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PROJETO DE EXTENSÃO E INOVAÇÃO INTERDISCIPLINAR 2

 

1 > Manual de Projeto de Extensão e Inovação Interdisciplinar GRUPO MULTIVIX MANUAL DE PROJETO DE EXTENSÃO E INOVAÇÃO INTERDISCIPLINAR 2 > Manual de Projeto de Extensão e Inovação Interdisciplinar GRUPO MULTIVIX INTRODUÇÃO 3 DESENHO METODOLÓGICO 4 ORIENTAÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DO PORTFÓLIO REFLEXIVO 8 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 13 APÊNDICE 15 1 2 3 4 > SUMÁRIO 3 > Manual de Projeto de Extensão e Inovação Interdisciplinar GRUPO MULTIVIX 1 INTRODUÇÃO A extensão na educação superior é um eixo de atuação que articula as funções de ensino e pesquisa, bem como estimula a tecnologia e inovação, ampliando e viabilizando a relação entre a comunidade acadêmica e a sociedade civil. As atividades de extensão constituem aportes decisivos para a formação do estudante, seja pela ampliação do universo de referência que ensejam, seja pelo contato direto com as grandes questões contemporâneas que possibilitam, de algum modo, a reflexão sobre assuntos em voga. Esses resultados permitem o enriquecimento da experiência discente em termos teóricos e metodológicos, ao mesmo tempo em que abrem espaços para a reafirmação e a materialização dos compromissos éticos e solidários no que diz respeito à instituição de ensino. As novas demandas do mundo globalizado impõem o estabelecimento de uma relação entre a instituição de ensino e outros setores da sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da maioria da população e implementadora de desenvolvimento regional e de políticas públicas. O diálogo permanente com a sociedade é propiciado mediante ações junto ao público em geral, comunidades, segmentos organizados da sociedade civil, órgãos governamentais e empresas públicas ou privadas, sob a forma de programas, projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviço. Assim, a disciplina Projeto de Extensão e Inovação Interdisciplinar / Projeto de Extensão e Inovação (PEI), portanto, é uma atividade obrigatória ao discente, uma vez que é entendida como estratégia diferenciada de aprendizagem ao estudante da Multivix por promover experiências de aprendizagem com foco na integração e aplicação do conhecimento. 4 > Manual de Projeto de Extensão e Inovação Interdisciplinar GRUPO MULTIVIX 2 DESENHO METODOLÓGICO A metodologia adotada na disciplina de PEI na modalidade à distância apresenta uma abordagem ativa que expande a aprendizagem espacial e temporalmente para além do AVA, através do engajamento dos alunos na elaboração de uma proposta de intervenção na sua realidade local que atenda às necessidades da sociedade. O desenho metodológico da disciplina oportunizará ao estudante atuar presencialmente na sua realidade, em região compatível com o polo de apoio presencial, e, assim, identificar junto à comunidade civil problemas e situações relevantes, fazer reflexão crítica e propor alguma intervenção inovadora. A integração dos componentes curriculares e a experiência real vivenciada serão direcionadas por temáticas já definidas e questões norteadoras que serão apresentadas no início do semestre pelo professor da disciplina. O aluno deverá escolher uma das temáticas abaixo de acordo com a disciplina que o mesmo estiver cursando. Disciplina de Projeto de Extensão e Inovação Interdisciplinar I / Projeto de Extensão e Inovação I – Temáticas: • Comunicação e Impacto Social: Práticas e Estratégias na Era da Informação • Cultura e Transformação Social: Valorização e Preservação das Identidades Locais • Direitos Humanos e Justiça Social: Princípios, Desafios e Ações Transformadoras • Educação Ambiental: Práticas Sustentáveis para a Transformação Social Disciplina de Projeto de Extensão e Inovação Interdisciplinar II / Projeto de Extensão e Inovação II – Temáticas: • Comunicação e Direitos Humanos: O Papel da Cultura na Promoção da Justiça Social • Tecnologia e Produção, e Trabalho: Inovação a Serviço do Desenvolvimento Sustentável • Saúde e Cidadania: Promoção do Bem-Estar e Redução das Desigualdades 5 > Manual de Projeto de Extensão e Inovação Interdisciplinar GRUPO MULTIVIX Os estudantes buscarão realizar o diagnóstico das prováveis situações-problema que o cenário escolhido para o semestre pode apresentar, considerando a temática central estabelecida e as questões norteadoras das disciplinas. Para realização desse diagnóstico o aluno deve fazer uso de: 1) ações presenciais, tais como entrevistas, observação dentre outras; 2) revisão da literatura utilizando fontes confiáveis (tais como, livros da biblioteca digital, artigos científicos, teses, dissertações, relato de experiência, sites governamentais...); 3) informações em sites de notícias relacionadas ao cenário escolhido; 4) por meio de visitas ao local definido; 5) dentre outras estratégias, visando a coleta de dados, para identificar os aspectos e a natureza dos possíveis problemas. A proposta de intervenção para a solução do problema deve partir da aplicação dos conhecimentos abordados nas disciplinas do curso e, principalmente, os assuntos do semestre, atentando as questões norteadoras delineadas, devendo ser ações presenciais, tais como palestras, workshop, bem como o desenvolvimento de produtos, tais como cartilhas educativas, manuais, sites, quadrinhos, dentre outras intervenções inovadoras a serem elaboradas pelo grupo de alunos. O processo educacional será dado pela análise e pela proposta de intervenção na realidade. Dessa maneira, o aluno deve seguir 6 etapas da metodologia da disciplina: • CHECK-IN: etapa de ambientação do aluno a disciplina. Nessa etapa, é essencial que o aluno i) Leia o Manual da disciplina e o Plano de Ensino; ii) Participe da aula em tempo real com o professor da disciplina, que explicará todas as fases da disciplina, bem como aproveite a interação no Fórum. É necessário que o aluno tenha se preparado previamente para melhor aproveitar a orientação em tempo real do professor; • COORDENADAS: após a etapa de Check-in, os estudantes devem se reunir em grupos de 5-10 estudantes (podendo ser flexível) para pensarem juntos sobre o planejamento do projeto. Algumas perguntas que a equipe deve responder são: 1) definição do local para realização da proposta de intervenção; 2) planejamento da atividade para diagnosticar a situação-problema; 3) Elaboração do Cronograma de Execução do Projeto e 4) assinatura da carta contrato; 6 > Manual de Projeto de Extensão e Inovação Interdisciplinar GRUPO MULTIVIX • IDEAÇÃO E DIAGNÓSTICO: Após a etapa de planejamento, onde as coordenadas foram elaboradas, o grupo deve entrar em contato com o cenário real e realizar o diagnóstico da situação problema. • CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO: Com o diagnóstico do problema real do campo escolhido pelos alunos, a equipe deve elaborar um Plano de Ação para modificar o cenário local, propondo uma intervenção no cenário real, que transforme a realidade. Nessa etapa, assim, como a anterior, é importante que as propostas sejam pautadas na ciência e tecnologia, com caráter inovador, promovendo experiência discente em termos teóricos e metodológicos, bem como com a Tecnologia e Inovação. • DELIVERY: Com o cronograma de execução, os estudantes entregam o Plano de Ação para os parceiros e, com a aprovação do campo, a intervenção planejada é executada no cenário real (serviços/inovação em produtos) e, após a intervenção, faz-se a avaliação de satisfação dos parceiros (comunidade e/ou instituição assistida). • CHECK-OUT: Nessa etapa, a equipe deve elaborar o Portfólio avaliativo, com as reflexões indicadas no Manual da disciplina. A entrega do portfólio é em data estipulada em calendário acadêmico. ETAPA TAREFA Check-in O aluno inicia a ambientação com a disciplina acessando o material didático; plano de ensino e cronograma de atividades. Apresentação do plano de ensino e cronograma de atividades; divisão das equipes de trabalho; apresentação da temática central, das questões norteadoras e dos possíveis cenários reais de aprendizagem; apresentação dos elementos do portfólio reflexivo (introdução, problema, objetivos, metodologia, relato de experiência e considerações finais). Coordenadas Trabalho em grupo: 1) definição do local para realização da proposta de intervenção; 2) planejamento da atividade para diagnosticar a situação-problema; 3) Elaboração do Cronograma de Execução do Projeto e 4) assinatura da carta contrato. Dúvidas sobre como será a disciplina: etapas de Checkin e Coordenadas. 7 > Manual de Projeto de Extensão e Inovação Interdisciplinar GRUPO MULTIVIX Ideação e Diagnóstico Diagnóstico de uma situação-problema - Contata com o cenário real: através de: 1) Revisão da literatura utilizando fontes confiáveis (tais como, livros da biblioteca digital, artigos científicos, teses, dissertações, relato de experiência, sites governamentais...); 2) de informações em sites de notícias relacionadas ao cenário escolhido; 3) por meio de visitas ao local; 4) coletas de dados e 5) outras estratégias, visando a coleta de dados, para identificar os aspectos e a natureza dos possíveis problemas. Dúvidas e explicação sobre Ideação e Diagnóstico. Orientações para elaboração dos elementos da 1ª etapa do portfólio reflexivo (introdução, problema, objetivos e metodologia - plano de ação) com base no problema diagnosticado no cenário real. Cronograma de Execução Elaboração do Plano de Ação para modificar o cenário local: intervenção no cenário real. Dúvidas sobre a etapa de Ideação e Diagnóstico: 1) a elaboração dos elementos do portfólio reflexivo (introdução, problema, objetivos e metodologia - plano de ação). 2) Plano de Ação. Delivery Execução do plano de ação para solução do problema diagnosticado no local definido para a intervenção. Dúvidas sobre a etapa de Execução do Plano de Ação. Check-out Orientações para elaboração do portfólio (relato de experiência e considerações finais). Elaboração/Finalização do Potfólio reflexivo. Dúvidas sobre a etapa de Relato de Experiência e Considerações Finais (Checkout). Entrega do portfólio reflexivo com todas as etapas (introdução, problema, objetivo, metodologia, relato de experiência e considerações finais). A integração entre o Ensino e Extensão estimula a relação entre a instituição de ensino e outros setores da sociedade, com vistas a uma atuação inovadora, voltada para os interesses e necessidades da maioria da população e implementadora de desenvolvimento regional e de políticas públicas. Espera-se que com a disciplina de PEI, intervenções inovadoras sejam propostas pelos estudantes, baseadas na ciência e tecnologia, promovendo a transformação da sociedade, pautados na sustentabilidade e cidadania. 8 > Manual de Projeto de Extensão e Inovação Interdisciplinar GRUPO MULTIVIX 3 ORIENTAÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DO PORTFÓLIO REFLEXIVO O produto final da disciplina de PEI será a elaboração de um portfólio reflexivo que deverá apresentar uma experiência vivenciada em situação real, visando estimular o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo. Deverá ser desenvolvido no formato de apresentação (slides) ou utilizando ferramentas digitais (Google Slides ou outro), seguindo a estrutura abaixo: PORTOFÓLIO DA DISCIPLINA PROJETO DE EXTENSÃO E INOVAÇÃO INTERDISCIPLINAR / PROJETO DE EXTENSÃO E INOVAÇÃO - PEI Curso de __________ Nome do aluno__________ __________ __________ INTRODUÇÃO - APRESENTAÇÃO quem é você de onde vêm trajetória acadêmica e/ou profissional. Insira fotos. Seja criativo! - APRESENTAÇÃO DAS EXPECTATIVAS INICIAIS EM RELAÇÃO A DISCIPLINA DE PEI. 9 > Manual de Projeto de Extensão e Inovação Interdisciplinar GRUPO MULTIVIX INTRODUÇÃO - APRESENTAÇÃO DO TEMA (considerando as questões norteadoras). A apresentação do tema deverá ser realizada, buscando mostrar o entendimento da temática central proposta para o período. A explicação deverá ser embasada na literatura da área. PROBLEMA - SERÁ A QUESTÃO QUE SE BUSCA RESOLVER POR MEIO DA INTERVENÇÃO; - O PROBLEMA DEVERÁ SER CLARO E PRECISO, DELIMITADO, EMPÍRICO E PASSÍVEL DE SOLUÇÃO DENTRO DE CRITÉRIOS METODOLÓGICOS; - AS QUESTÕES NORTEADORAS VÃO DIRECIONAR SEUS PASSOS PARA A OBSERVAÇÃO DO PROBLEMA EXISTENTE NO CENÁRIO ESCOLHIDO; - UMA PERGUNTA CHAVE PARA A FORMULAÇÃO DO PROBLEMA É: EM QUE INTERVIR? OBJETIVO - INDICAÇÃO DAQUILO QUE SE PRETENDE ALCANÇAR COM A INTERVENÇÃO PROPOSTA; - O OBJETIVO CONSTITUIRÁ A AÇÃO QUE CONDUZ AO TRATAMENTO DA QUESTÃO INDICADA NO PROBLEMA; - A PERGUNTA CHAVE PARA A FORMULAÇÃO DO OBJETIVO É: PARA QUE INTERVIR? 10 > Manual de Projeto de Extensão e Inovação Interdisciplinar GRUPO MULTIVIX METODOLOGIA (PLANO DE AÇÃO) - A METODOLOGIA SERÁ O CONJUNTO DE ABORDAGENS, TÉCNICAS E PROCESSOS UTILIZADOS PARA RESOLVER O PROBLEMA INDICADO, OU SEJA, DEVERÁ DESCREVER COMO A EXPERIÊNCIA SERÁ VIVENCIADA; - DEVERÁ SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO O OBJETIVO A SER ALCANÇADO; - A PERGUNTA CHAVE PARA A FORMULAÇÃO DA METODOLOGIA É: COMO INTERVIR? METODOLOGIA (PLANO DE AÇÃO) - NO PLANO DE AÇÃO OS SEGUINTES ASPECTOS DEVERÃO SER ABORDADOS: O que será feito (etapas); Porque será feito (justificativa com base no problema diagnosticado); Onde será feito (local: endereço, contato, descrição); Quando será feito (tempo, data e período que será realizada a intervenção); Por quem será feito (sujeitos envolvidos - descrever o papel de cada um dos integrantes da equipe na intervenção); Como será feito (descrever como as ações de intervenção serão realizadas, passo a passo. Procedimentos que envolveram a experiência). Exemplo: TEMÁTICA CENTRAL: Saúde e Sociedade CENÁRIO: Municípios do sul do ES atingidos pela enchente. LOCAL: Abrigos do Município de Castelo; PROBLEMA: Quando um desastre de origem natural acontece, a população não tem conhecimento de todos os cuidados possíveis para evitar a transmissão de doenças e preservar a saúde. OBJETIVO: Orientar as vítimas da enchente na aplicação dos cuidados que precisam ser tomados para evitar a transmissão de doenças. METODOLOGIA: Plano de Ação - descrever como as ações de intervenção serão realizadas para atingir o objetivo proposto, passo a passo. 11 > Manual de Projeto de Extensão e Inovação Interdisciplinar GRUPO MULTIVIX RELATO DE EXPERIÊNCIA - APRESENTA AS REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA; - IMPORTANTE DESTACAR O VALOR DA EXPERIÊNCIA PARA FORMAÇÃO PESSOAL E VIDA ACADÊMICA, APRESENTANDO VALORES E CONHECIMENTOS AGREGADOS AO LONGO DA ATIVIDADE RELATADA, SEM ESQUECER DE CORRELACIONAR COM OS ELEMENTOS E QUESTÕES NORTEADORAS DAS DISCIPLINAS; - PODE-SE UTILIZAR QUADROS, TABELAS, GRÁFICOS E FIGURAS; - É OBRIGATÓRIO APRESENTAR OS REGISTROS DA EXECUÇÃO DO PLANO DE AÇÃO; RELATO DE EXPERIÊNCIA - DEVERÃO SE REGISTRADAS AS APRENDIZAGENS MAIS SIGNIFICATIVAS, DE MANEIRA CLARA E OBJETIVA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO: Interface entre a expectativa e o vivido; Descrição do que foi observado na experiência; No que resultou a experiência; Como se sentiram? Descobertas, facilidades, dificuldades e recomendações, caso necessário; Espaço de reflexão aprofundada sobre a experiência vivida. RELATO DE EXPERIÊNCIA - PARA FACILITAR A CONSTRUÇÃO DESSE ITEM, É NECESSÁRIO RESPONDER AS PERGUNTAS ABAIXO: O que fizemos? O que aprendemos? Em que conteúdos tivemos dúvidas, dificuldades ou erros? O que precisamos nos aprofundar? Houve crescimento? Que aspectos foram aprimorados? Que atividades, sentimentos, vivências e experiências propiciaram esse aprimoramento? Que sugestões podemos oferecer ao processo de ensino aprendizagem do curso? 12 > Manual de Projeto de Extensão e Inovação Interdisciplinar GRUPO MULTIVIX RELATO DE EXPERIÊNCIA - É OBRIGATÓRIO O REGISTRO DE FOTOS. CADA FOTO OU EVIDÊNCIA INSERIDA NO PORTOFÓLIO DEVERÁ TER UMA LEGENDA EXPLICANDO ATIVIDADE DESENVOLVIDA. CONSIDERAÇÕES FINAIS - AS CONSIDERAÇÕES DEVERÃO SER BREVE E RESPONDER AS QUESTÕES CORRESPONDENTES AOS OBJETIVOS; - PONTOS NEGATIVOS SÃO TÃO IMPORTANTES QUANTO OS POSITIVOS E NÃO DEVERÃO SER TOMADOS COMO "FALHA", OU INCAPACIDADE DE ATINGIR O OBJETIVO; - CASO SEJA NECESSÁRIO, PODERÃO SER APRESENTADAS RECOMENDAÇÕES E SUGESTÕES PARA TRABALHOS FUTUROS. - É OBRIGATÓRIO O REGISTRO DE FOTOS. 13 > Manual de Projeto de Extensão e Inovação Interdisciplinar GRUPO MULTIVIX 4 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO O produto final da disciplina de PEI será a elaboração de um portfólio reflexivo que deverá apresentar a experiência vivenciada em situação real. O aproveitamento escolar será realizado através da atribuição de conceito (“A - APROVADO” ou “R - REPROVADO”), a partir da avaliação do produto final (portfolio reflexivo) utilizando o instrumento abaixo: Quadro 9 - Instrumento de avaliação para atribuição de conceito na disciplina de PEI. IMPORTANTE: • Não há prova substitutiva e final da disciplina PEI. • O manual e o plano de ensino da disciplina (com as datas dos fóruns) serão publicados no AVA-Moodle; Critérios Atende Atende Parcialmente Não Atende Abordagem coerente de todas as seções do portfólio reflexivo (introdução, problema, objetivo, metodologia, relato de experiência e considerações finais). Integração e aplicação dos conteúdos das disciplinas do período/curso na experiência vivenciada em situação real. Contribuição prática da proposta para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo. Promoção de soluções criativas, inovadoras e viáveis para resolver o problema identificado. Impacto social da proposta, considerando possíveis benefícios econômicos, sociais e culturais sobre pessoas, grupos de pessoas ou comunidades e instituições. Apresentação do valor da experiência para formação pessoal e vida acadêmica. Respostas dadas ao professor durante a apresentação atenderam às expectativas, tendo a equipe participado ativamente da discussão. 14 > Manual de Projeto de Extensão e Inovação Interdisciplinar GRUPO MULTIVIX • O modelo da “CARTA CONTRATO PARA A DISCIPLINA PRÁTICA DE EXTENSÃO INTERDISCIPLINAR” (APÊNDICE A), a qual deverá ser entregue à instituição parceira, será disponibilizado pelo professor da disciplina no AVA-Moodle e deverá ser preenchida com a assinatura e carimbo do coordenador. 15 > Manual de Projeto de Extensão e Inovação Interdisciplinar GRUPO MULTIVIX APÊNDICE 16 > Manual de Projeto de Extensão e Inovação Interdisciplinar GRUPO MULTIVIX APÊNDICE A – CARTA CONTRATO PARA A DISCIPLINA PROJETO DE EXTENSÃO E INOVAÇÃO INTERDISCIPLINAR / PROJETO DE EXTENSÃO E INOVAÇÃO) ________(ES), ___ de _______ de 20___. Instituição: ______________________________________________________ Responsável: ____________________________________________________ Prezado (a), Em cumprimento aos dispositivos legais que preceituam a obrigatoriedade da Disciplina Projeto de Extensão e Inovação do curso de _________________da Faculdade _______________- MULTIVIX, dirigimo-nos a V.S.ª e à Instituição sob sua administração, no sentido de receber nossos estudantes, possibilitando assim sua melhor qualificação profissional, buscando promover a interação transformadora entre a faculdade e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento Apresentamos os alunos, Matrícula Nome completo regularmente matriculados no ____ período deste curso, nessa Instituição para realizar as observações e pesquisas necessárias ao desenvolvimento da disciplina supracitada. Certos de contarmos com a atenção de V. S.ª, antecipadamente agradecemos. Atenciosamente, Tatiana de Oliveira da Silva Campos Coordenadora Acadêmica EaD 17 > Manual de Projeto de Extensão e Inovação Interdisciplinar GRUPO MULTIVIX

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