seu cronograma deve abordar as atividades até o final do projeto, ou seja, das etapas de PROJETO DE PESQUISA e da IMPLEMENTAÇÃO Deverá ser utilizado o Cronograma de BARRAS, dividindo por semanas. REFERÊNCIAS Referências devem ser organizadas em ordem alfabética Tudo que for citado no texto DEVE constar nas referências e tudo que estiver nas referências DEVE constar no texto. Estude os exemplos abaixo para que possa preencher corretamente as referências do seu projeto. As classificações em verde são apenas guias para este modelo, ou seja, no seu projeto deve colocar apenas as referências, sequencialmente, na ordem alfabética. 10 [Exemplo de livro] SOBRENOME, Nome. Título. Cidade: Editora, Ano. RAUEN, Fábio José. Roteiros de pesquisa. Rio do Sul: Nova Era, 2006. TANENBAUM, Andrew. Redes de computadores. 5. ed. São Paulo: Elsevier, 2016. [Exemplo de Monografia] MEDEIROS, João Bosco. Alucinação e magia na arte: o ultimatum futurista de Almada Negreiros. 1991. 100 f. Monografia (Departamento de Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, São Paulo, 1991. [Exemplo de TCC] BRUXEL, J. L. Definição de um interpretador para a linguagem Portugol, utilizando gramática de atributos. 1996. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências da Computação) - Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau. [Exemplo de Trabalho apresentado em Evento] CONGRESSO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO, 3., 2005. Anais…. São Paulo: Páginas & Letras, 2006. v. 1. ISBN 85-86508-53-5. CONGRESSO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO, 3., 2005. Anais…. São Paulo: Páginas & Letras, 2006. v. 2. ISBN 85-86508-53-5. ESSADO, Tiago Cintra. O poder-dever material de investigação do Ministério Público. In: Congresso do Ministério Público do Estado de São Paulo, 3., 2005. Anais…. São Paulo: Páginas & Letras, 2006. p.205-209. FRALEIGH, A. The Algerian of independence. In: Annual Meeting of the American Society of International Law, 61., 1967, Washington. Proceedings... Washington: Society of International Law, 1967. p. 6-12. MORAIS, M. DE F.; BOIKO, T. J. P. Metodologia de Pesquisa: uma proposta de estrutura para pesquisas técnico-científicas em Engenharia de Produção. VIIIE Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial, v. 1, p. 1–12, 2013. SANTOS, I.B., MAURICIO, T.B. Aplicação de Ferramentas da Qualidade para Análise e Solução de Rupturas em um Processo de Admissão de Estagiários. In: ENEGEP - 11 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 36., Anais. João Pessoa/PB: Abepro, 2016. [Exemplo de ARTIGO] SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver). Acesso em: dia, mês e ano CASAGRANDE, Naiara Machado, Vanessa Renata Monteiro, and Nadja Zim Alexandre. "Aplicação do método Lean Seis Sigma no reuso do efluente tratado. Estudo de caso: fabricação de papel tissue." Tecnologia e Ambiente 25 (2019): 160-175. KNUTH, D. E. Semantic of context-free languages. Mathematical Systems Theory, New York, v. 2, n. 2, p. 33-50, Jan./Mar. 1968. NUNES, C. História da educação brasileira: novas abordagens de velhos objetos. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 6, p. 151-182, 1992. Exemplo de Artigo com autor: SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver). CARAZZAI, Estelita Hass. Trump agora promete acabar com política que separa famílias de refugiados. Folha de S.Paulo, São Paulo, 20 de jun. de 2018. Exemplo de Artigo sem autor: (** neste caso as referências também devem constar no RODAPÉ DA PÁGINA) Na nota de rodapé: 1 TÍTULO da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver). Na lista de referências: TÍTULO da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver). TRUMP agora promete acabar com política que separa famílias de refugiados. Folha de S.Paulo, São Paulo, 20 de jun. de 2018. 12 [Exemplo de Dissertação] ALVERODRIGUES, M. V. Qualidade de vida no trabalho. 1989. 180 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1989. [Exemplo de Tese] RAUEN, Fábio José. Influência do sublinhado na produção de resumos informativos. 1996. 200f. Tese (Doutorado em Letras/Lingüística) – Curso de Pósgraduação em Letras/Lingüística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1996. [Exemplo de Informação de Internet (www)] – com AUTOR SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do site, ano. Disponível em:
Comentários
Postar um comentário