Pular para o conteúdo principal

Processamento Digital de Sinais


Prof. Eng. Viviana R. Zurro MSc. M11 Filtros digitais - Roteiro 1 Atividade Prática: Filtros Digitais OBJETIVO Verificar o sinal de saída a partir de um sinal de entrada determinado. MATERIAL UTILIZADO • Ambiente matemático Scilab. • Apostilas disponíveis no AVA na Aula Ambiente Matemático Scilab. • Listas de Exercícios disponíveis em todas as aulas do AVA. ORIENTAÇÕES • Para realizar esta atividade leia atentamente e estude todo o material disponível no AVA (principalmente as apostilas e listas de exercícios). • Atenção! Coloque no relatório todo o desenvolvimento matemático prévio ao desenvolvimento do algoritmo. Se não houver desenvolvimento matemático como indicado no vídeo do experimento será descontada nota. • Inclua imagens de todos os procedimentos solicitados. Nas imagens não se esqueça de colocar nomes nos eixos (xlabel e ylabel). Será descontada nota. • Para facilitar o desenvolvimento da atividade use o aplicativo SciNotes que permite gravar sua atividade como um programa (página 7 da Apostila 1: Introdução ao Scilab). • Coloque o algoritmo completo no relatório com o detalhe de cada uma das linhas como o exemplo indicado. Será descontada nota. • Trabalhos iguais serão considerados plágio e a nota será zero para todos os alunos que entregarem o mesmo trabalho ATIVIDADE Um determinado sistema digital tem a seguinte estrutura: Figura 1: Estrutura do filtro. Processamento Digital de Sinais Prof. Eng. Viviana R. Zurro MSc. M11 Filtros digitais - Roteiro 2 Para chegar na resposta ao impulso será necessário calcular a função do sistema 𝐻(𝑧) a partir da estrutura do filtro. Esta atividade deve ser desenvolvida considerando um RU de 7 números Se seu RU tiver menos de 7 números deverá preencher com zeros os últimos números. Exemplo: RU = 12345 RU1 RU2 RU3 RU4 RU5 RU6 RU7 1 2 3 4 5 0 0 Se seu RU tiver mais de 7 números deverá desconsiderar os últimos números. Exemplo: RU = 123456789 RU1 RU2 RU3 RU4 RU5 RU6 RU7 1 2 3 4 5 6 7 Sendo: • 𝑎 = 𝑅𝑈1 • 𝑏 = 𝑅𝑈2/10 se 𝑅𝑈2 = 0 𝑏 = 0,2 • 𝑐 = 𝑅𝑈3 se 𝑅𝑈3 = 0 𝑐 = 3 • 𝑑 = 𝑅𝑈4 se 𝑅𝑈4 = 0 𝑑 = 4 Vetor de entrada (sinal de entrada): 𝑥[𝑛] = 𝑒 −𝑅𝑈3𝑛⁄10 + 2 −𝑛⁄10𝑐𝑜𝑠 (0,4𝑘𝑛 + 𝜋 4 ) −𝑅𝑈4 ≤ 𝑛 < 4 • 𝜋 = número 𝜋, sintaxe no Scinotes %pi • 𝑘 = 𝑅𝑈2 9 , se 𝑅𝑈2 = 0 adotar 𝑘 = 0,22 Usando o ambiente matemático Scilab calcular o sinal de saída 𝑦[𝑛] definido por: 𝑦[𝑛] = 𝑥[𝑛] ∗ ℎ[𝑛] (1) Onde ℎ[𝑛] é a resposta ao impulso (domínio do tempo) correspondente à 𝐻(𝑧) (domínio da frequência). E o sinal de saída 𝑦[𝑛] é resultante da convolução entre o sinal de entrada 𝑥[𝑛] e a resposta ao impulso do sistema ℎ[𝑛]. PROCEDIMENTO • É conveniente usar o aplicativo SciNotes para escrever os comandos. • As funções impulso unitário e degrau unitário explicadas na Apostila 1: Introdução ao Scilab serão fundamentais para esta atividade. Elas deverão ser definidas no início da série de comandos. Processamento Digital de Sinais Prof. Eng. Viviana R. Zurro MSc. M11 Filtros digitais - Roteiro 3 1. (6 pontos) A partir da estrutura do filtro mostrada na Figura 1 calcular a resposta ao impulso ℎ[𝑛] do sistema. Todos os cálculos deverão ser apresentados detalhadamente no relatório (estes cálculos serão realizados no caderno). As listas de exercícios mencionadas no MATERIAL UTILIZADO têm vários problemas e resoluções similares. a. (0,5p) Estrutura do filtro b. (1,5p) Procedimento c. (3p) Cálculo dos parâmetros d. (1p) Resposta ao impulso ℎ[𝑛] correta 2. Scilab: a. Gerar um vetor 𝑛 entre -20 e 20 para 𝑥[𝑛] e ℎ[𝑛]. b. Gerar um vetor 𝑛1 entre -40 e 40 para 𝑦[𝑛]. c. (3 pontos) Algoritmo matemático detalhado (de preferência no SciNotes). i. (1,5p) Vetor de entrada 𝑥[𝑛] correto ii. (1,5p) Resposta ao impulso ℎ[𝑛] correta 3. (1 ponto) Usando os comandos subplot e plot2d3 (Apostila 2) plotar 𝑥[𝑛], ℎ[𝑛], e 𝑦[𝑛] no mesmo gráfico. a. Gráficos corretos. b. Nomes nos eixos dos gráficos (será descontada nota se os gráficos não tiverem nome nos eixos). -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Exemplo RU: 1234567 RU1 RU2 RU3 RU4 RU5 RU6 RU7 1 2 3 4 5 6 7 𝑥[𝑛] = 𝑒 −0,3𝑛 + 2 −𝑛⁄10𝑐𝑜𝑠 (0,088𝑛 + 𝜋 4 ) −4 ≤ 𝑛 < 4 Processamento Digital de Sinais Prof. Eng. Viviana R. Zurro MSc. M11 Filtros digitais - Roteiro 4 Gráficos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

AP – Unidade 1, 2, 3 e 4

  AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...