DOCENTE Imersão Profissional: Desafios Contemporâneos Yane Valentina (Tutora) OBJETIVO GERAL - Esta disciplina tem como objetivo geral proporcionar conhecimentos necessários para o desenvolvimento de habilidades e competências (Hard e Soft skills) para atuar na futura profissão, assim como oportunizar vivências imersivas no campo de atuação desenvolvendo relação com o curso, com a profissão e com os ambientes profissionais. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • identificar os desafios profissionais na contemporaneidade; • compreender os conceitos de Hard Skills e Soft Skills; • refletir sobre a importância das diferentes relações no ambiente de trabalho; • conscientizar a respeito dos valores éticos que perpassam a atuação profissional; • identificar as principais características da profissão decorrente do curso escolhido; • vislumbrar as possibilidades de atuação como profissional do curso escolhido identificando os diferentes ambientes profissionais; • analisar por meio da articulação entre a teoria e a prática as principais habilidades e competências identificadas na futura profissão. Tratam-se de habilidades e competências desenvolvidas ao longo da trajetória profissional. De maneira geral, podemos dizer que: •Soft Skills – São habilidades interpessoais desenvolvidas no ambiente de trabalho. Trata-se de competências e habilidades relacionadas para interagir com outras pessoas, como empatia, comunicação, resiliência, capacidade de persuasão, resolução de conflitos, proatividade, entre outras. São atributos que podem ser desenvolvidos nas relações sociais, mas não são percebidos como conhecimentos técnicos. •Hard Skills – São capacidades técnicas da profissão, ou seja, habilidades desenvolvidas por meio de cursos, treinamentos, livros, workshops, entre outros. São aquelas competências que você insere no seu currículo, ou seja, aquelas comumente solicitadas em vagas de trabalho. ATIVIDADES PARA DESENVOLVIMENTO AO LONGO DA DISCIPLINA: • Leitura e Fichamento (Anexo A) do artigo indicado na trilha. • Elaboração do Roteiro de Entrevista (Anexo B) • Entrevista com o profissional da área (Utilizando o anexo B) • Elaboração do Portfólio (Anexo C) que deverá constar: • Item I – Identificação. • Item II – O Fichamento realizado anteriormente. • Item III – O roteiro da Entrevista. • Item IV – Texto final conclusivo/considerações finais. • Socialização (Anexo D). A avaliação ocorre em duas etapas: •Entrega do Portfólio. •Participação na Socialização. VAMOS LÁ! OUÇA O PODCAST NA TRILHA DE APRENDIZAGEM ARTIGO DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD NA TRILHA DE APRENDIZAGEM Fichamento é um método de estudo ou pesquisa pessoal que serve para o registro de informações sobre livros, textos ou artigos. Os Fichamentos ajudam na compreensão do conteúdo e servem para consultas posteriores. É um recurso muito utilizado para pesquisas acadêmicas, pois são úteis para buscar os conteúdos já estudados. O mais importante: desenvolvem a capacidade de sintetizar as informações. A síntese requer um nível aprofundado de conhecimento do conteúdo. Ao sintetizar, você está, de fato, aprendendo. Existem vários tipos de Fichamentos, mas, para esta atividade, utilizaremos o: Fichamento bibliográfico – É uma modalidade simples de Fichamento no qual se descreve o conteúdo em tópicos, acompanhados de indicações precisas das referências (título, edição, local de publicação, editora, ano da publicação, número do volume e as páginas). BAIXE O MODELO DE FICHAMENTO NA TRILHA DE APRENDIZAGEM ENTREVISTA - Possibilita a interação entre pesquisador e entrevistado com o objetivo de coletar dados importantes sobre um assunto. Esse método científico permite ao entrevistador conhecer mais sobre o problema em questão e buscar respostas, conceitos ou ideias pela ótica e percepção do entrevistado. - São vários os tipos de Entrevista, mas, para esta disciplina, tomamos como referência a Entrevista Semiestruturada. - BAIXE O MODELO DE ENTREVISTA NA TRILHA DE APRENDIZAGEM. Nela constam apenas sugestões de perguntas para nortear a Entrevista. É importante que o grupo adapte as perguntas existentes ou elabore novas perguntas de acordo com sua necessidade a partir do conteúdo do podcast e do artigo. DICAS IMPORTANTES - Para que tudo transcorra bem, a organização e o planejamento são fundamentais. Por isso, entre em contato com antecedência com o profissional escolhido para agendar a data, horário e local da Entrevista. Esta atitude demonstra o seu respeito com o profissional entrevistado. No final da Entrevista, não esqueça de agradecê-lo pelo tempo disponibilizado e pela sua grandeza em compartilhar com você os saberes construídos no exercício da profissão. - *Enviem o documento antes, esclareçam dúvidas e o objetivo da entrevista para que o profissional não se sinta inseguro e possa se preparar da melhor forma.* - *A entrevista pode ser realizada de maneira online (e-mail, whatsapp, ligação, direct instagram, etc) ou presencial.* - Lembre-se de que as questões da Entrevista devem ser elaboradas e definidas em grupo, porém, cada acadêmico deve aplicá-la individualmente. Não perca a oportunidade de conhecer melhor a sua futura profissão falando com quem já atua nela. ALTERAÇÃO Cada integrante elabora pelo menos 1 questão e o resultado final da entrevista completa deve ser socializada com todos os participantes! Lembre-se: o bom profissional sabe trabalhar em equipe! HORA DE FORMAR OS GRUPOS! 3 A 5 INTEGRANTES! Todo mês verifique o código da sua turma para saber se foi transferido ou não e evitar confusões no final de semestre em relação ao paper. DATAS DE ENTREGA PARA CORREÇÃO (válido para todas as turmas): - 1ª data em outubro (15/10, domingo) - 2ª data em novembro (12/11, domingo) - Após essas datas vocês podem postar e apresentar os trabalhos nas datas finais mas não serão corrigidos. DATAS DE APRESENTAÇÃO: - FLC 27197 TIP (TURMA SEGUNDA): 27/11 e 04/12 - FLC 29819 TIP (TURMA TERÇA): 28/11 e 05/12 - FLC 28571 TIP (TURMA QUARTA): 29/11 e 06/12 - FLC 44509 TIP (TURMA QUINTA): 30/11 e 07/12 - Os trabalhos não apresentados nas datas expostas acima terão as notas zeradas. Atenção aos prazos!!!
DOCENTE Imersão Profissional: Desafios Contemporâneos Yane Valentina (Tutora) OBJETIVO GERAL - Esta disciplina tem como objetivo geral proporcionar conhecimentos necessários para o desenvolvimento de habilidades e competências (Hard e Soft skills) para atuar na futura profissão, assim como oportunizar vivências imersivas no campo de atuação desenvolvendo relação com o curso, com a profissão e com os ambientes profissionais. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • identificar os desafios profissionais na contemporaneidade; • compreender os conceitos de Hard Skills e Soft Skills; • refletir sobre a importância das diferentes relações no ambiente de trabalho; • conscientizar a respeito dos valores éticos que perpassam a atuação profissional; • identificar as principais características da profissão decorrente do curso escolhido; • vislumbrar as possibilidades de atuação como profissional do curso escolhido identificando os diferentes ambientes profissionais; • analisar por meio da articulação entre a teoria e a prática as principais habilidades e competências identificadas na futura profissão. Tratam-se de habilidades e competências desenvolvidas ao longo da trajetória profissional. De maneira geral, podemos dizer que: •Soft Skills – São habilidades interpessoais desenvolvidas no ambiente de trabalho. Trata-se de competências e habilidades relacionadas para interagir com outras pessoas, como empatia, comunicação, resiliência, capacidade de persuasão, resolução de conflitos, proatividade, entre outras. São atributos que podem ser desenvolvidos nas relações sociais, mas não são percebidos como conhecimentos técnicos. •Hard Skills – São capacidades técnicas da profissão, ou seja, habilidades desenvolvidas por meio de cursos, treinamentos, livros, workshops, entre outros. São aquelas competências que você insere no seu currículo, ou seja, aquelas comumente solicitadas em vagas de trabalho. ATIVIDADES PARA DESENVOLVIMENTO AO LONGO DA DISCIPLINA: • Leitura e Fichamento (Anexo A) do artigo indicado na trilha. • Elaboração do Roteiro de Entrevista (Anexo B) • Entrevista com o profissional da área (Utilizando o anexo B) • Elaboração do Portfólio (Anexo C) que deverá constar: • Item I – Identificação. • Item II – O Fichamento realizado anteriormente. • Item III – O roteiro da Entrevista. • Item IV – Texto final conclusivo/considerações finais. • Socialização (Anexo D). A avaliação ocorre em duas etapas: •Entrega do Portfólio. •Participação na Socialização. VAMOS LÁ! OUÇA O PODCAST NA TRILHA DE APRENDIZAGEM ARTIGO DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD NA TRILHA DE APRENDIZAGEM Fichamento é um método de estudo ou pesquisa pessoal que serve para o registro de informações sobre livros, textos ou artigos. Os Fichamentos ajudam na compreensão do conteúdo e servem para consultas posteriores. É um recurso muito utilizado para pesquisas acadêmicas, pois são úteis para buscar os conteúdos já estudados. O mais importante: desenvolvem a capacidade de sintetizar as informações. A síntese requer um nível aprofundado de conhecimento do conteúdo. Ao sintetizar, você está, de fato, aprendendo. Existem vários tipos de Fichamentos, mas, para esta atividade, utilizaremos o: Fichamento bibliográfico – É uma modalidade simples de Fichamento no qual se descreve o conteúdo em tópicos, acompanhados de indicações precisas das referências (título, edição, local de publicação, editora, ano da publicação, número do volume e as páginas). BAIXE O MODELO DE FICHAMENTO NA TRILHA DE APRENDIZAGEM ENTREVISTA - Possibilita a interação entre pesquisador e entrevistado com o objetivo de coletar dados importantes sobre um assunto. Esse método científico permite ao entrevistador conhecer mais sobre o problema em questão e buscar respostas, conceitos ou ideias pela ótica e percepção do entrevistado. - São vários os tipos de Entrevista, mas, para esta disciplina, tomamos como referência a Entrevista Semiestruturada. - BAIXE O MODELO DE ENTREVISTA NA TRILHA DE APRENDIZAGEM. Nela constam apenas sugestões de perguntas para nortear a Entrevista. É importante que o grupo adapte as perguntas existentes ou elabore novas perguntas de acordo com sua necessidade a partir do conteúdo do podcast e do artigo. DICAS IMPORTANTES - Para que tudo transcorra bem, a organização e o planejamento são fundamentais. Por isso, entre em contato com antecedência com o profissional escolhido para agendar a data, horário e local da Entrevista. Esta atitude demonstra o seu respeito com o profissional entrevistado. No final da Entrevista, não esqueça de agradecê-lo pelo tempo disponibilizado e pela sua grandeza em compartilhar com você os saberes construídos no exercício da profissão. - *Enviem o documento antes, esclareçam dúvidas e o objetivo da entrevista para que o profissional não se sinta inseguro e possa se preparar da melhor forma.* - *A entrevista pode ser realizada de maneira online (e-mail, whatsapp, ligação, direct instagram, etc) ou presencial.* - Lembre-se de que as questões da Entrevista devem ser elaboradas e definidas em grupo, porém, cada acadêmico deve aplicá-la individualmente. Não perca a oportunidade de conhecer melhor a sua futura profissão falando com quem já atua nela. ALTERAÇÃO Cada integrante elabora pelo menos 1 questão e o resultado final da entrevista completa deve ser socializada com todos os participantes! Lembre-se: o bom profissional sabe trabalhar em equipe! HORA DE FORMAR OS GRUPOS! 3 A 5 INTEGRANTES! Todo mês verifique o código da sua turma para saber se foi transferido ou não e evitar confusões no final de semestre em relação ao paper. DATAS DE ENTREGA PARA CORREÇÃO (válido para todas as turmas): - 1ª data em outubro (15/10, domingo) - 2ª data em novembro (12/11, domingo) - Após essas datas vocês podem postar e apresentar os trabalhos nas datas finais mas não serão corrigidos. DATAS DE APRESENTAÇÃO: - FLC 27197 TIP (TURMA SEGUNDA): 27/11 e 04/12 - FLC 29819 TIP (TURMA TERÇA): 28/11 e 05/12 - FLC 28571 TIP (TURMA QUARTA): 29/11 e 06/12 - FLC 44509 TIP (TURMA QUINTA): 30/11 e 07/12 - Os trabalhos não apresentados nas datas expostas acima terão as notas zeradas. Atenção aos prazos!!!
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