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PROJETO MULDISCIPLINAR FINAL I


 1 MANUAL DO PROJETO MULDISCIPLINAR FINAL I 2 Sumário APRESENTAÇÃO................................................................................................................................................... 3 ETAPA I ................................................................................................................................................................ 3 ETAPA II ............................................................................................................................................................. 12 ETAPA III ............................................................................................................................................................ 14 Avaliação............................................................................................................................................................ 15 3 PROJETO MULTIDISCIPLINAR FINAL I APRESENTAÇÃO Querid@ alun@, você está chegando ao final de seu curso de licenciatura. É hora de aplicar os conhecimentos adquiridos nos projetos anteriores. Neste projeto multidisciplinar vamos compreender conceitos importantes acerca do Trabalho Acadêmico e dar um mergulho no campo da pesquisa científica. OBJETIVO DO PM FINAL I: Construir o pré-projeto de pesquisa para o trabalho de conclusão de curso. REVISITANDO CONCEITOS ADQUIRIDOS ANTERIORMENTE: ETAPA I A CIÊNCIA A criação do método científico moderno é atribuída a René Descartes, filósofo, físico e matemático francês que viveu entre os anos de 1596 e 1650. Falando de forma objetiva, a teoria de Descartes propõe a fragmentação do objeto da pesquisa, ou seja, para ele, para se entender o todo, é preciso antes de tudo, dividi-lo em partes, a fim de estudá-las separadamente. O método proposto por Descartes trata a observação científica a partir da relação entre causa e efeito, ou seja, um pensamento linear que busca traduzir os fenômenos por meio de um raciocínio essencialmente lógico. Antes de Descartes, outros pensadores como Roger Bacon e Francis Bacon já haviam estabelecido importantes estudos que foram responsáveis pela chamada Revolução Científica, tornando a busca pelo conhecimento como algo mais estruturado e prático, propondo o empirismo, ou seja, a experimentação como principal mecanismo para se consolidar e mensurar constatações científicas. Essa fase da história provocou o rompimento com as práticas medievais de construção de conhecimentos, que apesar de serem consideradas como científicas, eram definidas pela Igreja Católica, a partir de dogmas religiosos. 4 Mais tarde, o método hipotético dedutivo foi definido por Karl Popper (séc. XX) a partir das suas críticas ao pensamento cartesiano. Vale lembrar que o ato de criticar não significa abandonar um determinado pensamento ou teoria, mas sim, buscar uma nova construção a partir de um conhecimento que já existe. Basicamente, o método hipotético dedutivo leva o pesquisador ao mais alto grau de ceticismo sobre um determinado assunto, propondo que antes da observação para a formulação de ideias as ideias sejam pensadas, isto é, criem-se as hipóteses. Somente depois deste processo, as hipóteses podem então ser verificadas, a fim de que se confirme ou não se as ideias iniciais revelam algum sentido. Assim sendo, segundo Popper, o método científico envolve a observação de fenômenos naturais, em seguida, a postulação de hipóteses e, por fim, a sua verificação por meio da experimentação. OUTROS PENSAMENTOS QUE CONTRIBUIRAM COM A CIÊNCIA Além das teorias já citadas, outras maneiras de pensar orientaram o desenvolvimento da pesquisa cientifica no decorrer da história. Dentre eles podemos destacar o pensamento dialético, proposto por Karl Marx. De maneira objetiva, segundo o pensamento dialético a construção do conhecimento se dá a partir da crítica sobre um conhecimento já existente. Este conhecimento é tido então como a tese, o questionamento desse conhecimento como antítese e, o conhecimento criado a partir dessa relação entre tese e antítese como a síntese, isto é, um novo conhecimento. Esta síntese, por ser um novo conhecimento, tornar-se-á uma nova tese que, ao ser novamente criticada, originará outra síntese. Este é, resumidamente, o processo de construção de conhecimento por meio do pensamento dialético. Outro pensamento que é necessário destacar é o pensamento complexo. O principal pensador, adepto da complexidade é sociólogo Edgar Morin que completou recentemente 100 anos de idade. Morin propõe uma reforma do pensamento, visando recompor os conhecimentos que foram historicamente fragmentados pela ciência, numa critica direta ao pensamento linear, todavia, sem desconsiderar sua importância. Morin nos apresenta considerações importantes sobre as ambiguidades da ciência: 5 [...] essa ciência elucidativa, enriquecedora, conquistadora e triunfante, apresentanos, cada vez mais, problemas graves que se referem ao conhecimento que produz, à ação que determina, à sociedade que transforma. Essa ciência libertadora traz, ao mesmo tempo, possibilidades terríveis de subjugação. Esse conhecimento vivo é o mesmo que produziu a ameaça do aniquilamento da humanidade. Para conceber e compreender esse problema, há que acabar com a tola alternativa da ciência "boa", que só traz benefícios, ou da ciência "má", que só traz prejuízos. Pelo contrário, há que, desde a partida, dispor de pensamento capaz de conceber e de compreender a ambivalência, isto é, a complexidade intrínseca que se encontra no cerne da ciência. (MORIN, 2005 p. 15) As considerações de Edgar Morin nos provocam para o que ele chama de “ciência com consciência”. Uma ciência responsável, cujos avanços tecnológicos, embora sejam extremamente importantes para o desenvolvimento, ao mesmo tempo, se não forem utilizados de forma consciente, podem significar até mesmo o fim da humanidade. PARA DESCOBRIR É PRECISO PESQUISAR! Na academia, para ser aceita, a pesquisa necessita ser fundamentada na ciência. Por isso, precisamos compreender estes termos: O que é ciência? A ciência pode ser definida como um conjunto de conhecimentos que foram sistematizados depois de rigorosa observação, identificação, análise e pesquisa. A ciência explica fenômenos, fatos e também formula leis e teorias, de forma metódica e racional. Por exemplo: I- O Darwinismo é um tipo de teoria cientifica. Charles Darwin era um naturalista britânico que propôs a teoria da evolução biológica por seleção natural. II- A Vacina contra a poliomielite é um tipo de descoberta científica. Albert Bruce Sabin foi um pesquisador médico, sendo mais conhecido por ter desenvolvido a vacina oral para a poliomielite. O que é pesquisa? 6 “O ato de pesquisar significa, em sentido amplo, descobrir ou conhecer algo. A pesquisa é um ato dinâmico de questionamento, indagação e aprofundamento. É a busca de uma resposta significativa a uma dúvida ou problema”. (RODRIGUES, 2020, p.9) Então: “A pesquisa científica se propõe a dar respostas aos problemas relevantes que o homem se coloca e fazer descobertas significativas que aumentem sua bagagem de conhecimentos (SORIANO, 2004, p.24).” Neste sentido, a pesquisa contribui para o avanço da sociedade. No caso do Brasil, por exemplo, muitas doenças que assolaram o país no tempo do Império, hoje não mais existem, graças ao avanço científico conquistado por pesquisadores. No diagrama abaixo, podemos observar os processos que envolvem uma pesquisa científica PROBLEMA PESQUISA RESPOSTA 7 CHEGOU A HORA DE ESCOLHER UMA ASSUNTO PARA PESQUISAR: VEJA OS PROJETOS QUE VOCÊ JÁ ELABOROU: Primeiro semestre do curso Você foi acolhido lembra? NO SEGUNDO SEMESTRE DO CURSO VOCÊ ELABOROU O PROJETO MULTIDISCIPLINAR I - TEMA: AUTOCONHECIMENTO AGORA QUE VOCÊ JÁ REVISITOU OS TEMAS ESTUDADOS, ESCOLHA UM DELES E VAMOS ELABORAR NOSSO PROJETO CIENTÍFICO ACADÊMICO. Projeto é percurso, é caminho, é trajetória. Terceiro semestre do Curso Projeto Multidisciplinar II Tema: Ensino Fundamental na Perspectiva da Educação Integral Quarto semestre do Curso Projeto Multidisciplinar III Tema: Responsabilidade Social Quinto semestre do Curso Projeto Multidisciplinar IV Tema : Educação de Jovens e Adultos. Sexto semestre do curso Projeto Multidisciplinar V Tema: Educação Especial. DISCIPLINAS 8 ATIVIDADE 1. Defina o tema da pesquisa. Dentro dos temas estudados no terceiro, quarto, quinto e sexto semestre, escolha um deles que queira trabalhar e se aprofundar em seus estudos. É importante gostar do tema e querer aprender mais sobre ele. OBS: Pense em áreas pouco trabalhadas, pouco pesquisadas, com problemas ainda não solucionados. ATIVIDADE 2. Elabore sua “pergunta de pesquisa”. A pergunta de pesquisa é um questionamento que você pretende responder. Elabore a Justificativa da pesquisa. A justificativa é um texto no qual você deve apontar a relevância do tema escolhido. Por meio da justificativa, demonstra-se qual a importância do trabalho a ser realizado e por que ele é possível de ser executado. Assim, deve ficar claro como ele poderá contribuir para a área de pesquisa, se vai preencher uma lacuna no conhecimento ou propor novas maneiras de se interpretar um tema conhecido. O QUE ARQUIVAR: Um Texto contendo os elementos produzidos nas ATIVIDADES 1 e 2: • TEMA DO PROJETO, • PERGUNTA DE PESQUISA • JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DO TEMA. (20 linhas no mínimo) Salve seu trabalho em Word e arquive em uma pasta em seu computador. 9 DESENVOLVENDO NOSSO PROJETO... Agora que você já escolheu seu tema de pesquisa, elaborou uma pergunta que pretende responder e justificou a importância do seu trabalho para a construção do conhecimento científico, nós iremos aprofundar nossas perguntas, elaborando um objetivo que pretendemos responder e a metodologia necessária para nosso plano de ação. FIQUE POR DENTRO DA ATIVIDADE 1 Os objetivos (o que pretendemos responder) mostram onde se espera chegar com o trabalho. Podem ser divididos em objetivo geral e objetivos específicos. O objetivo geral revela a grande intenção do trabalho, todavia ele não mostra quais são as etapas intermediárias para a consecução do trabalho. Ele revela o fim, não o caminho. Já os objetivos específicos nos mostram todas as etapas intermediarias que devem ser alcançadas. Lembrando que nem todos os trabalhos possuem objetivos específicos, sendo uma decisão do pesquisador incluir ou não este elemento. Inicie a criação dos objetivos, baseado na sua pergunta criada na ETAPA I. Os objetivos precisam ser representados por verbos de ação ("palavras de comando"). Exemplo: “como objetivos deste trabalho pretendemos compreender...aprender...entender...” Podemos usar as seguintes palavras de comando para os objetivos: conhecer; compreender; entender; identificar; reconhecer; generalizar. desenvolver; estabelecer; organizar; capacitar; demonstrar, contribuir; colaborar; valorizar; interiorizar, entre outras. PARA SABER MAIS: Pesquise sobre as categorias da Taxonomia de Bloom. FIQUE POR DENTRO DA ATIVIDADE 2 Agora, tendo os objetivos que pretendemos responder em mãos, podemos realizar uma Revisão da Literatura / Referencial Teórico (O que já foi escrito sobre o tema?), para podermos redigir um texto em que você apresente o que já foi escrito sobre o assunto. Neste item, deve-se apresentar como o tema foi tratado por outras pesquisas. Depois da realização de um levantamento bibliográfico acerca dos principais trabalhos já realizados sobre tema. 10 COMO FAZER? Selecione no mínimo 5 pesquisas publicadas na forma de artigos científicos dos últimos 10 anos, que sigam uma mesma linha de pesquisa, isto é, o seu tema de pesquisa. Assim, é possível escrever sua revisão da literatura, relacionando a pesquisa com a aplicação prática na área da sua graduação, ressaltando quais benefícios essa pesquisa trouxe para a sociedade contemporânea e de que forma ela impacta o futuro da sua profissão. Seja autoral! ONDE PESQUISAR Para pesquisar tais artigos utilize as seguintes plataformas de pesquisa: • Google Acadêmico | https://scholar.google.com.br/?hl=pt • SciELO.org | https://www.scielo.org/ • Portal Regional da BVS (bvsalud.org) | https://bvsalud.org/ • Dot.Lib - Home (dotlib.com) | https://dotlib.com/ • Portal .periódicos. CAPES | https://www-periodicos-capesgov-br.ezl.periodicos. capes.gov.br/index.php? • BDTD (ibict.br) | https://bdtd.ibict.br/vufind IMPORTANTE! Considere sempre a qualidade das plataformas nas quais realizará o levantamento. Sites como o Wikipedia, por exemplo, são espaços interessantes para obtermos informações rápidas, mas não podem ser considerados como fontes confiáveis de uma pesquisa acadêmica. O QUE ARQUIVAR NO SEU COMPUTADOR: Um texto em word com as atividades 1 e 2 contendo: • OBJETIVO GERAL; 11 • OBJETIVOS ESPECÍFICOS (SE HOUVER); • REFERENCIAL DO TEMA. AQUI NESTE VOCÊ DEVERÁ ELABORAR UM TEXTO COM NO MÍNIMO 3 PÁGINAS E NO MÁXIMO 8. Salve seu trabalho em Word e arquive em uma pasta em seu computador. PRONTO VOCÊ CONSTRUIU EM ETAPAS O SEU PRÉ-PROJETO DE PESQUISA! Agora que você já tem os arquivos em Word em seu computador, mãos à obra , organize seu trabalho. • CAPA; • FOLHA DE ROSTO • SUMÁRIO; • TEXTO: Tema do projeto Pergunta da pesquisa Justificativa da escolha Objetivo Geral Objetivos Específicos Levantamento referencial do tema • REFERÊNCIAS. ASPECTOS GRÁFICOS Formatação: • tamanho da folha A4; • letra Arial ou Times New Roman; • tamanho 12; • cor preta; • espaçamento de 1,5 entre as linhas no corpo do texto • margem esquerda e superior 3,0 cm; • margem direita e inferior 2,0 cm • alinhamento do texto no modo justificado. 12 Para citações diretas, referências, tabela ou legenda utilize: • letra tamanho 10; • espaçamento 1,0. (Consulte as normas da ABNT) ETAPA II Metodologia e Planejamento da Coleta de Dados Em um projeto de pesquisa, a seção Metodologia, ou Material e Métodos é um planejamento detalhado sobre tudo o que será realizado na sua pesquisa. Deve possuir tal nível de detalhamento que se o projeto for entregue para outra pessoa, ela deve conseguir executar a pesquisa exatamente da mesma forma que você executaria (Vianna, 2001). FIQUE POR DENTRO DA ATIVIDADE I Agora, iremos escrever os Procedimentos (Como será realizada a pesquisa?), ou seja, a metodologia do nosso Projeto. Este item também poderá ser denominado “Materiais e Métodos”. Aqui iremos desenvolver uma descrição de forma clara e concisa do trabalho que foi executado, e apontar o que foi utilizado para o seu desenvolvimento. Exemplo de escrita, no caso de uma revisão bibliográfica: Realizamos uma revisão bibliográfica, utilizando as seguintes bases de dados XXX e XXX. As palavraschave utilizadas na pesquisa foram: XXX, XXX,...XXX; e a combinação delas. O período do levantamento foi de 2000 a 2022. A finalidade desta seção é indicar claramente ao leitor como será feito o trabalho para que ele possa avaliar adequadamente a viabilidade, possíveis resultados e, se desejar, poder sugerir modificações. No caso das ciências humanas, há a possibilidade de se recorrer a procedimentos diferenciados (tais como realização de entrevistas, análise de discurso, pesquisa histórica, estudos de caso, pesquisa documental, relatos de experiências, observação sistemática, etc) e isso precisa ser explicitado nessa parte do projeto. 13 ATIVIDADE II Agora iremos montar o Cronograma (Quando?). Aqui, o cronograma revela a capacidade de planejamento e organização do estudante/pesquisador. Uma vez que os objetivos estão claros, que os procedimentos a serem feitos estão definidos e que a carga de trabalho está decidida, é necessário orçar com clareza e realismo o tempo necessário para a realização de todas as tarefas. O QUE ARQUIVAR NO SEU COMPUTADOR? • A metodologia descrita para alcançar os objetivos propostos; • Cronograma das atividades a serem desenvolvidas ao longo do período de execução do projeto (use o modelo indicado abaixo). CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO Identificação da etapa Data de Início Data de término Ações *Insira quantas linhas forem necessárias Formatação: • tamanho da folha A4; • letra Arial ou Times New Roman; • tamanho 12; • cor preta; • espaçamento de 1,5 entre as linhas no corpo do texto • margem esquerda e superior 3,0 cm; • margem direita e inferior 2,0 cm • alinhamento do texto no modo justificado. Para citações diretas, referências, tabela ou legenda utilize: • letra tamanho 10; 14 • espaçamento 1,0. (Consulte as normas da ABNT) ETAPA III Vamos organizar nosso Projeto. Um projeto Científico, de acordo com as normas da ABNT, deve possuir uma estrutura e formatação padronizada, que segue: 1. Introdução; 2. Questão Pesquisa (Pergunta)/ Objetivos / Contextualização problema (justificativa); 3. Revisão Bibliográfica - Pesquisa em artigos, livros, relatórios, dados secundários que auxiliem na resposta às questões de pesquisa e na elaboração de hipóteses/proposições; 4. Metodologia de Pesquisa – estratégias devem estar definidas, justificado e planejado; 5. Cronograma para conclusão das pesquisas de campo e conclusão do TCC; 6. Referências. O QUE ENTREGAR? O projeto de pesquisa, com o número de páginas identificado, contendo o número de mínimo de 10 e no máximo 30 páginas com a seguinte estrutura: • Capa, • Folha de rosto • Sumário • Introdução • Perguntas e Objetivos • Revisão Bibliográfica • Metodologia • Cronograma de execução • Referências 15 TODO O TRABALHO DEVERÁ SEGUIR AS NORMAS DA ABNT, CONSULTE O GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS, CUJO LIK SEGUE ABAIXO: https://drive.google.com/file/d/1rRW4is0wr5SKZHphU51J6iAlVLHM0MtL/view?usp=sharing Agora o trabalho está encerrado poste na área de entrega do ARQUIVO FINAL, em PDF, na sala do Projeto Multidisciplinar no AVA. Avaliação O QUE SERÁ AVALIADO? Relevância temática 2,5 Profundidade da pesquisa sobre o tema 2,5 Aspectos redacionais 2,5 Rigor com as normas da ABNT 2,5 TOTAL 10,0 (DEZ PONTOS INTEIROS) OBSERVAÇÃO: Cópias totais dos artigos ou textos não referenciados serão consideradas como plágio e resultarão no indeferimento da entrega da etapa/projeto, anulando a pontuação. DICA IMPORTANTE!!! Guarde todos os documentos e dados deste Projeto I, pois ele será finalizado no semestre que vem no Projeto Multidisciplinar Final II, quando iremos realizar o desenvolvimento e conclusão do trabalho, além de elaborar nosso banner de divulgação científica. REFERÊNCIAS MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 8 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. RODRIGUES, André Figueiredo. Como elaborar artigos. 3.ed. São Paulo: Humanitas,2020. SORIANO, Raúl Rojas. Trad. Ricardo Rosenbusch. Manual de Pesquisa Social. Petropólis: Vozes, 2004. VIANNA, Ilca Oliveira de Almeida. Metodologia do trabalho científico: um enfoque didático da produção científica. EPUB, 2001.

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