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FACULDADE FAUESP ATIVIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – EDUCAÇÃO INFANTIL ( 0 A 5 ANOS)

 

FACULDADE FAUESP ATIVIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – EDUCAÇÃO INFANTIL ( 0 A 5 ANOS) ACADÊMICA(O) RM COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO: PROF MA SONIA QUERINO S. SANTOS PROFESSORA DE ESTÁGIO : MAUÁ -SP 2024 2 3 TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO Por este Termo de Compromisso de Estágio, as partes a seguir qualificadas tem entre si, justas e compromissadas, de um lado a(o) aluna(o) , doravante denominado estagiário, regularmente matriculado no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade FAUESP, e do outro lado, doravante denominada de ESCOLA , situada no endereço ambas declarando aceitar a interveniência da Faculdade FAUESP, firmando o compromisso de estágio de acordo com a Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, sendo que este será supervisionado pelo Coordenador e Orientador de Estágio e ou a(o) responsável pedagógico da Instituição Concedente. Este Termo de Compromisso de Estágio vigerá de: a . O estágio objeto deste Termo, não cria vínculo empregatício de qualquer natureza entre as partes, sendo considerado erro complemento das atividades escolares, conforme Lei 6494/77 e Decreto 87497/82. Por estarem juntas e convencionadas as partes, assinam o presente Termo em três (02) vias de igual teor, cabendo a primeira via à Instituição de Ensino, a segunda ao estagiário e a terceira à Escola Campo/ concedente). MAUÁ - SP, de de 20 . Faculdade FAUESP Responsável pela Escola Estagiário 4 PLANO DE ATIVIDADES ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - EDUCAÇÃO INFANTIL – 120 HORAS ORIENTAÇÃO ONLINE VIA AVA Ementa Reflexão e prática da Educação Infantil com base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Estágio como campo de conhecimento e ferramenta da formação dos professores. A educação como práxis libertadora. A relação ensino e pesquisa na prática educativa escolar. Contexto escolar da Educação Infantil: espaços, recursos e organização da prática pedagógica. CH LIVRO TEXTO MOLETTA, Ana Keli; BIERWAGEN, Gláucia Silva; TOLEDO, Maria Elena R. O. A educação infantil e a garantia dos direitos fundamentais da infância. Porto Alegre: SAGAH, 2018. GONZALEZ-MENA, Janet. Fundamentos da educação infantil: Ensinado crianças em uma sociedade diversificada. Porto Alegre: AMGH, 2015. . 10 PREPARO PARA O ESTÁGIO -Orientação online -Cadastro e formalização do estágio 10 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA -Resenha Estudo da Resolução CNE/EB nº 05 de 2009; 10 -Leitura dos documentos; Regimento Escolar e do PPP da instituição; 10 VIVÊNCIA NA ESCOLA - Observação e participação no Centro de Educação Infantil nas turmas de 0 a 5 anos; - Docência – em turmas de 4 e 5 anos. 50 5 É o momento em que as metas são articuladas às estratégias e ambas são ajustadas às possibilidades reais, oferecendo metodologias que estimulem a busca de novos conhecimentos subsidiando de modo mais específico o desenvolvimento global do aluno (a). PLANO DE AULA É o momento em que as metas são articuladas às estratégias e ambas são ajustadas às possibilidades reais, oferecendo metodologias que estimulem a busca de novos conhecimentos subsidiando de modo mais específico o desenvolvimento global do aluno(a) 12 TROCAS DE EXPERIÊNCIAS ONLINE Postar por e-mail e no AVA suas experiências durante a observação na escola em campo e orientação. 04 AVALIAÇAO Nesta organização avaliativa, os acadêmicos serão avaliados pelos profissionais atuantes na escola campo, nesta realidade os Professores Regentes de sala 04 ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO E FINALIZAÇÃO DESTA ETAPA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II -Concluir as atividades propostas para esta 2ª etapa do estágio supervisionado. -Reunir todos os documentos (fichas) exigidos para esta etapa em forma de portfólio e enviar para o coordenador de estágio -Digitalizar a mesma documentação e enviar no email. 10 TOTAL 120 6 FICHA DE CONTROLE DE ESTÁGIO – CURSO:PEDAGOGIA DATA Nº DE HORAS LOCAL DA AÇÃO(Faculdade, sala de aula, parquinho, laboratório DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES(apenas o campo de experiência, o saberes e conhecimento ou atividade) ASSINATURA DO(A) RESPONSÁVEL PELA ATIVIDADE (PROF. ESCOLA), (ONDE ESTÁ PREENCHIDO, ASSINADO PELO PROFESSOR DO ESTÁGIO OU COORDENADOR DE CURSO 10 horas Faculdade FAUESP Leitura dos textos: MOLETTA, Ana Keli; BIERWAGEN, Gláucia Silva; TOLEDO, Maria Elena R. O. A educação infantil e a garantia dos direitos fundamentais da infância. Porto Alegre: SAGAH, 2018. OU GONZALEZ-MENA, Janet. Fundamentos da educação infantil: Ensinado crianças em uma sociedade diversificada. Porto Alegre: AMGH, 2015. 10 HORAS FaculdadeFAUESP, ambiente AVA. -Orientação online, com a professora ou coordenadora do estágio -Cadastro e formalização do estágio, ir na instituição com a carta e o termo preenchidos e organizar o cronograma 10 horas Faculdade FAUESP Leitura e elaboração da Resenha da Resolução CNE/EB nº 05 de2009; disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments /rceb005_09.pdf 10 horas -Leiturados documentos: Regimento Escolar e do PPP da instituição, somente na parte sobre o perfil da instituição e as concepções postas no PPP 7 8 ASSINATURA DO ESTAGIÁRIO(A) CARIMBO E ASSINATURA DO(A) DIRETOR( A ) Prof Ma Sônia Querino S. Santos FACULDADE FAUESP Nome Estagiário(a): RG nº 9 FICHA DE RESENHA – Resolução 05/2009 1 Assinatura da(o) acadêmica(o) 1 RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – EDUCAÇÃO INFANTIL (Relatar as considerações que considerar importantes e necessárias, tais como, no geral como foi o estágio, quais ações você considerou importante, qual a relação das professoras com as crianças, no que este estágio contribuiu com a sua formação, o que chamou atenção na instituição, enfim, o relatar tudo o que considerar importante, como acréscimos de informações). OBS: O relatório deverá ser digitado nas normas da ABNT, ou redigido com caneta preta ou azul, letra legível, rubricado todas as folhas e somente na última folha assinar. Estagiário 1 FICHA DEAVALIAÇÃO DO(A) ESTAGIARIO(A) Instituição de Ensino: Estagiário(a): Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – EDUCAÇÃO INFANTIL Avaliador(a)Pedagogo(a) : CRITÉRIOS DEAVALIAÇÃO 0 à 10 1-Assiduidade 2-Pontualidade 3-Capacidade de relacionamento 4-Interesse e disponibilidade 5-Responsabilidade 6-Interação com aequipe 7-Etica 8-Participação ativa nas ações direcionadas 9-Organização 10-Contribuição para a escola TOTAL OBSERVAÇÃO: MAUÁ -SP, 20 . Pedagogo(a) (CARIMBO E ASSINATURA) 1 FICHA DE AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE AULA Escola: Estagiário Etapa: Professor avaliador: ASPECTOS A CONSIDERAR Nota 0 à 10 Demonstra domínio do assunto da aula Seleciona técnicas de acordo com os objetivos e o conteúdo programa Maneja com habilidade as técnicas de ensino Proporciona participação dos alunos Comunica-se com clareza e precisão Demonstra conhecimento e confiança Esclarece as dúvidas dos alunos Utiliza recursos didáticos adequadamente Desenvolve o conteúdo no tempo previsto Avalia o rendimento da aprendizagem de acordo com os objetivos propostos Total MAUÁ - SP, de de 20 . Professor Avaliador 1 FICHA DE AVALIAÇÃO DO ALUNO NAS PARTICIPACÕES DAS AULAS Instituição: Estagiario(a): Etapa: Professoravaliador: Turma observada: Período de realização do Estágio CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NÍVEIS DE DESEMPENHO Bom Médio Regular Assiduidade Pontualidade Capacidade de relacionamento Interesse e disponibilidade Cooperação espontânea Interação com à equipe Participação ativa Adaptação aos procedimentos internos da Instituição Contribuição para à escola Capacidade de realizar as tarefas estabelecidas 1 Data: Avaliação e observação do (a) Professor (a) Regente: 1 ENTREVISTA COM UM PROFISSIONAL DA INSTITUICÃO CONCEDENTE (Professor ) Professor entrevistado: Área de Atuação Tempo que exerce o magistério: Dados sobre sua formação: Data: / / 1- Qual a importância do planejamento para o desenvolvimento da Instituição? 2- Como é elaborado o Plano de Aula? 3- Quais as etapas e os aspectos considerados? 4- Qual a importância da metodologia para o processo de ensino aprendizagem? 5- Quais os aspectos considerados no processo de avaliação do rendimento escolar? 6- Quais as estratégias usadas junto aos alunos que apresentam dificuldades na apropriação dos conhecimentos? 7- Quais os maiores desafios e/ou dificuldades na realização do seu trabalho? 8- Como você se atualiza para o exercício da sua profissão? 9- Faça uma avaliação do seu trabalho como profissional? MAUÁ -SP, de de 20 . Estagiário Prof. Ed. Infantil Coord. Estágio PLANO DE AULA ( uma para cada turma de regência: pré de 4 anos e pré de 5 anos) INSTITUIÇÃO: ACADÊMICA(O): PROFESSOR REGENTE DA TURMA: DATA DA REGÊNCIA: TURMA: Campo de Experiência ( Educação Infantil) Saberes e Conhecimentos ( Ed Infantil) Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Metodologia Recursos didáticos Avaliação Referencias Bibliográficas Assinatura do Estagiário(a) Assinatura do Orientador do Estágio

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