Pular para o conteúdo principal

Imersão Profissional: Desafios Contemporâneos


 DOCENTE Imersão Profissional: Desafios Contemporâneos Yane Valentina (Tutora) OBJETIVO GERAL - Esta disciplina tem como objetivo geral proporcionar conhecimentos necessários para o desenvolvimento de habilidades e competências (Hard e Soft skills) para atuar na futura profissão, assim como oportunizar vivências imersivas no campo de atuação desenvolvendo relação com o curso, com a profissão e com os ambientes profissionais. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • identificar os desafios profissionais na contemporaneidade; • compreender os conceitos de Hard Skills e Soft Skills; • refletir sobre a importância das diferentes relações no ambiente de trabalho; • conscientizar a respeito dos valores éticos que perpassam a atuação profissional; • identificar as principais características da profissão decorrente do curso escolhido; • vislumbrar as possibilidades de atuação como profissional do curso escolhido identificando os diferentes ambientes profissionais; • analisar por meio da articulação entre a teoria e a prática as principais habilidades e competências identificadas na futura profissão. Tratam-se de habilidades e competências desenvolvidas ao longo da trajetória profissional. De maneira geral, podemos dizer que: •Soft Skills – São habilidades interpessoais desenvolvidas no ambiente de trabalho. Trata-se de competências e habilidades relacionadas para interagir com outras pessoas, como empatia, comunicação, resiliência, capacidade de persuasão, resolução de conflitos, proatividade, entre outras. São atributos que podem ser desenvolvidos nas relações sociais, mas não são percebidos como conhecimentos técnicos. •Hard Skills – São capacidades técnicas da profissão, ou seja, habilidades desenvolvidas por meio de cursos, treinamentos, livros, workshops, entre outros. São aquelas competências que você insere no seu currículo, ou seja, aquelas comumente solicitadas em vagas de trabalho. ATIVIDADES PARA DESENVOLVIMENTO AO LONGO DA DISCIPLINA: • Leitura e Fichamento (Anexo A) do artigo indicado na trilha. • Elaboração do Roteiro de Entrevista (Anexo B) • Entrevista com o profissional da área (Utilizando o anexo B) • Elaboração do Portfólio (Anexo C) que deverá constar: • Item I – Identificação. • Item II – O Fichamento realizado anteriormente. • Item III – O roteiro da Entrevista. • Item IV – Texto final conclusivo/considerações finais. • Socialização (Anexo D). A avaliação ocorre em duas etapas: •Entrega do Portfólio. •Participação na Socialização. VAMOS LÁ! OUÇA O PODCAST NA TRILHA DE APRENDIZAGEM ARTIGO DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD NA TRILHA DE APRENDIZAGEM Fichamento é um método de estudo ou pesquisa pessoal que serve para o registro de informações sobre livros, textos ou artigos. Os Fichamentos ajudam na compreensão do conteúdo e servem para consultas posteriores. É um recurso muito utilizado para pesquisas acadêmicas, pois são úteis para buscar os conteúdos já estudados. O mais importante: desenvolvem a capacidade de sintetizar as informações. A síntese requer um nível aprofundado de conhecimento do conteúdo. Ao sintetizar, você está, de fato, aprendendo. Existem vários tipos de Fichamentos, mas, para esta atividade, utilizaremos o: Fichamento bibliográfico – É uma modalidade simples de Fichamento no qual se descreve o conteúdo em tópicos, acompanhados de indicações precisas das referências (título, edição, local de publicação, editora, ano da publicação, número do volume e as páginas). BAIXE O MODELO DE FICHAMENTO NA TRILHA DE APRENDIZAGEM ENTREVISTA - Possibilita a interação entre pesquisador e entrevistado com o objetivo de coletar dados importantes sobre um assunto. Esse método científico permite ao entrevistador conhecer mais sobre o problema em questão e buscar respostas, conceitos ou ideias pela ótica e percepção do entrevistado. - São vários os tipos de Entrevista, mas, para esta disciplina, tomamos como referência a Entrevista Semiestruturada. - BAIXE O MODELO DE ENTREVISTA NA TRILHA DE APRENDIZAGEM. Nela constam apenas sugestões de perguntas para nortear a Entrevista. É importante que o grupo adapte as perguntas existentes ou elabore novas perguntas de acordo com sua necessidade a partir do conteúdo do podcast e do artigo. DICAS IMPORTANTES - Para que tudo transcorra bem, a organização e o planejamento são fundamentais. Por isso, entre em contato com antecedência com o profissional escolhido para agendar a data, horário e local da Entrevista. Esta atitude demonstra o seu respeito com o profissional entrevistado. No final da Entrevista, não esqueça de agradecê-lo pelo tempo disponibilizado e pela sua grandeza em compartilhar com você os saberes construídos no exercício da profissão. - *Enviem o documento antes, esclareçam dúvidas e o objetivo da entrevista para que o profissional não se sinta inseguro e possa se preparar da melhor forma.* - *A entrevista pode ser realizada de maneira online (e-mail, whatsapp, ligação, direct instagram, etc) ou presencial.* - Lembre-se de que as questões da Entrevista devem ser elaboradas e definidas em grupo, porém, cada acadêmico deve aplicá-la individualmente. Não perca a oportunidade de conhecer melhor a sua futura profissão falando com quem já atua nela. ALTERAÇÃO Cada integrante elabora pelo menos 1 questão e o resultado final da entrevista completa deve ser socializada com todos os participantes! Lembre-se: o bom profissional sabe trabalhar em equipe! HORA DE FORMAR OS GRUPOS! 3 A 5 INTEGRANTES! Todo mês verifique o código da sua turma para saber se foi transferido ou não e evitar confusões no final de semestre em relação ao paper. DATAS DE ENTREGA PARA CORREÇÃO (válido para todas as turmas): - 1ª data em outubro (15/10, domingo) - 2ª data em novembro (12/11, domingo) - Após essas datas vocês podem postar e apresentar os trabalhos nas datas finais mas não serão corrigidos. DATAS DE APRESENTAÇÃO: - FLC 27197 TIP (TURMA SEGUNDA): 27/11 e 04/12 - FLC 29819 TIP (TURMA TERÇA): 28/11 e 05/12 - FLC 28571 TIP (TURMA QUARTA): 29/11 e 06/12 - FLC 44509 TIP (TURMA QUINTA): 30/11 e 07/12 - Os trabalhos não apresentados nas datas expostas acima terão as notas zeradas. Atenção aos prazos!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

RESPOSTA AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

  AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Segundo Kauark, Manhães, & Medeiros, existem várias formas de classificar as pesquisas com base em seus objetivos gerais e procedimentos técnicos. Do ponto de vista dos autores as formas clássicas de pesquisas podem ser, da sua natureza: – Pesquisa Aplicada: objetiva gerar novos conhecimentos, úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. – Pesquisa Básica: objetiva gerar novos conhecimentos para aplicação prática, dirigida à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. Resposta Marcada : Falsa TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Enumere as questões correspondentes: (1) Pesquisa Aplicada  (2) Pesquisas exploratórias  (3) Pesquisas descritivas  (4) Pesquisas explicativas   (  ) Buscam proporcionar uma abordagem do problema pelo levantamento de informações ou a constituição de hipóteses, envolvendo levantamento bibliográfico e documental, entrevis