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TCC PRONTO UNINTER




 

TÍTULO

 

SOBRENOME, Nome do autor (estudante) Licenciando/Bacharelando em (curso do estudante) no Centro Universitário Internacional Uninter

 

SOBRENOME, Nome do Professor orientador convidado (o nome do professor Corretor deve ser colocado após a primeira postagem e correção)

 

RESUMO

O resumo deve ser elaborado de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa. Segundo a ABNT NBR 6028/2003, o resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Deve ser composto de uma sequência corrente de frases breves, e não de uma enumeração de tópicos. Deve ser escrito em um único parágrafo, com verbo na voz ativa e utilizando a terceira pessoa do singular. Quanto à extensão do texto, os resumos devem ter entre 200 a 250 palavras. O resumo deve trazer uma apresentação sucinta e ordenada das ideias centrais do artigo, sem a utilização de citações. Além disso, o resumo é o último elemento a ser construído no artigo, pois expressa o objetivo do autor do texto. Abaixo do resumo, incluir as palavras-chave, precedidas da expressão “Palavras-chave” em negrito. As palavras-chave devem ser escritas sem negrito, separadas entre si por ponto e finalizadas também com ponto.

Exemplo de resumo:

Este trabalho [descreve/ analisa/ aborda/ demonstra/ trata]

… (coloque aqui o tema de sua pesquisa). Tal problemática consiste em … (apresente aqui sua problemática: a pergunta/ problema do trabalho). Essa questão [se justifica/ se faz necessária/ se impõe/ é devida ao fato] … (coloque aqui a principal justificativa). O [objetivo/ propósito/ finalidade] central deste [estudo/ pesquisa/ trabalho] é (coloque aqui o objetivo). Para isso, foram empregados os seguintes procedimentos… (descreva a metodologia empregada). Se for uma pesquisa que envolva experimentos/experiências (cursos de Exatas/Geociências) coloque também o local ou universo pesquisado, materiais utilizados. Esse [intento/ propósito/ tarefa] será fundamentado [mediante/ através/ a partir] da revisão bibliográfica / estado da arte. A [aná- lise/ estudo/ pesquisa] [demonstrou/ comprovou/ refutou/ esclareceu/ evidenciou]… (coloque aqui os resultados obtidos ou esperados).

 

Palavras-chave: Palavra. Palavra. Palavra.

 [Palavras-chave: mínimo 3 (três), máximo 5 (cinco), que demonstrem a essência da temática abordada, separadas por ponto].

 

1.      Introdução

 

Atenção! O artigo deverá conter no mínimo 15 e no máximo 20 páginas (anexos e apêndices não são contados como número de páginas). Seu TCC deverá ser postado PREFERENCIALMENTE no formato Word (com extensão ‘’.doc’’ ou ‘’.docx’’). Se utilizado um software livre, salvar o arquivo no formato RTF. A postagem em outros formatos (como, por exemplo, JPEG ou PDF) impossibilita a correção e qualquer tipo de orientação.

Seguimos as mesmas normas de formatação definidas para o projeto de pesquisa, derivadas das regras encontradas na ABNT e no Caderno InterSaberes (https://www.uninter.com/cadernosuninter/index.php/intersaberes/about/submissions).

 Em síntese:

Tipo de arquivo e formatação básica: Arquivo on-line em formato A4.

Margens superior e esquerda: 3 cm / Margens inferior e direita: 2 cm.

Fonte: Candara tamanho 12 para o corpo do texto.

Espaçamento de parágrafos: 1,25 cm.

Espaçamento entrelinhas: 1,5 cm.

Alinhamento justificado no corpo do texto.

O item de introdução do artigo deve criar uma expectativa positiva e estimular o interesse do leitor para a continuação da leitura de todo o artigo. A introdução apresenta o assunto e delimita o tema, analisando a problemática que será investigada, definindo conceitos e especificando os termos adotados, a fim de esclarecer o assunto. É a apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento (ABNT, 2003). Por ser a parte inicial do artigo, a introdução deve conter a delimitação do assunto tratado, a justificativa (individual, social, educacional…) da temática, os objetivos da pesquisa e a metodologia adotada. Na introdução, o autor também situa seu leitor com relação à sequência do que será tratado ao longo do artigo.

Recomendamos que o projeto desenvolvido na primeira etapa do TCC seja transformado na introdução na forma de um texto corrido. Procure reservar um parágrafo para cada um dos itens do projeto. Inicie com a problemática (um parágrafo), escreva os objetivos geral e específicos (um/dois parágrafos), explique a metodologia (um parágrafo), apresente a fundamentação teórica e os autores que serão usados (mais de um parágrafo) e explique como está organizado seu trabalho. Por fim, sempre procure manter o leitor interessado em realizar a leitura do texto.

Lembre-se: escreva para o leitor! Procure mantê-lo atento ao seu texto. Seja objetivo e, ao mesmo tempo, elegante na escrita.

 

2.     Metodologia

 

Descreva neste item qual foi a metodologia de pesquisa utilizada.  Nas páginas 12 a 16 do seu Manual do TCC descrevemos como deve ser abordada a metodologia da pesquisa realizada. Reproduzimos aqui algumas perguntas que devem ser contempladas neste item do artigo: Qual a sua abordagem? Quantitativa? Qualitativa? Mista? Foi realizada uma pesquisa bibliográfica? Documental? Experimental? De Campo?

 Foram coletados dados? Você utilizou observação, questionários, levantamento bibliográfico ou outros instrumentos?

Pesquisa bibliográfica Descreva quais parâmetros foram utilizados para seleção das obras utilizadas na pesquisa, tais como data de publicação, palavras-chave utilizadas nas buscas, bases de dados utilizadas, livros consultados, entre outros parâmetros adotados para restringir a busca bibliográfica.

Pesquisa documental Descreva como foi realizada a coleta de dados dos documentos pesquisados, como número de documentos pesquisados, tipo de documentos pesquisados, local onde o documento foi encontrado, data dos documentos pesquisados, entre outros parâmetros.

Pesquisa experimental Descrever detalhadamente os procedimentos, equipamentos e materiais utilizados para coleta de dados, como local da pesquisa, seleção e número de participantes/indivíduos ou amostra, entre outras informações sobre a coleta de dados.

 Pesquisa de campo Descrever detalhadamente os procedimentos, equipamentos/instrumentos e os materiais utilizados para a coleta de dados, como local da pesquisa, seleção e número de participantes/indivíduos ou amostra, questionário, entrevista, entre outras informações sobre a coleta de dados, bem como a inserção do número do protocolo de aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição, conforme orientação dada no ITEM 4 do seu manual do TCC.

No caso do desenvolvimento de uma pesquisa de campo ou experimental, envolvendo seres humanos ou animais vivos não humanos, ou que envolva qualquer risco à vida, ou que se utilize de dados privados, a necessidade de inserir o protocolo de aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição.

 

3. Revisão bibliográfica/ Estado da arte

 

É a parte central do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Conforme a NBR 6024 (ABNT, 2003), divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método. Quanto mais conhecimento a respeito do tema do artigo, mais estruturado e completo será o texto.

A organização do conteúdo deve ser sequencial e progressiva, em razão da lógica própria a qualquer assunto que, uma vez detectada, determina a ordem a ser adotada.

A revisão bibliográfica/estado da arte é o espaço no qual o pesquisador deve articular ideias e contribuições de outros autores, porém sempre mantendo o texto com reflexões e discussões de sua própria autoria. A revisão deve ocorrer mediante um conjunto de critérios que podem ser replicados por qualquer outro pesquisador. Transparência, confiabilidade e replicabilidade são as palavras de ordem em uma pesquisa científica.  

O Estado da Arte consiste em mapear a produção acadêmica e científica sobre o tema pesquisado. Resumidamente, trata-se de uma das etapas da Pesquisa e do Levantamento Bibliográfico, a qual auxilia a compreender a história da produção acadêmica sobre determinado assunto.

O objetivo do Estado da Arte é, portanto, identificar e selecionar as fontes e as referências bibliográficas fundamentais que irão auxiliar você a elaborar o referencial teórico de seu trabalho. Assim, nesta parte de seu artigo, você irá listar os principais pontos de vista, presentes em livros e trabalhos, capazes de fornecer as respostas adequadas à solução do problema abordado em seu TCC.

No caso de uma pesquisa que envolva outras abordagem e métodos, como a quantitativa, a qualitativa, a mista ou a pesquisa documental, o uso de experimentos, o trabalho de campo, esta parte também é destinada ao desenvolvimento desses tópicos. Como citado, pode ser dividido em itens e subitens.

Em resumo, o item 3 é o desenvolvimento de seu trabalho. Este é o espaço para você apresentar o corpo principal de seu texto.

 

4. Considerações finais

              

Esta é a parte final do artigo, na qual são apresentadas as considerações finais da pesquisa. Este item deve guardar proporções de tamanho e conteúdo, conforme a magnitude do trabalho apresentado. A função das considerações finais é de explicar, brevemente, as ideias que predominaram no texto como um todo.

Conforme o tipo e o objetivo da pesquisa, o autor pode, nesta  parte, incluir algumas recomendações gerais acerca de novos estudos, sensibilizar os leitores sobre fatos importantes, sugerir decisões urgentes ou práticas mais coerentes de pessoas ou grupos, entre outras considerações.

 

Referências

 

Nas referências, devem constar SOMENTE as fontes citadas no decorrer do texto: livros, artigos de revistas, endereços eletrônicos, entre outras. As referências devem ser apresentadas em ordem alfabética. Disponibilizamos, no Anexo IV do seu Manual do TCC, alguns modelos  de referência de acordo com as normas da ABNT.  

Neste item só devem constar os materiais consultados e citados ao longo do trabalho. Caso tenha  lido livros ou artigos que não foram citados ao longo do seu TCC, estes  não deverão ser incluídos nas referências.

 

Anexos e apêndices (Elementos opcionais)

 

  Os anexos são documentos não elaborados pelo autor e que servem de fundamentação, comprovação ou ilustração, tais como mapas, leis, estatutos, entre outros.   os apêndices são textos ou documentos elaborados pelo próprio autor e que complementam o trabalho, como questionários e roteiros de entrevistas.  Os apêndices devem ser inseridos após as referências, e os anexos, após os apêndices.

 

Apêndice – Projeto Educacional em Artes Visuais

 

1 INTRODUÇÃO

 

1.1              Título do Projeto Educacional em Artes Visuais

 

Inserir o título do seu projeto educacional em Artes Visuais, que é o mesmo de Seu artigo científico. A partir dos exemplos elaborados desde a fase do projeto, o título da monografia e do projeto educacional poderia ser, por exemplo: Entre o erudito e o popular: Hélio Oiticica e as manifestações ambientais na década de 1960.

 

1.2             Tema do Projeto Educacional Em Artes Visuais

 

Inserir o tema do seu projeto educacional, baseado na sua monografia. Por exemplo: O ensino da performance artística (para estudantes do Ensino Médio ou para jovens e adultos, por exemplo) por meio da obra Hélio Oiticica.

 

1.3             Carga horária e periodicidade

 

Indicar a carga horária do seu projeto educacional e a periodicidade, se necessário. A carga horária mínima é de 4 (quatro) horas e a máxima é de 8 (oito) horas. Por exemplo:

Carga horária: 8 horas.

Periodicidade: 2 horas por dia, durante 4 dias.

 

1.4            Público-alvo

 

Apresentar qual o público-alvo que será atendido em seu projeto educacional em Artes Visuais. Não se esqueça que seu projeto educacional deve ser aplicado no polo de apoio presencial e dirigido à comunidade. Você deve, contudo, delimitar o perfil do público a ser atendido. Por exemplo:

Estudantes do Ensino Médio

Jovens e adultos

 

2 JUSTIFICATIVA

 

Apresentar, em texto discursivo, a relevância do projeto educacional em Artes Visuais proposto, a partir da pesquisa desenvolvida em sua monografia. Acompanhe o seguinte exemplo:

O tema do projeto educacional decorreu de questões levantadas ao longo da formação do(a) pesquisador(a) na graduação e aprofundadas durante o desenvolvimento da monografia. Na época, começaram a surgir questionamentos sobre a incorporação da produção artística contemporânea no ensino das Artes Visuais. A proposta é pesquisar o desenvolvimento do processo criativo por meio da apreensão da técnica, da leitura de imagens e da contextualização histórica, social e estética. Assim, este projeto educacional visa colaborar para que [alunos do Ensino Médio ou Jovens e adultos, dependendo do público-alvo estabelecido] possam desenvolver sua criatividade por meio da fruição e análise da produção artística brasileira, mais especificamente, a partir da produção artística de Hélio Oiticica. Desta forma, propõe-se um projeto educacional que englobe os seguintes eixos norteadores dos processos de ensino e aprendizagem em artes visuais: o fazer artístico, a leitura de imagens e a contextualização, histórica, social e estética.

 

3 OBJETIVOS

 

3.1 OBJETIVO GERAL

 

Apresente 1 (um) objetivo geral. O objetivo geral deve indicar o que você pretende alcançar por meio do desenvolvimento do seu projeto educacional em Artes Visuais, como, por exemplo: Desenvolver uma oficina para a criação de performances artísticas a partir do estudo da obra do artista carioca Hélio Oiticica.

 

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

Estabeleça, no mínimo, 2 (dois) objetivos específicos, como passos necessários para atingir o objetivo geral. Exemplo:

a. Identificar as principais características da obra artística de Hélio Oiticica na década de 1960;

b. Planejar e executar elementos e adereços significativos para a produção de uma performance em grupo;

c. Vivenciar uma experiência performática com o grupo participante.

 

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

Apresente, neste tópico, autores e conceitos relacionados à temática a ser desenvolvida no seu projeto educacional em Artes Visuais. Certamente, a fundamentação teórica da sua monografia apresentará conceitos e informações pertinentes ao seu projeto educacional e que podem ser aproveitados, reestruturados e ampliados neste item do projeto educacional. Contudo, não se esqueça que o projeto educacional em Artes Visuais consiste em uma prática de ensino e, por isso, carece de fundamentação teórica específica para o seu desenvolvimento.

 

5 METODOLOGIA DE ENSINO

 

Apresente a metodologia de ensino das Artes Visuais a ser empregada em seu projeto educacional e descreva, detalhadamente, o passo a passo para o seu desenvolvimento e aplicação. Este item deverá indicar os procedimentos metodológicos que fazem parte do projeto educacional:

a.     Leitura de imagens, mais especificamente das manifestações ambientais de Hélio oiticica; análise de trechos selecionados do documentário “O museu é o mundo” sobre a produção artística de Hélio Oiticica; investigação das relações entre cultura erudita e cultura popular no processo criativo de Hélio Oiticica;

b.     Desenvolvimento de oficina de criação de adereços empregando a técnica de assemblagem (importante: detalhar os procedimentos para a condução da oficina, incluindo abordagens e materiais);

c.      Desenvolvimento de oficina de performance em grupo (importante: detalhar os procedimentos para a condução da oficina, incluindo abordagens e materiais);

d.     Orientações e cronograma para o desenvolvimento das etapas teóricas e práticas, de acordo com a carga horária e a periodicidade;

e.     Avaliação do processo.

 

6 AVALIAÇÃO

 

Apresentar como será realizada a avaliação dos participantes do projeto educacional. Também é necessário apontar os critérios de avaliação que subsidiarão o processo avaliativo de acordo com os objetivos específicos. Por exemplo:

A avaliação será desenvolvida de forma processual a partir de exercícios individuais e coletivos de leitura de imagens e da produção de adereços por meio da técnica de assemblagem. Os critérios de avaliação que nortearão o projeto educacional visam propiciar que os alunos realizem:

  • A identificação das principais características das obras do artista Hélio oiticica na década de 1960.
  • A criação individual de elementos e adereços por meio da técnica de assemblagem.
  • A criação coletiva de performances, objetivando o desenvolvimento de poéticas pessoais.

 

REFERÊNCIAS

Para acesso às normas da ABNT através do catálogo da Biblioteca Uninter, confira o link: https://www.uninter.com/biblioteca/normas-abnt/.

 

 

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