d (CAIXA ALTA NA LÍNGUA PORTUGUÊS)
Espaço de duas linhas (simples)
Nome do
estudante
Nome do(a) professor(a) orientador(a)
Espaço
de duas linhas (1,5)
RESUMO
Espaço de uma linha (simples)
Texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
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texto texto texto.
(TODAS AS CAIXA VERDES CONTENDO ORIENTAÇÕES DEVEM
SER EXCLUÍDAS DO SEU TCC)
ORIENTAÇÕES
DE ESCRITA DO RESUMO Este documento
apresenta o modelo de formatação a ser utilizado nos cursos de graduação do
Centro Universitário Fael – UniFael. A
palavra RESUMO deve ser grafada
em negrito, em letras maiúsculas (caixa alta) devendo figurar alinhada à
esquerda sem pontuação, fonte tamanho 12, sem indicativo numérico. Texto
justificado, fonte Arial, espaçamento simples, sem recuo de parágrafos.
Mínimo 100 e máximo de 250 palavras. O
resumo é um elemento obrigatório. O resumo deve informar o objetivo do artigo, os materiais e métodos
utilizados, os principais resultados e as conclusões. O resumo é composto
por frases concisas e afirmativas. Os verbos utilizados devem ser estar na
voz ativa e na terceira pessoa do singular. O resumo permite que os
leitores tenham uma visão geral sobre o tema do artigo, por isso, ele é
construído por último após a finalização do trabalho. |
Espaço de uma linha (simples)
Palavras-chave: Palavra. Palavra. Palavra. Palavra.
Palavra.
ORIENTAÇÕES
DE ESCRITA DAS PALAVRAS-CHAVE As palavras-chave são
termos relacionados ao trabalho que visam facilitar a localização dos
trabalhos por outros pesquisadores, estudantes e leitores. Insira três a
cinco termos que melhor representam o tema do seu artigo. Evite termos que
já estão no título e resumo, para esses casos substitua essas palavras por
sinônimos. Para a busca de palavras-chave na área da saúde utilize o
vocabulário controlado dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) através
do link: http://decs.bvs.br/). |
1 INTRODUÇÃo
Espaço
de uma linha (1,5)
Utilize o estilo Texto. Texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
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texto texto texto texto texto texto.
ORIENTAÇÕES
DE ESCRITA DA INTRODUÇÃO O Trabalho de Conclusão de Curso é um
documento de cunho científico que deverá ser construído na forma de artigo
científico. Este trabalho é parte do requisito parcial para a sua
obtenção do diploma de graduação. A introdução é o primeiro elemento textual,
nesta seção você irá apresentar o tema do seu artigo científico, fornecendo
uma visão geral do assunto. Explique na introdução a importância e
relevância do tema, apresentando argumentos que demonstrem porque o assunto
é interessante e digno de estudo. Na introdução você deve identificar
claramente o problema que pretende abordar. O problema de pesquisa é a
questão específica a ser investigada e respondida. Formule o problema de
maneira clara e concisa, destacando sua importância e justificando porque
ele merece ser investigado. A introdução é o espaço para você situar o
trabalho em relação a outros já publicados no mesmo campo (revisão de
literatura), em nível internacional, nacional mostrando a importância
da pesquisa para a comunidade científica. Deve ser descrita com referências
bibliográficas, delimitando a profundidade que se pretende adotar sobre o
tema. Importante ressaltar que o último parágrafo
da Introdução deve ser objetivo, trazendo a justificativa do trabalho (é
sugerido ao autor escrever aproximadamente uma página a uma página e meia
de introdução). |
Espaço
de duas linhas (1,5)
2 MATERIAIS E MÉTODOS
Espaço
de uma linha (1,5)
Utilize o estilo Texto. Texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto.
ORIENTAÇÕES
DE ESCRITA DOS MATERIAIS E MÉTODOS Nessa seção,
você irá descrever todas as etapas que realizou para obter, selecionar e
classificar os trabalhos que você irá utilizar para atingir o seu objetivo.
Aqui é o momento para detalhar em Seções
e Subseções quais foram os seus locais de pesquisa, os termos
utilizados para localizar os trabalhos, os critérios de seleção, quais
foram os trabalhos selecionados e quais informações serão extraídas destes
trabalhos. Deve constar o tipo de estudo/ a população alvo, ou seja, a
delimitação do universo que foi pesquisado. Devem ser
descritos, brevemente, o
material, os procedimentos, as técnicas e os métodos utilizados para a condução da investigação
- a abordagem metodológica empreendida. Para cada tópico abordado deve haver as
devidas citações visando uma sustentação de todo o trabalho. Citar os nomes
de autores (referências), das ideias que fundamentam o trabalho e demonstra
credibilidade, seriedade e respeito por parte do aluno autor. Segue um link
que pode ajudar a entender: https://blog.mettzer.com/metodologia-cientifica/. |
Espaço
de duas linhas (1,5)
3 RESULTADOS
E discussão
Espaço de uma linha (1,5)
Utilize o estilo Texto. Texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto.
ORIENTAÇÕES
DE ESCRITA DOS RESULTADOS E DISCUSSÃO Nos resultados e discussão, é a parte
principal do trabalho científico, em outras palavras, elaboramos uma
explicação e discussão teórica, tratando do nosso tema de estudo, bem como
dos resultados que foram colhidos para a elaboração do trabalho. Assim como
“Material e métodos”, esta etapa pode conter tópicos ou subtópicos. Aqui deve estar à discussão das teorias
e/ou das práticas que foram utilizadas para esclarecer o problema
apresentado no artigo. Quando pertinente aos resultados, é possível incluir
ilustrações como quadros, tabelas e figuras citando a devida referência
(gráficos, mapas, fotos etc.); se forem muito extensos essas ilustrações
devem ser apresentadas como Anexo, após as Referências. Na discussão você deve interpretar e
contextualizar seus resultados, relacionando-os com a literatura existente.
Seja objetivo, fundamentado em dados e evite generalizações não suportadas
pelos resultados. Para a elaboração a discussão você deve: I)
Comparar
seus resultados com estudos anteriores relacionados ao seu tema. Discutir
como seus resultados se alinham ou divergem dos achados anteriores. II) Analisar e
explicar como seus resultados contribuem para o conhecimento existente e
como podem ter impacto no campo de estudo. Explicar como seus resultados
respondem ao objetivo do artigo. III) Discutir
as
limitações do estudo. Explique quaisquer restrições ou outras questões que
possam ter afetado seus resultados. Isso ajuda a contextualizar suas
descobertas e demonstra um pensamento crítico. IV) Sugerir
direções para pesquisas futuras. Com base nos resultados e nas limitações
identificadas, proponha possíveis direções para pesquisas futuras. Isso
demonstra que você está pensando além do seu próprio estudo e contribuindo
para o avanço do conhecimento. |
ELEMENTOS
PARA DESCREVER OS RESULTADOS E DISCUSSÃO São os constituídos por informações
auxiliares, com a finalidade de reunir informações importantes. Um artigo
pode ser acompanhado de tabelas, quadros e figuras. Devem, portanto, ser utilizadas com prudência
devendo ser posicionadas no texto. Abaixo você encontra EXEMPLOS de como
utilizar essas informações: Exemplo do uso de FIGURA nos resultados Ao optar pelo uso de figuras em seu
artigo científico que apoie os resultados da sua pesquisa (podem ser na
forma de gráficos, diagramas, fotografias, esquemas ou qualquer outra
representação visual), estas devem ser inclusas no corpo do seu artigo
científico, próximo ao local em que elas são mencionadas pela primeira vez.
Certifique-se de fornecer uma legenda descritiva para cada figura. A
imagem, título, legenda e fonte devem ser centralizadas; a fonte utilizada
deve ser do tamanho 10; usar espaçamento simples; na parte de baixo deve-se
citar a fonte (mesmo se for o próprio autor); indicando seu número e
fornecendo informações suficientes para que os leitores entendam o que ela
representa. IMPORTANTE: Atribua números a cada
figura para facilitar a referência no texto. A numeração geralmente segue
uma ordem sequencial ao longo do artigo (por exemplo, Figura 1, Figura 2,
Figura 3). Observe o exemplo abaixo: Figura 1 - Biblioteca Pública do Rio de Janeiro. FONTE: site Veja
RIO (2023) |
Exemplo do uso de GRÁFICO nos resultados Gráfico 1 – População residente no Brasil ao longo dos anos. Fonte:
IBGE (2022). Exemplo do uso de TABELA nos resultados Tabela
1 - Distribuição por grandes
regiões da população residente no Brasil.
Fonte: IBGE (2022). |
Exemplo do uso de QUADRO nos resultados Quadro
1 - Síntese
de definições sobre capacidade dinâmica
FONTE: Meirelles e Camargo (2014) Quadro
2 – Fontes de
pesquisa na internet.
FONTE: as autoras (2023). |
Segue
abaixo alguns exemplos de como elaborar uma discussão sem cometer plágios: As
citações podem ser feitas na forma direta ou indireta: I)
Citação direta: é
uma cópia literal do texto. Transcrevem-se geralmente decretos,
regulamentos, leis, fórmulas científicas ou trechos de obras. O tamanho da
citação determinará sua localização no trabalho. II)
Citação indireta: é
a reprodução das ideias de um autor citado, sem sua transcrição. Enquanto
no caso anterior transcreve-se literalmente o texto, neste caso utiliza-se
a ideia ou a linha de raciocínio. Citação
de citação É a menção de um documento ao qual não se
teve acesso diretamente. Ocorre quando o autor encontra uma citação dentro
de uma obra que está consultando. Nesse caso, é preciso somente usar o
termo apud ao final da citação. Para mais detalhes acesse: https://www.normasabnt.org/citacoes/ . |
Espaço de duas linhas (1,5)
5 considerações
finais
Espaço
de uma linha (1,5)
Utilize o estilo Texto. Texto texto texto texto texto texto
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
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texto.texto texto texto.
ORIENTAÇÕES
DE ESCRITA DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS Nas
considerações finais, o texto deve ser exposto de maneira mais pessoal, ou
seja, aqui você pode apresentar seu pensamento, suas interpretações e
possíveis soluções a respeito do trabalho que realizou. Cabe lembrar
que as considerações apresentam um fechamento do trabalho estudado, elas
servem para responder o problema central do trabalho e verificar se o seu
trabalho cumpriu todos os objetivos da pesquisa. Não deve
ser utilizada citação nesse item. Pode, também, ser um resumo da argumentação desenvolvida no corpo
do artigo ou uma síntese
das conclusões parciais enunciadas. |
Espaço
de duas linhas (1,5)
REFERÊNCIAS
Espaço
de uma linha (1,5)
ORIENTAÇÕES
DE ESCRITA DAS REFERÊNCIAS As
referências são elementos
pós-textuais e obrigatórias.
Você deverá listar em ordem alfabética TODOS OS ARTIGOS, sites, LIVROS e
demais materiais a que fundamentaram a sua pesquisa e ser redigido dentro
das normas ABNT. Esta
seção deve conter somente as referências das obras citadas, em ordem
alfabética pelo sobrenome do primeiro autor. As referências são um conjunto de
elementos/fontes utilizados na produção do seu artigo. Trata-se de uma
listagem dos livros, artigos, leis, imagens, e outros documentos e fontes
efetivamente utilizados e referenciados no seu artigo. Atenção: nenhuma citação
indicada no artigo pode ficar sem a devida referência, neste item. Exemplos de referências no estilo ABNT
poderão ser consultados no link em anexo sobre normas da ABNT para
referências bibliográficas https://www.normasabnt.org/referencias-bibliograficas/ |
Exemplos de algumas
referências: ANGELI, K. F.;
PERIOTTO, A. J.; CÂMARA, M. R. G. A Tecnologia da Informação como condutor
de inovação em arranjos produtivos locais de base tecnológica. In: CÂMARA,
M. R. G. da; CAMPOS, M. F. S. de; SEREIA, V. J. (Org.). Características e Potencialidades de
Aglomerações de Software no Paraná. Londrina: EDUEL, 2009, v. 1, p.
1-16. [Capítulos de Livros]. BRASIL. LEI Nº
8.069. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Decretada pelo Congresso
Nacional e sancionada pela Presidência da República. Diário Oficial da União, Brasília em 13 de Julho de 1990. [Documentos e Leis]. BRASIL. Ministério
da Saúde. Instituto do Câncer, Coordenação de Controle de Câncer
(Pro-ONCO). Divisão da Educação. Manual
de orientação para o “Dia Mundial Sem Tabaco”. Rio de Janeiro: Instituto
Nacional de Câncer. 1994. 19p. [Documentos e Leis]. CANONICE, B. C. F. Normas e padrões para elaboração de
trabalhos acadêmicos. Maringá: Eduem, 2007. [Livros]. PERIOTTO,
A. J.; MESSINETTI, C. M. F.; MELLER-DA-SILVA, F. A abordagem vivencial e
cooperativa dos jogos de empresa. Revista
ADM Gestão Estratégica, v. 1, n. 2, p. 49-55, jan./jun. 2008. [Artigos publicados em Periódicos]. PERIOTTO, A. J.; MESSINETTI, C.
M. F.; SCHEBELESKI, M. Management of Organizational Intelligence: Prospects
for Higher Education Institutions by the integration of databases
associated with intellectual resources. In:
CONGRESSO INTERNACIONAL DE GESTÃO DE TECNOLOGIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO,
6., 2009, São Paulo. Anais....
São Paulo: TECSI-FEA-USP, 2009, p. 341-350. [Artigos
publicados em Anais de Eventos]. TURETTA,
A. L. Motivações e obstáculos no
processo de migração para software livre em médias e grandes empresas de
Maringá-PR. 2008. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em
Administração) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2008. [Dissertações
e Monografias]. UNIVERSIDADE
ESTADUAL DE LONDRINA. Departamento de Administração. Cursos de Especialização. Disponível em:
<http://www.dad.uem.br/?meio=especializacao>. Acesso em: 07 mar.
2010. [Referências na Web]. |
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