INTRODUÇÃO..........................................................................................................................5 1 ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO DO TCC...............................................................6 1.1 Papel e Fonte ................................................................................................................6 1.2 Margem ........................................................................................................................6 1.3 Espaçamento.................................................................................................................6 1.4 Número de Páginas.......................................................................................................6 1.4.1 Artigo Científico......................................................................................................6 1.4.2 Monografia ..............................................................................................................7 1.5 Notas.............................................................................................................................7 1.6 Paginação......................................................................................................................7 1.6.1 Paginação do artigo científico .................................................................................7 1.6.2 Paginação da monografia.........................................................................................7 1.6.3 Numeração progressiva ...........................................................................................7 1.6.3.1 Orientações específicas para a monografia ....................................................8 1.6.4 Ilustrações................................................................................................................8 1.6.5 Tabelas.....................................................................................................................8 1.7 Estrutura do TCC - Artigo Científico.........................................................................10 1.7.1 Elementos Pré-Textuais.........................................................................................10 1.7.1.1 Título e subtítulo ..........................................................................................10 1.7.1.2 Autor(es) ......................................................................................................10 1.7.1.3 Resumo na língua do texto...........................................................................10 1.7.1.4 Palavras-chave..............................................................................................11 1.7.2 Elementos Textuais................................................................................................11 1.7.2.1 Introdução ....................................................................................................11 1.7.2.2 Desenvolvimento..........................................................................................11 1.7.2.3 Conclusão ou considerações finais...............................................................11 1.7.3 Elementos pós-textuais..........................................................................................11 1.7.3.1 Título e subtítulo em língua estrangeira.......................................................11 1.7.3.2 Resumo e palavras-chave em língua estrangeira .........................................12 1.7.3.3 Referências...................................................................................................12 1.7.3.4 Nota(s) explicativa(s) finais (opcional)........................................................12 1.7.4 Modelo de Apresentação do Artigo Científico......................................................12 1.8 Estrutura do TCC – Monografia.................................................................................15 1.8.1 Capa (parte externa)...............................................................................................15 1.8.2 Elementos Pré-textuais..........................................................................................15 1.8.2.1 Folha de rosto...............................................................................................15 1.8.2.2 Ficha Catalográfica ......................................................................................16 1.8.2.3 Dedicatória(s)...............................................................................................16 1.8.2.4 Agradecimentos............................................................................................16 1.8.2.5 Epígrafe ........................................................................................................16 1.8.2.6 Resumo.........................................................................................................16 1.8.2.7 Resumo em língua estrangeira .....................................................................17 1.8.2.8 Lista de ilustrações, tabelas, abreviaturas e siglas .......................................17 1.8.2.9 Sumário ........................................................................................................17 1.8.3 Elementos Textuais................................................................................................18 1.8.3.1 Introdução ....................................................................................................18 1.8.3.2 Desenvolvimento..........................................................................................18 1.8.3.3 Considerações finais.....................................................................................18 1.8.4 Elementos Pós-textuais..........................................................................................18 1.8.4.1 Referências...................................................................................................18 1.8.4.2 Apêndice(s) ..................................................................................................19 1.8.4.3 Anexo(s).......................................................................................................19 1.8.4.4 Índice(s)........................................................................................................19 1.9 Modelos de Apresentação ..........................................................................................19 1.9.1 Modelo de Capa.....................................................................................................20 1.9.2 Modelo de folha de rosto .......................................................................................21 1.9.3 Modelo de ficha catalográfica ...............................................................................22 1.9.4 Modelo de página de dedicatória...........................................................................23 1.9.5 Modelo de página de agradecimentos....................................................................24 1.9.6 Modelo de página de epígrafe................................................................................25 1.9.7 Modelo de Resumo................................................................................................26 1.9.8 Modelo de lista de abreviaturas e siglas................................................................27 1.9.9 Modelo de lista de tabelas......................................................................................28 1.9.10 Modelo de lista de ilustrações ...............................................................................29 1.9.11 Modelo de sumário ................................................................................................30 2 PADRONIZAÇÃO DE CITAÇÕES ................................................................................31 2.1 Definição ....................................................................................................................31 2.2 Orientações Gerais .....................................................................................................31 2.3 Notas de Rodapé.........................................................................................................32 2.4 Expressões Latinas.....................................................................................................33 2.5 Tipos de Citações .......................................................................................................33 2.5.1 Citação direta inserida no texto .............................................................................33 2.5.2 Citação direta destacada no texto ..........................................................................33 2.5.3 Citação indireta......................................................................................................34 2.5.4 Citação de citação ..................................................................................................34 3 ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS .............................................................................35 3.1 Definição ....................................................................................................................35 3.2 Orientações Gerais .....................................................................................................35 3.3 Exemplos de Referências ...........................................................................................36 3.3.1 Livro utilizado no todo ..........................................................................................36 3.3.2 Capítulo de livro – O autor do livro e do capítulo são a mesma pessoa................36 3.3.3 Capítulo de livro - autor do capítulo é diferente do autor do livro........................36 3.3.4 Norma Técnica.......................................................................................................36 3.3.5 Órgãos governamentais/publicações oficiais.........................................................36 3.3.6 Publicações anônimas............................................................................................37 3.3.7 Dissertações e Teses..............................................................................................37 3.3.8 Trabalho apresentado em congressos, simpósios, jornadas, etc ............................37 3.3.9 Trabalhos acadêmicos e apostilas..........................................................................38 3.3.10 Publicações periódicas (revistas gerais, técnico-científicas e jornais) ..................38 3.3.11 Sites da Internet .....................................................................................................38 4 TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO – TCLE.........................39 REFERÊNCIAS .......................................................................................................................41 5 INTRODUÇÃO O trabalho de conclusão de curso (TCC) do curso de Licenciatura em Pedagogia, UEMS, Unidade Universitária de Dourados – MS é um requisito básico e obrigatório, com a finalidade atender os princípios norteadores do Projeto Pedagógico e as exigências para obtenção do diploma de licenciado(a) em Pedagogia, bem como publicizar resultado de investigação científica desenvolvida pelo aluno(a) durante o curso. Este manual tem por objetivo orientar os/as estudantes do curso de Pedagogia na sua elaboração, procurando padronizar a estrutura, a organização e apresentação do texto. O TCC é o resultado de uma atividade científica obrigatória desenvolvida no âmbito do ensino, pesquisa e/ou extensão, apresentado e defendido perante Banca Examinadora. Deverá ser elaborado de acordo com as normas vigentes na instituição, seguindo normas da ABNT e normas complementares. De acordo com o Art. 17 do Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso 2016, o TCC poderá ser escrito em forma de monografia ou artigo científico, e será avaliado por uma banca examinadora, em sessão pública, seguindo as normas e cronogramas estabelecidos no referido regulamento e no calendário aprovado pelo colegiado de curso anualmente. Para a defesa do trabalho, o acadêmico deverá entregar 3 (três) cópias do TCC impressa à banca examinadora, contudo, será facultado aos membros, individualmente, a dispensa da entrega da referida versão impressa, quando manifestarem o interesse em receber o trabalho apenas no formato digital para a sessão de defesa. Conforme o Art. 32 do Regulamento do TCC, após a avaliação da banca examinadora e aprovação da redação final, pelo orientador, o/a acadêmico/a deverá entregar na Coordenadoria do Curso de Pedagogia cópia em formato digital em PDF e gravado em um CD/DVD, acompanhada do formulário de autorização de entrega da versão final com assinatura do/a orientador/a, para arquivamento na Coordenadoria do Curso e na Biblioteca da UEMS, no prazo estabelecido em calendário. 6 1 ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO DO TCC 1.1 PAPEL E FONTE O TCC, quando necessário, deve ser impresso em papel branco ou reciclado, no formato A4 (21 x 29,7), com o texto digitado na cor preta, com exceção das ilustrações, usando-se somente um lado da folha. O tamanho da fonte é o 12, com exceção de citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, legendas, notas, fonte das ilustrações e tabelas, nas quais se deve usar tamanho de fonte menor e uniforme, recomenda-se o tamanho 10. O tipo de letra a ser utilizado poderá ser Arial ou Time New Roman. 1.2 MARGEM As margens devem obedecer às seguintes dimensões: Superior e lateral esquerda: 3 cm Inferior e lateral direita: 2 cm Os parágrafos devem iniciar com até 2 cm a partir da margem esquerda. Para citações com mais de três linhas, usar 4 cm de recuo da margem esquerda, justificado e com espaçamento simples. 1.3 ESPAÇAMENTO Todo texto deve ser digitado com espaço 1,5. As citações de mais de três linhas, as notas, as referências, as legendas das ilustrações e tabelas devem ser digitadas em espaço simples. Espaçamento das referências: as referências ao final do trabalho devem ser separadas entre si por espaço duplo em branco e alinhadas somente à margem esquerda. Os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede ou que sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Títulos que ocupem mais de uma linha devem ser, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título. Na folha de rosto a natureza do trabalho, o objetivo e o nome da instituição a que é submetida devem ser alinhados do meio da página para a margem direita. 1.4 NÚMERO DE PÁGINAS 1.4.1 Artigo Científico Para a apresentação do TCC no formato de artigo científico, o número mínimo é de 10 (dez) páginas e no máximo 20 (vinte) páginas. 7 1.4.2 Monografia Para a apresentação do TCC no formato de monografia, o número de páginas exigidas deverá ser calculado com base nos elementos textuais, sendo no mínimo 20 (vinte) páginas e no máximo 35 (trinta e cinco) páginas, ou seja, o número de páginas totais da introdução, do desenvolvimento e da considerações finais deverá estar entre 20 e 35 páginas. 1.5 NOTAS As notas devem ser digitadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço simples de entrelinhas e por um filete de 5 cm, a partir da margem esquerda. 1.6 PAGINAÇÃO 1.6.1 Paginação do artigo científico Todas as folhas do artigo científico devem ser contadas sequencialmente, mas a numeração é colocada, a partir da segunda folha, em algarismos arábicos, na borda superior direita da folha. 1.6.2 Paginação da monografia Todas as folhas da monografia, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. Havendo apêndice e anexo, as suas folhas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal. 1.6.3 Numeração progressiva Para evidenciar a sistematização do conteúdo do trabalho, utilizar numeração progressiva das seções primárias, subdividindo-se em novas subseções (conforme exemplo abaixo). O indicativo numérico de uma seção precede seu título, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere. Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando os recursos gráficos de negrito, itálico, sublinhado, caixa alta e outros, no sumário e deve ser de forma idêntica, no texto. Na Numeração das seções: utilizar algarismos arábicos sem subdividir demasiadamente as seções, não ultrapassando a subdivisão quinaria. O indicativo das seções primárias deve ser em números inteiros a partir de 1. 8 EXEMPLO: 1 SEÇÃO PRIMÁRIA 1.1 Seção secundária 1.1.1 Seção terciária 1.1.1.1 Seção quaternário 1.1.1.1.1. Seção quinaria 1.6.3.1 Orientações específicas para a monografia Especificamente para a monografia, os títulos das seções primárias, por serem as principais divisões de um texto, devem iniciar em folha distinta. Os títulos sem indicativo numérico, como lista de ilustrações, sumário, agradecimento(s), resumo, abstract, referências e outras, devem ser centralizados. 1.6.4 Ilustrações Qualquer que seja seu tipo (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, plantas e outros) sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão, e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. 1.6.5 Tabelas As tabelas apresentam informações tratadas estatisticamente, conforme IBGE (1993). Devem ser citadas no texto e inseridas o mais próximo do trecho a que se referem. 9 2 cm 4 cm 3 cm 2 cm margem 2 cm Numeração de páginas: na borda superior direita. Sempre em algarismos arábicos Paginação: a partir da folha de rosto, todas as folhas são contadas, mas a numeração começa apenas na 1ª folha do texto (INTRODUÇÃO) 3 cm Entre títulos: 1 espaço de 1,5 Fonte do texto: tamanho 12, na cor preta No Texto: espaçamento de 1,5 Citações: com mais de três linhas, espaço simples e fonte 10, recuo de 4 cm do lado esquerdo. 10 1.7 ESTRUTURA DO TCC - ARTIGO CIENTÍFICO A estrutura do TCC – artigo científico, compreende elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais, conforme esquema abaixo: Elementos pré-textuais Capa e folha de rosto (obrigatório). A versão final para entrega na coordenação, deve apresentar a ficha catalográfica (modelos idênticos aos da monografia) título, e subtítulo (se houver); nome(s) do(s) autor(es); resumo na língua do texto; palavras-chave na língua do texto. Elementos textuais introdução; desenvolvimento; considerações finais ou conclusão. Elementos pós-textuais título, e subtítulo (se houver) em língua estrangeira;(opcional) resumo em língua estrangeira; (opcional) palavras-chave em língua estrangeira; (opcional) referências (elemento obrigatório); nota(s) explicativa(s), caso não tenha utilizado notas de rodapé (se houver / opcional); 1.7.1 Elementos Pré-Textuais 1.7.1.1 Título e subtítulo O título e subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do artigo, diferenciados tipograficamente ou separados por dois-pontos (:) e na língua do texto. O título deve ser digitado em caixa alta, em negrito, tamanho 12 e centralizado 1.7.1.2 Autor(es) Nome(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve currículo que o(s) qualifique na área de conhecimento do artigo. Os currículos, bem como os e-mails dos autores, devem aparecer em nota de rodapé na página de abertura. 1.7.1.3 Resumo na língua do texto Elemento obrigatório, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, contendo de 150 a 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras-chave, isto é, palavras representativas do conteúdo do trabalho. 11 A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.). Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. Evitar: a) símbolos e contrações que não sejam de uso corrente; b) fórmulas, equações, diagramas etc., que não sejam absolutamente necessários; quando seu emprego for imprescindível, defini-los na primeira vez que aparecerem. 1.7.1.4 Palavras-chave Elemento obrigatório, as palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave: separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Exemplo: Palavras-chave: Educação. Criança. Aprendizagem. 1.7.2 Elementos Textuais 1.7.2.1 Introdução Parte inicial do artigo, na qual devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo. 1.7.2.2 Desenvolvimento Parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método. 1.7.2.3 Conclusão ou considerações finais Parte final do artigo, na qual se apresentam as conclusões ou considerações finais em relação ao problema e aos objetivos. 1.7.3 Elementos pós-textuais 1.7.3.1 Título e subtítulo em língua estrangeira O título, e subtítulo (se houver) em língua estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês), diferenciados tipograficamente ou separados por dois pontos (:), precedem o resumo em 12 língua estrangeira. É um elemento não obrigatório, é opcional e só constará no artigo se você optar por colocar o resumo em língua estrangeira. 1.7.3.2 Resumo e palavras-chave em língua estrangeira Elementos não obrigatórios (de acordo com as normas da ABNT de 2015), versão do resumo e das palavras-chave na língua do texto, para idioma de divulgação internacional, com as mesmas características. Por exemplo: em inglês Abstract, em espanhol Resumen, em francês Résumé, seguido pelas palavras chaves: em inglês Keywords, em espanhol Palabras clave, em francês Mots-clés. 1.7.3.3 Referências Elemento obrigatório, elaborado conforme a NBR 6023 (Ver ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS, página 36) 1.7.3.4 Nota(s) explicativa(s) finais (opcional) A numeração das notas explicativas é feita em algarismos arábicos, devendo ser única e consecutiva para cada artigo. Não se inicia a numeração a cada página. As notas explicativas no artigo podem ser feitas no formato de nota de rodapé ou notas finais. Exemplos de notas explicativas finais: No texto Os pais estão sempre confrontados diante das duas alternativas: vinculação escolar ou vinculaçãoprofissional1 . Na nota explicativa 1 Sobre essa opção dramática, ver também Morice (1996, p. 269-290). 1.7.4 Modelo de Apresentação do Artigo Científico Apresentamos a seguir um modelo de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC no formato de Artigo Científico. As páginas são apresentadas com uma borda externa que representa o limite do papel, sendo que o tamanho da página é meramente ilustrativo. 13 14 15 1.8 ESTRUTURA DO TCC – MONOGRAFIA A estrutura do TCC, em uma monografia, compreende elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais, conforme esquema abaixo: 1.8.1 Capa (parte externa) Elemento Opcional Na qual as informações são transcritas na seguinte ordem: Nome da instituição; Nome do autor; Título do trabalho; Subtítulo se houver (centralizado no meio da folha); Local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; Ano de publicação. Exemplo: Modelo de Capa (Página 200) 1.8.2 Elementos Pré-textuais 1.8.2.1 Folha de rosto Elemento obrigatório A página contém os mesmos elementos da capa e mais a natureza (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido 16 e outros); nome da instituição a que é submetida; área de concentração e nome do/a orientador/a. Exemplo: Modelo de folha de rosto (Página 211) 1.8.2.2 Ficha Catalográfica Elemento obrigatório na versão final (Verso da folha de rosto) Ficha catalográfica elaborada pela Biblioteca da UEMS, que deve ser impressa no verso da folha de rosto. Exemplo: Modelo de ficha catalográfica (Página 222) 1.8.2.3 Dedicatória(s) Elemento opcional Folha opcional, que contém o oferecimento do trabalho a determinada pessoa ou pessoas. Exemplo: Modelo de página de dedicatória (Página 233) 1.8.2.4 Agradecimentos Elemento opcional Folha contendo manifestações de reconhecimento a pessoa(s) e ou instituição(ões) que realmente contribuiu(iram) com o autor, devendo ser expresso(s) de maneira simples e sóbria. Coloca-se no espaço superior da folha a palavra Agradecimentos. Exemplo: Modelo de página de agradecimentos (Página 24) 1.8.2.5 Epígrafe Elemento opcional Folha opcional, que contém citações de pensamentos filosóficos que retratam o espírito de seu trabalho ou de sua filosofia de vida. Exemplo: Modelo de página de epígrafe (Página 255) 1.8.2.6 Resumo Elemento obrigatório – ABNT NBR 6028 Constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, contendo de 150 a 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavraschave (palavras representativas do conteúdo do documento, escolhida, preferentemente, em vocabulário controlado, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto) A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de 17 caso, análise da situação, etc.). Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. Deve-se evitar: a) símbolos e contrações que não sejam de uso corrente; b) fórmulas, equações, diagramas etc., que não sejam absolutamente necessários; quando seu emprego for imprescindível, defini-los na primeira vez que aparecerem. Exemplo: Modelo de Resumo (Página 2626) 1.8.2.7 Resumo em língua estrangeira Elemento não obrigatório Mesmas características do resumo em língua vernácula, traduzido em uma língua estrangeira e digitado em folha separada. Poderá ser em inglês (Abstract), em espanhol (Resumen), em francês (Résumé). Para TCCs de alunos(as) indígenas, ou trabalhos que tratem de temas relacionados a etnias indígenas, poderá ser incluído um resumo adicional (opcional) na língua da respectiva etnia. 1.8.2.8 Lista de ilustrações, tabelas, abreviaturas e siglas Elementos opcionais Recomenda-se que sejam feitas listas separadas para cada tipo, numerando-as com algarismos arábicos, seguidas do título e da página onde se encontram. As listas de lustrações (desenhos, esquemas, fluxogramas, plantas, fotografias, gráficos, mapas e outros) e de tabelas são elaboradas de acordo com a ordem apresentada na obra. As listas de abreviaturas e siglas devem ser apresentadas em ordem alfabética, seguidas das palavras ou expressões correspondentes. Exemplo: Modelo de lista de abreviaturas e siglas (Página 2727) Exemplo: Modelo de lista de tabelas (Página 28) Exemplo: Modelo de lista de ilustrações (Página 2929) 1.8.2.9 Sumário Elemento obrigatório – ABNT 6027/2012 Enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede. Não deve ser confundido com índice. Exemplo: Modelo de sumário (Página 300) 18 1.8.3 Elementos Textuais O corpo do trabalho é constituído de três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão ou considerações finais. 1.8.3.1 Introdução Parte inicial do texto, na qual deve constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa, as razões de sua elaboração e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho. Recomenda-se que seja redigida no final, quando o autor já adquiriu maior domínio sobre o tema e maior clareza dos objetivos. 1.8.3.2 Desenvolvimento Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método. 1.8.3.3 Considerações finais Parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses. Tem por finalidade recapitular sinteticamente os resultados da pesquisa elaborada. O autor ou autora manifestará seu ponto de vista sobre os resultados obtidos, bem como o seu alcance, sugerindo novas abordagens a serem consideradas em trabalhos semelhantes. 1.8.4 Elementos Pós-textuais Nesta parte, são colocados os elementos na seguinte ordem: Referências (obrigatório) (NBR 6023/2002) Apêndice(s) (opcional) Anexo(s) (opcional) Índice(s) (opcional) (NBR 6034/2004) 1.8.4.1 Referências Elemento obrigatório – ABNT NBR 6023 Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de documentos, de forma a permitir sua identificação individual, indicar todos os trabalhos citados no texto, inclusive os eletrônicos. O termo Referência bibliográfica pode ser utilizado quando os documentos citados se restringirem aos documentos convencionais, sem a inclusão dos eletrônicos. 19 1.8.4.2 Apêndice(s) Elemento opcional O apêndice é um documento autônomo elaborado pelo próprio autor para completar sua argumentação, sem prejuízo da unidade do trabalho. São identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Quando esgotadas as 23 letras do alfabeto elas serão dobradas. Exemplo: APÊNDICE A – Roteiro de entrevistas APÊNDICE B – Questionário 1.8.4.3 Anexo(s) Elemento opcional O anexo é um documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação ou ilustração. São identificados através de letras maiúsculas consecutivas e respectivos títulos. Exemplo: ANEXO A – Representação gráfica de ... ANEXO B – Representação gráfica de .... 1.8.4.4 Índice(s) Elemento opcional É a relação detalhada dos assuntos, nomes de pessoas, nomes geográficos e outros, em ordem alfabética. Não são obrigatórios nas dissertações e teses. Ordenados alfabeticamente, remetendo para a página, os índices mais comuns são: de nomes (pessoas ou entidades), de assuntos e de títulos. 1.9 MODELOS DE APRESENTAÇÃO Apresentamos a seguir alguns modelos de padronização gráfica dos itens obrigatórios e alguns opcionais que compõem o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC As páginas são apresentadas com uma borda externa que representa o limite do papel, sendo que o tamanho da página é meramente ilustrativo. 20 1.9.1 Modelo de Capa 21 1.9.2 Modelo de folha de rosto 22 1.9.3 Modelo de ficha catalográfica 23 1.9.4 Modelo de página de dedicatória 24 1.9.5 Modelo de página de agradecimentos 25 1.9.6 Modelo de página de epígrafe 26 1.9.7 Modelo de Resumo 27 1.9.8 Modelo de lista de abreviaturas e siglas 28 1.9.9 Modelo de lista de tabelas 29 1.9.10 Modelo de lista de ilustrações 30 1.9.11 Modelo de sumário 31 2 PADRONIZAÇÃO DE CITAÇÕES1 2.1 DEFINIÇÃO Citação é a menção, no corpo do texto, de uma informação extraída de outra fonte. Tudo o que é citado no texto, precisa ser referenciado, em decorrência dos Direitos Autorais. Podem existir: • citação de citação: citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original. • citação direta: transcrição textual de parte da obra do autor. • citação indireta: texto baseado na obra do autor • notas de referência: notas que indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado. 2.2 ORIENTAÇÕES GERAIS I. Quando o autor da citação estiver inserido no texto, deverá ser grafado em letras minúsculas (caixa baixa) e, quando estiver inserido entre parênteses, todo em letras maiúsculas. Exemplo: Na análise de Ferreira (2003, p. 21) ... ou (MOURA; FERNANDES, 1998, p. 109). II. As citações com o mesmo autor e mesma data de publicação, devem ser diferenciadas por letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espaço. Exemplo: (SOUZA, 1998a). (SOUZA, 1998b). III. Citações de autores diferentes com o mesmo sobrenome devem ser diferenciados com as iniciais dos prenomes e, se ainda existir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso. Exemplo: (CASTRO, A., 1970), (CASTRO, V., 1970). ou (CASTRO, Elisete, 1970), (CASTRO, Evandro, 1970). 1 As padronizações de citações aqui relacionadas estão de acordo com a ABNT NBR 10520/2002 e foram compiladas na íntegra do Guia para Padronização de Citações elaborado pela Biblioteca Comunitária da UFSCar. Disponível em: <http://www.bco.ufscar.br/servicos/arquivos/guia-de-padronizacao-de-citacoes> Acesso em 30 ago. 2011. Elas são de acordo com a NBR 10520/2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, reiterada pela NBR 10719/2015. 32 IV. As citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, têm as suas datas separadas por vírgula. Exemplo: (GALLARDI, 1988, 1992, 1995). ou (CRUZ; CORREA; COSTA, 1998, 1999, 2001). V. As citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separados por ponto e vírgula, em ordem alfabética. Exemplo: (FONSECA, 1998; GIMENEZ, 1999; SILVA, 2001). VI. Nas citações onde a autoria for de uma instituição, utiliza-se o nome da instituição por extenso. Exemplo: (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002, p. 2). VII. Nas citações de autoria desconhecida, indicar a primeira palavra do título em letra maiúscula, seguida de reticências, data do documento e paginação. Exemplo: (O HORIZONTE..., 2000, p. 34). VIII. Para citações com mais de três autores, indica-se somente o primeiro e a expressão et al., que pode ser substituída pela palavra colaboradores ou e outros. Exemplo: Gonzáles e colaboradores (1991) ou (GONZALES et al., 1991). 2.3 NOTAS DE RODAPÉ São indicações, observações ou adições ao texto feitas pelo autor, tradutor ou editor e são utilizadas para complementar ou esclarecer informações. Exemplo: No texto Essa “modernidade” tem como um de seus pilares, no plano das representações sociais, a difusão de um ethos empresarial para a sociedade¹. No rodapé _____________ 1 A expressão “ethos empresarial” foi utilizada em 1994, por E. Ottone, secretário da Cepal, em consonância com a concepção difundida pelos organismos internacionais de financiamento. 33 2.4 EXPRESSÕES LATINAS Atualmente recomenda-se evitar o uso excessivo das expressões latinas, devendo as mesmas serem substituídas pela tradução correspondente. As expressões mais conhecidas são: id. ibid. (idem ibidem) - mesmo autor e na mesma obra op. cit. (opus citatum) - na obra citada apud - citado por sic - assim está escrito loc. cit. (loco citato) - no lugar citado passim - em diversas passagens Das expressões latinas citadas acima apud é a única que pode ser utilizada no texto. As demais devem ser usadas em nota de rodapé. 2.5 TIPOS DE CITAÇÕES Existem vários tipos de citações, conforme relação abaixo. 2.5.1 Citação direta inserida no texto Toda citação literal de até três linhas deve ser transcrita diretamente no texto, mantendo a grafia, o idioma e a pontuação originais, entre aspas e inseridas no parágrafo. Nas citações diretas a indicação das páginas é obrigatória. Exemplo: Segundo Silva (1999, p. 73) “o Brasil também acompanhou esse processo, com o atraso inevitável.” 2.5.2 Citação direta destacada no texto Trechos longos de citação literal com mais de 3 linhas devem ser destacados do corpo do texto, iniciando em parágrafo distinto, com 1 espaço anterior e posterior entre citação e o texto e sem aspas, com letra menor do que a utilizada no texto. Exemplo: Neste particular Oliveira Neto (1997, p. 516) registrou que: pode-se expressar a importância do cooperativismo na agricultura brasileira através da participação das cooperativas no cenário produtivo nacional, em que grande parte da produção de soja, milho, leite, suínos, entre outros, é feita por cooperativas. Isso demonstra que... 34 2.5.3 Citação indireta São reproduções das ideias do autor consultado sem que haja transcrição literal, mantendo o sentido do texto original, não necessitando de aspas. Indispensável a indicação da fonte nas referências no final do trabalho. Exemplo: Fergunson (1992) relata a existência de pacientes que não permitem aplicação de flúor pelo tempo de 4 min e, nesses casos, um tempo menor é certamente melhor que nenhum tratamento. 2.5.4 Citação de citação Citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original. Tal procedimento deve ser evitado ao máximo. Exemplo: No texto: Slack¹, citado por Alves (2001, p. 37), destaca que “.......”. ou Slack¹ apud Alves (2001, p. 37), destaca que “......”. Em nota de Rodapé: __________ ¹ SLACK, N. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002. Deve-se fazer a referência de Alves, ou seja, da obra consultada, nas Referências no final do trabalho e em nota de rodapé coloca-se a referência do documento ao qual não se teve acesso. 35 3 ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS 2 As orientações abaixo são de acordo com a NBR 6023/2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, reiterada pela NBR 10719/2015. Atualmente, a normalização de documentos é necessária como forma de garantir à Comunidade Científica o entendimento e a análise de um texto, como também a sua imediata recuperação. 3.1 DEFINIÇÃO Segundo a norma NBR 6023 da ABNT, referência é o conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificação individual. 3.2 ORIENTAÇÕES GERAIS As orientações abaixo podem ser utilizadas para padronização na elaboração das Referências. I. Seguir uma margem única à esquerda, digitadas em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo; II. Documentos com até 3 autores, indicar os três separados por ; (ponto-e-vírgula). Não utilizar e, and ou &; III. Documentos com mais de 3 autores, indicar somente o primeiro e a expressão et al.; IV. Manter um único padrão no destaque: Negrito (mais usado), Itálico ou Sublinhado; V. Utilizar letras maiúsculas no início do título da obra, em nomes próprios e títulos de periódicos. O subtítulo é sempre com letra minúscula e sem destaque; VI. Padronizar as abreviaturas dos prenomes dos autores e títulos de periódicos (manter padrão: ou todos por extenso ou todos abreviados); VII. Campo para notas, utilizado no final da referência para informações complementares; VIII. Palavras abreviadas possuem ponto; IX. Toda referência termina com ponto final. 2 Os exemplos de referências aqui relacionadas estão de acordo com a ABNT NBR 6023/2002 e foram compiladas na íntegra do Guia para elaboração de Referências elaborado pela Biblioteca Comunitária da UFSCar. Disponível em: <http://www.bco.ufscar.br/servicos/arquivos/guia-de-referencias > Acesso em 30 ago. 2011. 36 3.3 EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS 3.3.1 Livro utilizado no todo Modelo: SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título. Edição. Local: Editora, data. Volume ou total de páginas. (Série ou Coleção). Exemplo: CASCUDO, L. C. Mouros, franceses e judeus: três presenças no Brasil. 3. ed. São Paulo: Global, 2001. 111 p. (Coleção História, 16). 3.3.2 Capítulo de livro – O autor do livro e do capítulo são a mesma pessoa Modelo: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: ______. Título do livro: subtítulo. Local: Editora, data. páginas inicial-final do capítulo. Exemplo: NASCIMENTO, Arlindo Moraes do. Formação e suspensão do vínculo de emprego. In: ______. Iniciação ao direito do trabalho. 32. ed. São Paulo: LTR, 2006. p. 151-162. 3.3.3 Capítulo de livro - autor do capítulo é diferente do autor do livro Modelo: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título do livro. Local: Editora, data. Páginas inicial-final do capítulo. Exemplo: SILVA, D. B. Eco-turismo. In: McKERCHER, B. Turismo de natureza: planejamento e sustentabilidade. Tradução de Beth Honorato. São Paulo: Contexto, 2002. p.71-84. (Turismo Contexto). 3.3.4 Norma Técnica Modelo: AUTORIA INSTITUCIONAL. Título. Local: Editora, data. Total de páginas. Exemplo: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002. 7 p. 3.3.5 Órgãos governamentais/publicações oficiais Quando a autoria do documento for de órgãos governamentais da administração (Ministérios, Secretarias e outros) entrar pelo nome geográfico (país, estado ou município), todo em letra maiúscula, considerando a subordinação hierárquica, quando houver. 37 Modelo: PAÍS, ESTADO OU MUNICÍPIO. Entidade Governamental (seguida da subordinação hierárquica se houver). Título. Local, data. Total de páginas. Exemplos: BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria de Direito Econômico (SDE). Relatório de atividades. Brasília, 1993. 28 p. SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Diretrizes para a política ambiental do Estado de São Paulo. São Paulo, 2008. 35 p. 3.3.6 Publicações anônimas Quando a publicação não apresenta indicação de autoria nem qualquer outro responsável pela organização da obra, a entrada é feita pelo Título, sendo a primeira palavra totalmente em letras maiúsculas. Modelo: TÍTULO. Local: Editora, data. Total de páginas. Exemplo: DIAGNÓSTICO do setor editorial brasileiro. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 1993. 64 p. 3.3.7 Dissertações e Teses Modelo: SOBRENOME, Nome. Título da tese ou dissertação: subtítulo. Data de defesa. Total de páginas ou folhas. Dissertação ou Tese (Mestrado ou Doutorado em área de concentração) - Departamento ou Centro, Instituição, Local, data de publicação. Exemplo: SILVEIRA, D. B. Falas e imagens: a escola de educação infantil na perspectiva das crianças. 2005. 173 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006. 3.3.8 Trabalho apresentado em congressos, simpósios, jornadas, etc Modelo: SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: TÍTULO DO EVENTO, nº., data, Local de realização. Anais... ou Resumos... ou Proceedings... Local de publicação: Editora, data. páginas inicial-final do trabalho. Exemplo: BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGB orientado à objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994. p. 16-29. 38 Atenção: Para trabalhos consultados em meio eletrônico, seguir o modelo acima, acrescido das informações sobre a disponibilidade e o acesso: Disponível em: <endereço eletrônico completo>. Acesso em: data. 3.3.9 Trabalhos acadêmicos e apostilas Modelo: SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Local: Departamento, data. Número de páginas. Trabalho de Conclusão de Curso ou Trabalho de Graduação ou Relatório de Estágio ou Apostila. Exemplo: RIZZO, S. R. Qualidade em serviços: um estudo de caso. São Carlos: UFSCar/DEP, 1999. 111 p. Trabalho de Conclusão de Curso. 3.3.10 Publicações periódicas (revistas gerais, técnico-científicas e jornais) Modelo: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico, Local, volume, número, páginas inicial-final do artigo, data. Exemplo: MASIERO, P. C. et al. A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo. Ci. Inf., Brasília, v. 30, n. 3, p. 23-27, set./dez. 2001. Atenção: Para artigos consultados em meio eletrônico, seguir o modelo acima, acrescido das informações sobre a disponibilidade e o acesso: Disponível em: <endereço eletrônico completo>. Acesso em: data. 3.3.11 Sites da Internet Modelo: SOBRENOME, Nome ou AUTORIA INSTITUCIONAL ou entrada pelo TÍTULO (se não houver autoria). Título. Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: data. Exemplo: BALTAZAR, A. P. E-futuros: projetando para um mundo digital. Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/arquitetos/arq000/esp077.asp>. Acesso em: 09 abr. 2007. Nota da norma: Não se recomenda referenciar material de curta duração na rede. As mensagens que circulam por intermédio de correio eletrônico devem ser referenciadas somente quando forem a única fonte sobre o assunto. Não é recomendável seu uso como fonte científica ou técnica de pesquisa por serem de caráter informal, interpessoal e efêmero. Informações retiradas de textos da Internet deverão ter sua confiabilidade verificada e conter as informações necessárias para serem facilmente localizadas. 39 4 TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO – TCLE Nos termos da Resolução CNS (Conselho Nacional de Saúde) nº. 466, de 12 de dezembro de 2012, entende-se por Processo de Consentimento Livre e Esclarecido todas as etapas a serem necessariamente observadas para que o convidado a participar de uma pesquisa possa se manifestar, de forma autônoma, consciente, livre e esclarecida. 4.1 Definição O TCLE é o documento no qual é explicitado o consentimento livre e esclarecido do participante e/ou de seu responsável legal, de forma escrita, devendo conter todas as informações necessárias, em linguagem clara e objetiva, de fácil entendimento, para o mais completo esclarecimento sobre a pesquisa a qual se propõe participar. 4.1.1 Do participante da pesquisa e/ou de seu representante legal O TCLE terá a anuência do participante da pesquisa e/ou de seu representante legal, livre de vícios (simulação, fraude ou erro), dependência, subordinação ou intimidação, após esclarecimento completo e pormenorizado sobre a natureza da pesquisa, seus objetivos, métodos, benefícios previstos, potenciais riscos e o incômodo que esta possa acarretar. Como garantia todos os participantes da pesquisa receberão uma via do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Nos casos de pesquisas cujos convidados sejam crianças, adolescentes, pessoas com transtorno ou doença mental ou em situação de substancial diminuição em sua capacidade de decisão, deverão ser cumpridas as etapas do esclarecimento e do consentimento livre e esclarecido, por meio dos representantes legais dos convidados a participar da pesquisa, preservado o direito de informação destes, no limite de sua capacidade; 4.2 Exemplo de TCLE TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO – TCLE Convidamos o (a) Sr (a) para participar da Pesquisa (Título da Pesquisa) voluntariamente sob a responsabilidade do pesquisador (Nome do Pesquisador), a qual pretende (inserir o objetivo geral da pesquisa). 40 Sua participação é voluntária e se dará por meio de (inserir se por entrevista, gravação de áudio, vídeo, contato telefônico ou outras formas). Se o (a) Sr (a) aceitar participar, contribuirá para (inserir os benefícios que a pesquisa poderá trazer). Para participar da pesquisa, o (a) senhor (a): (incluir de forma sucinta, clara e objetiva os procedimentos que o participante será submetido – entrevista, coleta de material biológico, algum tipo de atividade física ou educativa, entre outas. Em se tratando de uso de instrumentos, estes deverão ser citados). É obrigatório apresentar os riscos e benefícios que a pesquisa que possa causar aos seus participantes e apresentar alternativas para minimizar estes riscos. Salientar que a qualquer momento o participante poderá deixar a pesquisa se assim o mesmo quiser, sem qualquer prejuízo ao participante. Se depois de consentir sua participação na pesquisa o (a) Sr (a) desistir de continuar participando, tem o direito e a liberdade de retirar seu consentimento em qualquer fase da pesquisa, seja antes ou depois da coleta de dados, independente do motivo sem prejuízo a sua pessoa. Os resultados da pesquisa serão analisados e publicados, mas sua identidade será sempre mantida em sigilo. Eu, _________, fui informado e aceito participar da pesquisa ___________, onde o pesquisador _____________ me explicou como será toda a pesquisa de forma clara e objetiva. Cidade, .............. de … de (Ano) ______________________ __________________________________ Assinatura do Pesquisador Assinatura do Participante da Pesquisa Nome completo do pesquisador: Telefone para contato: E-mail: Para sanar dúvidas a respeito da Ética na pesquisa, entre em contato com o Comitê de Ética com Seres Humanos da UEMS, fone: 3902-2699 ou cesh@uems.br. 41 REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 10520: Informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002. 7 p. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 12225: Informação e documentação: lombada: apresentação. Rio de Janeiro, 2004. 7 p. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 14724: Informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011. 15 p. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6022: Informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 5 p. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6023: Informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002. 24 p. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6024: Informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento escrito: apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 3 p. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6027: Informação e documentação: sumário: apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 3 p. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6028: Informação e documentação: resumo: apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 2 p. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6034: Informação e documentação: índice: apresentação. Rio de Janeiro, 2004. 8 p. BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Resolução CNS no.466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 13 de junho de 2013, Seção 1, p. 59, 2010. FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Centro de Documentação e Disseminação de Informações. Normas de apresentação tabular. Rio de Janeiro, 1993. 62 p. 42 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCar). Guia para elaboração de Referências: de acordo com NBR 6023/2002. São Carlos, 2010. 8 p. Disponível em: <http://www.bco.ufscar.br/servicos/arquivos/guia-de-referencias > Acesso em 30 ago. 2011. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCar). Guia para padronização de Citações: de acordo com NBR 10520/2002. São Carlos, 2010. 9 p. Disponível em: <http://www.bco.ufscar.br/servicos/arquivos/guia-de-padronizacao-de-citacoes> Acesso em 30 ago. 2011.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19 GUARULHOS 2020 Prezados Acadêmicos! O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci
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