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PROJETO MULTIDISCIPLINAR VII

 

MANUAL DO PROJETO MULTIDISCIPLINAR VII Engenharia Mecânica PROJETO APRESENTAÇÃO DO Sob a orientação do Tutor Online, durante este semestre, você vai pesquisar, na comunidade em que vive, situações em que as competências do Engenheiro Industrial de Mecânica podem aliviar as dificuldades encontradas pelas pessoas que vivem na mesma comunidade que você. Você vai caracterizar uma dessas situações e elaborar um Projeto Multidisciplinar que encaminhe uma possível solução. Para isso, você deve seguir as instruções e realizar as atividades em cada uma das 5 etapas propostas para nesta disciplina. A metodologia dessas atividades está fundamentada em Aprendizagem Baseada em Problema e por Projeto (Araújo e Sastre, 2009) e Design Centrado no Ser HumanoHCD (Brown 2008). Ao concluir as 5 etapas, você terá dado passos importantes no desenvolvimento de competências (PPC) como Car@ Alun@, Espero que você esteja bem. O PROJETO MULTIDISCIPLINAR está te ajudando a desenvolver habilidades e competências necessárias para os desafios do engenheiro no mercado de trabalho. Neste semestre você vai trabalhar mais especificamente na área de atuação do Engenheiro Industrial de Mecânica e vai utilizar o conhecimento adquirido neste semestre e nos semestres anteriores. O seu desafio é encontrar uma solução para um problema real relacionado ao tema atual – Gerador Eólico. • Ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, culturais, legais, ambientais e econômicos; Formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas; Projetar e desenvolver novas estruturas empreendedoras e soluções inovadoras para os problemas. ACONTECER? COMOIRÁ ETAPA 1 Definindo o projeto Este Projeto Multidisciplinar é individual, mas pode ser realizado em grupo. Neste caso, peça ajuda ao seu Tutor Online, para montar o seu grupo de trabalho com até 4 pessoas. Identifique o Nome e CPF corretamente de todos os membros do seu grupo, para não haver dificuldades na hora da postagem dos documentos (relatórios, apresentações, fotos, gráficos etc.) no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Em reunião com o Tutor Online, você deve identificar, na comunidade em que vive, um problema que possa ser resolvido por essas competências, tendo em vista as disciplinas deste semestre e dos semestres anteriores. Os exemplos abaixo consideram demanda atual do uso de aerogeradores que são montados nos parques eólicos (torre, conjunto de pás, caixa de redução/multiplicação, gerador, sensores), tendo em vista as disciplinas do 7º semestre do seu curso e o tema proposto: Gerador Eólico. Por exemplo: • Necessidade de balanceamento das pás em relação ao eixo de rotação (Análise de Elementos Finitos, Vibração Mecânica – 7° sem). • Necessidade de cálculo do torque a ser transmitido pelo eixo para o gerador ( Mecanismos, Projeto Mecânico – 7° sem). Links: Aprenda um pouco mais sobre Design Thinking assistindo aos vídeos: Como aplicar o design thinking na minha empresa - Link: https://www.youtube.com/ watch?v=VB-bGWt4ZK0 Afinal, o que é Design Thinking? E quais são suas etapas fundamentais? Link: https://www.youtube.com/ watch?v=acHRiZZptSs As instruções estão divididas em 5 etapas, as etapas de 1 a 3 devem ser realizadas no Primeiro Bimestre e as 4ª e 5ª etapas no Segundo Bimestre Vamos lá? ETAPA 2 Contextualização Recordando, um dos aspectos do perfil do profissional de Engenharia Industrial de Mecânica é desenvolver competências, habilidades e atitudes que visem compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, avaliação os impactos das soluções de Engenharia nos contextos social, legal, econômico e ambiental. É muito importante a interação com o meio externo, ouvir as pessoas em suas demandas, para entender a lógica do contexto para a proposta de solução do problema (HCD-Human Centered Design). No entanto, é importante tomar os cuidados necessários devido à pandemia que estamos vivendo e fazer uso de tecnologia informática para reuniões virtuais como Google Meeting, Microsoft Teams, etc. Antes de iniciar a visita, elabore previamente as perguntas: O que está causando o problema ou a necessidade do contexto? Por que é importante solucionar ou melhorar esse problema? Com que sujeitos poderiam contar para a solução ou melhoramento desse problema? Você deve realizar esta etapa interagindo com a comunidade externa (oficina mecânica, fábricas, engenheiros, técnicos) para coletar os dados necessários para a definição do tema e do problema do Projeto Multidisciplinar. Esses passos são fundamentais na metodologia Design Thinking. Ao final da etapa você deve definir o escopo do projeto, identificar o problema a ser resolvido e iniciar o levantamento bibliográfico do tema. IMPORTANTE Não esqueça de documentar as decisões sobre o escopo do projeto e do problema a ser solucionado. Discuta esses documentos com o Tutor Online e publique no AVA. Importante: Não esqueça de documentar essas decisões sobre o Título, Objetivos e Ideias de Solução do projeto. Discuta esse documento com o Tutor Online e publique no AVA. As respostas a essas perguntas formam a base para a representar a interação com o meio externo e constituem a base do Plano de Ação. Depois de definir e caracterizar o problema, avance para o passo seguinte: pesquisar algumas ideias iniciais que possam ser capazes de resolver o problema. Essa etapa do projeto é conhecida como Ideação. Ideação – é um passo importante na busca de solução, quando ainda são temos a resposta para um problema. É importante saber como produzir boas ideias em número suficiente para análise. Podemos dizer que são suas fases de ideação: a geração e o refinamento das ideias. Os vídeos a seguir podem ajudá-lo neste desafio. Design Thinking: Etapa 3 - Ideação Link: https://www.youtube.com/ watch?v=6Czy58263RE Workshop - Livro Design Thinking Link: https://www.youtube.com/ watch?v=xO4Ps4L3yOE Links: Os objetivos desta etapa são: Mãos à obra! Ao final desta etapa, você deve ter bem definidos o Título do Projeto, Objetivos e Ideias Iniciais para solucionar o problema. • Definir os requisitos para a abordagem do problema; • Interagir com a comunidade externa; • Definir o problema; ETAPA 3 Plano de ação Os objetivos desta etapa são: • Interagir com a comunidade externa; • Estudar mais profundamente o problema; • Iniciar abordagem do problema; • Definir como solucionar o problema através de ações práticas; • Elaborar o Plano de Ação para a resolver o problema escolhido. O plano de ação é um documento que organiza suas tarefas na execução do PM. Nesta etapa, você define as atividades e os prazos a serem cumpridos para a execução do PM, desde a Contextualização até a Conclusão. O plano de ação é importante para você fazer o acompanhamento das atividades do PM junto ao Tutor Online e avaliar o seu progresso durante o semestre. No plano de ação você define o objetivo a ser cumprido em cada etapa, incluindo as respectivas ações relacionadas, incluindo o as reuniões com o Tutor Online. O Plano de Ação deve ser postado no AVA, até o final do primeiro bimestre. . Dica: Não deixe de consultar o modelo de Plano de Ação em anexo. Para a execução do Projeto Multidisciplinar, é importante a interação com o meio externo. Ouvir as pessoas em suas demandas, entender a lógica da situação e propor a solução do problema. Importante: Não esqueça de postar o seu Plano de Ação no AVA e discutir com o Tutor Online. ETAPA 4 Ao definir o problema, você identificou situações problemáticas que preocupam a comunidade, no sentido de encontrar uma solução. Cabe ao responsável pelo projeto transformar essas situações problemáticas em oportunidades de solução. Para tanto, você deve tentar reformular esses problemas na forma de perguntas iniciadas com “Como podemos...”. Ao questionar “Como podemos” iremos olhar para o problema com outra visão, que leva os participantes a uma possível solução, encontrar diversas respostas. O vídeo abaixo pode ajudar nessa formulação: Universo MJV - Inovação em Negócios (#4) https://www.youtube.com/watch?v=UxJBfWuTvBU Desenvolvimento do projeto Lembre-se de levar em conta o feedback do Tutor Online sobre o Plano de Ação, antes de iniciar esta etapa. O cronograma de execução do projeto apresentado no Plano de Ação, poderá ser adequado às necessidades do grupo, no entanto, lembre-se que na quinta etapa há atividades que devem ser cumpridas, que compõem a avaliação final na disciplina e que devem estar incluídas no Plano de Ação. Nesta etapa, você deve concluir o levantamento bibliográfico que dá suporte à análise do problema e propor uma solução inicial. Portanto, é necessário entender: o que é o problema e os principais conceitos que o norteiam Basicamente, as atividades que você deve executar são reuniões entre os participantes da solução nos respectivos polos ou através da ferramenta de webconferência. Durante as discussões, você deve refletir sobre os principais conceitos envolvidos para encontrar a solução do problema identificado. Em outras palavras, você deve identificar a base bibliográfica na qual alguns autores estudaram e analisaram o assunto relacionado ao problema. Links: Um aspecto importante do processo de criação de uma solução é o envolvimento de outras pessoas para obter feedback sobre as ideias. A finalidade desse feedback é fazê-las participar do processo de criação da solução. Esse processo é conhecido como co-criação e muito utilizado nos processos criativos de empresas inovadoras. Isso facilita o processo de pesquisar como comunidades funcionam e entender como melhor encontrar a solução. Nessas condições, a comunidade tende a adotar a solução que ela ajudou a criar e o grupo consegue coletar informações valiosas sobre todas as variantes da solução. Um exemplo clássico desse processo de criação de solução é o que se observa no filme Fome de Poder (The Founder), baseado em fatos históricos sobre a criação do restaurante McDonalds. Se você tiver oportunidade assista ao filme e identifique todas essas etapas de criação de solução. A essa altura, você criou uma solução para o problema identificado no início do projeto. O próximo passo é você apresentar essa solução inicial à comunidade externa e receber sugestões de melhorias. Antes de concluir o projeto é necessário testar a solução encontrada. Para isso, você deve utilizar aplicativos disponíveis na Internet para desenvolvimento e simulação de projetos, como Pspice, Tinkerpad, GeoGebra, Falstad entre outros. Use o que você tiver mais familiaridade. Caso você ainda não tenha experimentado um simulador, o site abaixo ajuda a entender de modo fácil o funcionamento desses simuladores Dica: Converse com o Tutor Online e utilize os laboratórios de informática do polo UniBTA de sua cidade para realização das simulações. Link: Primeiros passos com Falstad (Simulador de Circuitos Online) https://www.youtube.com/ watch?v=XKBX-7ZLICI Essa simulação é muito importante para avaliação do impacto da solução no ambiente externo envolvido com a situação problema e que deve anteceder a implementação da solução, pois muitas vezes o custo da implementação é muito elevado e testar em laboratório pode ajudar a melhorar soluções. IMPORTANTE: Documentar todas as decisões sobre o projeto e suas soluções. Discuta essas decisões com o Tutor Online e publique no AVA um pequeno resumo das soluções e resultados alcançados. Como não existe uma única solução, mas sim a mais adequada ao contexto que se apresenta, é importante que essa solução seja discutida com os participantes da solução, sobre como as distintas soluções podem ser melhores que outras. Cada um dos integrantes deve propor uma possível solução e o grupo deve chegar a um consenso a respeito da melhor solução possível. ETAPA FINAL Apresentação Está quase no fim! Nesta etapa, o grupo, deve atingir os seguintes objetivos: • Finalizar a solução do problema. • Realizar os testes da solução. • Implementar a solução junto à comunidade externa. (se possível) Em primeiro lugar, você precisa finalizar a solução. Use todas as informações que já coletou e os conhecimentos que adquiriu no decorrer das etapas anteriores e conclua o seu modelo de solução. Nessa etapa final, é necessária a elaboração do relatório final e a gravação do vídeo de apresentação do projeto. É importante entender que o relatório final deve abranger alguns aspectos básicos. Além de entregar o documento, você também deve fazer um vídeo apresentando o projeto que acabou de concluir. Use o modelo em anexo fornece maiores detalhes para registrar o que foi realizado e o resultado no relatório final. Nesse modelo você vai uma sugestão de estrutura do relatório e o conteúdo básico de cada capítulo. O relatório final também deve levar em consideração o relatório parcial (entregue na Etapa 3) e o feedback dado pelo Tutor Online durante o semestre. • Escrever as análises do resultado no relatório final. • Compreender o impacto da solução no contexto profissional. • Relatório Final – 6,0 Pontos • Estrutura do relatório – Verificar se o relatório possui uma estrutura condizente com a metodologia científica. (valor 0,5) • Desenvolvimento – Verificar se a caracterização do problema está clara e se está fundamentada nas teorias apresentadas nas disciplinas no semestre. (valor 2,0) • Metodologia – Verificar se o autor do projeto descreveu coerentemente a forma como a pesquisa sobre o assunto foi realizada destacando os materiais e métodos utilizados no Projeto Multidisciplinar. (valor 1,0) • Resultados – Verificar se o autor apresentou os resultados em confronto com as referências indicadas. Verificar se o autor apresentou o impacto da solução no contexto analisado. (valor 1,0) • Linguagem e referências – Verificar se linguagem do relatório apresenta coerência, coesão, ortografia e gramática adequadas de acordo às normas aplicáveis. (valor 0,5) • Participação – Verificar se o autor participou das reuniões e se comunicou com frequência com o Tutor Online. (valor 1,0) • Apresentação – 4,0 Pontos • Qualidade – Verificar se o vídeo gravado apresentou o problema e a respectiva solução com clareza e objetividade, descrevendo o funcionamento da solução e o seu impacto no meio externo em análise. (valor 3,0) • Tempo – Verificar de o vídeo respeitou a duração de 5 a 10 minutos. (valor 1,0) Importante: Depois de concluir as tarefas do projeto e encontrar a solução do problema, discuta essas decisões com o Tutor Online e publique no AVA o Relatório Final e o Vídeo da Apresentação. ARAÚJO, Ulisses F. e SASTRE, Genoveva. Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo. Summus. 2009. BROWN, T. Design Thinking. Harvard Business Review. p. 84-92. 2008. Avaliação Confira a seguir os Anexos: ANEXO 1 - MODELO DE PLANO DE AÇÃO ANEXO 2 - MODELO DE RELATÓRIO FINAL Anexo 1: Modelo de plano de ação Disciplina: Tema gerador: Título do trabalho: Problema: Objetivo: ETAPA I Data inicial Atividade / Evento Objetivos: Montagem do Grupo e início da análise do cenário do projeto. Responsável Data final Previsão de horas gastas Observação ETAPA 2 Data inicial Atividade / Evento Objetivos: Identificação e caracterização do problema a ser estudado pelo grupo. Responsável Data final Previsão de horas gastas Observação Grupo: Integrantes: ETAPA 3 Data inicial Atividade / Evento Objetivos: Elaborar o Plano de Ação do Projeto Multidisciplinar. Responsável Data final Previsão de horas gastas Observação ETAPA 4 Data inicial Atividade / Evento Objetivos: Construir e apresentar a solução inicial, coletar sugestões com a comunidade externa. Responsável Data final Previsão de horas gastas Observação ETAPA 5 Data inicial Atividade / Evento Objetivos: Concluir e entregar o Relatório Final e o Vídeo de apresentação.. Responsável Data final Previsão de horas gastas Observação Anexo 1: Modelo de plano de ação Anexo 2: Modelo de relatório final 1. INTRODUÇÃO A Introdução é a apresentação do assunto a ser tratado, também deve conter também o Problema a ser pesquisado. • Desenvolver o tema • Anunciar a ideia básica • Situar o tema dentro do contexto geral da sua área de trabalho • Descrever as motivações que levaram à escolha do tema • Indicar o objeto do trabalho: O que será estudado? 1.1 Problema e objetivos O objetivo geral define o que se pretende atingir com o projeto. Os objetivos específicos definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral. Os objetivos podem ser: exploratórios, descritivos e explicativos. Utilize verbos nos infinitivos para os objetivos: • Exploratórios (conhecer, identificar, levantar, descobrir) • Descritivos (caracterizar, descrever, traçar, determinar) • Explicativos (analisar, avaliar, verificar, explicar) 1.2. Justificativa Neste item, espera-se que o grupo traga as razões ou práticas que justifiquem a proposta inicial. Exemplos: Relevância social, cultural e acadêmica; As contribuições da pesquisa para o local onde o projeto será desenvolvido. 2. DESENVOLVIMENTO 2. 1. Fundamentação teórica Pesquisar em fontes confiáveis como monografias, trabalhos de conclusão de cursos, artigos científicos, revistas especializadas, dissertações e teses e entre outras fontes como instituições públicas ligadas às normatizações. A fundamentação deve ser condizente com o problema em estudo. 2.1. Aplicação das disciplinas estudadas no Projeto Multidisciplinar Este item do referencial teórico deve indicar os conteúdos das disciplinas estudadas no curso que foram abordados no projeto. Espera-se que os estudantes relacionem de forma clara e coerente, o conteúdo estudado à solução desenvolvido durante o projeto. 2.2. Metodologia Metodologia refere-se aos métodos e instrumentos adotados para a execução do projeto. Nela, espera-se que o grupo descreva os passos e as estratégias adotadas para o desenvolvimento do seu projeto multidisciplinar. 3.1. Solução inicial Descrição detalhada com imagens, sobre como se deu o processo de construção da primeira solução desenvolvida pelo grupo. 3.2. Solução Final Descrição detalhada com imagens sobre como se deu o processo de construção da solução final apresentada pelo grupo. Espera-se que o grupo demonstre quais foram as melhorias realizadas na solução final, a partir dos feedbacks coletados junto à comunidade ou local onde o projeto foi desenvolvido. 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS Deve-se retomar os objetivos e o contexto em que o projeto integrador foi desenvolvido e apontar os principais resultados obtidos pelo grupo. 5. REFERÊNCIAS Anexo 2: Modelo de relatório final 3. RESULTADOS O grupo deve demonstrar a criação de soluções com base na metodologia sugerida pelo Tutor Online, considerando os passos: ouvir, criar e implementar. Portanto, deve identificar quais foram os resultados obtidos em cada um dos passos para a construção da solução.

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