Pular para o conteúdo principal

TCC ARTIGO PRONTO PDC DOC WORD SEM PLÁGIO


 

d (CAIXA ALTA NA LÍNGUA PORTUGUÊS)

 

Espaço de duas linhas (simples)

Nome do estudante

Nome do(a) professor(a) orientador(a)

 

Espaço de duas linhas (1,5)

RESUMO

Espaço de uma linha (simples)

Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.

 

(TODAS AS CAIXA VERDES CONTENDO ORIENTAÇÕES DEVEM SER EXCLUÍDAS DO SEU TCC)

ORIENTAÇÕES DE ESCRITA DO RESUMO

 

Este documento apresenta o modelo de formatação a ser utilizado nos cursos de graduação do Centro Universitário Fael – UniFael. A palavra RESUMO deve ser grafada em negrito, em letras maiúsculas (caixa alta) devendo figurar alinhada à esquerda sem pontuação, fonte tamanho 12, sem indicativo numérico. Texto justificado, fonte Arial, espaçamento simples, sem recuo de parágrafos. Mínimo 100 e máximo de 250 palavras. O resumo é um elemento obrigatório. O resumo deve informar o objetivo do artigo, os materiais e métodos utilizados, os principais resultados e as conclusões. O resumo é composto por frases concisas e afirmativas. Os verbos utilizados devem ser estar na voz ativa e na terceira pessoa do singular. O resumo permite que os leitores tenham uma visão geral sobre o tema do artigo, por isso, ele é construído por último após a finalização do trabalho.

Espaço de uma linha (simples)

Palavras-chave: Palavra. Palavra. Palavra. Palavra. Palavra.

 

ORIENTAÇÕES DE ESCRITA DAS PALAVRAS-CHAVE

 

As palavras-chave são termos relacionados ao trabalho que visam facilitar a localização dos trabalhos por outros pesquisadores, estudantes e leitores. Insira três a cinco termos que melhor representam o tema do seu artigo. Evite termos que já estão no título e resumo, para esses casos substitua essas palavras por sinônimos. Para a busca de palavras-chave na área da saúde utilize o vocabulário controlado dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) através do link: http://decs.bvs.br/).

 


1 INTRODUÇÃo

Espaço de uma linha (1,5)

Utilize o estilo Texto. Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.

 

ORIENTAÇÕES DE ESCRITA DA INTRODUÇÃO

 

O Trabalho de Conclusão de Curso é um documento de cunho científico que deverá ser construído na forma de artigo científico. Este trabalho é parte do requisito parcial para a sua obtenção do diploma de graduação.

A introdução é o primeiro elemento textual, nesta seção você irá apresentar o tema do seu artigo científico, fornecendo uma visão geral do assunto. Explique na introdução a importância e relevância do tema, apresentando argumentos que demonstrem porque o assunto é interessante e digno de estudo.

Na introdução você deve identificar claramente o problema que pretende abordar. O problema de pesquisa é a questão específica a ser investigada e respondida. Formule o problema de maneira clara e concisa, destacando sua importância e justificando porque ele merece ser investigado. A introdução é o espaço para você situar o trabalho em relação a outros já publicados no mesmo campo (revisão de literatura), em nível internacional, nacional mostrando a importância da pesquisa para a comunidade científica. Deve ser descrita com referências bibliográficas, delimitando a profundidade que se pretende adotar sobre o tema.

Importante ressaltar que o último parágrafo da Introdução deve ser objetivo, trazendo a justificativa do trabalho (é sugerido ao autor escrever aproximadamente uma página a uma página e meia de introdução).

 

Espaço de duas linhas (1,5)

2 MATERIAIS E MÉTODOS

Espaço de uma linha (1,5)

Utilize o estilo Texto. Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.

 

ORIENTAÇÕES DE ESCRITA DOS MATERIAIS E MÉTODOS

 

Nessa seção, você irá descrever todas as etapas que realizou para obter, selecionar e classificar os trabalhos que você irá utilizar para atingir o seu objetivo. Aqui é o momento para detalhar em Seções e Subseções quais foram os seus locais de pesquisa, os termos utilizados para localizar os trabalhos, os critérios de seleção, quais foram os trabalhos selecionados e quais informações serão extraídas destes trabalhos. Deve constar o tipo de estudo/ a população alvo, ou seja, a delimitação do universo que foi pesquisado.

Devem ser descritos, brevemente, o material, os procedimentos, as técnicas e os métodos utilizados para a condução da investigação - a abordagem metodológica empreendida. Para cada tópico abordado deve haver as devidas citações visando uma sustentação de todo o trabalho. Citar os nomes de autores (referências), das ideias que fundamentam o trabalho e demonstra credibilidade, seriedade e respeito por parte do aluno autor. Segue um link que pode ajudar a entender: https://blog.mettzer.com/metodologia-cientifica/.

 

Espaço de duas linhas (1,5)

3 RESULTADOS E discussão

Espaço de uma linha (1,5)

Utilize o estilo Texto. Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.

ORIENTAÇÕES DE ESCRITA DOS RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Nos resultados e discussão, é a parte principal do trabalho científico, em outras palavras, elaboramos uma explicação e discussão teórica, tratando do nosso tema de estudo, bem como dos resultados que foram colhidos para a elaboração do trabalho. Assim como “Material e métodos”, esta etapa pode conter tópicos ou subtópicos.

Aqui deve estar à discussão das teorias e/ou das práticas que foram utilizadas para esclarecer o problema apresentado no artigo. Quando pertinente aos resultados, é possível incluir ilustrações como quadros, tabelas e figuras citando a devida referência (gráficos, mapas, fotos etc.); se forem muito extensos essas ilustrações devem ser apresentadas como Anexo, após as Referências.

Na discussão você deve interpretar e contextualizar seus resultados, relacionando-os com a literatura existente. Seja objetivo, fundamentado em dados e evite generalizações não suportadas pelos resultados. Para a elaboração a discussão você deve:

I)        Comparar seus resultados com estudos anteriores relacionados ao seu tema. Discutir como seus resultados se alinham ou divergem dos achados anteriores.

II)      Analisar e explicar como seus resultados contribuem para o conhecimento existente e como podem ter impacto no campo de estudo. Explicar como seus resultados respondem ao objetivo do artigo.

III)    Discutir as limitações do estudo. Explique quaisquer restrições ou outras questões que possam ter afetado seus resultados. Isso ajuda a contextualizar suas descobertas e demonstra um pensamento crítico.

IV)   Sugerir direções para pesquisas futuras. Com base nos resultados e nas limitações identificadas, proponha possíveis direções para pesquisas futuras. Isso demonstra que você está pensando além do seu próprio estudo e contribuindo para o avanço do conhecimento.

ELEMENTOS PARA DESCREVER OS RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

São os constituídos por informações auxiliares, com a finalidade de reunir informações importantes. Um artigo pode ser acompanhado de tabelas, quadros e figuras. Devem, portanto, ser utilizadas com prudência devendo ser posicionadas no texto. Abaixo você encontra EXEMPLOS de como utilizar essas informações:

 

Exemplo do uso de FIGURA nos resultados

Ao optar pelo uso de figuras em seu artigo científico que apoie os resultados da sua pesquisa (podem ser na forma de gráficos, diagramas, fotografias, esquemas ou qualquer outra representação visual), estas devem ser inclusas no corpo do seu artigo científico, próximo ao local em que elas são mencionadas pela primeira vez. Certifique-se de fornecer uma legenda descritiva para cada figura. A imagem, título, legenda e fonte devem ser centralizadas; a fonte utilizada deve ser do tamanho 10; usar espaçamento simples; na parte de baixo deve-se citar a fonte (mesmo se for o próprio autor); indicando seu número e fornecendo informações suficientes para que os leitores entendam o que ela representa.

IMPORTANTE: Atribua números a cada figura para facilitar a referência no texto. A numeração geralmente segue uma ordem sequencial ao longo do artigo (por exemplo, Figura 1, Figura 2, Figura 3). Observe o exemplo abaixo:

Figura 1 - Biblioteca Pública do Rio de Janeiro.

FONTE: site Veja RIO (2023)

Exemplo do uso de GRÁFICO nos resultados

 

Gráfico 1 – População residente no Brasil ao longo dos anos.

Fonte: IBGE (2022).

 

Exemplo do uso de TABELA nos resultados

 

Tabela 1 - Distribuição por grandes regiões da população residente no Brasil.

Grandes regiões

N

%

Sudeste

84.839.518

41,78

Nordeste

54.644.122

26,91

Sul

29.931.414

14,74

Norte

17.341.539

8,54

Centro-Oeste

16.285.613

8,02

Fonte: IBGE (2022).

Exemplo do uso de QUADRO nos resultados

 

Quadro 1 - Síntese de definições sobre capacidade dinâmica

AUTORES

DEFINIÇÃO

Teece, Pisano e Shuen (1997)

Habilidade da firma em integrar, construir e reconfigurar competências internas e externas, para endereçar ambientes em rápida mudança

Collis (1994)

Capacidade em inovar mais rapidamente ou de forma melhor do que a concorrência

Eisenhardt e Martin (2000)

Processos da firma que usam recursos para corresponder ou criar mudanças de mercado

Zollo e Winter (2002)

Padrão aprendido e estável de atividade coletiva, baseado em mecanismos de aprendizagem, por meio dos quais a organização sistematicamente gera e modifica suas rotinas operacionais em busca de melhoria na efetividade

FONTE: Meirelles e Camargo (2014)

 

Quadro 2 Fontes de pesquisa na internet.

FONTE DE PESQUISA

ENDEREÇOS VIRTUAIS

BIBLIOTECA VIRTUAL – LITERATURA

<www.biblio.com.br>

GOOGLE ACADÊMICO

<http://scholar.google.com.br/>.

SCIELO

<https://www.scielo.br/>

DOMÍNIO PÚBLICO

Biblioteca digital desenvolvida em software livre. <www.dominiopublico.gov.br/pesquisa>

PERIÓDICOS ACESSO LIVRE

<https://www-periodicos-capes-gov-br/>

PROJETO GUTTENBERG

<www.promo.net/pg>

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO

<www.anped.org.br/rbe/rbe/rbe.htm>

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE

<https://www.revistas.usp.br/rbefe/index>

REVISTA DE BRASILEIRA DE CINEANTROPOMETRIA E DESEMPENHO HUMANO

<https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/index>

FONTE: as autoras (2023).

Segue abaixo alguns exemplos de como elaborar uma discussão sem cometer plágios:

As citações podem ser feitas na forma direta ou indireta:

I)            Citação direta: é uma cópia literal do texto. Transcrevem-se geralmente decretos, regulamentos, leis, fórmulas científicas ou trechos de obras. O tamanho da citação determinará sua localização no trabalho.

II)          Citação indireta: é a reprodução das ideias de um autor citado, sem sua transcrição. Enquanto no caso anterior transcreve-se literalmente o texto, neste caso utiliza-se a ideia ou a linha de raciocínio.

 

Citação de citação

É a menção de um documento ao qual não se teve acesso diretamente. Ocorre quando o autor encontra uma citação dentro de uma obra que está consultando. Nesse caso, é preciso somente usar o termo apud ao final da citação.

 

Para mais detalhes acesse: https://www.normasabnt.org/citacoes/ .

 

Espaço de duas linhas (1,5)

5 considerações finais

Espaço de uma linha (1,5)

Utilize o estilo Texto. Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.texto texto texto.

ORIENTAÇÕES DE ESCRITA DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Nas considerações finais, o texto deve ser exposto de maneira mais pessoal, ou seja, aqui você pode apresentar seu pensamento, suas interpretações e possíveis soluções a respeito do trabalho que realizou.

Cabe lembrar que as considerações apresentam um fechamento do trabalho estudado, elas servem para responder o problema central do trabalho e verificar se o seu trabalho cumpriu todos os objetivos da pesquisa.

Não deve ser utilizada citação nesse item. Pode, também, ser um resumo da argumentação desenvolvida no corpo do artigo ou uma síntese das conclusões parciais enunciadas.

 

Espaço de duas linhas (1,5)

REFERÊNCIAS

Espaço de uma linha (1,5)

ORIENTAÇÕES DE ESCRITA DAS REFERÊNCIAS

 

As referências são elementos pós-textuais e obrigatórias. Você deverá listar em ordem alfabética TODOS OS ARTIGOS, sites, LIVROS e demais materiais a que fundamentaram a sua pesquisa e ser redigido dentro das normas ABNT. Esta seção deve conter somente as referências das obras citadas, em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor.

As referências são um conjunto de elementos/fontes utilizados na produção do seu artigo. Trata-se de uma listagem dos livros, artigos, leis, imagens, e outros documentos e fontes efetivamente utilizados e referenciados no seu artigo.

Atenção: nenhuma citação indicada no artigo pode ficar sem a devida referência, neste item.

Exemplos de referências no estilo ABNT poderão ser consultados no link em anexo sobre normas da ABNT para referências bibliográficas https://www.normasabnt.org/referencias-bibliograficas/

Exemplos de algumas referências:

 

ANGELI, K. F.; PERIOTTO, A. J.; CÂMARA, M. R. G. A Tecnologia da Informação como condutor de inovação em arranjos produtivos locais de base tecnológica. In: CÂMARA, M. R. G. da; CAMPOS, M. F. S. de; SEREIA, V. J. (Org.). Características e Potencialidades de Aglomerações de Software no Paraná. Londrina: EDUEL, 2009, v. 1, p. 1-16. [Capítulos de Livros].

 

BRASIL. LEI Nº 8.069. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República. Diário Oficial da União, Brasília em 13 de Julho de 1990. [Documentos e Leis].

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto do Câncer, Coordenação de Controle de Câncer (Pro-ONCO). Divisão da Educação. Manual de orientação para o “Dia Mundial Sem Tabaco”. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Câncer. 1994. 19p. [Documentos e Leis].

 

CANONICE, B. C. F. Normas e padrões para elaboração de trabalhos acadêmicos. Maringá: Eduem, 2007. [Livros].

 

PERIOTTO, A. J.; MESSINETTI, C. M. F.; MELLER-DA-SILVA, F. A abordagem vivencial e cooperativa dos jogos de empresa. Revista ADM Gestão Estratégica, v. 1, n. 2, p. 49-55, jan./jun. 2008. [Artigos publicados em Periódicos].

 

PERIOTTO, A. J.; MESSINETTI, C. M. F.; SCHEBELESKI, M. Management of Organizational Intelligence: Prospects for Higher Education Institutions by the integration of databases associated with intellectual resources. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE GESTÃO DE TECNOLOGIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, 6., 2009, São Paulo. Anais.... São Paulo: TECSI-FEA-USP, 2009, p. 341-350. [Artigos publicados em Anais de Eventos].

 

TURETTA, A. L. Motivações e obstáculos no processo de migração para software livre em médias e grandes empresas de Maringá-PR. 2008. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2008. [Dissertações e Monografias].

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Departamento de Administração. Cursos de Especialização. Disponível em: <http://www.dad.uem.br/?meio=especializacao>. Acesso em: 07 mar. 2010. [Referências na Web].

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

RESPOSTA AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

  AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Segundo Kauark, Manhães, & Medeiros, existem várias formas de classificar as pesquisas com base em seus objetivos gerais e procedimentos técnicos. Do ponto de vista dos autores as formas clássicas de pesquisas podem ser, da sua natureza: – Pesquisa Aplicada: objetiva gerar novos conhecimentos, úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. – Pesquisa Básica: objetiva gerar novos conhecimentos para aplicação prática, dirigida à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. Resposta Marcada : Falsa TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Enumere as questões correspondentes: (1) Pesquisa Aplicada  (2) Pesquisas exploratórias  (3) Pesquisas descritivas  (4) Pesquisas explicativas   (  ) Buscam proporcionar uma abordagem do problema pelo levantamento de informações ou a constituição de hipóteses, envolvendo levantamento bibliográfico e documental, entrevis