TÍTULO
SOBRENOME, Nome do autor (estudante)
Licenciando/Bacharelando em (curso do estudante) no Centro Universitário
Internacional Uninter
SOBRENOME, Nome do Professor orientador convidado (o nome
do professor Corretor deve ser colocado após a primeira postagem e correção)
RESUMO
O resumo deve ser elaborado de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa. Segundo a ABNT NBR 6028/2003, o resumo deve
ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Deve
ser composto de uma sequência corrente
de frases breves, e não de uma enumeração de tópicos. Deve ser escrito em um único parágrafo, com verbo na voz ativa e utilizando a terceira pessoa do
singular. Quanto à extensão do texto,
os resumos devem ter entre 200 a 250 palavras. O resumo deve trazer uma
apresentação sucinta e ordenada das ideias centrais do artigo, sem a utilização de citações. Além disso,
o resumo é o último elemento a ser construído
no artigo, pois expressa o objetivo do autor do texto. Abaixo do resumo, incluir as
palavras-chave, precedidas da expressão “Palavras-chave” em negrito. As palavras-chave devem ser escritas
sem negrito, separadas entre si por ponto e
finalizadas também com ponto.
Exemplo de resumo:
Este trabalho [descreve/ analisa/ aborda/ demonstra/ trata]
… (coloque aqui o tema de sua pesquisa). Tal problemática consiste em … (apresente aqui sua problemática: a pergunta/ problema do trabalho). Essa questão [se
justifica/ se faz necessária/ se impõe/ é devida
ao fato] … (coloque aqui a principal justificativa). O [objetivo/ propósito/ finalidade] central
deste [estudo/ pesquisa/
trabalho] é … (coloque aqui o objetivo). Para isso, foram
empregados os seguintes procedimentos… (descreva a metodologia empregada). Se for uma pesquisa que envolva experimentos/experiências (cursos
de Exatas/Geociências) coloque também o local ou universo pesquisado, materiais
utilizados. Esse [intento/
propósito/ tarefa] será fundamentado [mediante/
através/ a partir] da revisão bibliográfica / estado da arte. A [aná- lise/
estudo/ pesquisa] [demonstrou/ comprovou/ refutou/ esclareceu/ evidenciou]… (coloque aqui os resultados obtidos ou esperados).
Palavras-chave: Palavra.
Palavra. Palavra.
[Palavras-chave: mínimo 3 (três), máximo 5
(cinco), que demonstrem a essência da temática abordada, separadas por ponto].
1.
Introdução
Atenção! O artigo deverá conter no mínimo 15 e no máximo 20 páginas (anexos e apêndices não são contados
como número de páginas). Seu TCC deverá ser postado
PREFERENCIALMENTE no formato
Word (com extensão ‘’.doc’’ ou ‘’.docx’’). Se utilizado um software livre, salvar o arquivo no formato RTF. A postagem
em outros formatos (como,
por exemplo, JPEG ou PDF) impossibilita a correção e qualquer tipo de orientação.
Seguimos as mesmas normas
de formatação definidas para o projeto de pesquisa, derivadas das regras
encontradas na ABNT e no Caderno InterSaberes (https://www.uninter.com/cadernosuninter/index.php/intersaberes/about/submissions).
Em síntese:
‘Tipo de arquivo e formatação básica: Arquivo on-line em
formato A4.
‘Margens superior e esquerda: 3 cm / Margens inferior
e direita: 2 cm.
‘Fonte: Candara tamanho 12 para
o corpo do texto.
‘Espaçamento de parágrafos: 1,25 cm.
‘Espaçamento entrelinhas: 1,5 cm.
‘Alinhamento justificado no corpo do texto.
O item de introdução do
artigo deve criar uma expectativa positiva e estimular
o interesse do leitor para a continuação da leitura de todo
o artigo. A introdução apresenta o assunto e
delimita o tema, analisando a
problemática que será investigada, definindo conceitos e especificando os termos adotados, a fim de esclarecer
o assunto.
É a apresentação concisa
dos pontos relevantes de um documento (ABNT, 2003). Por ser a parte
inicial do artigo, a introdução deve conter a delimitação do assunto tratado, a
justificativa (individual, social,
educacional…) da temática, os objetivos da pesquisa
e a metodologia adotada. Na introdução, o autor também situa seu leitor com relação à sequência do que será tratado
ao longo do artigo.
Recomendamos que o projeto desenvolvido na primeira etapa do TCC seja transformado na
introdução na forma de um texto corrido. Procure reservar
um parágrafo para cada um dos itens do projeto.
Inicie com a problemática (um parágrafo), escreva os objetivos geral e específicos
(um/dois parágrafos), explique a metodologia
(um parágrafo), apresente
a fundamentação teórica e os
autores que serão usados (mais de um parágrafo) e explique como está organizado
seu trabalho. Por fim, sempre procure
manter o leitor interessado em realizar a leitura do texto.
Lembre-se: escreva para o leitor!
Procure mantê-lo atento
ao seu texto. Seja objetivo
e, ao mesmo tempo, elegante
na escrita.
2.
Metodologia
Descreva neste item qual
foi a metodologia de pesquisa utilizada. Nas páginas 12 a 16 do seu Manual do
TCC descrevemos como deve ser abordada a metodologia da pesquisa realizada.
Reproduzimos aqui algumas perguntas que devem ser contempladas neste item do
artigo: Qual a sua abordagem? Quantitativa? Qualitativa? Mista? Foi realizada uma pesquisa bibliográfica? Documental? Experimental? De Campo?
Foram coletados dados? Você utilizou observação, questionários, levantamento bibliográfico ou outros instrumentos?
‘ Pesquisa bibliográfica – Descreva quais parâmetros foram utilizados para seleção
das obras utilizadas na pesquisa, tais como data de publicação, palavras-chave
utilizadas nas buscas,
bases de dados utilizadas, livros consultados, entre outros parâmetros adotados para restringir a busca bibliográfica.
‘Pesquisa documental
– Descreva como foi realizada a coleta
de dados dos documentos pesquisados, como número de
documentos pesquisados, tipo de documentos pesquisados,
local onde o documento foi encontrado, data
dos documentos pesquisados, entre outros parâmetros.
‘ Pesquisa experimental – Descrever detalhadamente os procedimentos,
equipamentos e materiais utilizados para coleta de dados, como local da pesquisa, seleção
e número de participantes/indivíduos ou amostra, entre outras informações sobre a coleta
de dados.
‘ Pesquisa de campo – Descrever detalhadamente os procedimentos, equipamentos/instrumentos e os materiais
utilizados para a coleta de dados, como local da pesquisa, seleção
e número de participantes/indivíduos ou amostra, questionário, entrevista, entre outras informações sobre a coleta de dados, bem como a inserção do número do protocolo
de aprovação da pesquisa
pelo Comitê de Ética da instituição, conforme orientação dada no ITEM 4 do seu manual do TCC.
No caso do desenvolvimento de uma pesquisa de campo ou experimental, envolvendo seres humanos ou
animais vivos não humanos, ou que envolva
qualquer risco à vida, ou que se utilize de dados privados,
há a necessidade de inserir
o protocolo de aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição.
3. Revisão bibliográfica/ Estado da arte
É a parte central do
artigo, que contém a exposição ordenada e
pormenorizada do assunto tratado. Conforme a NBR 6024 (ABNT, 2003), divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem
do tema e do método.
Quanto mais conhecimento a respeito do tema do artigo, mais estruturado e completo será o texto.
A organização do conteúdo
deve ser sequencial e progressiva, em razão da lógica própria a qualquer
assunto que, uma vez detectada, determina
a ordem a ser adotada.
A revisão bibliográfica/estado da arte é o espaço no qual
o pesquisador deve articular ideias e contribuições de outros autores, porém sempre mantendo o texto com reflexões e discussões de sua própria autoria. A revisão deve ocorrer
mediante um conjunto de critérios
que podem ser replicados por qualquer outro pesquisador. Transparência,
confiabilidade e replicabilidade são as palavras de ordem em uma pesquisa
científica.
O Estado da Arte consiste
em mapear a produção acadêmica e
científica sobre o tema pesquisado. Resumidamente, trata-se de uma das etapas da Pesquisa e do Levantamento Bibliográfico, a qual
auxilia a compreender a história da produção acadêmica sobre determinado assunto.
O objetivo do Estado da
Arte é, portanto, identificar e selecionar as fontes e as referências
bibliográficas fundamentais que irão
auxiliar você a elaborar o referencial teórico de seu trabalho. Assim,
nesta parte de seu artigo,
você irá listar
os principais pontos de vista,
presentes em livros e trabalhos, capazes de fornecer
as respostas adequadas à solução do problema abordado em seu TCC.
No caso de uma pesquisa que envolva outras abordagem e métodos, como a quantitativa, a qualitativa, a
mista ou a pesquisa documental, o uso de experimentos, o trabalho de campo,
esta parte também é destinada
ao desenvolvimento desses tópicos. Como citado, pode ser dividido
em itens e subitens.
Em resumo, o item 3 é o desenvolvimento de seu trabalho. Este é o espaço
para você apresentar
o corpo principal
de seu texto.
4. Considerações finais
Esta é a parte final do artigo, na qual são apresentadas as considerações finais
da pesquisa. Este item deve guardar proporções de tamanho e conteúdo, conforme
a magnitude do trabalho apresentado. A função das considerações finais
é de explicar, brevemente, as ideias que predominaram no texto como um todo.
Conforme o tipo e o objetivo da pesquisa,
o autor pode, nesta parte,
incluir algumas recomendações gerais acerca de novos estudos, sensibilizar os leitores sobre fatos importantes,
sugerir decisões urgentes ou práticas
mais coerentes de pessoas ou grupos, entre
outras considerações.
Referências
Nas referências, devem constar SOMENTE
as fontes citadas
no decorrer do texto: livros, artigos de revistas, endereços eletrônicos,
entre outras. As referências devem ser apresentadas em ordem alfabética. Disponibilizamos, no Anexo IV do seu Manual do TCC, alguns
modelos de referência de acordo com as normas da ABNT.
Neste item só devem
constar os materiais consultados e citados ao longo do trabalho.
Caso tenha lido livros ou artigos que não foram citados ao longo do
seu TCC, estes não deverão
ser incluídos nas referências.
Anexos e apêndices (Elementos opcionais)
Os anexos
são documentos não elaborados pelo autor e que
servem de fundamentação, comprovação ou ilustração, tais como mapas, leis,
estatutos, entre outros.
Já os apêndices são textos ou documentos elaborados
pelo próprio autor e que complementam o trabalho, como questionários e roteiros
de entrevistas. Os apêndices devem
ser inseridos após as referências, e os anexos,
após os apêndices.
Apêndice – Projeto Educacional
em Artes Visuais
1 INTRODUÇÃO
1.1
Título do
Projeto Educacional em Artes Visuais
Inserir o
título do seu projeto educacional em Artes Visuais, que é o mesmo de Seu artigo
científico. A partir dos
exemplos elaborados desde a fase do projeto, o título da monografia e do
projeto educacional poderia ser, por exemplo: Entre o erudito e o popular: Hélio Oiticica e as
manifestações ambientais na década de 1960.
1.2
Tema do Projeto Educacional Em Artes Visuais
Inserir o
tema do seu projeto educacional, baseado na sua monografia. Por exemplo: O ensino
da performance artística (para estudantes do Ensino Médio ou para jovens e
adultos, por exemplo) por meio da obra Hélio Oiticica.
1.3
Carga horária e periodicidade
Indicar a
carga horária do seu projeto educacional e a periodicidade, se necessário. A carga horária mínima é de 4 (quatro)
horas e a máxima é de 8 (oito) horas. Por exemplo:
Carga horária: 8 horas.
Periodicidade: 2 horas por dia, durante
4 dias.
1.4
Público-alvo
Apresentar
qual o público-alvo que será atendido em seu projeto educacional em Artes
Visuais. Não se esqueça que seu projeto educacional deve ser aplicado no polo
de apoio presencial e dirigido à comunidade. Você deve, contudo, delimitar o
perfil do público a ser atendido. Por exemplo:
Estudantes do Ensino Médio
Jovens e adultos
2 JUSTIFICATIVA
Apresentar, em
texto discursivo, a relevância do projeto educacional em Artes Visuais
proposto, a partir da pesquisa desenvolvida em sua monografia. Acompanhe o
seguinte exemplo:
O
tema do projeto educacional decorreu de questões levantadas ao longo da
formação do(a) pesquisador(a) na graduação e aprofundadas durante o
desenvolvimento da monografia. Na época, começaram a surgir questionamentos
sobre a incorporação da produção artística contemporânea no ensino das Artes
Visuais. A proposta é pesquisar o desenvolvimento do processo criativo por meio
da apreensão da técnica, da leitura de imagens e da contextualização histórica,
social e estética. Assim, este projeto educacional visa colaborar para que
[alunos do Ensino Médio ou Jovens e adultos, dependendo do público-alvo
estabelecido] possam desenvolver sua criatividade por meio da fruição e análise
da produção artística brasileira, mais especificamente, a partir da produção
artística de Hélio Oiticica. Desta forma, propõe-se um projeto educacional que
englobe os seguintes eixos norteadores dos processos de ensino e aprendizagem
em artes visuais: o fazer artístico, a leitura de imagens e a contextualização,
histórica, social e estética.
3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Apresente 1 (um)
objetivo geral. O objetivo geral deve indicar
o que você pretende alcançar por meio do desenvolvimento do seu projeto educacional em Artes Visuais, como, por exemplo: Desenvolver uma oficina para a criação de performances
artísticas a partir do estudo da obra do artista carioca Hélio Oiticica.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Estabeleça, no
mínimo, 2 (dois) objetivos específicos, como passos necessários para atingir o
objetivo geral. Exemplo:
a.
Identificar as principais características da obra artística de Hélio Oiticica
na década de 1960;
b.
Planejar e executar elementos e adereços significativos para a produção de uma
performance em grupo;
c.
Vivenciar uma experiência performática com o grupo participante.
4 FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA
Apresente, neste tópico, autores e conceitos
relacionados à temática a ser desenvolvida no seu projeto educacional em Artes
Visuais. Certamente, a fundamentação teórica da sua monografia apresentará
conceitos e informações pertinentes ao seu projeto educacional e que podem ser
aproveitados, reestruturados e ampliados neste item do projeto educacional.
Contudo, não se esqueça que o projeto educacional em Artes Visuais consiste em
uma prática de ensino e, por isso, carece de fundamentação teórica específica
para o seu desenvolvimento.
5 METODOLOGIA
DE ENSINO
Apresente a metodologia de ensino das Artes Visuais
a ser empregada em seu projeto educacional e descreva, detalhadamente, o passo
a passo para o seu desenvolvimento e aplicação. Este item deverá indicar os
procedimentos metodológicos que fazem parte do projeto educacional:
a.
Leitura
de imagens, mais especificamente das manifestações ambientais de Hélio
oiticica; análise de trechos selecionados do documentário “O museu é o mundo”
sobre a produção artística de Hélio Oiticica; investigação das relações entre
cultura erudita e cultura popular no processo criativo de Hélio Oiticica;
b.
Desenvolvimento
de oficina de criação de adereços empregando a técnica de assemblagem
(importante: detalhar os procedimentos para a condução da oficina, incluindo
abordagens e materiais);
c.
Desenvolvimento
de oficina de performance em grupo (importante: detalhar os procedimentos para
a condução da oficina, incluindo abordagens e materiais);
d.
Orientações
e cronograma para o desenvolvimento das etapas teóricas e práticas, de acordo
com a carga horária e a periodicidade;
6
AVALIAÇÃO
Apresentar como será realizada a avaliação dos
participantes do projeto educacional. Também é necessário apontar os critérios
de avaliação que subsidiarão o processo avaliativo de acordo com os objetivos
específicos. Por exemplo:
A avaliação será desenvolvida de
forma processual a partir de exercícios individuais e coletivos de leitura de
imagens e da produção de adereços por meio da técnica de assemblagem. Os
critérios de avaliação que nortearão o projeto educacional visam propiciar que os alunos realizem:
- A identificação das principais características das obras do artista
Hélio oiticica na década de 1960.
- A criação individual de elementos e adereços por meio da técnica de
assemblagem.
- A criação coletiva de performances, objetivando o desenvolvimento
de poéticas pessoais.
REFERÊNCIAS
Para acesso às normas da ABNT através do catálogo
da Biblioteca Uninter, confira o link: https://www.uninter.com/biblioteca/normas-abnt/.
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